Qual é a melhor forma de fazer o chão da cozinha?

Qual é a melhor forma de fazer o chão da cozinha?
  1. Requisitos primários
  2. Qual é o melhor a fazer?
  3. Projeto
  4. Como escolher?

A cozinha é um dos espaços mais importantes de qualquer casa ou apartamento. Não só cria obras-primas culinárias, mas também hospeda frequentemente almoços e jantares familiares, reuniões amigáveis ​​e até pequenas celebrações caseiras. É por isso que uma atenção especial é sempre dada à reparação desta sala. Uma das principais questões que uma família enfrenta é escolher o piso certo.

Não deve ser apenas confiável, mas também adequado para o resto do interior, criando aconchego. Para que o material selecionado não cause decepção algum tempo após a reforma, você deve estar bem versado em todos os seus prós e contras, escolha um piso que seja ideal para uma determinada cozinha.

Requisitos primários

Uma das principais funções de qualquer tipo de piso é mantê-lo aquecido. Portanto, antes de considerar os requisitos básicos dos materiais, é necessário decidir em qual ambiente a instalação será realizada. Se a reparação for efectuada numa casa privada ou num apartamento situado no rés-do-chão, deverá prestar especial atenção às propriedades condutoras de calor dos materiais.

Você pode até ter que organizar um sistema de "piso aquecido" para que possa andar sobre ele sem o risco de congelar os pés e ficar resfriado. Se a cozinha estiver localizada no segundo andar de uma casa particular ou em um prédio de apartamentos comum acima do primeiro andar, quase todos os tipos de revestimentos serão bastante quentes para serem colocados no chão da cozinha.

Para além do facto de o pavimento da cozinha necessitar de ser bastante quente, tem de cumprir vários requisitos.

  • Resistência à umidade. Respingos de pia, chá ou café derramado, limpeza úmida regular - tudo isso afeta constantemente o revestimento e rapidamente o destrói. Para que o material dure o máximo possível e ao mesmo tempo mantenha sua aparência original, ele deve ter boa resistência à água. Além disso, o revestimento é frequentemente lavado com vários agentes de limpeza, por isso deve ser resistente a eles.
  • Higiene. É melhor se você puder simplesmente limpá-lo com um pano úmido ou detergente para remover a sujeira e a gordura do chão da cozinha. O cozimento constante dos alimentos deixa para trás uma grande quantidade de sujeira, por isso a presença de vários tapetes e caminhos na cozinha é inviável. Pequenas migalhas e detritos são martelados nas juntas e recortes do revestimento em relevo, são difíceis de remover e quase impossíveis de fazer sem escovas e raspadores especiais. É por isso que é melhor tornar o piso liso e monolítico.
  • Resistência ao impacto e ao desgaste. Tanto no processo de cozinhar quanto no processo de absorvê-lo, os membros da família movimentam-se ativamente pela cozinha. As cadeiras entram e saem, canecas, xícaras e pratos caem periodicamente. E se os utensílios de cozinha batem para dar sorte, então os arranhões deixados depois nos lugares mais proeminentes só trazem decepção. É por isso que o piso deve ser forte o suficiente para suportar um uso tão pesado.
  • Decoratividade. Para atender aos requisitos acima, bastava lançar o piso de concreto. No entanto, o interior da sala desempenha um papel importante na vida e no humor de todos os membros da família.Você quer ficar muito tempo em um quarto bonito, é bom tomar uma xícara de chá nele e discutir as tarefas do dia com sua família. Um lindo piso de cozinha que combina com o estilo geral da sala ajuda a adicionar completude e aconchego ao ambiente.

Importante! Se o material do revestimento do piso for escolhido levando-se em consideração todos os requisitos necessários e aplicado de acordo com as instruções, a reforma terá um aspecto fresco mesmo depois de vários anos.

Qual é o melhor a fazer?

Não existe uma solução única e certa para o tipo de piso a colocar no chão da sua cozinha. Cada tipo de acabamento tem vantagens e desvantagens. No entanto, existem algumas das opções mais populares que são usadas em quase todas as reformas e podem funcionar para a maioria das opções. Não importa se é uma pequena cozinha no apartamento de um estudante solitário, onde ela só toma café pela manhã. Ou é uma grande cozinha familiar, que acolhe inúmeros almoços e jantares para várias gerações de famílias.

Piso autonivelante

Uma das opções de pisos modernos mais simples são os pisos de polímero autonivelantes. Não requerem assentamento prévio da mesa e são autonivelantes na superfície. Por isso, podem ser colocados mesmo nas divisões em que a laje não é instalada de acordo com o nível. E também entre suas vantagens destacam-se a alta estética e durabilidade. Uma superfície monolítica sem uma única costura pode ser brilhante ou fosca. Sobre eles, uma camada adicional de revestimento decorativo com um padrão, padrão e até mesmo um efeito 3D pode ser aplicada. Se esta opção foi instalada em conformidade com todas as regras de assentamento, o polímero a granel pode durar cerca de 40 anos e não requer reparos especiais. É muito fácil cuidar de um piso assim, sujeira e graxa são removidos com água ou qualquer outro agente de limpeza.

Entre as desvantagens do material, nota-se seu alto custo, em comparação com a maioria das outras opções. E também esse tipo de piso é bastante difícil de colocar e remover. O trabalho levará mais de um dia e só pode ser feito por trabalhadores experientes. Além disso, o design de tal revestimento não difere em uma variedade de opções e pode não parecer adequado para o resto do interior.

Linóleo

Linoleum é indiscutivelmente a opção de piso mais popular na maioria das cozinhas comuns. Na verdade, este material tem um grande número de vantagens. Seu estilo não requer habilidades especiais e ferramentas profissionais, até mesmo um adolescente pode lidar com esse tipo de trabalho. É muito fácil de lavar, manchas de gordura podem ser removidas mesmo com água e sabão comum. Ao mesmo tempo, tolera bem a alta umidade e limpeza regular. O material é elástico, tem alto isolamento acústico e térmico a um preço baixo. Uma enorme variedade de cores e decoração de linóleo permite que até o comprador mais exigente escolha a opção certa.

Além disso, esse tipo de revestimento requer o nivelamento preliminar do piso com uma mesa de cimento. E mesmo em uma superfície perfeitamente plana, ele se desgasta muito rapidamente. As pernas de móveis pesados ​​deixam marcas distintas, as solas dos sapatos têm marcas escuras e objetos pontiagudos podem facilmente arranhar e cortar o revestimento. Um grande número de fabricantes adiciona à composição produtos químicos que não são muito úteis para os humanos, e os ingredientes naturais aumentam significativamente seu preço. Dependendo da qualidade do linóleo, os pisos precisarão ser reparados de 5 a 15 anos após a instalação.

Ladrilhado

O piso de cozinha mais prático e durável há muito é considerado um piso de cerâmica. Entre as vantagens desse material, pode-se destacar sua alta resistência, que ultrapassa até mesmo a resistência do concreto. A alta durabilidade também é importante para uma sala onde a família passa muito tempo. A telha é muito resistente à umidade e higiênica.É fácil de limpar, embora resista perfeitamente ao contato frequente com a água, não é à toa que cobrem com azulejos o chão e as paredes dos chuveiros e piscinas. Nunca há reações alérgicas aos ladrilhos e este material em si é altamente amigo do ambiente. Uma grande variedade de designs permitirá que você crie um interior em qualquer estilo. Além disso, este material é um dos mais resistentes ao fogo.

Infelizmente, com tantas vantagens, as cerâmicas não são desprovidas de certas desvantagens. Seu preço é ligeiramente superior ao do linóleo, do piso autonivelante e de alguns outros revestimentos. Ao mesmo tempo, o material é bastante frágil e não retém bem o calor. E, talvez, a principal desvantagem dos modernos edifícios de apartamentos seja o baixo isolamento acústico. Os vizinhos do andar de baixo podem ficar infelizes ao ouvir passos constantes acima de suas cabeças.

Mármore

O denominado piso de mármore pode ser obtido com grés porcelânico ou com pedra natural. Claro, a última opção é bastante rara em apartamentos comuns devido ao seu preço fabuloso. No entanto, em casas particulares de elite, você também pode encontrar essa opção de revestimento. As vantagens de um piso natural, é claro, são o respeito ao meio ambiente e a durabilidade. Esse piso pode captar a mudança de várias gerações e permanecer quase intacto. É fácil de limpar e não tem medo de agentes de limpeza agressivos ou raladores ásperos.

Ao contrário do mármore natural, o material feito pelo homem não é tão durável. Por exemplo, o grés porcelânico, que consiste em uma mistura de concreto, aparas de pedra e várias resinas, dura cerca de 40-50 anos. Além disso, esse material é muito mais barato do que o material natural e também é uma espécie de indicador da riqueza financeira do proprietário. Entre as desvantagens das pedras naturais e artificiais, pode-se destacar o preço, o baixo isolamento acústico e, claro, a condutividade térmica excessivamente alta. Este piso aquece muito facilmente no verão e esfria muito rapidamente no inverno. Além disso, qualquer objeto frágil que caia no mármore provavelmente será estilhaçado em pequenos pedaços com um grande estrondo.

Laminado

Outra opção de piso boa e bastante comum para uma cozinha é laminado. É bastante resistente ao desgaste e lida bem com várias cargas, como pressão ou abrasão. É muito resistente ao fogo, praticamente hipoalergénico e, em comparação com o parquet real, tem um preço muito acessível. Embora o piso laminado exija um nivelamento preliminar do piso, é bastante simples de instalar. Sua vida útil chega a 20 anos, podendo este material ser aplicado até mesmo sobre linóleo antigo.

Entre as desvantagens está sua baixa tolerância à umidade, que é especialmente importante para o chão da cozinha. Devido ao contato constante com a água, pode inchar e rachar, especialmente nas juntas. Se o piso não for bem nivelado, pode ocorrer um rangido, o que também não acrescenta alegria aos proprietários. Comparado ao linóleo ou piso autonivelante, este material tem um preço superior.

Outros tipos de cobertura

Além desses materiais de piso comuns, também existem opções menos comuns. Por exemplo, madeira natural na forma de tábuas comuns ou parquete caro. A madeira não tolera muito bem a umidade elevada, necessita de manutenção constante e geralmente requer substituições frequentes. Uma solução interessante pode ser um piso de cortiça, que retém bem o calor, mas também não tolera o excesso de umidade.

Pisos de cerâmica feitos de vários materiais de PVC também podem ser instalados em pequenas cozinhas, como ladrilhos de vinil, que são colados com um adesivo especial. Na aparência, esse revestimento pode assemelhar-se tanto ao parquet como a ladrilhos de cerâmica com padrões. Colocar carpete no chão da cozinha é muito raro. Esse material é muito difícil de limpar, e a cozinha é um local de cozimento constante, o que significa muito lixo.No entanto, alguns proprietários preferem carpetes macios, tão agradáveis ​​de andar descalço, mesmo no chão da cozinha.

Projeto

Para cada estilo, um design específico de material e piso será a melhor solução. A inconsistência do piso em relação ao resto do interior estragará toda a impressão, então você precisa pelo menos imaginar quais são os estilos de interiores mais populares.

Clássico

Materiais naturais combinados com formas rígidas - é assim que tal interior pode ser brevemente descrito. Cores claras e frias e tons pastéis criam uma sensação de calma e pureza, e os ornamentos arquitetônicos enfatizam a sofisticação de tais interiores.

A opção ideal para o piso de uma cozinha clássica será em pedra natural ou artificial, madeira ou laminado estilizado para ela.

País

Um mínimo de decoração, simplicidade e naturalidade são o lema deste estilo. Colorir em cores naturais, respeitar o meio ambiente e padrões "rústicos", abundância de utensílios de cozinha em barro e madeira - tudo isso permite aliviar o estresse e relaxar em um ambiente doméstico simples. Os materiais naturais também são adequados para a cozinha country, bem como para um estilo clássico. No entanto, sua gama de cores é mais quente, pêssego amarelado.

Nesse caso, pedras ou azulejos artificiais e naturais com um efeito antigo ficarão bem. Você pode cobrir essa cozinha com linóleo, estilizado como tábuas de madeira.

Moderno

Este estilo é caracterizado por uma abundância de acabamentos artificiais, linhas suaves e arredondadas e escala. Uma cozinha moderna é sempre uma grande sala. A combinação de manchas de cores vivas e ricas com um fundo simples claro ou escuro divide perfeitamente a cozinha em uma área para cozinhar e uma área para refeições. Para este estilo, você pode usar absolutamente qualquer revestimento de piso, desde que seja incomum.

Alta tecnologia

A cozinha neste estilo lembra a cabine de uma nave espacial real - plástico brilhante, brilho de peças cromadas, combinações de cores inesperadas. Ao mesmo tempo, tudo junto forma um conjunto bastante minimalista, embora muito brilhante. Pisos autonivelantes, ladrilhos de cerâmica e linóleo de alta qualidade com um padrão incomum são perfeitos para essa cozinha.

De outros

Além das opções listadas, você pode decorar a cozinha no estilo provençal, café, japonês, egípcio e muitos outros. Para cada um deles, você pode encontrar a solução perfeita com qualquer material. Além disso, você pode até mesmo organizar uma versão combinada, combinando direções com cores ou materiais semelhantes. E para ajustar visualmente o ambiente, você pode usar pequenos truques de design como:

  • um grande padrão no chão reduz visualmente o volume da sala, e um pequeno padrão, ao contrário, aumenta;
  • A colocação de pisos em parquet ou laminado permite criar o efeito de uma cozinha mais longa ou mais ampla;
  • revestimento fosco reduz visualmente a superfície e brilhante - aumenta;
  • é melhor escolher tons avermelhados quentes para esta sala - laranja, amarelo, vermelho, pêssego, marrom - todas essas cores preencherão a sala com calor e luz; pelo contrário, azul frio, cinza, verde farão com que a sala pareça um café ou escritório público.

Como escolher?

Para que a escolha do piso em uma loja de ferragens não se torne um problema real, antes de ir até ela, é necessário definir claramente os parâmetros desejados. Para isso, basta responder às seguintes questões:

  • qual é o orçamento máximo de compra;
  • após a que horas está planejada a próxima substituição;
  • quantos residentes e com que frequência as refeições serão preparadas na cozinha;
  • com que frequência e por quais meios o quarto será limpo;
  • a instalação ocorrerá por conta própria ou com a participação de especialistas;
  • ferramentas especiais e experiência para instalação estão disponíveis;
  • qual o estilo da sala;
  • qual cor é preferível.

Essas oito respostas permitirão determinar quase todos os parâmetros do revestimento do piso, que deve ser adquirido para reforma. Além disso, se houver duas opções semelhantes, vale a pena dar preferência a fabricantes mais conhecidos, com boas críticas e materiais mais ecológicos.

E após a aquisição, resta apenas assentar corretamente as telhas, linóleo, laminado ou outro material. Se tudo for feito de acordo com as instruções, uma cozinha aconchegante fará as delícias dos proprietários por muitos anos, reunindo dentro de suas paredes toda a família e seus queridos convidados.

Para obter informações sobre como fazer um piso aquecido a água com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário