Iluminação na cozinha: como organizar direito?

Contente
  1. Como organizar a iluminação corretamente?
  2. Fontes de luz adicionais
  3. Soluções originais
  4. dicas e truques

Cada casa tem recantos e recantos preferidos onde é agradável estar, mas também existem zonas de trabalho, sem as quais é impossível viver com conforto. Uma das áreas mais importantes onde ocorre a preparação dos alimentos é a cozinha. Dependendo do seu tamanho e disposição, pode servir apenas como espaço de trabalho, ou também pode reunir as funções de uma sala de jantar. Para que cada familiar tenha o prazer de estar na cozinha, além de papéis de parede, ladrilhos, móveis e acessórios devidamente selecionados, é importante atentar para a iluminação, que desempenha um papel importante na criação do ambiente e comodidade necessários para o trabalho. isto.

Como organizar a iluminação corretamente?

A iluminação interna pode desempenhar um papel fundamental, portanto sua importância não deve ser subestimada. Em qualquer apartamento, menos atenção é dada à decoração, pois a usabilidade de cada cômodo passa a ser a questão mais importante. A disposição da iluminação na cozinha apresenta uma série de características.

  • Cobertura total de toda a área, de modo que não haja áreas claramente escuras.
  • Usando o número necessário de lâmpadas e sua potência. Em uma sala escura, será mais difícil trabalhar ativamente, criando obras-primas culinárias, e muita luz cansa os olhos rapidamente, o que pode causar dores de cabeça.
  • Para os amantes de algum design e estilo de interior interessantes, vale a pena usar a iluminação de vários níveis, o que tornará a percepção do ambiente fora do padrão e criativa.
  • No caso de ser usada iluminação fina, e houver muitas fontes de luz, sua energia deve ser baixa, caso contrário, a sala ficará excessivamente iluminada, o que também consumirá excessos de energia.
  • Ao escolher candeeiros e lustres, deve dar preferência a produtos de formato simples, que conferem estilo ao interior. Ao mesmo tempo, devem ser simples e fáceis de usar, pois na cozinha serão cuidados com mais intensidade.
  • Para criar um espaço elegante e aconchegante, é importante combinar objetos leves corretamente. Grandes lustres são combinados com holofotes, que juntos criam uma única composição.

A escolha da iluminação dependerá do estilo do interior em que é criada. Se a cozinha for feita para os clássicos, a localização do lustre deve ser no centro da sala, e o produto em si deve ser bastante grande para saturar tudo ao redor com luz o máximo possível. Em interiores modernos, a preferência é dada à iluminação por focos, mesmo no teto, que é criada com o auxílio de 2 a 4 ou mais lâmpadas instaladas no teto falso.

A iluminação da cozinha não se esgota com a colocação de lustres ou lâmpadas no teto, a iluminação das paredes fica muito bonita, assim como a organização da área de trabalho com o auxílio de dispositivos de iluminação adequados. Fontes de luz adicionais são geralmente necessárias em cozinhas espaçosas ou onde a sala tem dimensões fora do padrão. A iluminação da parede pode ser feita com arandelas ou lâmpadas. Dependendo da posição, a luz será direcionada para baixo, iluminando bem uma determinada área, ou espalhada, criando um espaço aconchegante e luminoso.

Uma lâmpada fluorescente pode ser usada em móveis para iluminar a área de trabalho para uma experiência de cozinha mais confortável. O moderno sistema modular é complementado com iluminação embutida cinzelada baseada em lâmpadas LED. Se houver necessidade de criar iluminação decorativa, você pode usar faixas de LED de cores diferentes.

Para escolher a opção certa para iluminar uma cozinha, é necessário confiar no design de toda a divisão, nas suas dimensões e na finalidade funcional.

Iluminação geral

A iluminação principal deve ser tal que incida sobre as áreas de trabalho e de jantar, iluminando-as uniformemente. Se essas zonas estiverem distantes uma da outra, você pode usar cortinas giratórias, que permitirão direcionar a luz para pontos específicos. Para uma cozinha pequena, basta usar um lustre, e um cômodo mais espaçoso precisará ser complementado com lâmpadas.

A iluminação por focos ou um lustre por cima da mesa permitirão separar esta zona do resto da cozinha, o que dará ao ambiente um aspecto mais aconchegante.

    Para iluminação de teto, não é recomendado o uso de abajur volumoso de material opaco, pois reduzirá visualmente o ambiente, distraindo toda a atenção para si mesmo, e também absorverá muita luz devido à estrutura opaca do produto. As tecnologias modernas permitem escolher qualquer opção de iluminação de um ambiente, escolha uma lâmpada com a potência necessária e crie o interior necessário em uma sala específica. As opções gerais de iluminação podem incluir luminárias de parede, arandelas e luminárias de chão, se ditadas pelo estilo.

    Tudo o que permitirá iluminar o quarto para uma estadia confortável nele, e será uma iluminação geral.

    Teto

    Por muitos anos, a iluminação de teto foi considerada a única possível, versátil e conveniente. O design de interiores moderno está se afastando dessa posição, criando novas tendências com o uso de novas luminárias. Com o advento dos tetos tensos, tornou-se possível criar ideias interessantes nas quais a luz terá um papel importante.

    O teto costuma ser iluminado por mais de uma lâmpada grande, mas várias lâmpadas menores. Se a estrutura do teto possui vários níveis, certamente serão iluminados por lâmpadas embutidas, que permitem focar em uma interessante estrutura suspensa.

    Para quem prefere a versão clássica da decoração do ambiente, pode-se criar uma estrutura de iluminação suspensa, na qual serão colocadas pequenas cortinas, distribuindo uniformemente a luz. Esta opção é perfeita para um quarto espaçoso em estilo moderno. Os amantes de formas incomuns podem pegar um lustre pendente na forma de várias bolas futurísticas que vão ficar penduradas na mesa de jantar, que deve ser decorada de acordo.

    Não é necessário escolher uma versão de iluminação de teto, na cozinha você pode combinar habilmente diferentes luminárias, enquanto obtém um ambiente aconchegante.

    Zona de trabalho

    O lugar mais importante na cozinha é a área de trabalho, portanto, atenção especial deve ser dada à iluminação aqui. Vamos considerar as opções mais populares.

    • Iluminação, que está localizada sob os armários de parede. Podem ser lâmpadas embutidas, se o mobiliário for feito para elas, e, adicionalmente, produtos instalados que direcionam a luz para o ponto desejado.
    • Se não houver armários acima da área de trabalho, você pode destacá-lo com a ajuda de lâmpadas embutidas no teto, que ficarão espetaculares e muito bonitas.
    • Se o projeto de armários suspensos envolve uma cornija sob o teto, então esta é uma excelente oportunidade para colocar holofotes de iluminação nela.
    • Se houver armários com portas transparentes acima da área de trabalho, seria uma boa solução colocar luzes LED no interior, que serão acionadas quando a porta for aberta.

    Se falamos sobre outras áreas de trabalho, então lâmpadas fluorescentes e halógenas podem ser usadas para elas. Várias lâmpadas podem ser colocadas atrás da barra, que podem iluminar totalmente esta área. Você não deve usar um grande número de luminárias, basta colocar o número certo de lâmpadas na distância ideal para fornecer a potência de luz necessária. Para a ilha, será necessário utilizar qualquer outro tipo de iluminação que seja diferente da principal da cozinha, o que permitirá realçar esta zona, tornando-a luminosa e acolhedora.

    Mesa de jantar

      Caso seja possível dispor uma zona de refeições na cozinha, esta deve ser iluminada adicionalmente. A opção mais correta e conveniente seria um lustre, que fica no teto e fica pendurado no meio da mesa. As tendências modernas exigem formas simples de sombra, que ficarão penduradas em uma perna longa diretamente sobre a mesa. Se a área de jantar for pequena, bastará um lustre, e para uma mesa volumosa serão necessários dois ou até três lustres do mesmo desenho, cujas formas podem ser iguais ou ligeiramente diferentes entre si.

      É aconselhável escolher tonalidades de material transparente ou claro, de forma que possibilitem iluminar ao máximo a mesa. As formas mais populares são agora consideradas semicírculo, cone, retângulo, bola.

      Uma lâmpada devidamente selecionada irá fornecer não só a luz necessária, mas também aconchego e conforto de estar à mesa e durante o processo de comer.

      Fontes de luz adicionais

      Para que a cozinha tenha luz suficiente e possa servir não só a função principal, mas também decorativa, é necessário poder escolher os dispositivos de iluminação adequados para tal. A iluminação spot pode ser utilizada tanto da forma tradicional, colocando lâmpadas no teto, paredes, armários, quanto de forma não padronizada, colocando-as no interior dos armários.

      Parece especialmente impressionante onde há elementos de vidro. A luz de fundo pode ser ligada a partir de um interruptor ou ativada quando necessário quando o gabinete é aberto.

      Como fonte adicional de luz, eram utilizadas anteriormente lâmpadas incandescentes, que praticamente não são utilizadas devido à sua ineficiência e fragilidade. Depois delas, as lâmpadas halógenas se popularizaram, mas suas características também não satisfaziam os consumidores, por isso dispositivos de iluminação LED começaram a ser usados. Para tornar a iluminação da sala bonita e espetacular, no momento existem três opções:

      • Fitas de LED;
      • Luzes LED;
      • dispositivos de iluminação fluorescente.

      A iluminação da área de trabalho da cozinha pode ser feita através de um dispositivo que possui uma cortina e uma lâmpada no interior. Os chamados pontos são muito convenientes, pois podem ser direcionados para o local desejado e instalados para cada membro da família. Cabides de cozinha são frequentemente usados ​​acima da área de jantar, e um design é selecionado para combinar com o interior geral. A aparência de tal suspensão pode ser diferente, assim como a altura de sua colocação acima da mesa, é importante observar o princípio da competente iluminação e facilidade de uso do local para alimentação.

      Soluções originais

      O design das lâmpadas modernas é ditado pelo estilo de decoração da cozinha - quanto mais original for o interior, mais interessante deve ser o aspecto da luminária. Essas ideias devem ser adaptadas a uma fonte específica para complementá-la.

      As manchas se tornaram muito populares agora, e podem iluminar a maior parte da cozinha. O tamanho, a cor e a forma das manchas podem ser variados.

      Para a área de trabalho, é mais conveniente usar lâmpadas embutidas, a barra de luz neste caso será a melhor solução, permitindo iluminar uniformemente toda a superfície de trabalho.

      Uma solução moderna para o projeto de cozinhas é a utilização de uma suspensão de cozinha, que fica localizada acima da área de trabalho ou de jantar, decorando-a e iluminando-a totalmente.

        A utilização de lustre também é relevante, só que agora pode ser colocado não no centro da sala, mas sim na zona de refeições, onde também tem um valor decorativo.

        dicas e truques

        Para equipar uma cozinha confortável, é importante conhecer alguns segredos. Não se limite a um lustre no meio da sala. A opção mais correta para iluminar uma cozinha se resume a:

        • usando o lustre principal;
        • colocar vários arandelas perto da mesa de jantar;
        • a presença de vários pontos na área de trabalho;
        • iluminação adicional no avental da cozinha.

        Ao planejar a iluminação da cozinha, deve-se finalizar sua reparação e instalação de móveis, e a seguir instalar as lâmpadas nos locais onde serão necessárias. No caso de várias opções de dispositivos de iluminação, vale a pena separá-los em interruptores diferentes, para que, se necessário, use um ou todos ao mesmo tempo, sem desperdiçar eletricidade extra. Uma cozinha em estilo moderno pode ser feita sem o lustre principal, em vez do qual haverá lâmpadas ou focos embutidos. Esta opção de design não é adequada para todos os interiores, uma vez que o ambiente é muito rígido e frio.

        A escolha correta dos dispositivos de iluminação e a sua localização competente permitirão obter uma cozinha acolhedora e confortável.

        Para as regras de iluminação da cozinha, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário