Layout e projeto de uma cozinha com uma caixa de ventilação no canto

Contente
  1. Objetivo e tipos de dutos de ventilação
  2. Características do layout
  3. Como fechar os canos?
  4. Exemplos de sucesso no interior

A cozinha é um espaço importante na casa, pelo que a organização do espaço de trabalho e das áreas de lazer nesta requer uma abordagem especial dos proprietários. No entanto, algumas características do dispositivo desta sala requerem a introdução de soluções não padronizadas em termos de layout, em particular, isto se aplica à conduta de ventilação, que está presente na maioria das cozinhas.

Objetivo e tipos de dutos de ventilação

Uma caixa numa divisão, especialmente uma localizada na cozinha de canto, em alguns casos pode causar sérias dificuldades na disposição e desenho da divisão. mas este elemento é um componente importante no projeto geral de um edifício residencial, portanto, sua demolição é inaceitável. É por isso que muitos designers e planejadores tentam usar proveitosamente tais saliências na parede, graças às quais a caixa pode ser escondida ou batida com sucesso de tal forma que se torne uma parte útil e funcional de todo o interior. A principal tarefa do duto de ventilação é garantir uma boa troca de ar, portanto, tais caixas podem ser vistas mais frequentemente em ambientes nos quais, com base em sua funcionalidade, em grande parte, permanece alta umidade do ar.

Graças a tal sistema, a concentração de umidade nos banheiros e na cozinha é praticamente excluída, além disso, a mina de ventilação pode remover parcialmente odores estranhos e poeira.

Com um layout competente, mesmo em cozinhas pequenas, a caixa não chama a atenção e algumas nuances de design podem ocultá-la completamente.

Com base nas características de design de um edifício residencial, as saliências de ventilação podem ter as seguintes dimensões:

  • até 600 mm de profundidade;
  • mais de 600 mm.

Quanto à forma, na maioria das vezes os risers são os seguintes:

  • retangular;
  • com bordas arredondadas;
  • forma geométrica complexa.

Importante! Via de regra, são as opções retangulares que são mais fáceis de ocultar no design geral do espaço.

E também as caixas variam de acordo com a localização. Na maioria das cozinhas, a mina pode ser encontrada no canto direito da sala ou no centro, mas em alguns edifícios está localizada perto da entrada da sala. As caixas são classificadas de acordo com o tipo de material utilizado em sua fabricação. Hoje você encontra várias opções.

  • Elemento de absorção de umidade, para a criação do qual foi utilizado metal galvanizado. Esses designs se distinguem por sua resistência e durabilidade. Além disso, as matérias-primas não têm medo da corrosão. Via de regra, a caixa tem massa mínima e é retangular ou redonda.
  • Caixas de cimento-amianto... Hoje em dia, esses componentes da construção de um edifício residencial raramente são usados. Isso se deve à grande massa das placas, bem como ao mau aperto.
  • Dutos de ventilação de concreto armado... Normalmente, eles são equipados adicionalmente com várias aberturas, graças às quais ocorre a troca de ar natural.
  • Caixas de PVC... Tais elementos são muito procurados, pois se destacam pela resistência aos diversos fatores ambientais e pela facilidade de montagem. A ventilação de qualquer formato e cor pode ser feita de PVC, além disso, o material possui baixo grau de combustão.

Importante! Para alterar sozinho a configuração das condutas, é necessária uma autorização especial, pois existe um sério risco de danificar todo o sistema de ventilação do edifício.

Características do layout

A principal tarefa na implementação do plano de layout da cozinha é determinar a área do cômodo, bem como o tamanho, a localização e a forma do duto de ventilação. Elementos de canto localizados próximos a outras comunicações na sala serão várias vezes mais fáceis de se encaixar na ideia geral de disposição. As estruturas instaladas no meio da parede de trabalho exigirão soluções de design mais ousadas. Uma característica distintiva da seleção do layout adequado para tais cozinhas é a escolha competente do tipo de materiais de acabamento que serão utilizados na obra. É importante que sejam compatíveis com o tipo de matéria-prima com que a própria caixa foi feita.

Além disso, há uma série de restrições ao uso de certos materiais com base nas precauções de segurança em uma sala onde há fontes de fogo. Portanto, é proibido o uso de panos de papel de parede ou painéis de PVC durante o processo de acabamento para bases que estejam próximas ao fogão a gás. Isso se deve ao aumento do grau de inflamabilidade desses tipos de produtos. Se a estrutura de ventilação estiver localizada perto da pia da cozinha, não deve ser aplicada acabamento com gesso decorativo, pois ele se tornará rapidamente inutilizável devido ao excesso de umidade.

Como fechar os canos?

Hoje, os designers de interiores e designers usam uma série de truques eficazes que podem ser usados ​​para esconder o riser de ventilação na cozinha.

Estruturas de canto podem ser ocultadas usando uma das seguintes opções:

  • disponha a caixa de maneira que ela atue como um componente decorativo do ambiente;
  • disfarçar o duto de ventilação escondendo-o no conjunto de móveis de cozinha;
  • designar a estrutura como um componente funcional da área de trabalho ou de jantar.

Escolhendo uma opção de projeto adequada para você, é importante que o elemento criado se encaixe no estilo geral da forma mais harmoniosa possível. Como elemento decorativo, a estrutura pode atuar como um elemento de ligação no interior ou como um destaque brilhante de toda a ideia de uma ideia de design.

Nesse caso, várias formas de decorar a caixa podem ser adotadas.

  • O duto de ventilação pode ser projetado na forma de uma coluna na cozinha, e um elemento semelhante pode ser apropriado em muitas soluções de estilo. Uma alternativa à pedra ou alvenaria podem ser materiais de construção modernos, como gesso, com o qual você pode fazer estuque na estrutura.
  • Disposição de um elemento de ventilação em forma de lareira falsa. Uma opção bastante simples e econômica para criar um belo design decorativo na cozinha. Via de regra, para a montagem, serão necessárias lâminas de drywall e, neste caso, velas ou um elemento elétrico podem atuar como fogo, e estruturas semelhantes podem ser equipadas com um monitor com uma imagem de carvão em brasa ou papel de parede fotográfico.
  • Você também pode ocultar o riser com painéis laterais, mas com a condição de que a caixa seja removida da laje.
  • Uma solução original e simples para mascarar o elemento de ventilação pode ser o uso de papel de parede resistente à umidade. O sortimento moderno permite captar toda a composição, destacando o detalhe no interior. Além de materiais texturizados monocromáticos ou multicoloridos, você pode decorar o elemento usando a impressão de fotos no material.
  • Uma solução mais meticulosa, mas bonita, será um acabamento em dois níveis, que pode combinar elementos de mosaicos e outros materiais de acabamento.

Se não for possível fazer da caixa um elemento de decoração na cozinha devido à sua localização ou forma, vale a pena considerar as seguintes idéias sobre como escondê-lo corretamente atrás da mobília principal da sala:

  • o tubo de ventilação pode se tornar parte da área de trabalho se você alongar o tampo da mesa na área da caixa, e no topo você pode colocar pequenas prateleiras ou armários funcionais; você pode armazenar utensílios de cozinha úteis ou várias estatuetas e itens de decoração neles;
  • a caixa pode ficar escondida no próprio armário se equipar a cozinha com móveis à medida;
  • a saliência de ventilação pode ser utilizada como prolongamento do avental na área de trabalho da cozinha, com acabamento na cor do móvel principal ou da superfície da parede.

Como um caso de uso criativo para um design, você pode recorrer ao design nas seguintes ideias:

  • decore o elemento com painéis espelhados que ajudarão a expandir visualmente o espaço;
  • a estrutura pode se tornar um quadro branco para escrever, colocar ímãs e outras coisinhas bonitas na sala;
  • a caixa será um ótimo lugar para organizar uma área com fotografias.

Se os proprietários das instalações preferirem soluções práticas, o duto de ventilação pode funcionar como uma superfície para a colocação de um monitor ou TV.

Além das prateleiras, uma barra ou ganchos podem ser fixados na base do elemento para que a estrutura se torne um local para armazenamento de vários utensílios de cozinha. Uma solução moderna e elegante é a disposição de um balcão de bar dobrável, que irá adicionar variedade ao interior de qualquer cozinha.

Exemplos de sucesso no interior

  • Para destacar este elemento funcional do edifício, transformando o interior da cozinha clássica em uma opção não padrão, mas prática, vale a pena posicionar o fone de ouvido e a bancada em um ângulo. A caixa de ventilação neste layout acabará sendo uma junta de canto com esse arranjo de móveis. A estrutura funcionará como base para a fixação de armários de parede na parte superior. Nesse caso, a parte inferior da caixa passará a ser uma continuação da área de trabalho, que também pode ser agregada a funcionalidade utilizando-a para guardar utensílios de cozinha.
  • Para que a estrutura se torne decoração e destaque de toda a divisão, distingue-se no poço de ventilação o papel de coluna decorativa com imitação de estuque ou alvenaria semi-antiga. Além da função decorativa, essa solução também será útil se você decorar a coluna com um relógio ou outro elemento útil na casa.
          • Outra boa opção de design seria usar uma caixa para colocar uma TV. Um detalhe semelhante na cozinha irá adicionar conforto. Além disso, comer ou prepará-lo pode ser combinado com a exibição de seu filme ou programa de TV favorito. E a área da sala em si não vai sobrecarregar o espaço, pois vai adquirir uma certa funcionalidade.

          Para obter informações sobre como remover a caixa de ventilação com sucesso, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário