Requisitos de segurança para reconstruir uma cozinha com uma transferência de fogão a gás
Mudar um fogão a gás para outro local não é a situação mais rara, pois com a disposição individual de uma sala, os proprietários muitas vezes precisam deslocar o fogão do local designado, reorganizá-lo para um mais conveniente. Isso pode ser devido a nuances de design ou disposição não padrão do espaço da cozinha. Num apartamento, é impossível deslocar o fogão para fora da cozinha de acordo com as normas e, se quiser colocá-lo noutro local, mesmo um pequeno deslocamento deve cumprir os requisitos de segurança.
Por que não você mesmo
Isso se deve ao fato de que o fogão a gás é, a priori, uma fonte de maior perigo. Existem regulamentos rígidos que regem este assunto. A localização da laje está sempre claramente marcada na planta do apartamento BTI: quaisquer alterações e correções na planta são interpretadas como remodelação.
Mover um fogão a gás dentro da cozinha é uma remodelação, mesmo que o deslocamento do objeto seja pequeno. Mas mesmo essa questão está dividida em muitos pequenos pontos. Se você pretende colocar o fogão a gás um pouco mais longe do que seu local inicial, então nesta situação, apenas um certificado da Mosgaz será exigido da documentação de licenciamento (se você mora na capital).
Se o rearranjo está planejado em grande escala, então é preciso fazer um projeto de transferência do equipamento, também é encomendado da Mosgaz. As regras também exigem uma transferência acordada com a Inspeção de Habitação de Moscou. Residentes de outras cidades devem entrar em contato com as autoridades de supervisão apropriadas de sua localidade.
Localização de tubos de gás
Para realizar uma instalação de tubos de alta qualidade ou para transferi-los, certos padrões devem ser observados. Os proprietários de apartamentos muitas vezes nem imaginam que seu desejo de mudar ou reorganizar algo um pouco pode levar a uma violação dessas normas (e haverá cerca de uma centena delas!)
Entre os requisitos básicos estão os seguintes.
- Não pode ligar o aparelho a gás com várias mangueiras, deve ser uma só peça.
- Os canos de gás e o fogão não podem ser colocados fora da cozinha.
- É proibido o bloqueio de tubos de gás, sendo impossível colocá-los em nichos. Os tubos devem ser localizados de forma conveniente, pois os especialistas não devem ter dificuldades durante a inspeção.
- Certamente deve haver uma porta em uma sala com fogão a gás, portanto, é realista retirar a porta da cozinha apenas se estiver instalando um fogão elétrico.
- A torneira do gás não pode estar situada directamente por cima do fogão, na zona de aquecimento.
- O cabo elétrico não deve ser cruzado pelo gasoduto.
- A torneira do gás deve estar sempre perto do aparelho e não fora da cozinha.
- O esquentador a gás, de acordo com os requisitos da divisão, não pode ficar perto da janela.
Além disso, o gasoduto não pode estar localizado na área de lavagem, nem nas caixas dos equipamentos. Se você tiver dois fogões na mesma cozinha, precisará de uma torneira de gás para cada um deles.
Muitas vezes, o cano de gás estraga a aparência da cozinha. No vídeo abaixo, você aprenderá como ocultar canos de gás usando uma cozinha embutida sem mover o cano de gás.
Colocação da laje
O recuperador pode ficar de pé para que a abordagem ao mesmo seja cómoda e segura. Isso se aplica a placas padrão e modernas.
Existem algumas diretrizes que são úteis para ler antes de iniciar a sua reconstrução.
- Você precisa colocar um fogão a gás ou um fogão separado a um intervalo de 50 cm das janelas ou portas. É inadmissível deslocar o fogão para a janela. A distância prescrita também não pode ser reduzida arbitrariamente. Se ocorrer tiragem, pode provocar a ignição de objetos inflamáveis ou, ao contrário, extinguir a chama com o gás aceso.
- A estufa deve estar localizada estritamente perto do compartimento de distribuição e ventilação do gás, com livre acesso à válvula de corte.
- Se você estiver substituindo um modelo a gás por um fogão elétrico, a fiação deve ser forte.
- Você não pode colocar um fogão a gás no canto perto da geladeira - como em qualquer outro lugar próximo a equipamentos de refrigeração.
O armário ou armário com gavetas não deve ser colocado perto do fogão, se o acesso às mesmas for difícil para crianças pequenas. As queimaduras não são incomuns - considere sua logística de segurança.
Geladeira ao lado do fogão
O calor do fogão inevitavelmente força a geladeira a trabalhar mais. Quanto mais quente está o ambiente, mais o compressor produz frio. O próprio dispositivo é tecnicamente projetado para tempos restritos de desligamento automático do compressor. Quando as leituras de temperatura externa aumentam, o compressor fica literalmente desgastado para manter a temperatura desejada.
Como resultado, o equipamento quebra mais rápido. E se o fogão também ficar ligado quase o tempo todo, mesmo os equipamentos modernos quebram antes do tempo. Em média, cinco anos após a compra de uma geladeira, se ela funcionar ao lado do fogão, ocorrem avarias fatais. Os reparos podem ser tão caros que os proprietários estão pensando em comprar novos equipamentos.
Pia ao lado do fogão
Muitos proprietários têm certeza de que tal bairro não é perigoso e até conveniente, mas não é assim. Se você tiver um fogão elétrico, então a zona de fronteira com uma pia sempre corre o risco de um curto-circuito. Se você tiver um fogão a gás, há perigo de explosão.
Além disso, não descarte as queimaduras na pele e nas membranas mucosas sob a influência do óleo fervente. Se você estiver lavando pratos e fritar carne no fogão próximo, por exemplo, a água que entrar na panela pode realmente causar queimaduras. Quanto maior for a distância entre a placa e o lava-loiça, mais confortável é o processo de cozedura.
Negociação de transferência
Se for deslocar o fogão, é necessária a consulta de especialistas do serviço de gás de sua cidade. Qualquer trabalho de instalação e desmontagem é realizado por especialistas autorizados para essas ações. A transferência não é realizada sem acordo com os trabalhadores do gás!
Existem certas regras sobre como obter uma autorização de viagem.
- Contacte os especialistas por telefone, eles farão uma consulta inicial, após a qual poderá ter de emitir um pedido de transferência de equipamentos.
- Depois de redigida e submetida a candidatura às estruturas competentes, é iniciado o processo de aprovação. Com base no requerimento, um especialista irá à sua casa (o horário está negociado).
- Ele inspeciona a cozinha, você expressa seus desejos de até onde vai tirar o fogão do local de instalação principal. Se você estudou previamente os requisitos e padrões para a instalação de um gasoduto, muitos pontos foram omitidos.
- O especialista aprova o esquema final de transferência da placa, faz um orçamento. A papelada é tratada pela organização que fará a movimentação do fogão. Se o proprietário não concordar, a obra não é realizada.
- Se as condições de transferência propostas pelo especialista forem adequadas para si, então de acordo com o recibo fornecido terá de pagar pelos serviços, combine o dia da transferência.
Quanto ao prazo, o procedimento de aprovação levará de 5 a 10 dias. O problema é adiado por muito tempo se os donos dos apartamentos não concordarem com as propostas dos empregados do serviço de gás. Mas um meio-termo terá que ser encontrado, e ele sempre se encaixa na estrutura dos padrões. A distância da parede à laje não pode ser reduzida ignorando os requisitos. A transferência não autorizada é uma violação da lei, neste caso, multas não podem ser evitadas.
Treinamento normativo
Para fazer sem problemas, estude o documento correspondente - SNiP 2.04.08-87 *. É imprescindível equipar a divisão onde se encontra a estufa, alimentação natural e ventilação de exaustão (para organizar as trocas de ar). Isto significa que é impossível equipar uma divisão sem janela com respiros de trabalho, bem como sem conduta de ventilação com exaustor satisfatória.
O corte do tubo da válvula de corte é inadmissível, é um elemento integrante do sistema de gás. É impossível substituir de forma independente até mesmo um revestimento flexível e, mais ainda, organizar o movimento ou extensão dos tubos. Isso é feito apenas por um funcionário do serviço de gás.
Mas na fase de negociação com especialistas, especifique o que você precisa comprar para a transferência. Pode ser necessária uma mangueira de fole. Os próprios instaladores trarão tubos metálicos, mas seu custo está incluso no orçamento de transferência da laje. Se você liberar antecipadamente a cozinha de móveis e objetos desnecessários que atrapalham o processo de desmontagem, será mais fácil para o artesão trabalhar. Eles geralmente anunciam todos os requisitos antes de vir para a casa.
O aparecimento de longos gasodutos flexíveis levou ao fato de que o gasoduto interno tinha muito menos probabilidade de ser transportado. Mas a questão ainda é única, e os representantes do serviço de gás são regularmente confrontados com esses apelos. Se precisar de tal serviço, nem pense em ações não autorizadas - pelo menos isso pode resultar em multa. Mas a situação pode levar à tragédia, o que é muito mais perigoso.
O comentário foi enviado com sucesso.