Projeto e layout da cozinha de canto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de utensílios de cozinha
  3. Layout
  4. O preenchimento
  5. Solução de cor
  6. Estilos
  7. Exemplos de sucesso

O design da cozinha deve ser abordado com muita responsabilidade, pois é exatamente nesta divisão que toda a família se reúne todos os dias. Felizmente, os consumidores de hoje têm tudo de que precisam para completar este espaço. Muitos apartamentos e casas têm uma cozinha de canto. Pode ser desenhado de uma forma muito elegante e original. Vale a pena examinar mais de perto como isso pode ser feito.

Peculiaridades

Caso contrário, as cozinhas de canto são chamadas em forma de L ou em forma de L. Este arranjo de móveis é mais comum do que outros e é considerado um dos mais convenientes. Com essa estrutura, todos os objetos são colocados ao longo de duas paredes adjacentes. Claro, esta está longe de ser a única forma popular de cozinha. Existem também áreas retas e paralelas. O tipo de disposição de canto (direito ou esquerdo) é especialmente adequado quando se trata de uma cozinha cuja área não exceda 10 metros quadrados. m. Em tal situação, o fone de ouvido se tornará uma verdadeira "tábua de salvação", tornando possível equipar o interior com um modesto conjunto de objetos.

Os designs de canto se encaixam perfeitamente em espaços adjacentes que estão na moda hoje. Com a ajuda deles, você pode criar de forma bonita e prática uma divisão visual do espaço em zonas separadas. Com um pouco menos de frequência, os proprietários de moradias bastante espaçosas recorrem às cozinhas de canto. Claro, não há proibições aqui, apenas neste caso, todo o conjunto executará mais funções. As cozinhas de canto modernas são muito convenientes em termos de operação, pois o canto formado pode desempenhar o papel de uma espécie de espaço de trabalho - um fogão, uma geladeira, uma pia e outros componentes necessários para cozinhar serão colocados sequencialmente ali.

Além disso, no canto será permitido equipar uma gaveta espaçosa na qual poderá guardar algumas coisas de que necessita na cozinha.

As cozinhas de canto prontas têm uma série de qualidades positivas e negativas das quais você deve estar ciente antes de escolher uma. Vale a pena atentar para as seguintes vantagens:

  • com esses móveis será possível usar ergonomicamente o espaço do canto; em salas pequenas, será aconselhável explorar literalmente cada metro, e isso também se aplica a locais de difícil acesso;
  • o território da área de trabalho nas cozinhas de canto é aproveitado ao máximo devido à presença de armários inferior e superior, bem como de eletrodomésticos adequados e de pia;
  • os módulos de cozinha de canto podem ser dispostos como você quiser, por exemplo, se você comprar um conjunto sob encomenda, você pode escolher uma das muitas opções de configurações, formas e disposição de elementos individuais;
  • deve-se notar que as cozinhas de canto são consideradas mais práticas, confortáveis, funcionais e atraentes do que suas equivalentes convencionais;
  • a cozinha da estrutura em L pode sempre ser transformada a seu critério, equipando-a com uma chamada ilha (pode ser instalada uma pia ou fogão); em vez de uma ilha, muitos usuários preferem instalar um balcão de bar moderno;
  • uma cozinha de canto é uma ótima solução se você deseja economizar espaço livre na cozinha; além disso, é permitido exibi-lo não apenas em salas muito grandes, mas também em salas pequenas, onde cada centímetro é valioso;
  • basicamente, essas cozinhas parecem esteticamente agradáveis ​​e elegantes; você pode escolher a opção ideal para um interior projetado em qualquer estilo, do clássico ao moderno, graças à mais ampla variedade.

Sim, há muitas vantagens nessas cozinhas. É por isso que muitos proprietários de casas e apartamentos particulares os preferem. No entanto, uma cozinha de canto não é ideal. Ela tem os seguintes pontos fracos:

  • ao instalar tais modelos, não são criadas juntas muito convenientes ao abrir os armários próximos, como afirmam muitos proprietários de tais estruturas;
  • o espaço livre acima da pia em tal cozinha não é usado o suficiente; além disso, certos layouts de tais cozinhas não proporcionam de forma alguma muito espaço desocupado acima da pia, localizada em um canto direito;
  • infelizmente, as cozinhas de canto são caracterizadas por um grande número de juntas, nas quais muitas vezes penetra a umidade destrutiva; se um fungo aparecer repentinamente em tal estrutura, livrar-se dele pode se tornar um problema sério, por isso, ao instalar um fone de ouvido, é muito importante recorrer à fixação de fitas de proteção especiais que protegerão os móveis da água;
  • é muito difícil encaixar uma cozinha dessas em uma sala com um layout diferente do padrão.

Tipos de utensílios de cozinha

Todas as cozinhas de canto existentes são principalmente divididas em dois tipos.

  • Em forma de L. Os mais populares e frequentemente encontrados são as opções em forma de L. São eles que são colocados no espaço entre duas paredes adjacentes. Esta solução é ideal, mesmo quando se trata de organizar uma kitchenette muito pequena e estreita. Este tipo de construção não cria restrições na escolha de cores e modificações no mobiliário.
  • Em forma de U Uma cozinha com este formato está localizada simultaneamente perto de três paredes da sala. Com a ajuda de tal kit, será possível expandir significativamente a superfície de trabalho existente, se necessário. É claro que, devido a isso, o nível funcional da cozinha aumentará significativamente. No entanto, é importante ter em mente que esse design ocupará muito mais espaço livre do que um em forma de L. Por esta razão, essas cozinhas geralmente não são usadas para configurar pequenas cozinhas.

Em um apartamento pequeno, a área da cozinha pode ter apenas 2 a 4 metros quadrados. m. Apesar de um território tão modesto, apenas um conjunto de cantos em forma de L ajudará a sair de uma situação difícil. Para expandir visualmente o espaço disponível, a mesa de jantar em tal sala deve ser substituída por um balcão de bar. Existe outra maneira - para mover a mesa para outro cômodo da residência.

Se a área da cozinha atingir 8 sq. m, então é perfeitamente possível introduzir fones de ouvido em forma de L e U no interior. Mas deve-se ter em mente que, ao escolher uma cozinha em forma de U, também é aconselhável levar os objetos de jantar para fora das instalações.

Alguns proprietários optam por substituir os objetos de jantar padrão por peças de mobília dobráveis ​​ou extraíveis. Assim, torna-se possível preservar a maior parte do espaço disponível fora da alimentação. Se a área da cozinha for de 10 a 15 m². m, então você pode facilmente colocar um conjunto em forma de L nele junto com uma mesa de jantar. Neste caso, é melhor colocar este último na parede oposta.

Apenas em condições de cozinhas suficientemente grandes (a partir de 15 m²) Você pode mostrar sua imaginação. Aqui, é claro, não haverá restrições rígidas. É permitido colocar cozinhas de canto de quase qualquer formato e configuração. Ao mesmo tempo, a mesa de jantar com cadeiras não terá que ser movida para outras salas para "economizar" metros quadrados extras em um espaço já apertado.

Layout

As cozinhas de canto modernas são representadas por conjuntos de diferentes formas e designs. Você pode escolher a opção ideal para qualquer área e ambiente em geral. Existem fones de ouvido projetados apenas para áreas pequenas ou muito grandes.Vale a pena dar uma olhada nos layouts de cozinha de canto mais populares encontrados em muitas casas.

Ângulo padrão

Essa instância é um canto comum com uma saliência localizada ao longo de duas paredes localizadas perpendiculares entre si. Este projeto de cozinha é considerado tradicional e é perfeito para uma sala bastante grande. Essa decisão é freqüentemente usada hoje. A popularidade de tal cozinha deve-se ao seu preço relativamente acessível e alta conveniência no processo de uso.

Os especialistas dizem que essas cozinhas são versáteis e perfeitas para uma ampla variedade de espaços.

Com uma península

Ao contrário do exemplo descrito acima, essa cozinha de canto está equipada com apenas um lado funcional. Ele está localizado diretamente ao longo da parede. Já a segunda metade da cozinha é montada perpendicularmente à parede. Assim, forma-se uma espécie de ilhota saliente. Exteriormente, é muito semelhante a um balcão de bar, mas as semelhanças aqui se devem apenas ao design. Caso contrário, eles são objetos completamente diferentes.

Se você mora em "Khrushchev" e tem uma cozinha compacta de pequeno porte, é melhor não se candidatar a esta versão da cozinha de canto. Ele é projetado exclusivamente para quartos bastante espaçosos de uma grande área. A ilha preencherá completamente todo o espaço disponível e simplesmente não haverá espaço para o resto. Quanto às cozinhas de uma área bastante grande - em tais condições, a ilha pode facilmente desempenhar a função de um divisor de espaço visual em duas zonas principais - jantar e trabalho.

Além disso, este modelo de cozinha de canto pode resolver três tarefas importantes de uma vez:

  • forma um triângulo de trabalho muito conveniente;
  • pode atuar como um divisor de espaço em áreas funcionais;
  • a ilha pode funcionar como um bar se os proprietários assim o desejarem.

Importante! Para transformar a ilha em balcão de bar, basta instalar uma pequena superestrutura especial, equipada com outro tampo de mesa adicional. É este último que vai esconder atrás de seu plano tudo o que acontece na própria superfície de trabalho da ilha.

Com balcão de bar

Hoje, os conjuntos da moda, complementados por um balcão de bar, são incrivelmente populares. Basicamente, esse componente inclui cozinhas em forma de U com uma extensão em forma de barra. A estrutura e configuração de tais estruturas são bastante específicas. As cozinhas com balcão de bar não são adequadas para todos os quartos e layouts. Serão ideais para cozinhas espaçosas, mas para as pequenas - apenas com a observância das seguintes nuances:

  • em uma pequena cozinha para acomodar tal kit, não deve haver área para refeições;
  • uma abertura grande e ampla deve levar à cozinha (como nos apartamentos estúdio).

Importante! Se você colocar um conjunto em forma de L em uma sala minúscula, ele parecerá muito pesado lá. É por isso que não é recomendado acessar esses móveis em um espaço muito limitado.

Com janela

Em muitos casos, o peitoril da janela não permite um planejamento fácil e rápido dos móveis da cozinha. Uma solução excelente em tal situação pode ser o envolvimento desse detalhe no próprio fone de ouvido. O problema aqui pode surgir devido à altura do peitoril da janela. Seu nível raramente coincide com os indicadores padrão de bancadas. Via de regra, é muito menor. Só há uma saída - você tem que levantar o peitoril da janela. Esse trabalho só parece simples e rápido, mas na verdade, para isso você terá que trocar a janela da sala. Além disso, seu tamanho mudará - ficará menor.

Se você abordar esse trabalho com competência e resolver o problema que surgiu, perto da janela será possível organizar uma área de trabalho maravilhosa com boa iluminação.Claro, isso implicará inevitavelmente em custos adicionais, mas no final, os proprietários terão um espaço chique para a superfície de trabalho e para a cozinha como um todo. Ao traçar um esquema e um projeto para essa cozinha, não se esqueça da importância de um armário de canto. Neste caso, estamos falando de conectar nós de tais móveis a 90 graus. Muito depende deles, por exemplo, a quantidade de espaço desocupado, bem como a comodidade de utilizar a cozinha como um todo.

A conexão de canto em tal cozinha pode ser feita de maneiras diferentes.

  • Perpendicularmente. Este método de ligação pode criar alguns problemas em termos de funcionamento, uma vez que será criado um espaço numa das mesinhas de cabeceira, de difícil acesso. Talvez esta seja a única desvantagem séria de tal disposição de móveis. No entanto, esta característica permite tornar os móveis mais compactos, o que é extremamente necessário para áreas de pequena dimensão.
  • Gabinete de canto chanfrado. Este detalhe é muito conveniente de usar, mas suas dimensões são mais impressionantes. Esta é a opção perfeita em uma situação em que não há necessidade de economizar espaço disponível.
  • Gabinete arredondado para dentro. Esta opção é perfeita para salas pequenas e grandes. Mas não se pode deixar de levar em conta que esses modelos são bastante caros. O alto custo é devido às fachadas curvas incomuns, que se distinguem por uma aparência muito original e elegante.

O preenchimento

Ao preparar desenhos e um esboço da futura cozinha de canto, não se deve esquecer o recheio com que será complementado. É bom se o kit tiver sistemas de armazenamento espaçosos, prateleiras, gavetas e espaços de nicho. Nessas condições, você pode manter um recheio rico na forma de dispositivos necessários para cozinhar. Na maioria dos casos, cozinhas de canto são "preenchidas" com os seguintes dispositivos embutidos:

  • Lava-louças;
  • caldeira;
  • forno (às vezes separado e às vezes em conjunto com um fogão);
  • forno (pode ser de indução, elétrico ou a gás);
  • lavando;
  • de capuz.

Para não ocupar espaço extra na cozinha de canto, muitos proprietários recorrem ao uso de prateleiras fechadas com multicozinha, máquina de café, processador de alimentos e outras unidades semelhantes. Será permitido usar os dispositivos listados sem retirá-los dos armários. É claro que, para organizar o equipamento em tais compartimentos, seus tamanhos são primeiro cuidadosamente pensados, assim como os métodos de carregamento de produtos e outras nuances semelhantes. Muitas vezes, cozinhas de canto são complementadas por iluminação embutida. Este é outro detalhe importante que simplifica o processo de cozimento. Com uma boa iluminação, cozinhar é muito mais conveniente e fácil.

É importante notar que mesmo uma pequena cozinha de canto pode acomodar um grande número de itens necessários. Freqüentemente, as pessoas complementam o fone de ouvido não apenas com eletrodomésticos e utensílios de cozinha, mas também com uma TV ou um pequeno monitor.

O principal é distribuí-los da forma mais conveniente possível, sem bagunçar o espaço de trabalho. Este fato deve ser levado em consideração ainda na fase de desenho da situação futura.

Solução de cor

Hoje em dia, os consumidores se deparam com uma seleção chique de cozinhas de canto em uma variedade de cores. Você pode escolher o conjunto perfeito para um ambiente em qualquer faixa - de neutro e calmo a brilhante e ousado. Existem várias das cores mais populares.

  • Branco. Uma cozinha branca é uma ótima solução se você deseja expandir visualmente o espaço existente, além de torná-lo mais fresco e elegante. Até o menor móvel branco parecerá sólido. Além disso, muitas outras paletas combinam perfeitamente com esta cor, assim como peças cromadas e metálicas. Cozinha branca só é ruim porque é uma marca. Em superfícies de cores claras, qualquer sujeira será mais perceptível, mesmo que seja brilhante.
  • Preto. As cozinhas pretas nem sempre são escolhidas. Isso se deve ao fato de que tais paletas podem parecer deprimentes e sombrias, tornando a cozinha menos acolhedora. Porém, o uso correto das cores pretas pode transformar o interior. Esta cor pode ser combinada com outras paletas e diluída com peças de aço ou cromo. No entanto, em uma pequena cozinha, esse conjunto pode não parecer - ele reduzirá visualmente a área.
  • Vermelho. É uma cor muito rica, viva e elegante ao mesmo tempo. Ele chama a atenção, mas por enquanto é bastante agressivo e até intrusivo. Isso se refere principalmente ao tinto venenoso. Se você não quer se incomodar com escamas ousadas, deve dar preferência a outras tonalidades dessa cor - bordô ou rosa.

Deve-se ter em mente que na hora de escolher uma cozinha vermelha, o resto da sala deve "diluí-la". Por exemplo, podem ser elementos brancos, cinza ou pretos.

  • Bege. Essa cor é uma das mais populares. Uma cozinha de canto bege, como uma branca, pode aumentar visualmente o espaço disponível. Além disso, é muito mais fácil escolher o azulejo, o gesso ou o papel de parede certos para esses elementos. O bege fica bem em combinação com texturas de pedra.
  • Verde. Essas cozinhas parecem vivas e ricas. Eles sempre atraem muita atenção para si mesmos. Esta é a solução ideal para um estúdio ou qualquer outra casa onde a cozinha é combinada com qualquer outra divisão.
  • Amarelo. Este é um esquema de cores de fone de ouvido raro, mas bonito. É ideal para pessoas ativas e alegres que irradiam positividade. Mas vale a pena ter moderação. Esteja ciente de que a sombra de limão logo pode ficar entediada e vai "pressionar" os olhos.
  • Wenge. As cozinhas wengé parecem sólidas e caras. Muitas vezes, a cor desta árvore é combinada com branco ou bege (desta forma, as bancadas ou acessórios podem ser pintados). Móveis em tons de wengué se encaixam em uma ampla variedade de móveis.

Estilos

Ao escolher um conjunto de cantos, deve-se ter em mente que seu design deve corresponder ao estilo geral da cozinha. Vale a pena considerar quais características são inerentes a cozinhas projetadas em estilos diferentes.

  • Clássico. As cozinhas apresentadas num estilo clássico não devem ser apenas o mais cómodas possíveis, mas também discretas e radiantes de nobreza. Nesses interiores, é recomendável colocar móveis em cores pastéis. Adições decorativas aos móveis podem estar presentes, mas não devem ser notáveis.
  • Moderno. Essas cozinhas distinguem-se por uma aparência cativante e brilhante, ao mesmo tempo que apresentam linhas suaves. Ornamentos e padrões conspícuos estão faltando. Freqüentemente, em interiores desse estilo não há mesa e, se estiver presente, é caracterizada por características arredondadas e intrincadas.
  • Alta tecnologia. As cozinhas projetadas neste estilo moderno podem ter quase qualquer design. É aconselhável dar preferência a móveis que tenham formas regulares e angulares, sendo permitida a presença de partes seguras, pontiagudas e pontiagudas.

Cores discretas como branco, preto ou cinza são preferidas. Peças cromadas e de aço, por exemplo, acessórios, serão úteis.

  • Minimalismo. As cozinhas de canto em estilo minimalista têm uma aparência simples e discreta. Não deve haver muitos elementos decorativos e adições coloridas. Os móveis devem ser equipados apenas com as necessidades mais básicas. Acentos brilhantes que diluem um conjunto monocromático são aceitáveis, mas você também não deve exagerar.
  • Barroco. Este estilo exala literalmente brilho e luxo. Num interior feito nesta veia, as cozinhas de belas formas com elementos decorativos nobres - inserções de madeira entalhada, detalhes dourados ou forjados ficarão espetaculares. No estilo barroco, é aconselhável colocar móveis caros feitos de madeira natural, por exemplo, carvalho ou lariço.

Exemplos de sucesso

Um conjunto de cantos devidamente selecionado pode transformar a cozinha, tornando-a mais expressiva e vibrante. Nesse caso, o acabamento pode ser quase qualquer. Felizmente, a variedade de móveis de cozinha hoje é maior do que nunca. Vale a pena considerar vários interiores atraentes, que têm um belo conjunto de esquinas.

  • Se a sua cozinha foi projetada em um estilo moderno, então para ela você pode comprar um canto lacônico, mas ultra-moderno, com um balcão de bar, feito nas cores preto e branco. A barra deve ser equipada com detalhes cromados, e o próprio mobiliário deve ser complementado com focos embutidos. Ao mesmo tempo, é melhor decorar o espaço circundante em tons leitosos. O resultado é um ambiente rigoroso, bonito e moderno.
  • É aconselhável decorar as paredes de uma pequena cozinha com papel de parede bege, e o avental com azulejos brancos. Isso irá expandir visualmente o espaço. Também é melhor fazer a luz de teto e complementar com holofotes. E agora você pode jogar com contraste. Apare o chão com barras de chocolate amargo. Quanto ao conjunto de cantos, escolha um conjunto em que as gavetas superiores terão a cor laranja brilhante e as inferiores terão a cor marrom escuro e fosco com textura de madeira. Como resultado, o espaço não parecerá minúsculo, mas adquirirá uma aparência estilosa e equilibrada.
  • Em uma cozinha com paredes claras, você pode colocar um lindo canto cor de pêssego com formas onduladas e prateleiras de vidro ao lado de um pequeno e elegante balcão. Dilua o delicado intervalo com um fogão e forno escuros. Uma geladeira prateada ficará bem nesta combinação.
  • Um conjunto minimalista branco com alças cromadas e bancadas de pedra preta ficará espetacular no cenário de paredes decoradas com tinta esmeralda ou papel de parede. Painéis de PVC com paisagens marinhas monocromáticas são adequados como avental. Você pode vencer este tandem original com ladrilhos pretos e brancos no chão. O resto dos objetos na cozinha descrita (cadeiras e mesa) podem muito bem ser feitos de madeira. Esta decisão é muito ousada. Normalmente, as pessoas corajosas e autoconfiantes recorrem à combinação de cores especificada.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de um 9 sq. m em um estilo clássico em uma casa de painéis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário