Como instalar um triturador de resíduos alimentares em uma pia?
O triturador é capaz de eliminar a causa dos bloqueios que costumam se formar nos tubos sob a pia. O aparelho tritura os resíduos e encaminha a massa resultante direto para o esgoto, evitando o acúmulo de resíduos do produto no cotovelo, cujo sifão pode se espalhar. É muito importante escolher e instalar o dispositivo corretamente, pois somente neste caso ele facilitará sua vida.
Recursos de conexão
Antes de comprar um triturador, é importante escolher o triturador certo com base na quantidade de trabalho, na disponibilidade de equipamento adicional (lava-louças) e no estado do sistema de esgoto. As dimensões listadas abaixo também devem ser levadas em consideração.
-
Largura e altura do chopper. Os modelos mais potentes geralmente são superdimensionados e podem não caber em pias padrão.
-
Diâmetro do ralo da pia (ideal 90 mm). Se o diâmetro for menor, você precisará alargar o dreno. Primeiro, um orifício de diâmetro maior é cortado com uma faca especial e, em seguida, as bordas são enroladas sob o flange do triturador.
-
Configuração de tubo de esgoto disponível. O sistema pode ser montado de forma compacta, excluindo a possibilidade de anteparas, substituição de elementos. Nesse caso, novos tubos devem ser adquiridos.
É melhor ter o soquete para conexão a alguma distância da pia. Isso eliminará a possibilidade de entrada de umidade e, como resultado, curto-circuitos. Tubos lisos devem ser escolhidos para drenagem. Resíduos de entulho não se acumulam nas paredes. Para dispensadores com botão pneumático, é necessário selecionar previamente o local de sua retirada.
Para instalar o botão, você precisa fazer um furo, colocar o botão lá e prendê-lo com segurança.
Instruções de instalação faça você mesmo
Não é necessário chamar um encanador para instalar um triturador. Qualquer modelo é fornecido com instruções detalhadas, a partir das quais a instalação não será difícil.
O primeiro passo é comparar o kit de instalação com a lista de peças. O sistema de fixação inclui:
-
bloqueador de dissipador e flange;
-
juntas de borracha e selante;
-
anel de fixação e parafusos;
-
anel de pressão e bloqueador de ruído removível;
-
porcas, junta, anel inferior.
O sistema de drenagem consiste em:
-
tubos de descarga;
-
flanges de metal;
-
parafusos, porcas;
-
juntas.
Todos os elementos listados durante a instalação devem ser conectados de forma segura, mas com a possibilidade de apertar e afrouxar. Durante a fase inicial de operação (de 2 semanas a um mês), muitas vezes é necessário apertar as conexões.
Isso não é resultado de erros de instalação, mas uma consequência da contração e expansão das peças durante o resfriamento e o aquecimento.
O próprio dispensador de cozinha é fornecido montado, apenas necessita de ser montado corretamente. O procedimento é realizado em várias etapas sequenciais.
-
Desmontagem do sistema de esgoto existente. Feche a torneira, desconecte as peças de drenagem, remova a flange da pia, limpe o local de seu acessório da sujeira.
-
Em seguida, é necessário montar o sistema de fixação do triturador de resíduos alimentares à pia.
-
Conecte o dispositivo e os tubos de drenagem a ele. Um tubo na entrada, se o ralo sair apenas da pia, dois - quando a máquina de lavar louça estiver ligada. A versão lava-louças inclui um bloqueio de ar para evitar que a pia transborde.
-
Conecte o tubo de eliminação de resíduos e acople-o ao esgoto.Ligue a destruidora à rede, ligando-a à terra de acordo com o tipo de dispositivo (o algoritmo encontra-se descrito no manual de instruções).
-
Faça um teste de funcionamento em marcha lenta e teste o dispositivo em ação.
Se você seguir as instruções cuidadosamente, montar um dispensador de cozinha embaixo da pia é tão fácil quanto limpar um cotovelo. Paralelamente à instalação, deve-se ter o cuidado de posicionar o sistema de controle.
O orifício para liberação do botão pneumático é previamente perfurado.
Adendo
O funcionamento a longo prazo do dispensador depende não apenas da qualidade da montagem da fábrica, mas também da correta instalação, condições de operação, regularidade da manutenção e prevenção de avarias. Nesse caso, não importa se o equipamento é instalado em pias embaixo da mesa ou em pias coladas nas bancadas.
Precauções de segurança ao usar trituradores de lixo doméstico:
-
controlar o trabalho do triturador desde a ativação até a desativação, se as crianças tiverem acesso ao dispositivo;
-
não use a pia para outros fins, como lavar com shampoo;
-
não coloque as mãos, talheres, dentro da câmara de moagem;
-
empurre o desperdício apenas com a ajuda de dispositivos especiais;
-
quando desgastado, substitua o difusor;
-
não armazene materiais inflamáveis perto do dispenser, remova a lata de lixo debaixo da pia;
-
não use produtos químicos, líquidos inflamáveis.
Para manter o triturador em serviço por mais tempo, os fabricantes fornecem várias recomendações.
-
Triture os resíduos apenas sob um jato forte de água fria. A pressão da água deve ser de pelo menos 6 l / min.
-
Triture resíduos resistentes, como ossos de animais e caroços de frutas. Isso ajudará na limpeza da câmera. Não tenha medo de quebrar o dispensador, ele é projetado para processar esses resíduos.
-
Após o final do ciclo de trabalho, continue a drenar a água por 10-20 segundos. Durante este tempo, o esgoto será limpo, a maior parte dos resíduos triturados será lavada para fora da câmara.
-
Não desarrume o espaço sob o dispensador. Na parte inferior do aparelho existe um botão de reset, que deve ser acessado constantemente.
-
Use um coletor magnético. É uma fita flexível com ímãs presos a ela. Localizado na circunferência externa do ralo da pia, evita que objetos de metal entrem na câmara do dispensador. Nem todos os fabricantes incluem coletores.
Nesse caso, as seguintes ações são inaceitáveis.
-
Não despeje água quente no dreno durante a operação. Em altas temperaturas, as gorduras contidas nos resíduos amolecem e se acomodam nas paredes da câmara de moagem e nos tubos de drenagem. Com o tempo, seu acúmulo provoca o crescimento dos depósitos de óleo, uma diminuição na produção e um odor desagradável. Nesses casos, o sistema deve ser classificado e cuidadosamente limpo.
-
Não feche a água antes do final do ciclo de moagem, interrompa o ciclo. Se faltar líquido, ocorrem entupimentos nas tubulações de descarga, pois a água sai da câmara de moagem muito mais rápido que o resíduo.
-
Não triture resíduos não alimentares. Materiais frágeis (vidro, cerâmica) podem ser jogados fora pelo triturador ou danificar os tubos. O papel se dissolve em um estado pastoso, entope o ralo. Filme de argila, fios e cabelo são enrolados em elementos rotativos, dificultando sua movimentação.
-
Se quiser evitar que o ralo fique entupido, não corte verduras e frutas fibrosas, como alcachofras.
-
O dispensador precisa ser lavado periodicamente, pois parte dos resíduos triturados se acumula na câmara, causando dificuldades no trabalho e um odor desagradável. Nesse caso, é proibido o uso de produtos que contenham cloro e outros componentes agressivos.
Método de limpeza recomendado:
-
desligue o chopper da tomada;
-
limpe a parte acessível da câmara com uma toalha dura;
-
feche o ralo da pia com um bloqueador e encha a metade com água levemente morna e, em seguida, adicione 2 a 3 colheres de sopa de refrigerante ou detergente de louça;
-
conecte o dispositivo à rede, inicie um ciclo, remova o bloqueador - o triturador será liberado.
Os acidentes são geralmente causados por resíduos presos. Na maioria dos casos, o problema é resolvido parando o triturador e depois limpando a câmara. Então você precisa esperar 5 minutos e reiniciar o dispositivo.
Em caso de avarias mais graves, por exemplo, inoperabilidade do motor, não pode evitar ir ao centro de assistência.
A garantia do dispositivo será anulada se houver indícios de abertura automática, uso do triturador em condições inadequadas.
Como instalar um triturador de resíduos de alimentos em uma pia, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.