Cozinhas leves em estilo clássico
As cozinhas clássicas não perderam sua relevância por muitos anos. É a personificação do respeito pelas tradições e valores familiares. Essas cozinhas parecem especialmente impressionantes em tons claros.
Recursos de estilo
Os principais diferenciais dos clássicos são a sofisticação das formas, a simetria excepcional e a paleta de cores equilibrada. Os interiores das cozinhas decoradas neste estilo parecem muito caros e aristocráticos. Ao mesmo tempo, o estilo é considerado universal - é adequado para cozinhas pequenas e espaçosas. Se você escolher o mobiliário certo e comprar materiais de acabamento práticos e de alta qualidade, uma cozinha bem iluminada de estilo clássico irá encantá-lo por muitos anos.
Os clássicos caracterizam-se pela pompa, em contraste com estilos como o country ou a provençal. Aqui, os designers aderem a linhas geométricas rígidas - podemos dizer que esta é uma solução aristocrática perfeita para a cozinha. Grandes janelas e tetos altos criam uma sensação de luz e espaço, enquanto tons delicados e móveis nobres enfatizam o bem-estar e o status da família.
Seguir formas geométricas claras deixa uma marca no design do espaço da cozinha - os móveis na maioria dos casos são colocados em uma linha reta, embora as opções de canto também sejam aceitáveis. Quanto aos materiais utilizados, apenas os naturais são adequados para os clássicos - maciços de madeira e pedras naturais. É por isso que a madeira de cedro, faia, carvalho ou cerejeira costuma ser usada para a produção de móveis e decoração. No entanto, esses reparos estão associados a custos significativos, razão pela qual a maioria das cozinhas modernas usa fogões artificiais que imitam a textura de materiais naturais.
Dispositivos de iluminação merecem atenção especial - os clássicos não aceitam a abundância de lâmpadas, aqui a ênfase está em um lustre enorme com elementos forjados e pingentes de vidro - tal lâmpada é colocada no centro da cozinha e complementada com várias fontes de luz únicas acima da área de trabalho.
A seguir, consideraremos quais materiais, tons e soluções de design são mais bem usados para decorar uma cozinha clássica com luz.
Materiais (editar)
Clássicos são o estilo dos verdadeiros aristocratas, então por muitos anos apenas materiais naturais foram usados para implementar essa tendência na prática. Eles são muito bonitos, caros, mas às vezes completamente impraticáveis. É por isso que as tendências modernas preferem os revestimentos artificiais que imitam a madeira natural ou a pedra.
Paredes
Uma variedade de materiais de acabamento são usados para decorar as paredes em um interior clássico. O gesso decorativo é um revestimento amigo do ambiente que disfarça de forma ideal todas as irregularidades e defeitos dos revestimentos e é bastante fácil de reparar. Normalmente, para uma cozinha de estilo clássico, usa-se um gesso veneziano que imita a pedra natural, graças a uma sombra luxuosa com um brilho de cobre, o efeito de um brilho do interior é criado. A única desvantagem dessa cobertura é seu superfaturamento.
A tinta fosca é o acabamento mais barato e fácil. As paredes pintadas com essa composição parecem elegantes e, ao mesmo tempo, são muito fáceis de limpar de sujeira e manchas de gordura.
Papel de parede - o vinil funciona bem para a cozinha. Se a cozinha for pequena, então é melhor usar um revestimento monocromático, e se a área da sua cozinha for muito grande, papel de parede com listras verticais, pequenos padrões florais ou todos os tipos de padrões de orifícios servem. Nesse caso, o desenho deve ser discreto.
Painéis - os painéis de madeira parecem muito caros e ricos, além de serem fortes e duráveis. As placas da mais alta qualidade são feitas de cedro e carvalho, enquanto as opções mais baratas são feitas de pinho ou amieiro. Uma boa alternativa à madeira seria o MDF com uma imitação de textura natural.
Piso
Existem várias opções de acabamento do piso ao implementar um estilo clássico na cozinha. Granito ou mármore são materiais luxuosos, duráveis, resistentes ao desgaste e duráveis que mantêm sua aparência invariavelmente luxuosa por várias décadas. A principal desvantagem de tal revestimento é seu custo muito alto.
Parquet - este revestimento era popular na era soviética, mas hoje não perdeu sua relevância nos interiores clássicos. Parece espetacular e é agradável ao toque, é mais barato, mas pouco prático. Para aumentar a vida útil do revestimento, ele é tratado com vernizes e ceras, apenas formulações especializadas são utilizadas para a lavagem e friccionadas periodicamente com pastas especiais.
Laminado - uma alternativa moderna ao parquet, via de regra, imita madeira de espécies claras e escuras, não tem medo de limpeza úmida e é resistente a danos mecânicos.
O ladrilho é a opção mais prática, que se caracteriza pelo aumento da resistência ao desgaste, umidade e abrasão, o material é à prova de fogo e prático. Além disso, o custo de uma placa de cerâmica é bastante acessível, de modo que mesmo pessoas com renda média podem pagar por esse revestimento.
Teto
Na versão clássica, os tetos devem ser perfeitamente alinhados e pintados com tinta branca. Se houver defeitos e irregularidades na superfície, é melhor instalar o drywall e pintar a superfície já. Prateleiras lisas são frequentemente complementadas com molduras de estuque e rodapés são fixados em todo o perímetro.
Móveis
Os conjuntos de cozinha devem ser feitos apenas de madeira natural e dos materiais de estofamento mais caros. As superfícies sintéticas, assim como a abundância de metal, não se harmonizam com as clássicas, por isso seu número deve ser mínimo.
Tons populares
Os clássicos exigem tons claros nobres, a cozinha pode ser bege, marfim, bem como verde claro, cinza claro ou oliva. São permitidas as cores azul, pistache, azul claro, amarelo claro, salmão, rosa e creme. Todos estes tons têm uma coisa em comum - são considerados neutros e, portanto, não podem ficar entediados ou cansados, como costuma acontecer se a sala for decorada em tons de vermelho, azul profundo e marrom.
Além disso, os tons claros aumentam visualmente a área da cozinha e aumentam visualmente os tetos, portanto, criam uma sensação de leveza, leveza e plenitude de luz solar. Para enfatizar esse efeito, os clássicos costumam ser complementados por móveis brilhantes - eles refletem a luz e o ambiente se torna ainda mais confortável e espaçoso.
Em interiores clássicos, sempre há elementos forjados e bronze, além de douramento e estuque, respectivamente, em certas proporções, branco e tons de metais preciosos são adicionados à paleta de cores. Porém, ouro, prata ou bronze não devem se tornar a cor principal, eles são bons para detalhes - puxadores, cortinas ou elementos decorativos.
O efeito pátina parece muito elegante - uma leve abrasão dos materiais de revestimento. Esses acentos permitem alcançar uma aura especial repleta de história e adesão aos valores clássicos. Os benefícios da pátina são óbvios.
- Efeito decorativo elegante - as superfícies patinadas tornam a cozinha mais luxuosa e interessante.
- Praticidade - manchas e estrias não são tão visíveis na pátina.
- Proteção - ao aplicar composições patinadas em fachadas, a proteção contra umidade é fornecida adicionalmente. Consequentemente, a vida útil de tais móveis aumenta significativamente.
- A flor de ouro em móveis brancos ou bege sempre foi considerada uma situação em que todos ganham. Não só torna a cozinha mais elegante, mas também combina com todos os outros móveis.
Dicas de Seleção
A abordagem para comprar móveis de cozinha é muito simples - você precisa ir a uma loja de móveis, escolher o modelo de sua preferência no catálogo de produtos e fazer o pedido no tamanho e no esquema de cores desejados. Normalmente, o designer envia os medidores para sua casa e em seguida faz um esboço de sua futura cozinha, em seguida, envia para a oficina de produção. Como regra, os móveis são montados por cerca de 1,5 a 2 meses, após os quais são levados para sua casa ou loja.
Todo o processo leva muito tempo, então, nos últimos anos, o designer de moda deu um salto em favor das opções modulares. Esses fones de ouvido são um conjunto de vários designs que podem ser facilmente reorganizados de um lugar para outro e até mesmo posicionados um sobre o outro.
As opções modulares para a cozinha são mesas, armários e gavetas, que não são organizados em nenhuma ordem específica. Normalmente, o mesmo modelo pode ser feito em 3-5 opções de cores com 10-20 tipos de armários em 3-4 tamanhos, e já no local você escolherá a cor ideal para você e, por exemplo, 6-8 armários que Combine idealmente com o espaço da sua cozinha e a funcionalidade atribuída a eles. Assim, na hora da compra, você é ao mesmo tempo um designer que seleciona opções individuais "não como todo mundo".
Ambos os métodos de compra de uma cozinha são comuns entre os russos, enquanto a principal vantagem dos conjuntos de cozinha feitos sob medida tradicionais é uma ampla seleção de materiais usados, bem como acessórios e todos os tipos de cores, e as vantagens de um modelo de módulos incluem o capacidade de montar um conjunto de forma independente.
As cozinhas clássicas são normalmente utilizadas na versão tradicional, em geral são feitas "semi-antigas" e em madeira maciça.
Independentemente da opção de sua preferência, antes de selecionar os utensílios de cozinha, os seguintes pontos devem ser identificados:
- funcionalidade desejada;
- paleta de cores;
- parâmetros da sala - forma, dimensões e localização da janela;
- colocação de tomadas, saídas de gás e conexões de encanamento.
Sem dúvida, os clássicos não toleram coisas baratas, então os móveis devem ser da mais alta qualidade. Na maioria dos casos, a escolha dos compradores são os modelos fabricados na Rússia, nos países da CEI, mas se pretende recriar um interior verdadeiramente clássico na sua cozinha, é melhor dar preferência aos auriculares fabricados na Alemanha, Itália e França.
Belos exemplos
Uma cozinha clássica está sempre decorada em tons naturais, na maioria das vezes bege, creme claro e cinza. Os quartos brancos, lácteos e cremosos parecem muito impressionantes, assim como aqueles decorados com as cores "marfim" e "casca de ovo".
Porém, os clássicos permitem o uso de tons mais vivos - azeite, salmão e terracota são populares, o principal é que o tom seja leve e o mais natural possível, ou seja, do jeito que é encontrado na natureza.
Existem vários princípios para a solução colorística da cozinha.
- Se a sua cozinha for muito pequena ou escura, é melhor usar o branco brilhante como cor principal. Essa solução irá expandir visualmente o espaço, adicionar luz e iluminar móveis que são muito volumosos.
- Ao projetar uma cozinha clássica, conte com tons neutros universais - creme, bege claro ou cinza claro.
- A opção de design mais segura seria uma cozinha em dois tons, claro, as cores devem ser relacionadas, mas de forma alguma contrastantes.
- Lembre-se de que quaisquer tons metálicos são bons como elementos decorativos e acessórios, metais envelhecidos parecem especialmente elegantes, por exemplo, ouro antigo, bronze ou prata.
Para obter informações sobre como escolher o design certo para uma cozinha leve no estilo clássico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.