As sutilezas do zoneamento da cozinha
Em muitos apartamentos, a cozinha não é apenas um local para cozinhar, mas também para comer. Em algumas famílias, também há uma TV e uma espécie de área de estar. Em qualquer caso, a cozinha desempenha um papel importante na casa, pelo que o zoneamento desta divisão deverá ser feito de acordo com as normas.
as regras
O zoneamento da cozinha deve ser realizado, levando em consideração tanto o estilo do interior quanto o desempenho de cada zona de uma determinada função. Além disso, deve-se lembrar que cada parte da sala tem suas próprias necessidades individuais. Por exemplo, a superfície de trabalho deve ficar perto da pia e do fogão, e a área de jantar deve ser bem iluminada. Além disso, é importante respeitar as proporções para que uma área da cozinha não "sofra" com a outra.
Zonas principais
A divisão da cozinha deve ser efectuada de forma a criar duas zonas principais: uma zona de trabalho e uma zona de refeições. No primeiro, cozinhar e armazenar alimentos e, no segundo, como você pode imaginar, comer alimentos. Se o tamanho da sala permitir, você também pode destacar uma área de lazer. - por exemplo, coloque um pequeno sofá contra a parede e coloque uma TV em frente a ele. Os jovens também vão gostar da área do bar, que, aliás, ocupa um espaço mínimo.
A subárea de lavagem deve incluir uma pia, uma secadora e, se necessário, uma lava-louças. Também é comum colocar uma lata de lixo embaixo da pia. A área de trabalho geralmente consiste em um fogão, uma variedade de equipamentos necessários e uma superfície de tamanho suficiente., em que todas as operações são realizadas. A área de jantar é impossível sem uma mesa e várias cadeiras, e a mesa em si pode ser dobrável ou estacionária. Recomenda-se mover esta seção para longe da seção de cozimento.
Tipos de zoneamento
Existem três maneiras principais de zonear um espaço de cozinha.
Mobiliário
Este método é considerado o mais simples e comum. A opção mais fácil é usar a mesa de jantar. Se você instalá-lo na borda de zonas individuais, então você pode separar facilmente a área de cozimento da área de entrada de alimentos. Para aumentar o efeito, você pode cercar a mesa grande com cadeiras de cores diferentes, mas no mesmo estilo. Alguns deles corresponderão na cor à área de jantar, e alguns corresponderão à área de trabalho.
Outra opção comum é uma grande ilha de cozinha quadrada ou retangular que integra uma área de trabalho, pia, espaço de armazenamento, gavetas e provavelmente um fogão. Ao usar esta divisória, é importante deixar espaço livre suficiente entre a mesa e outros objetos. Em princípio, para dividir o espaço da cozinha em duas zonas, você também pode usar um sofá comum. Se você colocá-lo na mesa de jantar e virar as costas para o conjunto de cozinha, então o trecho necessário ocorrerá, mas os metros quadrados não serão perdidos. Neste caso, só é importante não escolher estofos de sofás que se sujem rapidamente.
Num estúdio que une a cozinha e a sala num só espaço, será possível dividir o espaço com a ajuda de um gabinete bem cuidado. Assim, não só haverá espaço de armazenamento adicional, mas também será possível dividir, de fato, uma sala em 2 componentes. Ao mesmo tempo, recomenda-se organizar a parede posterior de alguma forma, por exemplo, pendurar um pôster ou preenchê-lo com fotografias. Claro, será possível zonear o espaço com um objeto comum como um balcão de bar. A sua utilização é típica tanto para cozinhas individuais como para espaços conjugados com sala de estar. O balcão do bar é a salvação para um pequeno espaço, porque não só dá conta da divisão da sala, mas também substitui a mesa de jantar se necessário. Além disso, a presença deste elemento interior moderniza imediatamente o interior.
Iluminação
O zoneamento correto pode ser feito com luz. Modificando a localização das lâmpadas, será possível destacar a mesa de jantar, bancada de trabalho, balcão de bar ou fogão. Para destacar a área de cozimento, recomenda-se a utilização de lâmpadas que podem ser embutidas na superfície de armários, lâmpadas alongadas montadas em avental, ou a compra de equipamentos iluminados, por exemplo, coifas. A área de jantar deve ser feita perto da janela e, caso não seja possível, monte um abajur acima dela com possibilidade de ajustar a altura. Da mesma forma, a iluminação suave de holofotes colocados no teto ou no chão, ou de lâmpadas de parede comuns, funcionará.
Acabamento
Por fim, o zoneamento realiza-se com diversos acabamentos: realça-se com gesso cartonado, altera-se o papel de parede ou revestimento, altera-se o nível do piso ou do teto. Um pódio é criado no chão ou vários revestimentos de piso são usados que parecem ser de alturas diferentesapesar do fato de que eles estão no mesmo nível. As paredes são decoradas com diversos materiais, por exemplo, a área de trabalho é complementada por ladrilhos cerâmicos, e o papel de parede com possibilidade de lavagem é colado junto à mesa de jantar. Os limites entre os diferentes tipos de materiais devem ser visíveis, mas não excessivamente.
Diferentes materiais podem ser substituídos pelos mesmos materiais que diferem em tonalidade, mas estão na mesma paleta de cores. No caso de uma cozinha conjugada com uma sala de estar, o uso de cores contrastantes é permitido, mas muito atencioso e arrumado. O pódio é mais frequentemente usado para destacar a área de jantar, embora também seja útil em uma situação em que você tenha que ocultar as comunicações existentes na área de trabalho. Normalmente, este elemento é acompanhado pela emissão de luz.
A propósito, a construção de estruturas de gesso cartonado, que são uma partição completa, arco ou semi-arco, é considerada muito popular. Às vezes, esse elemento é recriado a partir de madeira ou vidro - portanto, torna-se não apenas um objeto funcional, mas também um destaque completo do interior. Além disso, telas feitas de outros materiais ou mesmo cortinas de tecido são utilizadas para o zoneamento. Estas últimas são altamente móveis e, se necessário, são rapidamente desmontadas ou substituídas por cortinas de estilo diferente. Existem também divisórias deslizantes, que se recomenda fechar durante a cozedura e, no final do processo, combinar as zonas de volta.
Dos métodos de zoneamento incomuns, pode-se destacar o uso de um aquário ou uma combinação de células com objetos incomuns em seu interior. A área de jantar também pode ser destacada com a colocação de murais de parede, uma grande pintura ou pôsteres nas paredes. E, é claro, o mais eficaz será o uso de vários dos métodos possíveis acima.
Projeto
Muitas vezes, em um apartamento, especialmente em um prédio alto, há uma combinação de cozinha e sala de estar, em que o zoneamento do espaço é simplesmente necessário. Neste caso, todas as opções para alocar seções individuais da sala são possíveis. É mais conveniente colocar um balcão de bar entre as duas zonas, erguer uma divisória de gesso cartonado ou colocar uma tela móvel. Um bom delimitador é o sofá voltado para a área de cozimento. Na sala de estar, como você pode imaginar, será usado como pretendido. Um guarda-roupa com prateleiras sem paredes traseiras se encaixa organicamente em tal situação, cujo fundo, por sinal, pode ser surdo e equipado com portas.O desenho em que o conjunto de cozinha é colocado no pódio e se destaca pela luz ficará mais interessante.
Se a cozinha for pequena, o zoneamento terá que ser bem pensado, pois o número de metros quadrados é limitado, o que significa que cada um deles deve ter utilidade e versatilidade. Será conveniente dividir o fone de ouvido em duas partes, a primeira das quais é deixada no formato usual e a segunda é combinada com um balcão de bar ou arrume na área do peitoril da janela. Outra solução é adquirir um conjunto de canto e um sofá de canto que economizam espaço. A utilização do zoneamento de cor e luz deve ser feita com o máximo cuidado, pois pequenos espaços exigem soluções específicas. A cor escura é permitida apenas para separar o nicho com a pia ou a parede mais distante da janela.
É melhor não tocar no chão e no teto em espaços de câmaras - níveis adicionais apenas reduzirão visualmente o ambiente e interferirão com os proprietários. O zoneamento de cômodos alongados é realizado principalmente com o auxílio da correta disposição dos móveis. A alimentação é geralmente realizada perto da janela. Este lugar é destacado por iluminação adicional e outros pisos. Como alternativa, há uma área de trabalho equipada com pia perto da janela. Recomenda-se destacar uma parede livre com uma cor diferente e lâmpadas que produzem faixas verticais de luz. Você também pode usar um papel de parede de foto com perspectiva ou murais para criar um efeito semelhante.
Belos exemplos
O interior parece mais bem-sucedido, o zoneamento é executado usando várias ferramentas básicas. A área de trabalho da sala pode ser separada por um balcão de bar, com destaque para lâmpadas futuristas, e diversos revestimentos de parede: papel de parede impermeável e fundo de azulejos na cozinha e alvenaria no local de descanso.
Será possível delimitar estas zonas num grande atelier utilizando uma divisória de gesso cartonado que imita uma parede de tijolo de uma casa com um invulgar quadro luminoso.
O pódio sempre parece espetacular, no qual, a propósito, você pode usar diferentes pisos para separar a área de jantar. A mesa redonda na parte arredondada do estrado é destacada adicionalmente por uma lâmpada brilhante.
A maneira mais fácil de dividir o espaço é usar uma camada de tons contrastantes, cuja borda segue ao longo de uma curva, e também usando móveis de cores contrastantes em diferentes seções.
Para informações sobre como zonear a cozinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.