Opções para iluminar a área de trabalho na cozinha

Contente
  1. Requisitos
  2. Opções de iluminação
  3. Recursos de acomodação
  4. Dicas úteis

Cada sala tem áreas funcionais particularmente importantes que requerem uma abordagem individual para planejamento e design. No que diz respeito à cozinha, nesta divisão é importante equipar devidamente a zona de trabalho, incluindo dotá-la de iluminação de qualidade e adequada, uma vez que o conforto na realização das tarefas quotidianas, bem como o próprio aspecto da divisão, vão depender do esta nuance.

Requisitos

O conforto durante o trabalho diário na cozinha depende em grande parte não só da disposição da divisão, mas também de uma iluminação bem organizada. E se para a iluminação geral houver uma lâmpada suficiente localizada no centro da sala, então para a área de trabalho o seu brilho, via de regra, não será suficiente.

Para uma iluminação projetada adequadamente nesta área, é necessário que a luz de fundo atenda a certos requisitos:

  • é desejável que a própria luz de fundo forneça uma luz neutra, pois dispositivos de iluminação muito fortes interferirão, causando desconforto aos olhos;
  • as lâmpadas devem ser colocadas, levando-se em consideração a sua quantidade, de forma que fiquem a 50 centímetros da mesa ou dispositivo na área de trabalho;
  • a opção de iluminação instalada deve estar em harmonia com o estilo geral e a fonte de luz principal;
  • é preferível usar aparelhos que economizem energia;
  • a colocação da retroiluminação deve ser concebida de forma a que os dispositivos instalados não criem sombra na superfície;
  • é importante que as lâmpadas, independentemente do tipo, espalhem a luz de cima para baixo diretamente sobre o tampo da mesa, caso contrário os aparelhos irão ofuscar.

    Quanto à temperatura de cor, as empresas modernas oferecem vários tipos de fontes de luz para iluminação de cozinha:

    • luz neutra;
    • frio;
    • caloroso.

    Esta última opção é mais adequada para olhos humanos, tem uma cor ligeiramente amarelada, o que permite relaxar os músculos oculares. Além disso, essa iluminação não distorce a cor natural dos objetos e produtos sobre a mesa.

      A versão neutra será mais branca que a anterior, no entanto, ainda não é recomendada para uso na cozinha, pois será muito luminosa e, em conjunto com a iluminação principal, não será de todo adequada para este espaço habitacional.

      Além disso, a iluminação da área de trabalho da cozinha é realizada em temperatura de cor fria. Este tipo de lâmpada acima da superfície da bancada terá uma tonalidade azulada. A opção não é muito popular, portanto, é geralmente escolhida como um componente decorativo do projeto geral da cozinha.

      Se você parar sua escolha na luz fria, vale a pena considerar que ela pode distorcer a cor dos objetos usados ​​na mesa, e os olhos também podem se cansar disso.

      Opções de iluminação

      Hoje, no decorrer do projeto e organização de cozinhas, muitas opções são usadas para iluminar o local de trabalho sobre a mesa.

        Luz pontual

        Pelas peculiaridades deste tipo de iluminação, será conveniente colocar dispositivos para funcionamento com móveis suspensos de pequeno porte, montando-os em fundo falso especialmente acoplado. Uma característica dessa variedade é a capacidade de iluminar o espaço não com uma linha sólida de luz, mas com áreas separadas.

        Além disso, os tipos de lâmpadas suspensas devem ser atribuídos a esta categoria de dispositivos de iluminação acima da superfície de trabalho. Como regra, eles são colocados em incrementos de 30-50 centímetros.

        A subespécie mais moderna é o uso de feixes de luz. Esta ideia tem algumas semelhanças com equipar a área de trabalho com dispositivos fluorescentes, mas destaca-se do seu pano de fundo pela sua simplicidade. As vigas são fixadas diretamente no nicho, além disso, existem à venda produtos que são tons pontiagudos. A vantagem de tais dispositivos de iluminação é uma longa vida útil, mas, entre as desvantagens, é importante notar o alto custo dessa classe de produtos.

        Os feixes proporcionam um elevado nível de iluminação, para além disso, os produtos de última geração distinguem-se pela capacidade de ajustar o fluxo luminoso, bem como a sua luminosidade, o que permite operar apenas as zonas que são necessárias numa determinada situação.

        Lâmpadas fluorescentes

        A ideia de iluminação de última geração que se destaca pelo custo orçamentário. Esses dispositivos podem ser instalados mesmo com o mínimo de experiência em construção, uma vez que as lâmpadas fluorescentes são muito fáceis de conectar. A fixação dos dispositivos na parte inferior do móvel é feita com um par de parafusos. As lâmpadas funcionam a partir da rede elétrica, portanto, antes de planejar o funcionamento dessa iluminação adicional, você deve se preocupar com a disponibilidade de uma tomada gratuita no acesso mais próximo.

        Dentre as desvantagens dessa ideia, destaca-se a pequena gama de produtos, já os fabricantes modernos oferecem essa gama de produtos: T8, T5 e T4.

        A luz que emana das lâmpadas se espalhará em todas as direções sem restrições, podendo causar algum desconforto para outras pessoas. Para minimizar tais desvantagens, é necessário equipar adicionalmente os dispositivos com uma borda especial, que combinará não só funções de proteção, mas também de decoração.

        Antes de adquirir dispositivos desta categoria, você deve se familiarizar com sua configuração, pois os produtos contêm mercúrio, o que significa que requerem um funcionamento cuidadoso.

        Entre os aspectos positivos, vale destacar a eficiência das lâmpadas fluorescentes em termos de consumo de energia. Além disso, as luminárias podem emitir luz em diferentes tons, o que as torna populares para fins decorativos.

        Luz de tira LED

        Uma solução popular e moderna para organizar a iluminação na cozinha. Esta categoria de produtos é muito prática, o que é importante para ambientes com altos níveis de umidade e oscilações de temperatura. Além disso, os aparelhos se destacam por sua longa vida útil. Os dispositivos LED têm um custo médio, no entanto, compensam com juros devido às suas características de desempenho positivas.

        Lâmpadas com diferentes níveis de brilho estão à venda, portanto, durante o processo de seleção, você deve levar em conta a potência do item que você gosta para garantir uma retroiluminação de alta qualidade.

        As fitas são bastante simples de instalar, portanto não é necessário envolver especialistas para a instalação. Para fixação, você pode usar fita adesiva, cola ou grampos. Esta linha de dispositivos de iluminação é econômica em termos de consumo de energia elétrica, além disso, ao contrário das contrapartes luminescentes, é resistente a picos de tensão na rede.

        As fitas de última geração podem ser operadas usando um controle remoto ou painel de toque, e à noite esses dispositivos podem operar com a potência mínima, o que lhes permite desempenhar o papel de uma luz noturna em uma sala. As lâmpadas podem reproduzir vermelho, verde ou outras cores, então os LEDs podem ser usados ​​como um destaque de design marcante em móveis de cozinha.

        Recursos de acomodação

        Como mostra a prática, a iluminação bem planejada do local de trabalho na cozinha será a chave para uma operação confortável da sala. É por isso que a maioria dos aparelhos modernos estão localizados exatamente na parte inferior dos armários principais do conjunto de cozinha. Porém, além desta opção, as luminárias também podem ser colocadas ao longo das bordas dos móveis da cozinha de forma suspensa, mas neste caso, a colocação apresentará áreas na área de trabalho que ficarão na sombra. Como regra, neste caso, os dispositivos são fixados a uma distância de 5 a 7 metros do fone de ouvido.

        A própria colocação da área de trabalho na sala merece atenção especial, uma vez que a área localizada próxima à janela, na presença de iluminação interna, pode apresentar certo ofuscamento do vidro e da iluminação externa, o que prejudicará a visão.

        É importante fixar as lâmpadas de forma que elas emitam luz na superfície da mesa, e não brilhem nos olhos, por isso vale a pena levar em consideração a altura das pessoas que usarão o tampo da mesa com mais frequência.

        Dicas úteis

        Resolver a questão de fornecer o nível adequado de iluminação na cozinha não é uma tarefa fácil, portanto, antes de ir ao supermercado para comprar luminárias, uma série de questões fundamentais devem ser resolvidas para facilitar a escolha da fonte de luz no futuro.

        • Em primeiro lugar, vale a pena determinar qual das opções de colocação dos dispositivos será preferível em função do layout existente ou do projeto que está sendo criado. Para algumas soluções de design, será adequado adquirir lâmpadas pendentes que fiquem em harmonia com o interior, existem também fones de ouvido onde não haverá armários adequados acima da área de trabalho para instalação de dispositivos na parte inferior. No entanto, na maioria das vezes, prender fitas ou lâmpadas no fundo será a solução mais prática e vantajosa para o problema.
        • Vale a pena prestar atenção no brilho do equipamento que você gosta. É importante que a potência seja suficiente para garantir uma boa visibilidade a qualquer hora do dia, mas ao mesmo tempo a luz não sobrecarrega os olhos. Nesse caso, vale a pena selecionar deliberadamente o número total de lâmpadas e lâmpadas.
        • Decididas as duas primeiras nuances, será possível calcular o custo aproximado do projeto, o que também é importante na reforma da casa. Existem situações em que, ao adquirir menos fontes de luz, é possível proporcionar uma boa iluminação à área selecionada, ao mesmo tempo que economiza o orçamento familiar.
        • Atenção especial nos tipos de retroiluminação disponíveis merece a resistência dos aparelhos aos diversos contaminantes que são inevitáveis ​​na cozinha, a resistência à umidade dos produtos selecionados é extremamente importante. Além disso, o material com o qual é feita a fita ou abajur deve ser compatível com o principal tipo de matéria-prima do conjunto de cozinha, também deve-se atentar para a capacidade dos produtos funcionarem com o aumento da temperatura do ar.
        • Do ponto de vista do conforto, as posições de liderança serão ocupadas por dispositivos que podem, se necessário, ser ajustados em altura ou ângulo de inclinação.
        • Alguns designers para lâmpadas de decoração equipam-nas com lâmpadas com decoração na superfície. Mas durante a operação de dispositivos com tais elementos, sua potência pode se deteriorar. Isso se deve ao fato de que parte da luz emitida simplesmente se perde.
        • Se a sala tem tectos baixos, então como alternativa ao fundo das caixas, pode usar a ideia de decorar a retroiluminação montando dispositivos na parede ou no tecto. Para salas com tectos altos, esta opção será ineficaz, mas sujeita a dispositivos de pontos suspensos, é perfeitamente possível superar este método.
        • As lâmpadas de prendedor de roupa, que se destacam pela mobilidade e baixo custo, são um know-how moderno em termos de iluminação adicional.
        • Para conjuntos de cozinha feitos sob medida, é possível equipar o fone de ouvido com faixas de LED, que também lidam com a tarefa em mãos de maneira eficaz. Se houver dúvida sobre a necessidade de uma retroiluminação potente, neste caso, os fabricantes de dispositivos de iluminação recomendam adquirir dispositivos halógenos que sejam econômicos em termos de consumo de energia, mas ao mesmo tempo criem um bom fluxo luminoso na mesa.

        Para informações sobre como fazer a iluminação LED da área de trabalho da cozinha, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário