Ideias clássicas de design de cozinha branca
O esquema de cores branco é considerado universal, esta cor simboliza pureza e leveza, e além disso, aumenta visualmente o espaço da sala e permite bater lindamente o interior da cozinha. A combinação ideal para esse tom é o estilo clássico. Em nosso artigo, falaremos sobre como projetar um espaço de cozinha para que ele se transforme em uma verdadeira obra de arte.
Peculiaridades
O estilo clássico é adequado para pessoas para quem o respeito pelos verdadeiros valores e tradições familiares é muito importante, bem como para quem valoriza a constância, a consideração e a impecabilidade na vida.
Projetar um espaço de cozinha em uma decoração clássica requer:
- paleta de tonalidade restrita;
- uso de materiais naturais;
- observância de formas clássicas ou design ligeiramente pretensioso.
Tons de branco no interior da sala de jantar e cozinha:
- suavizar a bombástica excessiva dos clássicos e a brevidade do conservadorismo estrito;
- expanda visualmente a sala, torne-a iluminada e arejada;
- adicione luz às salas escuras.
Muitas pessoas acreditam que os clássicos são adequados apenas para grandes salas com tectos altos, uma vez que as formas maciças inerentes a esta direção escondem o espaço livre e, como resultado, a cozinha ou a sala de jantar não parecem tão impressionantes. O uso de cortinas brancas neutraliza essa desvantagem, pois aumentam visualmente o espaço e elevam os tetos.
Além disso, alguns são desencorajados pelos custos que terão de ser enfrentados ao organizar uma cozinha em estilo clássico, uma vez que os conjuntos de móveis elegantes e os materiais naturais são muito caros. Não tenha medo disso - hoje em dia há uma grande variedade de materiais artificiais que imitam com muito sucesso a madeira e a pedra. Isso inclui MDF e fibra sem brilho, bem como vários materiais de folheado.
Quanto à cor, aqui algumas donas de casa se confundem com a opinião difundida sobre a excepcional sujidade dos tons claros.
Claro, esses tons exigem uma limpeza mais profunda, no entanto, não se esqueça que em qualquer superfície escura, todos os tipos de manchas e manchas desordenadas são perceptíveis nem menos e mais ainda. A cozinha precisa de uma limpeza regular muito mais do que todas as outras áreas da casa, e a frequência da limpeza não deve de forma alguma depender do esquema de cores.
Opções de acabamento
Antes de escolher uma cozinha em branco, é necessário familiarizar-se com todas as subtilezas das opções de acabamento possíveis.
Paredes
Em uma cozinha branca, as paredes devem ser estritamente monocromáticas. Na maioria das vezes, papel de parede, azulejos, painéis de plástico e estuque são usados para revestimento. Se desejar, um enfeite discreto pode ser adicionado a uma pequena cozinha.e, no cômodo geral, uma parede coberta com um afresco com quaisquer motivos temáticos adequados terá uma aparência elegante. A solução clássica envolve a utilização de cortinas de tecido e linho, no entanto, para a área de trabalho da cozinha, tais opções são categoricamente inaceitáveis, no entanto, pode-se fazer uma sala de jantar desta forma.
Deve-se ter em mente que se o tom branco dominar o interior, então é desejável que as paredes difiram em alguns tons, caso contrário a cozinha vai dar a impressão de ser estéril e desprovida do calor e conforto necessários, tão característicos dos clássicos.
Piso
Os cânones clássicos tradicionais recomendam o uso de madeira como piso, pois esse material cria a aura de "tempo congelado" característica desse estilo. No entanto, na cozinha, esses pisos não são de forma alguma práticos e funcionais, portanto, use materiais que imitem a textura da madeira.
Por exemplo, é recomendado o uso de laminado ou linóleo como uma alternativa válida.
Uma opção mais elegante pode ser azulejos e grés porcelânico "como uma pedra" - Este material não só tem uma ótima aparência, mas também torna o piso mais resistente ao desgaste, pisoteio e danos mecânicos.
Teto
Os clássicos exigem soluções de design clássico, por isso o teto deve certamente ser caiado ou pintado. Molduras, pinturas e molduras em estuque em todo o perímetro são utilizadas como elementos decorativos. Os tetos, decorados no estilo de luxuosas mansões de campo - com caixotões, ripas e também complementados por vigas de madeira, também parecem elegantes. Apesar de os tectos tensos serem materiais modernos, este estilo é aceitável em alguns casos.
Mobiliário
É aconselhável escolher móveis brilhantes em uma clássica sala de jantar branca, esta opção é muito procurada nos dias de hoje.
Isso não é surpreendente, porque as fachadas brilhantes dão ao quarto uma aparência verdadeiramente luxuosa e elegante.
O brilho tem muitas vantagens:
- reflete a luz e amplia visualmente o ambiente;
- fachadas lustrosas caracterizam-se pela durabilidade, são resistentes ao desgaste e aos danos mecânicos, portanto podem servir fielmente por muitos anos sem perder sua aparência original;
- gloss parece moderno e suaviza um pouco os clássicos rígidos.
No entanto, tinha suas desvantagens:
- móveis brilhantes precisam de cuidados especiais, pois toda sujeira deve ser removida imediatamente, caso contrário, ficará amarelado com o tempo;
- todas as mãos e impressões digitais são claramente visíveis em fachadas brilhantes, no entanto, é muito fácil se livrar delas;
- Lembre-se de que se você exagerar com o branco brilhante, a cozinha parecerá um quarto de hospital.
Combinações de cores
O estilo clássico permite que a cozinha anime um pouco e acrescente alguma variedade de cores. A fim de se livrar do "efeito de sala de cirurgia", você pode introduzir alguns acentos de cor nos itens internos, que irão adicionar à atmosfera de habitabilidade e conforto.
A opção mais luxuosa é a combinação do branco com ouro e prata. Para que o interior não pareça muito pretensioso, este acabamento é usado exclusivamente nos detalhes. Assim, pátina em puxadores e frentes de móveis será um acento estiloso, mas muito discreto. Bronze parece um pouco mais modesto - os designers recomendam escolher um lustre, bem como uma batedeira, eletrodomésticos e conjuntos de móveis nesta linha.
O clássico do gênero é uma combinação de branco e preto, os interiores claros são muito eficazes, nos quais uma área de trabalho funcional é decorada em um tom escuro.
Via de regra, aqui são utilizadas pedras naturais, ladrilhos ou grés porcelânico. Um dos “companheiros” mais comuns do branco na cozinha clássica é o marrom para combinar com a tonalidade da madeira natural, porém, não só os elementos de madeira podem ser feitos neste tom. Por exemplo, mármore marrom é muito bom, um avental parece elegante, assim como têxteis de cozinha. Quaisquer cores naturais contidas se encaixam harmoniosamente nas idéias clássicas de design de cozinha branca. Existem apenas duas soluções que você deve evitar: muitos tons diferentes e monocromático.
Arranjo
Uma cozinha branca, decorada com um design clássico, faz requisitos bastante estritos para o uso de elementos decorativos e as regras para a disposição do espaço da cozinha.
Existem várias regras básicas, que iremos considerá-las a seguir.
- Os eletrodomésticos devem ser escondidos atrás das fachadas dos móveis, pois seu design moderno vai violar o estilo principal do interior. Como alternativa, você pode considerar a compra de eletrodomésticos de estilo retrô, mas encontrá-los nas lojas é bastante difícil.
- A iluminação é um elemento importante na decoração de uma sala. Para os clássicos, lustres pesados maciços com elementos de ferro forjado e detalhes de vidro são característicos - tais luminárias são penduradas no centro, eles dão ao quarto uma majestade e nobreza. Mas acima da área de trabalho, você pode colocar vários holofotes.
- As composições feitas de porcelana e cerâmica parecem espetaculares como acessórios. Se o serviço de café de porcelana de sua avó já está no mezanino há muito tempo, certifique-se de movê-lo para trás da fachada de vidro da vitrine - ele desempenhará o papel de decoração e enfatizará com competência a consideração do design.
- Não há lugar para oleado em uma cozinha clássica, os têxteis devem ser feitos apenas de materiais naturais. Quanto à cor, cores monocromáticas ou composições com leves ornamentos florais são desejáveis.
- Lambrequin será muito apropriado. As cortinas podem ser qualquer coisa - modelos romanos, persianas, austríacos ou clássicos até o chão têm uma boa aparência. Escolha uma cor neutra e calma.
- Para os clássicos de interiores, é muito importante escolher o encanamento certo; elementos cromados e torneiras baratas são categoricamente inaceitáveis aqui. Sua escolha depende muito das preferências individuais dos proprietários. Por exemplo, ligações modernas seriam apropriadas. No entanto, misturadores mais antigos com um par de válvulas cruciformes também serão úteis.
- No interior de uma cozinha branca clássica, o vintage fica bem, e até antiguidades. Esta é uma solução de design de muito sucesso, que muitas vezes pode ser vista nas páginas de revistas brilhantes. Além disso, você mesmo pode envelhecer o móvel, para isso é muito utilizada a técnica da pátina, que é criada com compostos especializados. São aplicados em fachadas de móveis, resultando no efeito de um desgaste nobre da madeira velha. A pátina em tons dourados é especialmente popular.
Em conclusão, digamos que uma cozinha branca em estilo clássico não precisa ser branco puro, outras tonalidades também são permitidas: tom marfim, leite, creme ou casca de ovo. Todas as dicas acima são totalmente aplicáveis a esses tons.
Para uma visão geral do design de uma cozinha branca em estilo clássico, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.