O que é melhor para a cozinha - azulejo ou laminado?
A reforma de uma casa é sempre uma tarefa difícil e responsável. Principalmente quando se trata de escolher pisos para sua cozinha. Deve ser fácil de usar, durável, bonito e fácil de limpar. É por isso que cada vez mais as pessoas se deparam com uma escolha: laminado ou ladrilhos no chão. Aqui estão as sutilezas dessa escolha, bem como sobre as características de cada tipo de revestimento e a diferença entre o azulejo e o porcelanato, que serão discutidas a seguir.
Qual deve ser o chão?
A fim de determinar o tipo de revestimento do piso da cozinha, em primeiro lugar, é necessário estudar detalhadamente as condições em que será operado.
- Alta umidade. E você não pode fugir desse fator - a lavagem regular de pratos e o cozimento aumentam significativamente.
- Poluição intensa. Freqüentemente, não apenas pedaços de comida caem no chão, mas também vários tipos de gorduras que precisam ser removidos com alguma coisa. E quanto mais fácil for a manutenção do piso, melhor.
- Mudanças de temperatura frequentes e repentinas. Enquanto a comida é preparada na cozinha, a temperatura ambiente pode subir até 10 graus. Assim que o trabalho é concluído, ele cai drasticamente.
- Alta habilidade de cross-country. Esse fator é inegável, principalmente quando a cozinha também é uma sala de jantar.
Para que um revestimento de piso dure muito tempo, seja fácil de limpar e não perca a aparência por muito tempo, ele deve atender aos seguintes requisitos.
- O material deve ser resistente à umidade. Isso permitirá que você cuide facilmente dele e use-o em condições de alta umidade sem medo de sua aparência.
- É melhor se o revestimento for ligeiramente flexível e não muito duro. Em primeiro lugar, esse piso será mais quente e, em segundo lugar, às vezes será capaz de evitar que os pratos se quebrem e rachem.
- Você deve escolher materiais que tenham um alto nível de condutividade térmica. Com um piso assim, seus pés nunca congelarão.
- A presença de características adicionais como isolamento térmico e acústico é altamente desejável. Será muito mais agradável e confortável estar em tal piso.
- O revestimento do piso deve ser de fácil manutenção. Você deve escolher aqueles materiais que podem ser facilmente limpos sem o uso de meios especiais e caros.
É por isso que a maioria das pessoas prefere ladrilhos ou laminados, visto que estes revestimentos para pavimentos, acima de tudo, cumprem todos os requisitos.
E para fazer a escolha final, é necessário estudar mais detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada material.
Prós e contras do laminado
Há alguns anos, esse tipo de revestimento era considerado elite, mas hoje seu preço caiu várias vezes, mas a qualidade continua a mesma. O laminado também ganhou grande popularidade devido à sua aparência. Pode imitar não só madeira maciça de espécies valiosas, mas também azulejos, mármore ou grés porcelânico. É muito difícil distinguir a olho nu com que exatamente o chão da cozinha é coberto.
A colocação de pisos laminados é bastante simples e, em princípio, qualquer pessoa pode fazer esse trabalho, ele também:
- Prático. É fácil de cuidar e até mesmo as manchas mais difíceis podem ser facilmente removidas com água e sabão. E se necessário, você pode usar meios especiais - o revestimento não sofrerá com isso.
- Possui bom isolamento acústico. Isso significa que o toque da panela caída não será ouvido em toda a casa.
- Possui boa condutividade térmica. Comparado ao mesmo grés porcelânico, o laminado é muito mais quente.
- Revestimento resistente à umidade esta espécie não tem medo de umidade excessiva.
- Resistente aos raios UV. Esta característica permite a colocação do laminado mesmo na cozinha, que é fortemente iluminada pelos raios solares. Com o tempo, o revestimento não desbota nem deforma.
- O laminado não deforma com mudanças bruscas de temperatura e retém bem o calor por um longo tempo. Portanto, ele pode ser usado de forma independente, sem aquecimento radiante adicional.
- Alta resistência ao desgaste. Algumas classes desse revestimento têm essa vantagem. Ao escolher o tipo certo, o revestimento durará vários anos e não mudará em absoluto sua aparência e características técnicas.
Mas o uso de piso laminado na cozinha também tem seus inconvenientes, que devem ser levados em consideração.
- É suscetível a danos mecânicos. Golpes regulares, objetos pontiagudos e pontiagudos que atingem o chão podem causar não apenas danos à sua aparência, mas também à perda completa de todas as características positivas.
- Laminado tem pontos fracos - peças finais e juntas entre os painéis. De vez em quando, é necessário verificar cuidadosamente a estanqueidade de seu encaixe, caso contrário, se a água entrar sob a camada protetora das lamelas, o revestimento inchará e inchará. Terá de ser completamente alterado.
- Se de repente houver uma inundação no apartamentopor exemplo, um cano estourará repentinamente, ou só saindo para trabalhar, você se esquece de fechar a torneira, então além de trocar o encanamento, terá que trocar todo o piso laminado por completo.
Em princípio, o piso laminado é adequado para aqueles que monitoram cuidadosamente sua segurança, manuseiam a água com cuidado e podem ter certeza de que a inundação inesperada da cozinha irá contorná-la.
Prós e contras dos tiles
Tal revestimento de piso de cerâmica ou vinil é considerado tradicional em nosso país. Mas, nos últimos anos, pode ser visto com mais frequência não só no chão, mas também nas paredes do banheiro. Mas apenas algumas décadas atrás, os ladrilhos eram o revestimento principal do piso em muitas cozinhas.
Este material, assim como os painéis lamelares, tem suas próprias vantagens significativas.
- Vida útil muito longa. Com instalação e cuidado adequados, os ladrilhos podem durar décadas.
- Alto nível de resistência ao desgaste. Não importa o quão alta seja a permeabilidade nesta sala, a aparência dos ladrilhos permanecerá por muitos anos.
- Resistência à umidade. Este valor é várias vezes superior ao de um laminado. Para azulejos, nem inundações nem vazamento de água nas rachaduras são assustadores.
- O ladrilho é um material imune a produtos químicos. É fácil de limpar e limpar, mesmo nas manchas mais difíceis.
- O desenho não desaparece por muito tempo. Mas isso só se aplica ao revestimento cerâmico. O vinil, por outro lado, tem um padrão artificial, que esmaece com o contato prolongado com a luz ultravioleta.
Deve-se ter em mente que o vinil possui um bom isolamento acústico, mas a cerâmica não o possui.
As desvantagens desses dois tipos de ladrilhos são as mesmas.
- Má condutividade térmica. O ladrilho está sempre mais frio do que qualquer outro tipo de piso. Esta deficiência só pode ser corrigida se for feito adicionalmente um piso radiante.
- Azulejos, especialmente se estiverem molhados, escorrega fortemente, o que pode causar ferimentos inesperados e graves na cozinha.
- Este pavimento é muito duro e não possui isolamento acústico. Portanto, qualquer objeto que caia sobre ele se quebra ou deforma fortemente, e o som é ouvido por todo o apartamento.
- A colocação dos ladrilhos deve ser cuidadosa e não poupar a solução., caso contrário, vazios aparecerão sob ele, o que levará à sua deformação prematura.
Se compararmos a colocação de ladrilhos e piso laminado, então o piso laminado é mais fácil e rápido de fazer com as próprias mãos. O ladrilho, por outro lado, requer cuidado e experiência. Caso contrário, pode começar a cair ou inchar.Portanto, para quem não tem essa experiência, será mais conveniente e fácil colocar laminado na cozinha.
Tanto a opção de piso tem seus prós e contras. Uma avaliação da sua cozinha e conselhos úteis de artesãos profissionais irão ajudá-lo a escolher o que colocar. O principal a lembrar é que o piso da cozinha, ou melhor, a escolha do material para revesti-lo, é o ponto-chave na reforma. E o quão bem a escolha é feita, depende não só do aspecto da cozinha, mas também da comodidade e conforto de estar nela.
Dicas dos mestres
Mesmo os mestres de acabamento profissionais não podem dizer unanimemente o que exatamente - laminado ou azulejo, é melhor para colocar no chão da cozinha.
Segundo eles, a escolha final é influenciada por muitos fatores ao mesmo tempo:
- preferências pessoais;
- a presença de uma função de piso quente na sala;
- frequência e intensidade de uso das instalações;
- patência;
- despesas.
Ladrilhos de qualidade, sejam eles vinílicos ou cerâmicos, são mais caros do que pisos laminados.
Se o espaço da cozinha for usado mesmo diariamente, mas não por várias horas consecutivas, e não houver 10 pessoas morando na casa, então o piso laminado é ideal como revestimento.
Se a cozinha for usada diariamente e por muito tempo, então os azulejos serão a melhor solução. Ao escolher, é fundamental levar em consideração a intensidade de aquecimento do próprio ambiente.
Se a cozinha estiver sempre fria, então ladrilhos no chão não serão a melhor escolha. Além disso, com esse revestimento, é quase impossível criar o máximo de conforto. Mas para os amantes do minimalismo, esta solução será ideal.
Se, no entanto, a escolha for interrompida no ladrilho, então deve ser:
- alta qualidade;
- simples ou com algum tipo de padrão descomplicado;
- não deve ter lascas e rachaduras;
- é melhor se tiver um revestimento antiderrapante adicional.
O conforto adicional ajudará a criar um piso quente ou um pequeno tapete (o mais importante, sem pêlo longo) no chão.
Se for decidido colocar um laminado, você deve escolher lamelas com a classe máxima de resistência à umidade e resistência ao desgaste. E antes de comprar, familiarize-se com as recomendações do fabricante sobre o uso de agentes de limpeza e o grau de proteção contra a radiação ultravioleta com antecedência.
A maioria dos mestres recomenda não fazer uma escolha em favor de qualquer revestimento de piso, mas simplesmente pegá-los e combiná-los. Para isso, são utilizadas soleiras especiais de alumínio, que tornam as juntas entre os ladrilhos e as lamelas praticamente invisíveis.
Nestes casos, os ladrilhos costumam ser colocados diretamente na área de trabalho - pia, mesa de corte e fogão. E o resto do espaço é coberto com laminado.
Em qualquer caso, a escolha de um determinado revestimento de piso depende das capacidades materiais e preferências pessoais de cada pessoa. O principal é levar em consideração todos os prós e contras de um determinado material e as características de seu funcionamento futuro.
Para dicas sobre como escolher pisos para sua cozinha, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.