Cozinha no estilo "clássico moderno"

Cozinha clássica moderna
  1. Características do estilo clássico
  2. Como o neoclassicismo difere do estilo tradicional?
  3. O que não deveria estar no interior?
  4. Características do design do quarto
  5. Escolhendo um conjunto de cozinha
  6. Cozinha clássica com sala de jantar
  7. Qual técnica é apropriada: embutida ou convencional?
  8. Têxteis e decoração de janelas

O espaço da cozinha é onde passamos mais tempo. Aqui eles se reúnem com suas famílias, se comunicam, organizam encontros com amigos. Claro, seria lógico ter certeza de que esta sala parece elegante e permite que você coloque confortavelmente ferramentas, equipamentos e pratos úteis. Mas nem todo estilo se combina harmoniosamente com um típico apartamento ou casa de campo. Uma solução de compromisso neste caso pode ser uma cozinha bonita e elegante no estilo dos "clássicos modernos".

Características do estilo clássico

Uma cozinha clássica estilisticamente sustentada é um espaço que tem tudo para um passatempo confortável. Se considerarmos as tendências do design, então, é claro, a influência da cultura europeia, em parte escandinava, é visível aqui. Muitos estilos nacionais vieram dos clássicos - vitoriano e provençal, minimalista e moderno. Todos estes são desdobramentos, que deram origem ao desejo de seguir os preceitos básicos da concepção clássica de espaços:

  • planejamento linear claro;
  • soluções funcionais no ambiente (um objeto tem várias finalidades);
  • preservação da paleta de cores naturais;
  • falta de pretensão e detalhes desnecessários.

No entanto, o que hoje chamamos de estilo clássico também é amplamente emprestado da antiga cultura grega. Clareza e naturalidade, máxima proporcionalidade da situação, uma abundância de luz natural permite obter o efeito de um espaço cheio de ar - leve e livre do empilhamento de coisas desnecessárias.

É nesta cozinha que é agradável ficar muito tempo, ficar dentro de casa não só para preparar o almoço ou o jantar.

Como o neoclassicismo difere do estilo tradicional?

Clássicos com elementos de modernidade - exatamente o que os moradores de apartamentos na cidade escolhem hoje. Claro, em um espaço onde a altura do teto não exceda 2,5 metros, é difícil imaginar um lustre maciço ou cortinas de veludo para o chão. Mas é aqui que a parcela da modernidade é apenas benéfica. Assim, podem ser feitas indulgências na escolha dos materiais - uma madeira maciça pesada é substituída por MDF, aglomerado, acrílico, as janelas são decoradas com cortinas lacónicas (necessariamente simétricas, emparelhadas) sem barra horizontal adicional.

Outra mudança está relacionada à funcionalidade do mobiliário. Já se foram os banquetes com lareira, as mesas compridas e as cadeiras de espaldar alto. Obedecendo às tendências atuais, os clássicos se despedem de sua monumentalidade e oferecem um novo olhar sobre o problema da modelagem do ambiente. Bancadas e peitoris de janela modernos feitos de pedra artificial, balcões de bar e "ilhas" em vez de mesas completas. O estilo neoclássico transforma objetos em elementos de transformação do espaço, mudando completamente a visão do design como um todo.

O que não deveria estar no interior?

Além de recomendações sobre a escolha de detalhes para o design da cozinha, vale a pena prestar atenção aos momentos que são absolutamente inaceitáveis ​​em tal ambiente.

  • Assimetria. Isso está absolutamente fora de questão no estilo clássico.Uma pilha de objetos de diferentes alturas e configurações criará uma sensação de caos, enquanto o objetivo do designer, neste caso, deve ser a ordem.
  • Iluminação branca, impiedosa com todas as coisas vivas. Lâmpadas com luz fria sem abajures - holofotes ou holofotes - são capazes de destacar imperfeições mesmo em um interior ideal. Para o evitar, bastará dedicar um pouco mais de tempo à escolha de uma solução de iluminação.
  • Brilho brilhante excessivo. Para não criar a sensação de kitsch ou a perfeita "casa de bonecas" no estilo dos loucos anos 60, vale a pena prestar atenção nas texturas foscas e tons suaves. Então a nobreza dos clássicos será transmitida corretamente.
  • Plástico em abundância. Desde o início, este material pertence a um estilo completamente diferente e vai interromper a sensação de harmonia, introduzindo um certo desequilíbrio na concepção do espaço.

Características do design do quarto

O que precisa ser feito para trazer o design clássico para o espaço da cozinha? Comece com pisos, tetos e paredes. Em primeiro lugar, eles devem ser lisos, sem quedas acentuadas, texturizados, foscos. Uma solução neutra para pisos pode ser escolhida entre painéis laminados, linóleo, parquete ou grés porcelânico. O revestimento não deve ser escorregadio ou difícil de limpar.

Para estruturas de teto, tetos falsos ou superfícies clássicas de gesso são adequados. Molduras suspensas e molduras de estuque ajudarão a dar a eles motivos clássicos - com a seleção certa, eles também tornarão o ambiente visualmente mais alto.

É melhor não fazer experiências com cores - o branco será útil. Em vez de lâmpadas embutidas, é melhor escolher iluminação zoneada com uma arandela e um lustre sob um abajur.

Para paredes em interiores neoclássicos, escolha um material com uma textura rica. Pedra artificial ou tijolo decorativo para a área do avental, papel de parede lavável ou tinta acetinada para o resto da sala serão a melhor solução. Entre os tons utilizados pelos designers, os principais são oliva, pêssego, coral, bege.

Escolhendo um conjunto de cozinha

No estilo neoclássico, a unidade da cozinha não é de todo o elemento central de toda a composição. Em vez disso, não define o clima geral, mas simula o esquema geral de cores e fornece ao ambiente a funcionalidade necessária. Se a arquitetura da sala permitir, vale a pena escolher a disposição em U dos módulos. Conjuntos diretos são colocados ao longo da parede mais longa, oposta para equipar a área de jantar. A simetria é obrigatória porque cria uma sensação de ordem no interior.

A proporcionalidade também é importante. As fileiras de gabinetes devem corresponder umas às outras em largura e altura; nos cantos, será adequada a instalação de estojos de lápis, em um dos quais pode-se colocar uma geladeira embutida. Os eletrodomésticos estão localizados ao longo da linha central do fone de ouvido.

Ao escolher um material para um conjunto de cozinha em estilo clássico moderno, deve-se dar preferência à madeira natural ou aglomerado folheado. Ambas as fachadas naturais com cores e texturas naturais e pintadas serão adequadas.

Apliques, esculturas, acessórios ornamentados irão lembrá-lo de pertencer aos clássicos. Se estamos falando de uma casa de campo, uma lareira natural a lenha ajudará a decorar a cozinha.

Cozinha clássica com sala de jantar

O interior de um amplo estúdio ou de uma casa de campo permite combinar dois quartos ao mesmo tempo, zoneando o território e criando a máxima harmonia. Um novo clássico no espaço de jantar da cozinha é especialmente apropriado. Nesse caso, o objeto recebe uma divisão clara em áreas funcionais.

Pode ser enfatizado pela diferença na iluminação: um grande lustre acima da mesa de jantar e holofotes acima das áreas de trabalho da bancada.Para potencializar o efeito, pode-se escolher um revestimento de piso em duas cores contrastantes ou até mesmo criar um pódio com uma diferença de altura de 10-15 cm.

A mesa de jantar é a base da composição no espaço da cozinha-sala de jantar. O estilo clássico permite o uso de opções redondas ou ovais, permitindo que a disposição das cadeiras seja confortável e economize espaço. Uma pequena mesa de serviço também será apropriada.

Se a configuração da sala for alongada, a área de trabalho principal é em forma de U ou L, usando a abertura da janela e o peitoril da janela. Em frente está uma mesa com cadeiras. Também é possível zonear o espaço devido ao jogo de texturas. Pedra e azulejos, tetos em camadas e piso liso com molduras ajudam a adicionar volume ao espaço.

Qual técnica é apropriada: embutida ou convencional?

Eletrodomésticos modernos, especialmente aqueles projetados em estilo de alta tecnologia, muitas vezes discordam do design de uma cozinha clássica, dando-lhe alguma desorganização. Mas o design moderno também resolve esse problema, oferecendo não apenas a construção, mas também a ocultação de móveis inadequados atrás de fachadas autênticas, na maioria das vezes entalhadas ou treliçadas, para garantir ventilação suficiente. Mas funciona no caso de uma geladeira ou lava-louças. Mas e quanto ao forno ou fogão?

As linhas de design tradicionais ajudam a salvar o dia - todos os fabricantes modernos as possuem. Em vez da pretensão excessiva e do brilho, aqui você encontra cabos de cobre ou baquelite originais, formato primoroso de queimadores.

Essa estilização vai custar um pouco mais do que as contrapartes convencionais, mas permitirá que você não se desvie do conceito geral no design do espaço interior, o que é muito importante no neoclassicismo.

Têxteis e decoração de janelas

O design harmonioso de uma cozinha moderna não está completo sem o uso de têxteis-lar. Cortinas e toalhas de mesa, guardanapos e toalhas, neste caso, proporcionam uma fusão harmoniosa de todos os acentos do espaço. Ao escolher têxteis, você deve seguir uma série de regras:

  • seguem um esquema de cores natural, sem a inclusão de tons neon e excesso de brilho;
  • abandone os sintéticos - linho, algodão, opções de veludo, cortinas de seda serão mais adequados;
  • não use camadas - duas cortinas nas laterais e um véu de renda no centro são suficientes;
  • observe a simetria dos elementos - isso ajudará a agilizar o espaço, adicionar profundidade ao seu design.

Na hora de escolher cortinas, é preferível dar preferência a cortinas simples retas, sem cortinas e lambrequins, em uma única cor.

Tendo estudado o design de um interior clássico e a escolha de um fone de ouvido para ele, será muito fácil escolher a decoração ou a iluminação. Se procura um design tão lacónico e ao mesmo tempo nobre, deve seguir desde o início as regras para decorar e completar o espaço com todos os elementos necessários. Então sua cozinha clássica se tornará moderna, aconchegante e muito funcional.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário