Regras de layout de cozinha
Vários indicadores estão incluídos no plano de projeto da cozinha. Além do tamanho da sala, a sua localização, o acesso à eletricidade e à água, são importantes para a funcionalidade. Se você seguir todas as regras, o desenho de um diagrama de cozinha é um pouco mais do que a colocação normal dos utensílios domésticos necessários.
as regras
É normal que os projetistas levem em consideração as regras de ergonomia, precauções de segurança, ao mesmo tempo em que conhecem as dimensões padrão dos objetos e são capazes de aplicar métodos de projeto bem conhecidos.
A primeira regra do planejamento da cozinha é criar um triângulo funcional. Um arranjo triangular é necessário para uma pia, fogão e geladeira. A distância ideal dos pontos de trabalho entre si é de 180 cm. Um mecanismo de cozinha bem coordenado tem a seguinte aparência:
- tire comida da geladeira;
- leve-os para a pia;
- cortar / misturar e enviar para o fogão.
De acordo com a segunda regra, o layout da cozinha deve começar com uma máquina de lavar ou pia. A localização ideal fica a 2,5 metros do riser com água. O arranjo popular do equipamento perto da janela requer uma mudança na inclinação do tubo que fornece água ou a instalação de uma bomba adicional. Embora a janela tenha mais luz, e isso já economiza energia, será mais agradável para a cozinheira ficar mais tempo observando as belezas naturais (se, claro, houver uma bela vista da janela). As máquinas domésticas são instaladas perto da pia: uma máquina de lavar e uma lava-louças. De acordo com as regras, a técnica é colocada à esquerda se o cozinheiro for destro, e vice-versa, se o cozinheiro for canhoto.
O segundo ponto de apoio mais importante é a placa, o forno. Sua localização ideal em relação ao coletor é de 40-180 cm. Se houver um gasoduto, sua localização será levada em consideração. A mesa de trabalho principal pode ser montada entre a pia e o fogão. Deve ser conveniente cortar e misturar os ingredientes aqui. O comprimento ideal da superfície de trabalho é considerado de 90 cm. Por razões de segurança, deve permanecer uma distância livre de 40 cm na outra parte da estufa. Considera-se muito pouco prático colocar a estufa junto à janela.
Passagem conveniente de mesa em mesa, de dispositivo para dispositivo - 120 cm. Esta área de passeio é suficiente para mover as pessoas que moram no apartamento, enquanto elas não interferem com o cozinheiro. Em salas muito pequenas, zonas de pedestres de 1 metro são aceitáveis.
Outra regra diz respeito à colocação do refrigerador, que deve ficar mais próximo da pia do que do fogão.
Este aparelho geralmente é integrado em uma unidade junto com um forno e micro-ondas. Acontece também que a geladeira simplesmente não tem espaço na cozinha, e é retirada da sala.
Ao planejar a colocação angular de móveis, são obtidas projeções, que os projetistas aconselham a "contornar" armários rasos ou nichos, adequados para guardar utensílios domésticos ou criar um determinado ambiente.
Se a disposição dos móveis não funcionar corretamente, é permitido movimentar as portas ou alterar seus tamanhos. As portas clássicas da cozinha são frequentemente substituídas por designs deslizantes e dobráveis.
Se for difícil apresentar o plano visualmente, você pode usar um programa especial. O Planner 5D, SketchUP Pro e o criador online da Ikea são distribuídos gratuitamente.
Outra opção para uma melhor representação do layout da sua cozinha é escolher um desenho a giz, que pode ser feito no chão do apartamento.Isso o ajudará a desviar de erros, tirar dúvidas, escolher outro equipamento / mobiliário adequado.
Eletrodomésticos e móveis de tamanho reduzido ajudam a economizar espaço. Como normalmente não há espaço adicional para a área de jantar em nossos apartamentos, isso também deve ser levado em consideração na cozinha. Os tamanhos ergonômicos e confortáveis são:
- Largura do assento de 60 cm; 40 cm - profundidade;
- deve haver espaço para cadeiras na borda da mesa - pelo menos 80 cm (essas são as dimensões padrão de uma cadeira com braços).
As opções e tipos de plano de cozinha em uma casa particular e em um apartamento podem variar significativamente.
Tipos
Um desenho ou diagrama competente ajudará a planejar opções com dimensões. A cozinha pode ser incomum - a série P44T ou opções padrão. Além das regras de layout, você precisa levar em consideração os tipos principais, dos quais existem seis principais na natureza.
Linear
Esse layout envolve a disposição de móveis e eletrodomésticos ao longo de uma parede. O projeto também é chamado de linha única ou reta. É adequado para uma sala pequena e é conveniente para 1-2 usuários. A colocação não implica na colocação de grande quantidade de equipamentos. As opções mais adequadas são itens compactos. Uma grande cozinha com varanda também pode ter uma disposição linear, mas pode ser paralela.
O layout linear usual assume a colocação de 6-8 sq. metros de um ou dois armários, pia, fogão, geladeira, uma mesa.
Em forma de L
Este layout permite que você use mais plenamente o espaço, mesmo de salas pequenas. Um esquema competente é adequado para uma cozinha fora do padrão em uma casa privada com uma janela saliente. O planejamento de uma cozinha em forma de L permite o uso tanto da parede com a janela quanto da vertical na porta. Sob a janela, você pode instalar uma pia ou mesa - coisas que não irão restringir o fluxo de luz na sala. Para um layout em L, um pequeno também é suficiente, até 7 sq. metros, instalações.
Em forma de U
Para uma pequena cozinha quadrada, escolha um planejamento em forma de U ou U. Este layout também é relevante para quartos espaçosos. A última opção permite que você instale uma grande mesa de jantar no meio da cozinha. No primeiro caso, você pode escolher opções com um balcão de bar.
Fila dupla
Este arranjo é relevante se o cômodo for longo e estreito. Muitas vezes, os proprietários de uma cozinha desse tipo não querem bloquear o acesso à janela, sob a qual há uma bateria ou equipamento com caldeira a gás. Se houver belas vistas da janela, muitas vezes é planejada uma área de jantar nas proximidades. Nesse caso, duas paredes ficam livres para a disposição de outros objetos. Este arranjo é usado pelos proprietários de cozinhas com passagem. Para melhorar a funcionalidade de espaços estreitos de passagem, são escolhidos fones de ouvido com portas deslizantes - eles não desordenam o espaço.
Ostrovnaya
As cozinhas com uma ilha encontram-se em quartos combinados e apartamentos estúdio. Uma área independente pode conter um fogão, uma pia e outros itens. A área de trabalho pode ser combinada com a mesa de jantar. As dimensões mínimas de toda a zona são 1-1,5 metros. Os armários de parede podem estar ausentes ou em quantidade mínima. Deve-se ter em mente que a ilha deve estar localizada a uma distância ótima da parede, igual a cerca de um metro.
Peninsular
Essa opção também é chamada em forma de G. A modificação permite expandir a funcionalidade da área da cozinha. Se as dimensões permitirem, equipe a sala de jantar. O papel de lanchonete é desempenhado pelo balcão do bar, que é equipado com cadeiras altas especiais. Se não houver problemas com a disposição da mobília e do equipamento em uma sala grande, a disposição de uma pequena cozinha geralmente causa uma série de dificuldades. O aconselhamento de profissionais ajudará na organização das instalações.
Adendo
Quando a cozinha tem apenas 5 a 6 metros de comprimento, os proprietários têm de ser inteligentes. Uma das soluções que economizam espaço é a capacidade de colocar armários de parede e prateleiras. Eles podem ser organizados em duas filas.O espaço restante pode ser usado racionalmente para eletrodomésticos.
Se a área da cozinha for pequena, mas houver uma saída para a varanda, você pode retirar a área de jantar para ela. Se a varanda for isolada e envidraçada, o local pode ser utilizado durante todo o ano.
Para a área de jantar na varanda, tampos de mesa dobráveis e retráteis são ideais. Eles também economizarão espaço em uma pequena sala sem varanda. Está na moda equipar bancadas com bordas arredondadas. Também é racional, uma vez que você não precisa bater em cantos agudos.
Se você resumir as dicas de planejamento, verifica-se que as cozinhas em forma de L são ideais para salas de 6 m² metros quadrados ou retangulares. Uma opção de layout popular envolve a instalação de uma pia em um canto e, de cada lado, uma bancada. Em seguida, são instalados fogão e geladeira. É conveniente colocar os pratos no armário acima da pia. É melhor colocar cereais e mantimentos na mesa ao lado do fogão.
A linha reta da cozinha ficará bem em quartos de 9 m². metros, e o layout em forma de U é adequado para cozinhas de 12 metros. A propósito, neste layout é mais conveniente obter a zona do triângulo de trabalho. Uma câmara de refrigeração e um fogão são instalados ao longo de duas paredes, e uma pia na terceira.
As cozinhas da ilha são ideais para salas de 20 m². metros. A área da ilha inclui uma superfície para cozinhar e lavar.
O triângulo de trabalho é importante, pois o conforto da cozinheira na sala depende do seu correto posicionamento. O tempo de cozimento pressupõe uma presença constante em três objetos:
- armazenar;
- cozinhando;
- afunda.
A primeira zona pode ter gavetas suspensas, uma geladeira ou prateleiras. O segundo objeto inclui um fogão, microondas, forno, fogão. Na terceira zona há uma pia, uma máquina de lavar louça, uma caixa de pratos.
Se o espaço permitir, os profissionais aconselham deixar um espaço livre entre zonas iguais a 40-80 cm. Como regra, as nuances de colocação são determinadas pelas dimensões e forma de uma determinada sala, tendo em conta a localização das comunicações.
De acordo com todas as regras, a colocação dos itens deve começar pela pia. Após conectar as comunicações, outros móveis e eletrodomésticos são colocados.
O forno ou a placa não devem estar próximos de uma janela, esta solução não cumpre as normas de segurança. É importante também que o refrigerador não interfira na passagem livre. Portanto, uma solução comum para isso é a colocação angular. Com esta solução, é importante que a área de trabalho não seja perturbada.
Se o tamanho do cômodo for pequeno, não o amontoe com objetos volumosos. É melhor comprar aparelhos e móveis estreitos que atendam aos parâmetros especificados.
Belos exemplos
O espaço da cozinha deve ser planejado corretamente, já que passamos muito tempo na cozinha, e às vezes a maior parte dele. O espaço certo vai permitir que não se canse por mais tempo enquanto cozinha, e sua aparência vai deliciar.
Para isso, os profissionais aliam o design atual a um planejamento competente. Por exemplo, aqui está um design clássico com o popular layout em forma de L. Móveis naturais, aliados a um competente arranjo de detalhes, falam da racionalidade dos donos desta cozinha. Se a mobília de madeira maciça tiver uma carga pesada, ela ainda servirá por muito tempo. A foto mostra um conjunto dark clássico, em contraposição à opinião de que utensílios domésticos desse estilo devem ser necessariamente leves.
A foto mostra uma versão do estilo de alta tecnologia da localização da ilha na cozinha. Os principais atributos da opção são a tecnologia moderna, muito vidro e superfícies metálicas. A clareza das linhas retas e as proporções perfeitas são todas influências da moda.
Esta foto demonstra um posicionamento linear letrado não trivial, decorado no estilo Art Déco. Design caro - mármore, marfim, pedra artificial. Mas os materiais são muito duráveis.O esquema de cores do quarto está saturado com decorações douradas e cortinas de veludo para combinar.
Para efeito de comparação, dê uma olhada na disposição linear de uma cozinha simples, que é projetada em estilo Art Nouveau.
A foto mostra um posicionamento complexo em forma de G, mas o estilo é o mais simples - moderno. A cozinha é estilosa, mas confortável e prática, parece harmoniosa. A iluminação é muito bem escolhida.
Outro estilo popular de design de cozinha - o minimalismo implica uma falta completa de decoração, mas a aparência geral suaviza a localização do complexo peninsular. Graças a esta solução, a sala adquire funcionalidade. O principal cartão de visita da versão apresentada são superfícies lisas e graciosas.
O estilo étnico também é muito popular no design de cozinha. O design competente transmitirá o caráter da nacionalidade escolhida. Os destinos populares são japoneses, chineses, orientais, escandinavos. A foto mostra uma opção com a colocação de itens domésticos em uma ilha.
Esta variação transmite um estilo inglês ao estilo escandinavo. A colocação dos móveis aqui é em forma de L.
Outro estilo popular para a culinária moderna é o ecletismo. Os itens domésticos são caracterizados por detalhes de plástico e móveis - suavidade e agilidade das formas. Uma solução de estilo envolve a inclusão de vários estilos, unidos por uma ideia. Normalmente, este é um esquema de cores. Estilística é freqüentemente recomendada para iniciantes para implementação. A foto mostra um layout em forma de L competente com uma bela área de jantar.
Acredita-se que cozinhas extraordinariamente expressivas perdem relevância mais rápido que as clássicas. Itens de estilos calmos não requerem atualizações frequentes - clássico, minimalismo, moderno.
Colorir uma cozinha pode transmitir relaxamento ou adicionar energia. Variegação e riqueza geralmente não são recomendadas, pois podem causar fadiga rápida e irritação desnecessária. E ainda - salas menos iluminadas requerem cores claras, e é aconselhável diversificar cozinhas frias com verde ou amarelo.
Para obter ainda mais informações sobre o layout correto da cozinha, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.