Laminado para ladrilhos na cozinha: características e opções de design
Por muito tempo, eles tiveram medo de usar laminado no acabamento de pisos de cozinhas. A principal razão para isso é que esse tipo de revestimento não é capaz de resistir à umidade. Ao menor golpe de água na superfície do laminado, ele incha e perde todas as suas propriedades. Mas, graças às tecnologias modernas, surgiu um laminado especial de cozinha classe 33, tratado com impregnações à base de cera, o que o tornou resistente à umidade.
Especificações
Comparado a outros tipos de piso de cozinha, o laminado convencional certamente sai perdendo em todos os aspectos. Mas hoje, surgiram no mercado nacional os revestimentos laminados de nova geração, que além de não serem inferiores aos demais revestimentos, mas também os superam em alguns aspectos e têm várias vantagens.
- O preço desse tipo de revestimento é uma ordem de grandeza inferior ao de outros materiais.
- Ao instalar o piso laminado na cozinha, você não terá quaisquer dificuldades e problemas. O processo de instalação em si demorará um pouco.
- O material com o qual o laminado da classe 33 é feito tolera facilmente baixas e altas temperaturas. Ele também resiste a possíveis mudanças nele.
- Com a seleção correta da classe de revestimento, você alcançará o grau máximo de resistência mecânica.
- Com este revestimento, você pode imitar qualquer superfície de um material natural (granito, mármore, pedreira).
- Graças às novas tecnologias, tornou-se possível produzir um laminado imitando ladrilhos com propriedades antiestáticas, o que não permite o acúmulo de poeira e sujeira na superfície. Portanto, a limpeza sanitária de pisos torna-se muito fácil.
- Os materiais de que é feito o laminado para a cozinha são resistentes aos raios ultravioleta e não desbotam com o sol.
- A utilização do laminado na cozinha permite a instalação de pavimento radiante e a resistência à humidade permite aplicá-lo em toda a área da cozinha.
Do exposto, conclui-se que o laminado é a melhor opção para o revestimento de uma cozinha. Porém, na hora de comprá-lo, vale lembrar algumas desvantagens dessa cobertura.
- Ao instalar um laminado em forma de ladrilhos no chão da cozinha, são formadas costuras entre os painéis adjacentes. Se a umidade entrar nessas costuras, o laminado pode inchar e a junta se dispersar. Para evitar que isso aconteça, é necessário tratá-los com um selante especial.
- Esteja preparado para ruídos altos ao caminhar. Portanto, durante a instalação, é necessário colocar um material isolante de som e, em seguida, colocar o revestimento.
- A durabilidade do laminado é ligeiramente inferior à da cerâmica. Portanto, você terá que mudar o piso da cozinha com mais freqüência. Esses são custos financeiros adicionais.
- Ao usar pisos laminados em instalações residenciais, é necessário lembrar sobre a segurança ambiental. Para evitar consequências desagradáveis, antes de comprar o material, certifique-se de que ele atende à classe de segurança E1. Isso sugere que o teor de formaldeído neste material não excede a norma (10 mg por 100 g) ou está completamente ausente. Essas informações devem estar contidas nas instruções anexas ao produto.
O revestimento de piso de cozinha mais comum é o laminado de ladrilhos classe 33 com uma espessura de até 12 mm. O primeiro dígito "3" significa que este revestimento possui três camadas, que são pressionadas sob pressão em alta temperatura.
O primeiro é uma camada protetora na forma de um filme acrílico ou de melamina. Estas são duas substâncias inofensivas que protegem o laminado de danos mecânicos. As tecnologias modernas aprenderam a aumentar a resistência da camada protetora. Assim, o óxido de alumínio aumenta a resistência do revestimento, mas sua presença afeta o preço do produto.
A segunda camada consiste em papel com um padrão, padrão ou textura aplicada a ele. Graças à alta arte da tipografia, hoje é possível criar qualquer tipo de capa que, à primeira vista, não se distingue do natural.
A terceira é a camada de rolamento principal. Depende dele quão forte e durável será o laminado de ladrilhos para a cozinha. Normalmente é feito de MDF, aglomerado ou fibra. São esses materiais que fornecem o revestimento com isolamento térmico e acústico, resistência.
Também nesta camada é feita uma junta de travamento, que pode ser cortada diretamente no corpo do painel ou separadamente.
A força da conexão de bloqueio depende de:
- da forma da ranhura e da profundidade de sua fabricação;
- marcas de impregnação e o método de aplicação no laminado (interno ou superficial);
- a espessura da camada de base (a conexão mais confiável é obtida se uma camada espessa for usada).
Regras de seleção
Ao escolher um laminado em forma de ladrilho para a cozinha, é necessário ter em consideração algumas das características deste material para não ter de voltar a lixar o revestimento no futuro.
- No momento da compra, peça ao vendedor um certificado para a cobertura selecionada. Estude-o cuidadosamente. É necessário que nela esteja indicada a classe 33, o que proporcionará ao seu revestimento maior resistência ao desgaste, o que significa que o material escolhido terá uma longa durabilidade.
- Além disso, o indicador de densidade do painel deve ser indicado lá. Seu valor não deve ser inferior a 900 kg / m. Isso fornecerá ao revestimento uma resistência ideal.
- Encontre nas informações do certificado que o verso do produto também é tratado com impregnação resistente à umidade. Isso protegerá o laminado da umidade.
- É necessário verificar o tratamento com cera das mechas. Para fazer isso, passe a unha ao longo da superfície da fechadura. Se sentir cera, o produto foi tratado na superfície. Se a cera não for sentida e a aparência da mecha tiver sombras úmidas, o revestimento foi tratado internamente. O tratamento interno do revestimento é preferível, pois é o mais durável e protege o laminado por mais tempo.
- É melhor usar materiais de PVC como substrato para instalar um laminado espesso na forma de ladrilhos na cozinha.
Aparência
Graças ao desenvolvimento da indústria gráfica, tornou-se possível criar um grande número de todos os tipos de designs de pisos. O laminado não é exceção. Ao escolher um revestimento para a cozinha, esta tarefa torna-se ainda mais insolúvel devido à riqueza da escolha. Portanto, é possível dividir toda a gama deste material em grupos condicionais.
O laminado de cozinha mais popular é o ladrilho de imitação de cerâmica. Este material é adequado para qualquer interior de cozinha, por isso é considerado universal. Visualmente, esse revestimento parece cerâmico, mas é mais agradável de andar sobre ele do que sobre ladrilhos. A superfície de tal revestimento é feita com uma ligeira rugosidade para maior segurança.
Outro tipo de laminado de azulejo é uma imitação de materiais naturais. Até recentemente, os mais difundidos eram os revestimentos de granito, mármore e pedra. Hoje em dia, o laminado com textura de madeira se difundiu.
O fato é que a própria estrutura de madeira dá grandes oportunidades para um vôo da imaginação ao criar um ornamento no chão. Colocando os ladrilhos em direções e ângulos diferentes, obtemos uma tonalidade e um padrão completamente diferentes. E em combinação com móveis de cozinha feitos em cores amadeiradas, a cozinha torna-se aconchegante e convida a relaxar.
Os fãs da abstração vão adorar o laminado de azulejos com padrões caóticos despretensiosos. Aqui tudo vai depender da sua imaginação - você pode brincar com as cores das peças, tamanhos, padrões.
Se finalmente decidiu equipar a sua cozinha e o pavimento é de laminado laminado, então estas dicas irão ajudá-lo a compreender toda a variedade deste material.
Para obter mais informações sobre pisos laminados para azulejos de cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.