As sutilezas do processo de instalação da faixa de LED na cozinha

As sutilezas do processo de instalação da faixa de LED na cozinha
  1. O que é LED
  2. Instalação de faixa LED DIY

No interior das cozinhas modernas, muitas vezes você pode ver a luz de fundo do diodo emissor de luz (LED) em uma fita especializada. Permite distribuir a luz na divisão de forma rentável e de acordo com todas as regras da arte e, além disso, constitui um microambiente confortável para cozinhar. A retroiluminação LED para a cozinha é muito brilhante, mas ao mesmo tempo consome muito pouca energia elétrica. Você pode instalar essa fita com suas próprias mãos sem muito esforço, especialmente porque ela não ocupará espaço extra.

O que é LED

Um LED (ou diodo emissor de luz) é um elemento semicondutor que emite luz quando uma corrente elétrica é aplicada a ele. A intensidade do brilho de um diodo depende diretamente da composição química com a qual ele é preenchido. Os LEDs são conectados à fonte de alimentação por meio de um estabilizador, pois a conexão direta ameaça superaquecimento e sua falha.

Ao concentrar a iluminação, por exemplo, em um avental fosco, é possível obter um brilho suave e um toque específico no interior da cozinha.

A tira de LED é uma base de plástico com um resistor de carga de estabilização no qual diodos emissores de luz são aplicados. Uma vantagem significativa da retroiluminação por LED é a capacidade de ajustar a intensidade e a cor do brilho. A iluminação LED é utilizada como iluminação de áreas úteis das instalações e como sistema de decoração.

As fitas diferem entre si pela variedade de LEDs, seu número por metro linear - de 30 a 240 unidades, direção, brilho e cor do brilho.

As fitas estão disponíveis em duas versões: simples e multicoloridas.

A fita SMD é monocromática. Ela exala uma cor particular. Existem fitas com o número de cristais de um a três, (estes últimos queimam mais intensamente).

É produzido outro tipo de fita - RGB, para a produção da qual são utilizados diodos emissores de luz com três cristais - verde, vermelho e azul. Sua combinação, alterando a intensidade ou conectando alternadamente, torna possível ter um brilho de várias cores - branco, azul, verde, amarelo, vermelho e assim por diante.

As fitas desse tipo geralmente são fornecidas com um controle remoto, com o qual você pode controlar a operação do dispositivo à distância.

A iluminação com retroiluminação por díodo tem as seguintes vantagens:

  • longa vida útil e grande confiabilidade;
  • baixo consumo de energia com excelente saída de luz;
  • falta de componentes perigosos no interior;
  • alto índice de aproveitamento do fluxo luminoso - próximo a 100%;
  • tamanho pequeno, a capacidade de se esconder em qualquer nicho;
  • segurança elétrica;
  • resistência ao estresse mecânico;
  • facilidade de instalação e desmontagem;
  • a capacidade de destacar peças de mobiliário de qualquer configuração;
  • simplicidade de estrutura: sem difusor, lente, refletor.

Instalação de faixa LED DIY

A retroiluminação do móvel da cozinha é necessária para iluminar de forma mais eficaz o local de trabalho onde a anfitriã passa uma parte significativa do tempo, bem como para tornar a divisão da cozinha mais atraente aos olhos.Outra motivação para montar a fita é uma opção prática de preparar alimentos ou beber chá com a iluminação central desligada, o que leva a um consumo mínimo de energia e economiza no orçamento familiar. As fitas são instaladas na superfície dos armários da cozinha com rapidez e facilidade.

Onde instalar fontes de luz?

A iluminação da cozinha pode ser criada usando vários métodos.

As tiras de LED normalmente estão localizadas nos seguintes locais.

  1. Sob os armários fixados na parede. Eles são instalados no canto entre a parte inferior e o avental no meio ou na borda do gabinete.
  2. Para os armários superiores.
  3. Armários internos e gavetas.
  4. Nos pedestais.

Erros básicos ao montar a luz de fundo da cozinha:

  • má disposição do circuito de retroiluminação, pelo que a necessidade de mudar os elementos pode originar a desmontagem de todo o auricular;
  • típico para ascensão criativa com fascínio repentino e colocação de fontes de luz em todas as áreas acessíveis, incluindo aquelas onde a luz de fundo não é necessária.

O que é necessário para instalar uma iluminação de cozinha?

Auto-instalação de luz de fundo de diodo requer o uso das seguintes peças e ferramentas:

  • conjunto: bobina de fita (12 W), cabo elétrico com seção de 0,74 mm;
  • transformador - fonte de alimentação de 12 W e dimmer com painel de controle (se disponível);
  • material de solda e colofônia;
  • ferro de solda elétrico;
  • tesoura;
  • Fita dupla-face;
  • fita isolante (ou um tubo de calor e um secador de cabelo);
  • perfil de alumínio ou canto de PVC para fixação de LED - conforme necessário;
  • furadeira elétrica - conforme necessário;
  • suportes de fiação - conforme necessário.

Diretamente no ponto de venda, é necessário inspecionar a fita - ela não deve estar danificada, pois qualquer pequena falha pode afetar o desempenho da retroiluminação.

Em seguida, é verificada a tensão da fonte de alimentação e da fita, que deve ser necessariamente a mesma.

Se você não tem as habilidades necessárias para trabalhar com um ferro de solda elétrico, pode conectar os componentes de rede usando conectores de conexão; no entanto, muitas pessoas os consideram menos confiáveis ​​do que uma conexão soldada.

Em seguida, resta apenas montar todos os componentes em um sistema integral e testar seu desempenho.

Durante a execução da obra, não se esqueça de manter a polaridade, a resistência das juntas soldadas e a necessidade de isolar os contatos.

Se tudo deu certo, depois de conectar à rede elétrica, a fita acendeu com luzes intensas, dá para iniciar a etapa final - fixe a fita na cozinha.

Montagem da fita

Uma instalação bem feita é baseada em um layout bem pensado. O diodo produz um feixe de luz concentrado, geralmente em uma área de 120 °. Às vezes, há opções para 90, 60 e 30 °. Se você prender a fita na parte inferior do armário de parede, afastando-se ligeiramente da parede, uma faixa ondulada bem distinta aparecerá entre a luz e a sombra no plano transparente, o que afetará negativamente a imagem inteira.

É necessário dispersar a fonte de luz de modo que a borda da sombra e da luz da luz de fundo fique entre a borda da superfície de trabalho e o acabamento da parede. A opção mais fácil é montar a fita perto da parede para iluminá-la totalmente.

As faixas de LED com uma área de iluminação limitada podem ser coladas na extremidade sob o gabinete para que a parede não seja iluminada de forma alguma. Um método universal para distribuição de luz é considerado o uso de perfis de alumínio com películas de proteção difusoras de luz. Às vezes, a altura dos lados do perfil pode criar a configuração necessária do ponto de iluminação.

O processo de edição em si, com certas habilidades no trabalho com as ferramentas, não é particularmente difícil. Primeiro você precisa passar o cabo até a área de conexão. Isso deve ser feito da forma mais discreta possível, fazendo pequenos orifícios na parte externa do gabinete.

A fita de baixa potência pode ser instalada diretamente na superfície desengordurada e preparada da parte inferior dos armários de cozinha. As tiras de comprimento medido com uma camada adesiva são simplesmente fixadas na área selecionada e pressionadas, removendo a película protetora antes da instalação. Se não houver tal camada, você precisará de fita dupla-face. Para esconder a fita, você pode fechá-la com um perfil que combine com a cor do gabinete.

Consertamos a alimentação, montamos a fiação elétrica, fixando cuidadosamente o cabo com fita dupla-face ou clipes. Combinamos todos os componentes em um circuito, certamente testaremos a fiação para um curto-circuito entre os fios de alimentação com um testador, e somente depois disso o conectaremos à rede. A luz de fundo está completa.

    Se, devido à alta potência ou por razões artísticas, for planejado instalar a fita em um perfil, então é mais fácil colocar a fita no perfil e conectar os cabos de alimentação. Em seguida, com fita dupla-face, o perfil pode ser fixado aos armários. A sequência deverá ser alterada somente quando o perfil for fixado por meio de parafusos auto-roscantes rosqueados de dentro para fora.

    Como fazer iluminação LED da área de trabalho da cozinha de forma rápida e fácil, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário