Tudo sobre moedores de cozinha
Com a ajuda de um picador de cozinha, você pode acelerar e facilitar significativamente o processo de cozimento. Tal eletrodoméstico foi inventado na década de 30 do século 20, mas tornou-se disponível para o consumidor em massa apenas no século 21. Agora, as donas de casa modernas, em questão de minutos, podem picar, moer, bater purê de batata e transformar uma grande quantidade de produtos em carne picada. O tempo livre ajuda-os a economizar energia e a se dedicar a um hobby ou família.
O que é isso?
O princípio de funcionamento do moedor de alimentos universal para cozinha é bastante simples - os ingredientes são colocados em uma tigela e cobertos com uma tampa.
O dispositivo é acionado ao apertar um botão, após o qual uma faca de aço é acionada, que corta os alimentos no estado desejado. Quanto mais tempo o botão é mantido pressionado, menores se tornam os pedaços de comida.
Se necessário, você também pode preparar purê homogeneizado.
O design de qualquer eletrodoméstico deste tipo consiste nos seguintes componentes:
- uma tigela na qual a comida é imersa;
- Eixo rotativo;
- acessórios que são presos ao eixo e processam os alimentos em pedaços (facas ou raladores);
- uma tampa que cobre a tigela para que seu conteúdo não se espalhe para fora do recipiente;
- mecanismo de gatilho, motor elétrico.
Para cortar legumes em pedaços iguais ou em fatias finas, você pode usar diferentes acessórios equipados com eletrodomésticos. Em trituradores simples, não existem mais do que dois deles, e em formas mais funcionais, existem várias variedades:
- malha afiada com facas para cortar em cubos;
- Facas para transformação em estado pastoso;
- bico para picar carne, nozes, ervas, ervas, carne, especiarias;
- facas extra fortes para quebrar gelo;
- Raladores de metal para cortar vegetais em tiras de diferentes espessuras;
- redes para formar ingredientes com barras, cunhas, etc .;
- facas verticais para cortar legumes em círculos;
- disco para batatas fritas para batatas fritas;
- disco para ralar e fatiar;
- filtro de malha para extração de suco.
O picador de alimentos profissional está equipado com o número máximo de funções. Sua capacidade é suficiente para um grande volume de produtos, mas suas dimensões exigem mais espaço para colocação. Os eletrodomésticos são mais compactos e menos ágeis.
Visualizações
Os retalhadores são de dois tipos.
Na rotação mecânica (manual) da haste é realizada sob a influência da força muscular na alça do dispositivo. Este triturador primitivo tem suas próprias vantagens e desvantagens.
As vantagens podem ser consideradas:
- preço baixo;
- falta de ruído durante a operação;
- nenhuma conexão de energia necessária para trituração;
- fácil manutenção: todos os componentes podem ser lavados na máquina de lavar louça;
- ocupa um mínimo de espaço na cozinha.
Também existem desvantagens:
- para a retificação, é necessário aplicar força muscular, que pode causar fadiga;
- funcionalidade limitada;
- significativamente inferior ao analógico elétrico em termos de velocidade de moagem.
Em aparelhos elétricos, o trabalho é feito com um motor elétrico. Basta pressionar um botão - e em apenas um minuto a comida é esmagada até o estado desejado. As vantagens indiscutíveis são:
- alta eficiência em um tempo mínimo de trabalho;
- multifuncionalidade com a capacidade de cortar em fatias, cubos, figurados, moer a carne em carne picada, picar o gelo, misturar e bater.
- As desvantagens são mínimas, mas para alguns consumidores são importantes:
- preço mais alto;
- os dispositivos são mais exigentes para armazenamento, não podem ser armazenados em local úmido devido ao risco de falha do motor e de outros componentes elétricos;
- desempenho envolve consumo de eletricidade;
- operação do motor muito ruidosa.
Assim como as contrapartes mecânicas, os aparelhos elétricos são bastante fáceis de limpar.
A tigela e os acessórios na maioria dos modelos podem ser lavados em água corrente ou lavados na máquina de lavar louça.
Se a lavagem da máquina for proibida pelo fabricante, isso está necessariamente refletido nas instruções.
O triturador é, na verdade, um nome universal que resume os diferentes subgrupos de eletrodomésticos.
Chopper
Aparelho com taça de vidro, facas e tampa. Existem tipos mecânicos e elétricos. Corta alimentos sólidos em pequenos pedaços usando uma faca tipo asa. Você pode bater ingredientes macios em um picador como em um liquidificador. Quanto mais tempo o aparelho fica ligado, mais fino é o fatiamento.
Este é um dispositivo adequado para alho e cebola - vegetais de cheiro forte irão moer o dispositivo e não deixarão um odor corrosivo na pele de suas mãos. Adequado para cereais transformados em farinha de panificação.
As facas na tigela podem ser posicionadas de forma diferente, o que também afeta a qualidade do processamento dos alimentos. - se a faca giratória estiver embaixo, os produtos farão purê e com o acessório na parte superior do aparelho obterão pedaços grandes. O picador é mais adequado para moer carne, grãos de café, ervas, queijo, pimentões e especiarias, gelo do que um liquidificador fixo.
Corte múltiplo
Essencialmente, é a mesma coisa que um cortador de vegetais. O dispositivo esmaga alimentos graças a diferentes acessórios. A tigela pode conter facas em forma de tambor com diferentes entalhes para cortar pedaços de diferentes formas, para ralar repolho e obter fatias finas. Mas tal dispositivo não é adequado para bater ou misturar alimentos moles, uma vez que a tigela não é fornecida para isso.
Os bicos são de disco e cilíndricos.
Os cilíndricos lembram um picador de carne, mas as facas cortantes ficam localizadas no cilindro de saída lateral, de onde são retirados os produtos picados. Os cortadores com facas circulares são semelhantes aos antigos moinhos-cortadores manuais de legumes, mas com acionamento elétrico, o que torna o trabalho cansativo na cozinha mais fácil e rápido. Este aparelho é usado para alimentos sólidos. O multi-cortador manual é mais adequado para legumes cozidos.
Ceifeira-debulhadora
Um picador de cozinha multiuso que pica uma tigela de frutas e ingredientes para salada em um minuto. Existe uma versão doméstica e um tipo industrial de colheitadeira para trabalhos em larga escala no setor alimentar. O aparelho é universal e está equipado com muitos acessórios úteis para preparar os preparativos para o inverno, refeições para toda a família e comida para a comida do bebê. Ele substitui muitos dispositivos diferentes: um liquidificador, um picador de carne, um cortador de legumes - tudo o que você precisa para cozinhar sem estresse e movimentos desnecessários.
Liquidificador
Usado para misturar ingredientes e picar alimentos. Adequado para fazer sopas de puré, para frutos secos e nozes, molhos e patês de leguminosas e carnes cozidas. Os fabricantes oferecem modelos fixos e submersíveis. Os primeiros lembram uma batedeira, os alimentos são colocados na tigela, o recipiente é coberto com uma tampa, o acionamento é feito apertando um botão. A trituração é feita por facas rotativas. Nos modelos submersíveis, as facas estão localizadas no acessório, que é preso ao cabo. Ganchos, batedeiras e purê de batatas podem ser fornecidos como um conjunto adicional para o liquidificador.
Avaliação das melhores modelos
Existem fabricantes de utensílios de cozinha que deram as suas melhores provas.
- Picador Tefal de 5 segundos. Mini-colhedora manual para fatiar legumes frescos e cozidos, picar frutas, nozes, etc. Para operar o aparelho basta puxar a alça. O pequeno volume da tigela é conveniente para viagens e para preparar pequenas quantidades de comida. O custo do aparelho é de 1 mil rublos.
- VITEK VT-1639. Um modelo semelhante em miniformato com uma tigela de meio litro.A potência de 400 W é suficiente para operações elementares, como cortar e misturar ingredientes macios.
- Salada Gourmet TK 0029 BRADEX. Cortador mecânico de vegetais com acessórios substituíveis. O moedor universal não só corta alimentos, mas também rala queijo e chocolate, descasca os vegetais e faz purê de batatas. Equipado com recipiente para coleta de produtos acabados. O dispositivo é indispensável na preparação de uma grande quantidade de produtos. O custo de um modelo de orçamento é de 800 rublos.
- SLR-9005 da GFGRIL. Um picador equipado com facas afiadas para realizar várias ações com diferentes tipos de alimentos: queijos, vegetais, frutas, cereais, carnes, etc. O conjunto inclui um bico para bater natas e ovos. Um grande volume de comida pode ser cozinhado na tigela de 900 ml de uma vez. O drive no dispositivo é alimentado por uma conexão de rede. 5 lâminas dispostas em dois níveis para um corte rápido e uniforme de alimentos. A tigela é feita de plástico durável e pode ser usada em um forno de micro-ondas. É muito fácil trabalhar com o aparelho. A tampa bem ajustada ao recipiente garante a estanqueidade e evita respingos dos componentes triturados. O design dobrável e os acessórios removíveis são extremamente fáceis de limpar. Acessórios e lâminas podem ser lavados na máquina de lavar louça. Conveniente para armazenar o dispositivo devido ao seu tamanho e forma compactos.
- Moulinex DJ900 Fresh Express Cube. Modelo prático com cinco funções para moagem rápida de diferentes ingredientes. O design elegante e ergonômico permite o manuseio e armazenamento conveniente dos componentes. O conjunto inclui cassetes multicoloridos para ralar alimentos em cubos, fatias, fatias, etc. Graças à operação rápida e potência de 280 W, você pode preparar uma salada leve em questão de segundos. A velocidade de corte é definida automaticamente. Uma escova especial é incluída para uma limpeza completa dos acessórios. O custo do aparelho é de cerca de 5.500 rublos.
- Bosch MMR 08A1. Um triturador de alta qualidade de uma marca conhecida que usa apenas componentes e materiais de alta qualidade para seus modelos de eletrodomésticos. O tanque de plástico de 800 ml permite moer muitos alimentos de uma só vez. Com potência de 400 W, o aparelho é leve, compacto e cabe no interior de qualquer cozinha. Entre as vantagens está o comprimento suficiente do cabo de alimentação (1,2 m). Uma faca prática e afiada de aço para manusear todos os tipos de alimentos. O dispositivo pode ser facilmente desmontado em componentes para limpeza e remontagem. As únicas desvantagens são o ruído produzido pelo motor durante a operação. Custo aproximado - de 1.800 rublos.
- Sinbo SHB-3042. Um dispositivo funcional e compacto feito na Turquia. Em uma tigela de 1000 ml, é conveniente preparar refeições simples em questão de minutos. O dispositivo é fácil de manusear, fácil de montar, fácil de limpar e armazenar. A potência de trabalho é de 300 W em dois modos de alta velocidade. A tigela de vidro é suficiente para cozinhar para uma família de 4 pessoas. O eletrodoméstico de pequeno porte pesa até 2 kg e cabe em uma prateleira em qualquer canto da área da cozinha. As vantagens adicionais incluem um preço acessível, um suporte com pastilhas emborrachadas e a qualidade do plástico. Os consumidores consideram uma desvantagem apenas o pequeno comprimento do cabo de alimentação. Em média, o custo de um produto é de cerca de 1.200 rublos.
- Corte doméstico rotativo. Prática multi-fatiamento manual para frutas e vegetais. Esta trituradora tem muitas vantagens: compacidade, você pode facilmente levá-la para o campo, nas férias, conforto e segurança no uso, corte rápido e conveniente em qualquer formato. O aparelho vem com 3 raladores que ajudam a processar verduras, queijos, transformar chocolate em migalhas, ralar biscoitos, nozes, alho. Com um prático e rápido ajudante de cozinha, você pode misturar todos os tipos de especiarias, ervas, ervas para um delicioso e saudável molho caseiro. A prática tigela de plástico facilita o armazenamento dos alimentos preparados.O custo médio de um triturador atrai a atenção dos consumidores e é de apenas 1000 rublos.
- Binatone MFP-075. O chopper de 700 watts é perfeito para famílias numerosas. Ótima para cortar saladas, preparar em branco para uso futuro, geadas vitamínicas e costuras para o período de inverno. O dispositivo opera em 2 modos: a primeira velocidade é iniciada pressionando levemente o botão, e para mudar para a segunda, você precisa pressionar o botão com mais força. O corpo do MFP-075 é feito de plástico e metal; o fabricante usou vidro grosso para a tigela. As facas de aço inoxidável garantem um corte de alta qualidade e uma longa vida útil sem afiação adicional das lâminas. O dispositivo tem várias funções: misturar, moer até a consistência de purê de batata, ralar queijo, transformar açúcar em pó e gelo em migalhas. Todas as funções são pulsadas. O custo médio do equipamento é de 2.000 rublos.
Como escolher?
O que você precisa prestar atenção para escolher um dispositivo de qualidade? Quais recursos serão úteis e pelo que você não deve pagar a mais? Essas perguntas costumam confundir os consumidores em potencial no estágio de seleção do triturador.
Os principais fatores que afetam o funcionamento de tais aparelhos de cozinha são discutidos abaixo.
- Compromisso. Todas as nuances subsequentes dependem da finalidade do aplicativo. Se o triturador for necessário para uma pessoa, um modelo simples equipado com o mínimo de opções é suficiente. Na prática, até as opções manuais são convenientes. Nesse caso, um dispositivo compacto também funcionará, pois exigirá o corte dos ingredientes para uma pessoa. Se o triturador for comprado para uma família (mesmo para duas), é melhor escolher um potente e eficiente. Portanto, a prioridade são os modelos elétricos que lidam rapidamente com grandes volumes.
- Capacidade da tigela. Para dois ou um, basta um aparelho de 300 ml, mas se for preciso cozinhar com freqüência e para várias pessoas, é recomendável focar nos modelos com um volume de tigela em torno de 1,5 litro. Deve-se ter em mente que as tigelas do moedor não podem ser enchidas até a borda. É importante para você determinar o volume aproximado de produtos que você planeja processar, estimando que seja cerca de 40%. Então, você definitivamente poderá selecionar o dispositivo de capacidade ideal.
- Passos para girar o eixo. Um ponto importante para quem deseja adquirir uma picadora manual para a cozinha. Para os modelos elétricos, a partida ocorre pressionando o botão liga / desliga ou segurando-o. Tanto uma como a outra opção são simples. Nas versões manuais, nem tudo é tão simples. Alguns modelos possuem uma alça com cabo, que deverá ser puxada ritmicamente em sua direção e devolvida, acionando o eixo. Não é muito estressante se você precisar cortar alguns ingredientes ou alimentos macios. Caso contrário, você terá que fazer um esforço. Isso não é adequado para todos, pois pode causar tensão muscular. Recomenda-se que você experimente primeiro uma técnica mecânica para entender como ela é adequada. Se isso não for possível, você deve pelo menos assistir as instruções em vídeo e comentários de consumidores reais.
- Poder. Quanto mais alto este parâmetro, mais frequentemente o eixo gira e mais resistência as lâminas de corte podem superar. Na verdade, o poder determina os recursos de cada modelo específico. Se você deseja adquirir um aparelho apenas para cortar vegetais, ralar queijo e misturar produtos moles, um aparelho com potência de até 500 watts é aceitável. Digamos que um chopper com potência de pelo menos 600 watts seja adequado para componentes sólidos. Se você quer não só cortar alguma coisa, mas também derrubar a massa ou levar os produtos a uma massa homogênea, é preciso manter a referência para modelos potentes a partir de 900 watts. Dispositivos com tal indicador também podem ser usados para fins de produção, uma vez que é permitido que operem virtualmente sem parar.
- Número de anexos. Aqui você pode escolher de acordo com o princípio: quanto mais, melhor. É importante entender para que este ou aquele bico se destina.Eles são divididos de acordo com a forma dos entalhes e são selecionados de acordo com o tipo de produto: alguns são para cortar vegetais crus, outros são apenas para vegetais cozidos, os próximos são para picar gelo, nozes e similares. Além disso, é importante prestar atenção à qualidade dos componentes. Eles devem ser feitos de aço inoxidável, caso contrário, as lâminas irão se deteriorar rapidamente.
Mesmo aqueles que não entenderam previamente os pequenos eletrodomésticos poderão fazer a escolha de um triturador de acordo com esses parâmetros e recomendações. Com uma compra tão útil para a cozinha, o cardápio ficará muito mais variado!
O comentário foi enviado com sucesso.