Características da remodelação da cozinha
Mudar a planta arquitetônica de uma habitação significa mudar radicalmente sua aparência, dando-lhe uma cara diferente. E a ideia mais popular para remodelar um apartamento hoje é a opção de combinar um cômodo com uma cozinha.
Peculiaridades
Não há dúvida de que combinar uma cozinha gaseificada e mais uma divisão é uma vantagem indiscutível.
A desvantagem é que a reabilitação, no caso de demolição de qualquer parede, exigirá necessariamente autorização das autoridades competentes.
Não é incomum que, apesar da vontade dos proprietários, essa permissão não possa ser obtida.
- Um apartamento de um cômodo não o permite, pois não sobra um único cômodo para a habitação (a cozinha é um lugar para cozinhar e comer, mas não uma sala de estar).
- Quase todas as paredes em muitos tipos de edifícios de vários andares desempenham as funções de suporte de carga, mesmo as divisórias entre salas são consideradas como tal, e a parede de suporte não pode ser demolida, uma vez que representa uma ameaça para todo o edifício.
- De acordo com os requisitos de segurança contra incêndio, é proibido combinar cozinhas gaseificadas com salas de estar. A única solução que pode ser acordada com as autoridades é a instalação de divisórias ou portas deslizantes.
- Na presença de um fogão eléctrico, e não a gás, pode-se concordar com a opção de fazer um arco ou uma abertura na parede, mesmo que seja de suporte. Isso pode ser feito, uma vez que não haverá destruição completa das estruturas de suporte. Mas, por outro lado, essa oportunidade pode ser negada se tal remodelação foi realizada anteriormente por outros proprietários, ou seja, a casa já está em risco de desabamento.
- A vantagem das paredes do painel "Khrushchev" (projeto série 1-506) sempre foi a presença de partições relativamente leves que não desempenham funções de suporte de carga. É relativamente fácil obter permissão para demolir tal partição. Mas se for planejada a remoção completa da parede interna do "brezhnevka" (projetos das séries 111-90, 111-97, 111-121 e projetos de edifícios de tijolos das séries 114-85, 114-86), então, é improvável que isso seja viável devido às funções de sustentação dessas paredes. A saída pode ser encontrada instalando apenas a porta em vez de remover completamente a parede.
- Em alguns painéis, as paredes / divisórias não podem ser removidas de todo, o que está associado à idade da casa, ao estado das paredes ou ao grande número de remodelações já realizadas.
Em outros casos, sempre há nuances que podem interferir e ajudar na requalificação. Tudo depende da situação específica.
O redesenvolvimento, em qualquer caso, deve ser formalizado em conformidade. É necessário consultar a administração municipal e outras autoridades antes de iniciar qualquer trabalho. Só eles podem obter permissão para eles. O trabalho ilegal de fusão certamente trará problemas e, por isso, você precisa tratar a papelada com a maior seriedade.
Como combinar?
Existem várias maneiras de aumentar o espaço demolindo ou transformando a parede.
- Demolir totalmente a parede que separa a sala e a cozinha. Isso é aceitável se o apartamento consistir em mais de um cômodo e uma cozinha, e a parede da cozinha não for resistente. Um pré-requisito é que o fogão a gás deve estar ausente.
- Demolir parcialmente a divisória que separa a cozinha da sala. Supõe-se também que não existe fogão a gás (a presença de fogão elétrico é permitida), mas esse caminho pode ser realizado em uma pequena filmagem. Desta forma, os apartamentos de um quarto são frequentemente convertidos.
- Instale uma partição ou porta deslizante. Adequado na presença de um fogão a gás, sendo assim praticamente o único na presença de um.
- Instale o arco em vez da porta. É possível fazer uma abertura em arco, mesmo em uma parede de suporte, mas quando se obtém a permissão apropriada, geralmente surgem dificuldades.
A requalificação da zona de habitação após a conjugação da divisão com a cozinha confere aos proprietários vantagens indiscutíveis:
- a área útil aumenta, pois a própria parede ocupa um espaço bastante grande (com uma espessura de cerca de 100 mm e seu comprimento de 4000 mm, ela ocupa muito);
- a habitação adquire opções adicionais para a colocação de móveis;
- o apartamento fica visualmente mais espaçoso;
- o volume e o preço dos materiais de acabamento durante os reparos são reduzidos.
Para além da possibilidade de demolir a parede, existem várias opções para aumentar a área útil do apartamento.
- Remanejamento e ampliação da cozinha reduzindo a área habitacional do apartamento. Os códigos de construção atuais não permitem que cozinhas e banheiros (as chamadas áreas úmidas) sejam colocados acima das salas de estar em prédios de apartamentos. Isto significa que, de acordo com estes SNiPs, só é possível transferir e colocar a cozinha no local da antiga sala de estar, por exemplo, se houver divisões embaixo delas que não sejam utilizadas para habitação.
Outra possibilidade é a "transferência parcial": o fogão e a pia ainda estarão na cozinha combinados com o ambiente (em sua parte não residencial), e o restante dos móveis (freezer, mesa, etc.) será transferido para outro lugares, que darão ampliação visual da cozinha.
- Remanejamento e ampliação da área da cozinha, reduzindo a área não residencial. Os SNiPs são proibidos de colocar a cozinha no lugar do banheiro, para aumentar sua área reduzindo o banheiro, para colocar a porta do banheiro na cozinha. Se no apartamento for utilizado um fogão a gás, não é permitido entrar na cozinha apenas a partir da sala.
- A área da cozinha pode ser aumentada anexando-se um corredor, um hall de entrada ou uma arrecadação. É possível organizar o denominado nicho-cozinha transferindo-o totalmente para o corredor, mas isso só é possível se o apartamento não for abastecido com gás. Colocar uma cozinha na área do banheiro (e vice-versa) é proibido pelos SNiPs, pois isso piora formalmente as condições de vida. Os SNiPs regulam o mesmo no caso de um aumento do espaço vital, reduzindo a cozinha.
Tal remodelação, em princípio, é possível, mas apenas com o consentimento do proprietário do espaço habitacional certificado por notário.
- O layout de combinar a cozinha com uma varanda ou área loggia. Esta opção de ligação é possível, mas desde que não afecte nenhuma parede de suporte e parte da parede que se encontre por baixo do peitoril da janela (suporta parte da laje da varanda). Com essa reforma, o caixilho da janela e o bloco da porta são freqüentemente removidos, um balcão de bar é feito do bloco do peitoril da janela e a parte externa da varanda / loggia é isolada. Também deve ser lembrado que os SNiPs proíbem a transferência de radiadores de aquecimento do interior do apartamento para o exterior (para a varanda / loggia).
- Remoção ou redução da seção do duto de ventilação. Os poços de ventilação são propriedade comum da casa, por isso os SNiPs não permitem alterações no seu design.
- Transferência de pias, fogões e utilidades. Não é permitido levar a pia fora da "zona úmida", ao contrário de movê-la ao longo da parede. Se houver um obstáculo na lateral da bateria de aquecimento, ela pode ser movida, mas somente após obter permissão.
Se você tiver dificuldade em escolher entre uma variedade de opções de redesenvolvimento, ou simplesmente se não tiver experiência em planejamento, você sempre pode consultar especialistas nesta área.
Como mostra a prática, toda a documentação de conciliação pode ser elaborada com o mínimo de perda de tempo, e os designers profissionais desenvolverão um modelo tridimensional em computador que dará ao cliente uma ideia correta da aparência futura do apartamento.
Para obter ainda mais informações sobre como reconstruir uma cozinha e combiná-la com uma sala, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.