Como escolher um laminado impermeável para ladrilhos classe 34 na cozinha?
A escolha do piso para cozinha é uma questão muito séria, pois, além de sua aparência, é importante que o revestimento seja resistente à umidade e durável. No artigo, você saberá se o piso laminado pode ser usado na cozinha, como escolher e instalá-lo.
Principais tipos e características
O laminado é uma forma prática, moderna e bonita de transformar um ambiente. Mas para a cozinha, apenas materiais de uma certa qualidade podem ser adequados.
O laminado que se utiliza para a cozinha tem frequentemente a forma de ladrilho, ou seja, quadrado, por isso é fácil de manusear.
Em termos de desempenho, o laminado é dividido em classes.
- Classe 31. Boa cobertura para o apartamento. Capaz de suportar cargas, mas não é adequado para corredores ou cozinhas.
- Classe 32. Este material possui grande resistência ao desgaste. Frequentemente utilizado como revestimento em cozinhas e escritórios.
- Classe 33. Adequado para salas com alto tráfego. Isso é ideal para um corredor, um pequeno café, um showroom.
- Classe 34. Este é o laminado da mais alta qualidade, utilizado em áreas de alto tráfego, como centros de negócios, grandes salões de cafés e clubes.
Para a cozinha, a classe 34 será a mais prática: este revestimento é o mais resistente aos danos mecânicos. Será discutido com mais detalhes posteriormente.
Vantagens e desvantagens
O laminado classe 34 é considerado o mais resistente ao desgaste e durável, portanto, essas qualidades serão suas principais vantagens. Mas vale a pena considerar outras vantagens do material.
- Resistente à umidade. Essa qualidade se deve à aplicação de soluções de resinas especiais em várias camadas, não só na superfície principal, mas também em travas, juntas, pontas.
- Refratariedade. O material possui a mais alta classe de proteção contra fogo, portanto, mesmo uma pequena faísca não deixará marcas na superfície.
- As ripas são fáceis de instalar. Todos os elementos são conectados por meio de travas que simplesmente se encaixam no lugar.
- Material ecológico. A produção desta classe é baseada apenas em matérias-primas naturais. O revestimento pode ser usado até em viveiros.
- Só esta aula o piso laminado pode ser usado com sistemas de aquecimento por piso radiante.
É inaceitável o uso de laminado de classe inferior.
Muitas qualidades positivas do material o tornam lucrativo, mas ainda há uma desvantagem - é o alto custo do material. No entanto, com todas as propriedades de desempenho e cuidados adequados, o preço parece bastante justificado.
Estrutura
O laminado de classe 34 possui 4 camadas. Isso permite que seja o mais durável e durável.
- Camada estabilizadora. Esta é a camada mais baixa e importante. A rigidez do material e o período de uso dependem do que será. Os fabricantes costumam suplementar essa camada com isolamento acústico, o que torna seu uso ainda mais benéfico.
- Camada de base (em outras palavras, portadora). As placas HDF para a classe 34 têm 850 kg / m3. Isso aumenta todas as propriedades do material: isolamento acústico, absorção de ruído e durabilidade.
- A camada externa é a camada decorativa do laminado. Sobre uma base especial de papel é aplicado um desenho que imita pedra, madeira ou outro, previsto em coleção específica.
- Protetora. O tempo de operação depende de como será essa camada. Resinas especiais são usadas para revestimento.
Coleções diferentes podem diferir umas das outras por camadas adicionais: isolamento, impermeabilização adicional, etc.
Resistência à umidade
O laminado Classe 34 tolera perfeitamente o contato de curto prazo com a umidade, mas não pode ser chamado de hidrofóbico. Não se deforma com a alta umidade.
Para garantir uma boa resistência à umidade, os fabricantes usam soluções especiais que não são usadas apenas na parte externa. Um laminado de alta qualidade é caracterizado pelo processamento da superfície do fundo, juntas e extremidades do material. Após a instalação, costuras adicionais são recomendadas. Portanto, é bastante justificado considerar esta classe de laminado impermeável.
Fabricantes de revestimento de piso
O mercado de materiais de construção, incluindo pisos, está crescendo aos trancos e barrancos. Novas empresas e empresas aparecem todos os dias. Mas, convencionalmente, todos podem ser divididos em três grupos.
- Falsa chinesa. Sim, por incrível que pareça, mas mesmo aqui você pode encontrar uma farsa. De acordo com a documentação, toda a produção está localizada na Europa. Os nomes dessas empresas costumam ter combinações semelhantes com marcas conhecidas. Mas, na verdade, tudo é importado da China.
- Empresas que são licenciadas, mas apenas copiam fabricantes conhecidos. Na verdade, isso também é uma farsa, mas legalmente. Existem muitas dessas empresas. Eles estão espalhados por todo o mundo, por isso é muito fácil cair na isca de fabricantes inescrupulosos. As empresas costumam ter nomes de duas ou mais palavras, uma das quais consoante com marcas bem conhecidas. Assim, as empresas se escondem atrás do fato de que são subsidiárias e fazem o trabalho sujo com calma.
- Firmas gigantes. Marcas mundialmente famosas, cujo nome é usado pelos dois tipos anteriores. Eles produzem revestimentos da mais alta qualidade e com materiais de alta qualidade. Eles trabalham apenas com grandes lojas, produzem pisos laminados sob medida e pré-pagamento 100%. Via de regra, esses são os tipos de laminados mais caros.
As empresas mais difundidas no mercado russo são: Tarkett (Alemanha), Egger (Alemanha), Gastilla e Maister... Todas as outras empresas podem vir a ser novos impérios futuros e fabricantes de laminados de baixa qualidade. A empresa Tarkett, por exemplo, dá garantia para seus materiais, e comprando pisos deles, você não precisa se preocupar pelos próximos 20 anos.
Kronostar É um fabricante nacional que garante alta qualidade a um preço razoável. O princípio "preço - qualidade" é claramente observado aqui. A produção do material é localizada na Rússia, o que permite fazer o preço mais baixo que o de empresas estrangeiras.
Dicas de cuidados
O laminado não é exigente, mas mesmo sem os devidos cuidados, a vida útil será curta. Vale a pena lavar o laminado com pano úmido e sem usar soluções agressivas. Isso ajudará a preservar a aparência original do material.
Se a umidade entrar repentinamente no revestimento, simplesmente enxugá-lo não será suficiente, especialmente para a 32ª turma.
Vale a pena caminhar pelas juntas com cuidado especial e enxugar tudo.
Para o melhor efeito de resistência à água, as juntas das lamelas devem ser tratadas com um mastique especialmente desenvolvido do mesmo fabricante do laminado. Este procedimento deve ser realizado a cada 2-3 meses.
De acordo com o fabricante, a vida útil média de um laminado é de 10 a 15 anos. Mas a prática mostra que com o cuidado adequado, a vida útil é muito mais longa.
Para informações sobre como realizar a instalação correta do laminado artístico, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.