Iluminação de cozinha com faixa LED
A iluminação adequada ajudará a criar um design de interiores de cozinha interessante. As fitas de LED não são apenas decorativas, mas também funcionais. Graças à iluminação melhorada, será mais cómodo realizar todas as manipulações habituais na cozinha. Você mesmo pode instalar a faixa de LED, esta iluminação mudará sua cozinha irreconhecível.
Dispositivo
A faixa de LED da cozinha complementa a iluminação básica. É uma placa de circuito flexível uniformemente pontilhada com diodos. A sua largura varia dentro de 8-20 mm e sua espessura - dentro de 2-3 mm. Existem resistores limitadores de corrente na fita. Durante o processo de fabricação, é enrolado em rolos de 5 metros.
As fitas são elásticas e possuem base autoadesiva. O esquema de iluminação consiste em:
- bloco (gerador de energia);
- dimmers (conectam vários elementos juntos);
- controlador (usado para fitas coloridas).
Lembre-se de não conectar a luz de fundo diretamente à fonte de alimentação. Certifique-se de usar um estabilizador para evitar superaquecimento. Devido ao seu tamanho compacto e variedade de cores, a faixa LED é amplamente utilizada tanto para decoração como para melhorar a iluminação.
Nuances importantes:
- a fita é alimentada exclusivamente por uma fonte de corrente contínua, há contatos no lado de trabalho, os condutores são soldados a eles, os terminais são marcados com sinais para fácil reconhecimento.
- a fita pode ser cortada ao longo de uma faixa preta especial, que é marcada com uma tesoura, se você fizer uma separação em outro lugar, o aparelho irá parar de funcionar;
- a faixa de LED pode ser dividida em pedaços de 3 LEDs;
- para uma tira de LED, normalmente é usada uma rede de 12 ou 24 V, na maioria dos casos a primeira opção é encontrada, embora tiras projetadas para 220 V também possam ser adquiridas.
Apenas 5 metros de fita podem ser conectados a uma fonte de alimentação. Se você conectar mais, os diodos distantes ficarão escuros devido à alta resistência e os próximos superaquecerão constantemente.
A iluminação de fita pode ser fixada na superfície lisa do gabinete usando fita dupla-face na parte traseira. Para outras superfícies, você precisa usar uma caixa especial (perfil). Está dividido em vários tipos:
- o perfil de canto é usado para destacar a área de trabalho ou móveis no canto;
- a caixa embutida permite que você esconda a faixa de LED dentro da parede ou mobília, tal recesso parece especialmente esteticamente agradável;
- o perfil de sobreposição é, na maioria dos casos, usado para iluminação geral.
Vantagens e desvantagens
A iluminação adicional simplifica o processo de cozimento. As principais vantagens da fita LED:
- não tem medo de estresse mecânico.
- pode ser usado 15 horas por dia por cerca de 15 anos sem reposição;
- pode escolher uma cor de iluminação mais adequada ao interior geral da cozinha: existem vermelho, azul, amarelo, rosa, verde e muitas outras cores numa vasta gama;
- existem produtos que funcionam em modo ultravioleta ou infravermelho;
- a iluminação é forte e não precisa de tempo para aquecer (ao contrário das lâmpadas incandescentes);
- é possível selecionar um certo ângulo de brilho;
- segurança e respeito pelo meio ambiente;
- o trabalho não depende da temperatura ambiente.
No entanto, a faixa de LED também tem uma série de desvantagens:
- algumas variedades distorcem as cores e cansam os olhos;
- para instalar essa iluminação, você precisará de uma fonte de alimentação adicional (as fitas não estão conectadas diretamente, podem queimar);
- com o tempo, a luz diminui um pouco, isso se deve ao fato dos LEDs perderem suas propriedades químicas e físicas;
- A faixa LED é bastante cara em comparação com outras lâmpadas.
Visualizações
As faixas de luz são divididas em tipos de acordo com várias características, por exemplo, pelo número de diodos por 1 metro em execução. O valor mínimo é de 30 peças por 1 metro, seguido de fitas com 60 e 120 lâmpadas por 1 metro.
O próximo critério é o tamanho dos diodos. Eles podem ser reconhecidos pelos primeiros números da etiqueta do produto. Por exemplo, no modelo SMD3528 existem 240 lâmpadas medindo 3,5x2,8 mm, e no modelo SMD5050 existem diodos 5x5 mm.
As fitas de LED também diferem no grau de proteção contra umidade.
- Fitas IP33 não protegido da umidade. Todas as trilhas e diodos estão totalmente expostos. Este produto só pode ser instalado em uma sala seca. Na cozinha, a fita adesiva só pode ser usada dentro do fone de ouvido.
- Fitas IP65 protegido por silicone na parte superior. Ótima opção para cozinha.
- Modelos IP67 e IP68 totalmente coberto com silicone. Protegido acima e abaixo.
Qual escolher?
Ao escolher uma opção adequada, não se esqueça que a cozinha tem muita umidade e pode haver picos de temperatura devido ao funcionamento do fogão, por isso dê preferência aos modelos protegidos. Para a cozinha, selecione fitas que tenham pelo menos 60 diodos por 1 metro. Os modelos mais populares são SMD3528 e SMD5050.
Preste atenção à temperatura da cor. Se você escolher uma fita para iluminar sua superfície de trabalho, dê preferência a uma cor branca quente (2700K). Essa luz não cansa os olhos e lembra a luz de uma lâmpada incandescente. Você pode escolher qualquer cor para iluminação decorativa.
Você deve ser capaz de decifrar a marcação. Para iluminação de cozinha, são frequentemente utilizadas lâmpadas do modelo LED 12V RGB SMD 5050 120 IP65. Leia o rótulo assim:
- LED - Iluminação LED;
- 12V - tensão necessária;
- RGB - as cores da fita (vermelho, azul, verde);
- SMD - o princípio de instalação de elementos;
- 5050 - tamanho do diodo;
- 120 - o número de diodos por metro;
- IP65 - proteção contra umidade.
Antes de comprar, aconselhamos que você se familiarize com as seguintes nuances do produto.
- Fitas com tensão de trabalho de 12 V podem ser cortadas em pedaços múltiplos de 5 ou 10 cm, permitindo uma iluminação de alta qualidade do conjunto de cozinha e áreas de trabalho.
- A fita pode brilhar em uma ou várias cores. A primeira opção é ideal para iluminação funcional, a segunda é adequada para pessoas que não gostam de consistência. A fita muda de cor dependendo do botão que você pressionou no controle remoto. O espectro de cores completo está disponível para modelos WRGB. Eles se distinguem por seu alto poder e custo.
- Recomenda-se a instalação de fitas com proteção de silicone sobre base metálica.
- Os LEDs fechados superaquecem rapidamente e podem ficar inutilizáveis.
O perfil de LED pode ser feito de alumínio ou plástico. A caixa pode ser suspensa e embutida. O primeiro é simplesmente montado sobre uma superfície lisa, e para o segundo tipo é necessário fazer uma reentrância especial. Vale lembrar que a caixa serve para proteger a faixa de LED de superaquecimento, umidade e gordura.
É melhor escolher um perfil de alumínio. Este material tem boa condutividade térmica e protege a fita perfeitamente. Observe que, para tais caixas, são fornecidos encartes de policarbonato ou acrílico.A primeira opção se diferencia pelo baixo custo e alta resistência a danos mecânicos. As pastilhas de acrílico transmitem melhor a luz, mas também são mais caras.
Materiais e ferramentas de instalação
Para conectar os elementos da fita uns aos outros, você precisará de um ferro de solda, resina, solda e um tubo termorretrátil. Em vez do último, você pode usar conectores ou terminais crimpados para fios. Você pode usar uma tesoura para separar as fitas em pedaços. Para a auto-instalação, você precisará das seguintes ferramentas:
- fechos, fita isolante, fita dupla-face;
- serra de vaivém ou qualquer outra ferramenta para fazer furos em móveis;
- todos os elementos do diagrama de fiação;
- perfil para montagem;
- cabo;
- roleta;
- caixa de plástico para fios.
Para a instalação de faixa de LED na cozinha, um cabo com uma seção transversal de 0,5-2,5 mm2 é o mais usado.
Onde instalar?
A faixa de LED pode fornecer cerca de 15 milhões de cores conectando diodos de brilho diferente. Graças a esta funcionalidade, muitas idéias interessantes podem ser implementadas. Este elemento de iluminação pode ser usado da seguinte forma:
- pode ser instalado em nichos e armários para zoneamento visual da cozinha.
- realce os elementos decorativos - pinturas, prateleiras;
- emoldurar o avental da cozinha;
- use para iluminação adicional dentro do conjunto de cozinha;
- realce os elementos interiores de vidro;
- criar o efeito de móvel flutuante, para isso a parte inferior do móvel é destacada;
- iluminar adicionalmente o teto multinível;
- iluminar o balcão do bar ou a área de jantar.
Trabalho de instalação
Um planejamento bem pensado evitará problemas ao instalar fita de LED em um conjunto de cozinha. O processo de instalação em si é bastante simples.
- Use uma tesoura para cortar a quantidade necessária de fita. É melhor medir com uma fita métrica.
- Remova suavemente os contatos cerca de 1,5 cm.
- Usando um ferro de solda, você precisa conectar 2 cabos a eles. Se desejar, você pode usar conectores para se conectar.
- É necessário isolar os fios com fita especial ou tubo termorretrátil. Neste último caso, corte 2 cm do tubo, instale-o no local da soldagem e fixe com secador de cabelo de construção. É este tipo de isolamento considerado o mais estético e fiável.
- Se a fita estiver com baixa potência, você poderá fixá-la diretamente na mobília; se a potência for alta, use um perfil. Retire a película protetora da faixa de LED e cole-a no lugar certo.
- Você precisa instalar um transformador perto da lâmpada, pense sobre sua localização com antecedência. Do lado da baixa tensão, é necessário soldar os fios da fita, limpando-os previamente do isolamento. Conecte um cabo com um plugue no lado oposto do transformador.
- Use um circuito paralelo para conectar os fios. Passe os cabos para a fonte de alimentação.
- Esconda os fios em uma caixa de plástico especial e prenda-os dentro com suportes de fiação.
- Conecte o dimmer (interruptor) e instale a fonte de alimentação. Amplificadores e um interruptor são necessários se você quiser alterar o brilho da luz de fundo durante o uso. Esses detalhes do circuito são instalados junto com a fonte de alimentação. Para controlar a iluminação, você pode usar um controle remoto e um interruptor convencional.
Se necessário, um bom orifício para o cabo pode ser feito na parte de trás do gabinete. Seu diâmetro deve ser um pouco maior que a seção transversal do fio. Passe o cabo com cuidado e discretamente para a conexão.
Se o perfil for fixado com parafusos auto-roscantes, altere a sequência de trabalho. Primeiro, faça orifícios para os fechos e instale a caixa. Coloque a fita com cuidado e prenda com fita dupla-face. Se quiser esconder a caixa dentro da mobília, primeiro faça uma ranhura adequada.
Agora vamos dar uma olhada nas regras básicas de instalação.
- Antes de começar a instalar a luz de fundo, você precisa fazer um pouco de preparação.Certifique-se de verificar a integridade do material de isolamento do fio (fita ou tubo). Verifique a compatibilidade da faixa de LED e do transformador. Se você negligenciar as regras simples, a luz de fundo pode falhar rapidamente ou nem ligar.
- Não é recomendado usar luz forte para destacar o bar ou a mesa de jantar. A obsessão excessiva cansa constantemente e distrai a atenção do interior em geral.
- Selecione o nível de proteção contra umidade dependendo da localização do produto. Instale um dispositivo protegido acima da pia e superfície de trabalho, ou você pode escolher uma opção mais simples para a área de jantar.
- Lembre-se de que fixar o perfil com parafusos auto-roscantes é mais confiável do que usar fita dupla-face. O segundo material só é adequado para a montagem de pequenos pedaços de fita em uma superfície lisa e nivelada.
Considere a direcionalidade do feixe de luz. A maioria dos modelos iluminam um setor de 120 ° no eixo central. As opções de 90 °, 60 ° e 30 ° são muito menos comuns. Distribua as fontes de luz cuidadosamente para criar uma fronteira natural entre a sombra e a luz.
- Use perfis de alumínio com inserções de difusão de luz.
- Se você estiver fazendo iluminação de canto, precisará estender a fita adequadamente. Retire os contatos e prenda os jumpers com um ferro de solda. Conecte mais com mais e menos com menos.
- É melhor esconder o controlador e a fonte de alimentação em um gabinete fechado ou atrás dele. Se você deixar tudo em um local aberto, depois de alguns meses as partes estarão cobertas com uma camada pegajosa de gordura.
Exemplos no interior
A faixa de diodo ajudará a resolver problemas de iluminação e tornar o interior mais interessante. Antes de começar a trabalhar, você deve pensar cuidadosamente sobre todos os detalhes, desenhe um esboço com todas as dimensões, se possível. Sugerimos que você se familiarize com maneiras interessantes e funcionais de usar fitas de LED.
Coloque a tira de diodo na borda inferior do móvel da cozinha. Um truque tão simples cria o efeito de móveis suspensos no ar.
A localização da fita na caixa na parte inferior das gavetas suspensas ajuda a iluminar ainda mais a superfície de trabalho.
Fita colorida pode ser usada para destacar os móveis da cozinha. Esta opção irá decorar perfeitamente o interior.
Corte a fita em pequenos pedaços e espalhe por toda a superfície do móvel. Esta opção parece muito elegante e interessante.
A faixa de LED no gabinete pode ser usada para iluminação e decoração.
Prateleiras com dobradiças projetadas dessa forma parecerão mais interessantes. Você pode exibir um belo conjunto ou elementos decorativos e chamar a atenção para eles com a ajuda da luz.
Esconda a faixa de LED para que o painel traseiro da cozinha se destaque. Esta opção parece muito impressionante.
As dicas de um assistente profissional para a instalação de faixa de LED em um conjunto de cozinha estão no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.