Tábua de parquet na cozinha: características, tipos e aplicações
A conveniência de colocar tábuas de parquete na cozinha há muito causa dúvidas justificadas. Este material é muito caprichoso na operação e manutenção, e a cozinha é uma divisão bastante específica.
Mas, atualmente, os amantes de materiais naturais podem usar com segurança uma placa de parquete para decorar a cozinha, e ela é oferecida não apenas como revestimento de piso, mas também como um excelente material ecológico para decorar outras superfícies.
Especificidade das premissas
A cozinha é um lugar especial em qualquer casa. Regra geral, não se destina apenas a cozinhar e a guardar talheres. Este também é um local onde toda a família costuma se reunir à mesa, por isso deve ser lindo, aconchegante e aconchegante. O dono da casa passa muito tempo aqui. Cozinhar é um processo bastante trabalhoso, portanto a conveniência, o conforto e a funcionalidade do ambiente desempenham um papel muito importante. Além disso, em apartamentos e casas modernos, cada vez mais a cozinha é combinada com a sala de jantar ou sala de estar, por isso os requisitos estéticos para o seu design são muito elevados. Deve caber organicamente no interior de todo o apartamento.
Ao mesmo tempo, a finalidade desta sala pressupõe a presença de diferentes situações: alta umidade e temperatura, probabilidade de uma grande quantidade de água cair no revestimento do piso, queda de objetos pontiagudos ou pesados. O tabuleiro Parquet é um material de acabamento único que permitirá aos proprietários resolver a maior parte destes problemas, praticamente sem os notar.
Vantagens e desvantagens
A vantagem indiscutível do painel de parquet é o cumprimento perfeito dos requisitos de estética, conforto, respeito pelo ambiente e segurança. A nobre textura natural do material é capaz de satisfazer os gostos mais requintados e caber em qualquer interior, criando calor e conforto. Tal revestimento não é inferior em beleza ao parquet natural ou à madeira maciça, ganhando significativamente em preço e facilidade de instalação.
Além do efeito visual, é literalmente um revestimento aconchegante e agradável que permite caminhar sem sapatos, mesmo sem instalar um sistema de aquecimento de piso. O material natural natural é ecologicamente correto e não causa reações alérgicas. A loiça que caiu no chão provavelmente permanecerá intacta, é muito difícil escorregar nela e é também a mais segura para as crianças. As novas tecnologias tornam mais fácil cuidar de uma placa de parquete. Uma camada protetora (óleo, cera, verniz) protege contra graxas, líquidos e ataques químicos.
Ao colocar um piso de uma placa de parquete, uma base especial é montada na superfície principal, o que garante durabilidade e confiabilidade. Se o material atender à qualidade declarada, for corretamente aplicado e mantido com cuidado, esse revestimento pode durar mais de vinte e cinco anos. O assentamento dos ladrilhos é realizado com o método de cola ou cadeado, não requer ferramentas específicas e é bastante acessível fazê-lo com as próprias mãos, mesmo para um iniciante.
As desvantagens das placas de parquete incluem seu custo mais alto em comparação com linóleo, laminado ou ladrilhos, mas a facilidade de instalação e a capacidade de combinar com o design integral da sala de estar facilmente compensam esta desvantagem. O material requer cuidados especiais e cuidadosos, líquidos corantes e produtos químicos devem ser removidos o mais rápido possível, evitando umidade excessiva. O alagamento com exposição prolongada pode causar inchaço e deformação do ladrilho, exigindo a sua substituição. Mas o mais é que é possível substituir não toda a superfície, mas apenas algumas das placas.
Âmbito de aplicação
Além do uso tradicional de tábuas de parquete como revestimento de piso, os designers usam amplamente seus recursos para decoração de paredes. Esta solução permite criar um interior original, para realçar não só combinações interessantes de textura e cor, mas também para montar estruturas extraíveis adicionais, iluminar, decorar a cozinha de uma forma inusitada, mas ao mesmo tempo funcional. O tabuleiro de parquet como revestimento de parede também é muito prático, pois a sujeira é facilmente removida e os danos mecânicos nas paredes são menos prováveis do que no chão e são bem fáceis de mascarar.
Uma solução inusitada e memorável será o uso de tábuas de parquete como material para a criação de uma bancada de cozinha. Com seleção cuidadosa e execução cuidadosa, tal mesa pode decorar uma sala, enfatizar a unidade do espaço. O tratamento protetor adicional permitirá que dure por muito tempo.
Projeto
Ao escolher uma tábua de parquete para o acabamento de uma cozinha, é impossível não levar em conta os requisitos de praticidade. Nesta sala, mesmo com a operação mais cuidadosa, é difícil evitar o aparecimento de sujeira, migalhas e danos mecânicos. Os métodos de processamento modernos tornam possível criar modelos brilhantes brancos e pretos de placas de parquete, mas em tais superfícies, possíveis danos mecânicos são muito perceptíveis e difíceis de disfarçar.
É por isso que os designers são aconselhados a selecionar superfícies foscas, decorar o ambiente com cores brancas e marrons, modelos escovados e tons de cores. Oa madeira não tingida fica muito bonita, demonstrando a originalidade da textura. Tons naturais, diferenças de tons de cinza e marrom tornarão mais fácil escolher portas, rodapés, realçar as características de móveis, permitirão adicionar elementos brilhantes de design de cozinha à decoração da sala e mascarar possíveis poeira, lascas e arranhões .
Características de parquets impermeáveis
Uma boa solução que combina a comodidade e a beleza de um parquete com as condições específicas da cozinha é a utilização de um parquete laminado impermeável. O design deste material, consistindo em várias camadas de diferentes composições e finalidades, permite criar um revestimento resistente à umidade sem restringir as soluções de design. Até certo ponto, ele até expande significativamente suas capacidades.
Uma das camadas superiores do parquete laminado é o papel impregnado com uma composição especial, na qual um desenho de qualquer material natural pode ser reproduzido com precisão fotográfica. Portanto, se o design da cozinha deve coincidir com o resto da sala, não será difícil encontrar o revestimento certo. As camadas inferior e superior de proteção especial são menos suscetíveis a danos, deformações e tensões mecânicas. Isso evita as desvantagens de colocar materiais naturais na cozinha.
Avaliações e conselhos de especialistas
De acordo com as avaliações dos usuários, os tipos modernos de tábuas de parquete são bastante práticos quando usados na cozinha. A escolha certa, estilo de alta qualidade, cuidado meticuloso são as principais condições para um serviço de longo prazo. Os especialistas aconselham, na escolha, dar preferência a tipos de madeira resistentes à umidade. As tábuas de parquete de carvalho, lariço e teca são muito melhores e mais duráveis do que as tábuas de freixo, faia ou bordo.
Se o piso de todo o apartamento for coberto com parquet de madeira daquelas espécies que não toleram alta umidade, e as preferências estéticas dos proprietários exigem que todas as superfícies correspondam a uma solução, então, como regra, o parquet laminado impermeável é colocado em a cozinha.
Nesse caso, seu uso também é possível para decoração de paredes, e o tampo da mesa feito com esse material terá uma durabilidade incrível.
No próximo vídeo, você encontrará as regras para o assentamento de um parquete.
O comentário foi enviado com sucesso.