Escolhendo a cor do teto da cozinha
O branco é a cor tradicional para tetos de cozinha. Todo mundo está acostumado com o fato de que o teto deve ser de uma tonalidade clara. Mas isso é apenas uma ilusão comum e estereótipos impostos ao longo dos anos. É perfeitamente possível escolher uma cor viva e um tom incomum para a cozinha.
Todas as dicas para escolher a cor do teto da sua cozinha já estão esperando por você em nosso material especial.
Regras gerais
Antes de escolher uma ou outra sombra para decorar o teto, os designers recomendam levar em consideração algumas das nuances do ambiente, o que em última instância permitirá que você faça a escolha certa. A escolha da cor para a decoração do teto depende de muitos fatores.
Por exemplo, do design geral e do interior da cozinha, da área da sala, da iluminação, do estilo e da cor dos móveis, das paredes e assim por diante.
Vamos resolver as coisas em ordem.
As cores escuras são completamente inadequadas para uma sala com uma área pequena.... Por exemplo, se você fizer um teto preto em uma pequena cozinha, o espaço ao redor parecerá ainda menor.
Para uma sala pequena, os tons mais claros e calmos, por exemplo, cinza claro ou bege, são perfeitos.
Nesse caso, se o teto for de vários níveis, é melhor escolher vários tons, que irá criar um estilo único e uma atmosfera especial na sala. Se você preferir tetos tensos, as opções fosca e brilhante são adequadas para uma pequena cozinha.
Para uma sala grande, você pode escolher um teto tenso com um padrão e quase qualquer sombra.
Ao escolher esta ou aquela cor, lembre-se que deve ser combinada e harmonizada com o estilo geral do interior e com os móveis de cozinha.
Os designers recomendam seguir a regra simples das três cores. Ou seja, ao fazer um cômodo, você precisa escolher duas, no máximo três cores primárias.
Ao mesmo tempo, será possível usar tonalidades adicionais que ecoam as cores principais do interior. Por exemplo, se o interior já tiver a cor verde, o teto pode ser verde claro ou verde claro.
Se a cozinha for do lado sombreado, é melhor escolher cores e tons quentes. Esta solução irá criar uma atmosfera acolhedora na sala. Se a sala estiver no lado ensolarado, então é bem possível adicionar alguns tons frios ao interior.
Energia das cores
O teto da cozinha pode ser de absolutamente qualquer tom. É bem possível escolher as opções clássicas, ou você pode fazer um teto colorido usando vários tons brilhantes ao mesmo tempo. Ao escolher esta ou aquela tonalidade, é importante levar em consideração a energia da própria cor.
cor vermelha nem todos podem escolher. Esta cor brilhante e elegante é ideal para pessoas muito ativas que estão em constante movimento. Ele será capaz de carregá-los com vigor e energia. Mas para alguém, essa cor atua de uma forma completamente diferente: causa agressão, irritabilidade e até depressão.
Se não gosta muito de tinto, então é bem possível optar pelo rosa, ou pode escolher combinações interessantes com borgonha.
Uma cor como laranja ou amarelo, pode muito bem ter um efeito positivo no humor de uma pessoa. Esses tons brilhantes e quentes carregam instantaneamente com positivo, enchem a sala com calor e conforto único. Além disso, os tons amarelos ajudam a melhorar não só o humor, mas também o apetite. Essas cores ensolaradas combinam bem com outras, o que também é muito importante.
Mas, ao mesmo tempo, é necessário que as sombras não sejam muito brilhantes e saturadas.
Tons de verde têm um efeito positivo no estado emocional de uma pessoa. Esses tons ajudam a acalmar e relaxar, o que é muito importante depois de um dia cansativo.
O verde clássico combina bem com outros tons vibrantes para criar um interessante teto de dois tons. A propósito, se você quiser que o teto seja decorado da forma mais interessante possível, escolha um tom verde incomum. Por exemplo, azeitona ou pistache.
Cores azul e cianoque se referem a tons frios ajudarão a dar um toque de frescor ao interior da sua cozinha. Esses tons também têm um efeito positivo no estado psicológico de uma pessoa, ajudando a se sentir mais relaxada.
Vale lembrar que tais tonalidades, principalmente com a adição do roxo ou do lilás, reduzem o apetite.
A propósito, tons de roxo são uma ótima solução para pessoas criativas. Essas cores inspiram e ajudam você a tomar decisões fora do padrão.
dicas e truques
Então, qual cor você deve escolher? Se for difícil fazer uma escolha e você tem medo de que a cozinha fique agressivamente iluminada, você pode usar a opção universal. Ou seja, opte por branco ou bege. Combinam com todas as cores e tons, perfeitos para qualquer estilo.
A única desvantagem é que nem sempre é prático. Especialmente para as cozinhas onde não existe exaustor. Como resultado, manchas de graxa serão fortemente visíveis no teto.
E também para cinza vai se adequar a qualquer estilo... Graças ao intervalo certo, a cozinha terá uma aparência limpa e elegante. Cinza é ótimo para se concentrar. Mas seus tons mais claros também nem sempre são práticos no interior de uma sala como essa.
Uma opção mais prática é o marrom.... É perfeito para uma sala espaçosa com tectos altos. Além disso, manchas de graxa e outras sujeiras não serão visíveis nele.
Preto clássico - Outra opção prática adequada para quartos com pé direito alto. Esta solução tornar-se-á muito original se as cores branco ou bege forem utilizadas na decoração das paredes e os móveis forem de madeira. Como resultado, a cozinha terá um aspecto elegante e nobre.
Ao escolher o amarelo ou laranja, lembre-se que não deve haver mais outras cores brilhantes no interior.
Idealmente, é melhor optar por um teto falso brilhante, devido ao qual o teto parecerá visualmente mais alto.
O mesmo vale para o vermelho. Se o teto for claro, a decoração e os móveis devem ser feitos em um esquema de cores mais calmo.
Verde vai bem com muitos tons. É melhor escolher as chamadas combinações naturais. Observe quais tons a cor verde se harmoniza na natureza e você pode facilmente escolher combinações interessantes. A única coisa que você não deve combinar com vermelho ou amarelo, pois no final a sala ficará muito clara.
Escolha cores mais neutras para o acabamento: marrom, branco, cinza, preto, rosa claro. No final, isso ajudará a criar um ambiente aconchegante.
Dicas para escolher a cor do teto - no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.