Características de combinar azulejos e laminados na cozinha
Ao preparar uma reforma de cozinha, uma das tarefas mais importantes é escolher um material de piso prático. Na maioria dos casos, são usados ladrilhos laminados e cerâmicos. Nos últimos anos, esses tipos de revestimento costumam ser combinados em um único espaço.
Vantagens e desvantagens
Uma das principais tendências do design de interiores de uma casa ou apartamento privado é a instalação de pisos combinados, que combinam materiais como laminado e azulejos.
Esses revestimentos atendem a todos os requisitos para revestimentos de pisos, a saber:
- eles são facilmente limpos de sujeira;
- são resistentes a danos mecânicos, por exemplo, ao impacto de pratos quebráveis;
- resistente à forte abrasão;
- sem prejuízo de sua aparência, toleram os efeitos dos produtos químicos domésticos;
- retêm suas propriedades técnicas e operacionais com contato frequente com meios líquidos;
- não absorva os odores da cozinha.
Além disso, o laminado e o ladrilho ficam perfeitos juntos, especialmente se você os escolher corretamente na cor e na textura. Esta combinação é ideal tanto em estúdios como em divisões combinadas que desempenham várias funções ao mesmo tempo - cozinha + sala de estar ou cozinha + sala de jantar. No entanto, em edifícios residenciais com um layout padrão, essas soluções podem ser bastante bem-sucedidas.
As vantagens de combinar ladrilhos e piso laminado incluem:
- higiene;
- Resistência à umidade;
- resistência a soluções ácido-básicas;
- força mecânica;
- proteção contra desgaste prematuro nas áreas que suportam a maior carga;
- a capacidade de criar uma composição de design não trivial.
Também é importante que, ao combinar esses materiais, você possa economizar em consumíveis sem comprometer a atratividade da aparência do ambiente.
As desvantagens incluem:
- a complexidade da seleção de materiais que se harmonizam entre si em tonalidade e textura;
- a necessidade de processamento adicional das juntas entre os dois tipos de painéis, pois se não for suficiente pensar cuidadosamente no projeto e posicionar as peças de maneira incorreta, o revestimento ficará assimétrico e todos os custos serão simplesmente nulos.
Normalmente, os revestimentos de azulejos são colocados na área de trabalho - isto é, onde os alimentos são cortados e preparados. A explicação é bastante simples - é muito mais fácil remover graxa, sujeira e água dos ladrilhos. Ressalta-se que a telha possui uma estrutura bastante densa, por isso não absorve ácidos orgânicos, diversos corantes e todo tipo de odores.
Para uma cozinha grande e espaçosa, azulejos de tamanho médio são tradicionalmente usados, com menos frequência painéis grandes.
Os menores são ideais para criar decoração em estilo country ou decoração em mosaico.
A sensação térmica do revestimento também é importante, nomeadamente, como os moradores da casa o percebem - frio ou quente. Claro, não há dúvida sobre o fato de que na verdade absolutamente todos os materiais têm a mesma temperatura, igual à temperatura da sala, no entanto, os ladrilhos são percebidos muito mais frios do que o laminado. O ponto aqui é a condutividade térmica - a temperatura do material é, por exemplo, 24 graus, e a temperatura do corpo humano é de cerca de 36 graus.Tocando o chão com os pés, liberamos um pouco do nosso calor para o revestimento, e quanto mais rápido essa transferência é feita, mais quente nos parece o material.
Por isso, é preferível colocar piso laminado na área de lazer, que proporciona uma sensação confortável de calor.
A regra de ouro para decorar uma cozinha é a seguinte - quanto menor for a área livre da cozinha, mais concisa e simples deve ser a decoração. Grés laminado e porcelanato criam um acabamento discreto, mas elegante. Os materiais se equilibram - a superfície brilhante do porcelanato ou do azulejo, combinada com lamelas de madeira natural, cria uma atmosfera especial no espaço que enfatiza o gosto e o estilo impecável dos proprietários do edifício residencial.
Regras de combinação
Não há requisitos rígidos para combinar azulejos e laminados, mas há uma série de recomendações tácitas que transformarão a cozinha em uma composição elegante e nobre.
Em áreas com menor grau de insolação natural, é preferível utilizar tonalidades mais claras de laminado e ladrilho - neste caso, o espaço aumenta visualmente e fica muito mais claro e arejado.
Em cozinhas com tetos altos, acabamentos mais escuros podem ser preferidos., o design geral será mais aristocrático e elegante. Ao mesmo tempo, tenha em mente que as tonalidades mais escuras são as mais claras, portanto a limpeza desses revestimentos deve ser realizada com especial cuidado e sempre com o uso de agentes de limpeza especiais.
Não se esqueça que os tons quentes podem ser combinados apenas com os quentes, respectivamente, os frios com os frios, e a combinação das cores quentes e frias parece pretensiosa e sem gosto. É ideal quando uma das tonalidades da decoração do laminado está presente no desenho dos ladrilhos.
Se o ladrilho tiver um design brilhante e atraente, o laminado deve ter cores suaves.
Opções de design
A combinação de ladrilhos e ladrilhos laminados é de enorme importância funcional, pois permite tornar a cozinha mais funcional e prática sem comprometer a estética da divisão. A escolha de cores e texturas é principalmente aprimorada pelos recursos de design de toda a sala como um todo.
Para decoração em estilo loft, deve-se dar preferência a ladrilhos perolados em combinação com lamelas cinzas. Se você está planejando decorar uma sala no estilo Art Déco, é melhor prestar atenção ao revestimento em azul escuro ou carvão. Materiais de tons de madeira - marrom rico, cinza, bege ou creme parecem muito caros e nobres.
A direção de colocação do laminado e dos ladrilhos deve ser certamente a mesma, para que visualmente um material passe para o outro. Então será possível criar uma composição acabada integral, que é ideal se a cozinha for mal iluminada ou tiver pequenas dimensões.
Ao implementar o conceito de Art Déco, além do minimalismo e dos clássicos, linhas retas e cantos agudos são utilizados no design do piso, enquanto os designers permitem a colocação de painéis cerâmicos cacheados.
Mas se você é um defensor do estilo moderno ou de fusão, então você pode usar ativamente formas onduladas e curvilíneas.
Se você tiver uma cozinha pequena, é melhor organizar a área de trabalho não completamente, mas simplesmente desenhar um contorno usando ladrilhos. Mas mesmo neste caso, você não deve usar uma combinação de materiais em salas com área inferior a 6 metros quadrados. m, mas a 12 metros você já pode destacar uma área de jantar completa, colocando um tipo de tapete, embora seja melhor evitar um contraste acentuado nas cores das paredes e do chão.
Os pavimentos combinados têm sempre um aspecto bonito e bastante prático. É bom complementar essa decoração com móveis de madeira e tecidos estampados de algodão e linho. O balcão do bar e um pequeno arco parecem elegantes. Essas soluções permitem obter uma divisão visual ainda maior em zonas funcionais do espaço da cozinha.
Métodos de ancoragem
Para que a combinação de laminado e azulejo na decoração tenha um visual realmente estiloso e eficaz, você precisa se preocupar com o design correto das juntas dos painéis. Para isso, são utilizadas tiras especiais, que podem ser confeccionadas em diversos materiais. Alumínio ou aço são considerados os mais práticos - eles têm uma durabilidade bastante longa, têm alta resistência ao desgaste, mas, ao mesmo tempo, em interiores claros repletos de elementos de vidro, muitas vezes parecem muito ásperos.
As pranchas de madeira são as mais estéticas, mas são ideais apenas para soluções com ângulos retos e geometria clara, uma vez que não é possível fazer transições arredondadas com madeira.
O uso de molduras de plástico pode ser uma opção bastante econômica, mas ao mesmo tempo confiável, especialmente porque a indústria oferece uma grande variedade de soluções de cores para esses produtos.
As bases Balsa também podem ser colocadas nas costuras. Distinguem-se pela alta plasticidade, portanto, permitem que ocupem o máximo possível todo o espaço entre o laminado e o grés porcelânico, enquanto a área da junta fica quase invisível.
Materiais como espuma de poliuretano, solução de silicone e mástique são muito procurados. Essas composições são muito fáceis de aplicar e mascaram perfeitamente a costura.
No entanto, sua vida útil é curta, o que significa que você terá que monitorar constantemente sua condição e atualizar a cobertura de vez em quando.
Existem também perfis especializados, por exemplo Step Flex. Eles podem assumir absolutamente qualquer forma, portanto podem ser usados em qualquer decoração, mesmo nas mais fora do padrão. Ressalta-se que possuem bordas levemente arredondadas na parte inferior, garantindo assim um ajuste confortável dos materiais entre si.
Belos exemplos
O zoneamento das instalações fica mais elegante se você usar a ideia de combinar revestimentos laminados e ladrilhos na cozinha na decoração do espaço interior.
Ao mesmo tempo, a combinação de várias cores, texturas e formas de decoração permite implementar os conceitos de design mais interessantes e originais.
Como juntar laminados e ladrilhos sem soleira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.