Grés porcelânico para pavimentos de cozinhas: características e possibilidades de combinação
Escolhendo o Grés Porcelânico para o chão da cozinha, poderá facilmente resolver muitos problemas associados à limpeza, criando um ambiente bastante estético no seu interior. É o revestimento que alia a resistência do granito e o respeito pelo ambiente da cerâmica que hoje cumpre plenamente todos os mais exigentes requisitos de conforto e segurança.
As inúmeras opções de combinações de grés porcelanato no interior facilitam a resolução do problema de escolha da solução de design certa para qualquer espaço em termos de área. Neste caso, um revestimento de piso confiável e durável custará menos do que parquet ou laminado e não exigirá uma instalação complexa e demorada.
Requisitos básicos de revestimento
Na escolha do Grés Porcelânico para pavimentos de cozinha, é muito importante ter em consideração alguns pontos que são de grande importância para o posterior funcionamento do revestimento. Para conseguir uma combinação harmoniosa de elementos no interior, você pode usar a seleção correta de cores. Na cozinha, recomenda-se a utilização de ladrilhos ou módulos retangulares nas cores bege e areia, opções que imitam a estrutura salpicada do granito.
A estrutura antiderrapante do revestimento é outro fator importante. Na cozinha, o contato constante com a água, substâncias gordurosas. Conseqüentemente, o piso deve ser fácil de limpar da sujeira, não deve absorver a umidade. Ladrilhos cerâmicos convencionais não possuem tais propriedades. Mas o grés porcelanato cumpre integralmente os mais rigorosos requisitos sanitários e higiênicos e é de fácil manutenção.
Quais características são importantes?
Dentre os parâmetros pelos quais se costuma avaliar o grés porcelânico, vale destacar cinco.
- A dureza do material. No caso do grés porcelânico, pelas peculiaridades de processamento, esse indicador é superior ao da pedra natural.
- Completude da coloração do material. É fácil distinguir o grés porcelânico da cerâmica comparando um corte. No primeiro caso, ele será pigmentado uniformemente. No segundo, apenas uma fina camada externa será colorida.
- Resistente ao desgaste. Para a cozinha, o revestimento deve ter um valor mínimo de PEI 3, o que lhe permite suportar tensões mecânicas de média intensidade.
- Conveniência de estilo. Na ausência de experiência, vale a pena escolher elementos de formato médio na forma de quadrados. Módulos retangulares requerem um ajuste mais preciso.
- Maciez do revestimento. Apesar de todos os esforços, o grés porcelânico espelhado ficará coberto de riscos e abrasões perceptíveis. Além disso, esse tipo de piso sempre aumenta o risco de ferimentos e danos. Não negligencie os requisitos de segurança - é melhor escolher o revestimento mais confortável desde o início.
Considerando todos esses fatores, é possível garantir a correta seleção do Grés Porcelânico na cozinha.
Combinações de interiores
Existem várias opções de combinações de Grés Porcelânico no seu interior. A opção mais simples e popular é o estilo xadrez. A combinação de azulejos contrastantes cria o efeito decorativo desejado, adiciona volume e estrutura ao ambiente.
O estilo diagonal é outra opção popular. Permite aumentar visualmente a área da sala. Mas não escolha formatos muito pequenos: eles vão cansar os olhos.Instalação com deslocamento ou inserções de ladrilhos menores. Permite criar soluções de design visualmente interessantes usando grés porcelânico.
Colocação de parquete pode ser realizado em versão direta ou em forma de "espinha", permite simular com segurança um revestimento feito de materiais naturais.
A combinação no interior de ladrilhos de vários formatos, tamanhos e métodos de instalação parece interessante. Com a paleta de cores certa, esta decoração ficará muito impressionante na cozinha-sala de jantar. Nas coleções da maioria das marcas europeias, existem opções de módulos monocromáticos e decorações que permitem traçar ornamentos originais.
Qual design você deve escolher?
Para escolher o design correto do grés porcelânico para assentamento, deve-se prestar atenção às suas características externas. A versão neutra de luz ajuda a expandir visualmente o ambiente, adequada para pequenas cozinhas típicas. A decoração em madeira, especialmente na versão escura, destina-se principalmente a casas de campo. No espaço da cozinha-sala de jantar, esta solução será especialmente expressiva e interessante. O estilo retro da decoração do quarto requer um acréscimo correspondente. A respeitabilidade do ambiente ajudará a dar grés porcelânico tipo mármore ou com imitação de outros tipos de pedra natural.
Se você quiser enfatizar o sabor nacional no design do quarto, vale a pena prestar atenção às soluções de design no estilo étnico original, com inserções vidradas ou ladrilhos. O uso de ladrilhos de grés cetim modernos e elegantes ajuda a manter um conceito de design minimalista. Além disso, um revestimento preto monocromático será apropriado aqui; a sala de jantar ou área do bar pode ser revestida com uma imitação brilhante de pedra.
Imitação de parquet ou pedra?
A opção de design mais popular para ladrilhos de grés porcelânico é a imitação de pedra natural. O mármore travertino, de textura expressiva e padrão estratificado, não é adequado para a cozinha devido à sua baixa resistência à abrasão. Soluções decorativas que recriam fielmente um ornamento natural, mas muito mais duráveis e práticas, serão mais do que adequadas aqui.
Se a cozinha está decorada no estilo escandinavo da moda hoje, então você deve prestar atenção ao fato de que o piso de parquete ou tábua não é recomendado para uso em ambientes com alta umidade. Nesse caso, os designers não têm escolha a não ser escolher um material leve, semelhante a madeira, com características de resistência mais altas. É preferível optar pelo grés porcelânico texturizado, com efeito gasto. A superfície envelhecida artificialmente parece bastante esteticamente agradável, mas simples e concisa. Pode ser usado em combinação com qualquer estilo moderno no design do espaço, enquanto a imitação de pedra parecerá deslocada aqui.
Textura e recursos
A textura do grés porcelânico afeta diretamente sua capacidade de formar uma forte adesão à superfície ou ao pé. Para determinar qual variedade será mais preferível para uso na área de trabalho, sala de jantar, você deve prestar atenção a todas as opções disponíveis.
- Brilhante polido. Não é adequado para uso na área de trabalho, torna-se escorregadio ao entrar em contato com água ou outros líquidos.
- Matt. Repete a textura da pedra, não desliza, é resistente à abrasão.
- Mate duplo prensado. Tem uma textura expressiva com um enfeite. Adequado para uso em grandes áreas.
- Estrutural. Ideal para aplicações em cozinhas internas. Tem uma textura pronunciada de pedra selvagem ou madeira, permite que você se mova com segurança no espaço.
- Lappado. O grés porcelânico, com combinação de riscas brilhantes e mate, minimiza o desconforto na utilização de ladrilhos polidos.
- Acabamento acetinado. Sua superfície tem um leve brilho e brilho, parece bastante impressionante e ao mesmo tempo quase não desliza, proporcionando estabilidade.
O que considerar ao colocar: ideias e soluções?
Na hora de escolher um revestimento em Grés Porcelânico para o interior da cozinha, é preferível dar preferência às opções com rebordo retificado, o que permite garantir uma largura mínima de junta. Como ideia original de estilo, você pode usar:
- imitação de tábuas de parquete ou deck;
- azulejos originais no estilo patchwork, que lembram uma colcha de retalhos;
- motivos nacionais - são especialmente apreciados nos países mediterrâneos;
- textura e textura do concreto;
- imitação de grama, seixos, areia do mar.
É importante lembrar que o formato dos ladrilhos é de grande importância no assentamento. Em salas pequenas, é melhor usar elementos pequenos e médios, em cozinhas estreitas é melhor instalar módulos transversais ou usar uma instalação em espinha, como para o parquet. Os módulos maiores são usados apenas com tetos altos e espaço suficiente. Normalmente destinam-se a espaços comerciais: restaurantes, cafés, cantinas.
Você não deve escolher revestimentos leves em um formato de cor única - eles parecem mais esteticamente atraentes em design para travertino natural, mármore, arenito.
As melhores ideias de design oferecidas pelos modernos fabricantes de placas de grés porcelânico permitem que você escolha um revestimento confiável e seguro para seu interior em qualquer estilo. Basta decidir sobre o tipo e as características de design do material e, em seguida, instalar as placas na base preparada. A vida útil média do Grés Porcelânico é de 30-50 anos, respectivamente, com instalação de alta qualidade, demorará muito para mudar o revestimento.
Para informações sobre como escolher o Grés Porcelânico para a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.