Projeto de cozinha com área de 9m². m
O desenho da cozinha é uma tarefa responsável, que simplesmente necessita de ser feita com perfeição, pois é nesta divisão que os residentes passam grande parte do seu tempo livre. Muitas vezes, na cozinha, os anfitriões cumprimentam os convidados e se reúnem com toda a família na mesma mesa. Portanto, o ambiente ao redor deve ser bonito, confortável e o mais hospitaleiro possível. Hoje vamos analisar em detalhes como você pode organizar uma cozinha com uma área de 9 metros quadrados.
Características do layout
Pequenas, mas bastante acolhedoras kitchenettes, cuja área não excede 9 m². m, na maioria das vezes localizado em casas antigas. Aqui, muitos proprietários enfrentam o problema de decorar um tal espaço. Em tal área, não é tão fácil organizar todas as zonas necessárias correta e convenientemente. Nessas condições, é aconselhável usar todos os cantos da sala.
Antes de prosseguir com o projeto de tal espaço, você precisa traçar um plano detalhado. Contando com ele, será muito mais cômodo e fácil arrumar os móveis. No desenho, também vale a pena marcar todos os territórios adjacentes à cozinha. Na maioria das vezes, é uma loggia ou varanda. Além disso, para selecionar e exibir corretamente um fone de ouvido e vários equipamentos, você precisará desenvolver o layout direto da sala.
Kitchenettes com área de 9m2. m. são angulares, lineares ou em forma de U.
Antes de proceder à reparação e organização do espaço funcional de tal cozinha, vale a pena decidir como é o seu quarto:
- 3x3 m;
- 2,3x3,6 m;
- 2,25x4 m.
Acontece que a cozinha da casa tem paredes fora do padrão. Neste caso, os proprietários têm a oportunidade de desenvolver o seu próprio projeto de design original, único. Se estamos falando sobre como organizar uma cozinha de 3x3 m, deve-se ter em mente que o desenvolvimento do projeto pode ser bastante trabalhoso. Isso se deve ao fato de que em tal cômodo há a mesma distância entre as paredes, razão pela qual não é tão fácil pensar na disposição dos móveis e no zoneamento do espaço como parece.
Em espaços alongados, é cada vez mais fácil organizar os móveis de forma correta e conveniente. O layout de um espaço reto e linear parece não ser o mais conveniente para a maioria dos proprietários. É bastante difícil arrumar todos os móveis em tais condições, de modo que também seja conveniente cozinhar ali. Porém, é importante notar que um balcão de bar chique pode ser colocado em tal ambiente. Se não estamos a falar de uma rectangular, mas sim de uma kitchenette de canto, então aqui os móveis podem ser colocados em forma de L. Essa solução não será apenas muito funcional, mas também atraente do ponto de vista estético. Comprando eletrodomésticos embutidos de alta qualidade, haverá muito mais espaço livre na cozinha de canto.
O planejamento de cantos implica a colocação das áreas de jantar e de trabalho em paredes opostas uma à outra.
Um dos mais convenientes é o layout tipo P. Forma-se assim um triângulo de trabalho muito aconchegante, no qual cozinhar é mais cómodo e rápido, porque o necessário está à mão. Projeto de uma pequena cozinha de 9 sq. m com um arranjo em forma de U muitas vezes parece desarmônico, portanto, em muitos casos, eles tentam simplificá-lo. Por exemplo, uma mesa para a área de jantar é frequentemente escolhida compacta.Você pode instalar um balcão de bar que fará o papel de uma mesa na área do peitoril da janela.
Projetos de design moderno de cozinhas em 9 praças, em muitos casos, envolvem a transferência da área de jantar para o hall. Existe outra solução popular - a expansão da sala com o envolvimento de uma varanda ou loggia.
Se a cozinha for combinada com a sala de estar, você precisa ter em mente que esse processo pode ser muito trabalhoso e demorado.
Se uma pequena kitchenette estiver ligada à sala de estar, então existe uma excelente oportunidade para equipar uma área de trabalho completa e organizar todas as coisas necessárias “à mão”. É muito importante lembrar aqui a característica principal de tal layout - será necessário um bom zoneamento do espaço. É necessário separar corretamente a área de lazer da área de preparo de alimentos com fogão, geladeira e ilha. Felizmente, hoje existem muitas maneiras diferentes de dividir o espaço disponível. Só tendo em conta todas as características e nuances da disposição de uma pequena cozinha, será possível mobilá-la e equipá-la livremente para que a sua posterior utilização não cause qualquer incómodo.
Zoneamento
Freqüentemente, os proprietários de apartamentos se deparam com o fato de que a cozinha combinada com outros cômodos e espaços deve ser zoneada corretamente. Da mesma forma, será conveniente dividir os espaços que possuem diferentes cargas funcionais. Freqüentemente, ao combinar uma pequena cozinha com uma espaçosa sala de estar, o zoneamento de espaços individuais é realizado usando os seguintes componentes.
- Freqüentemente, uma pequena cozinha é separada da sala de estar por uma mesa de jantar. Então, a transição de um espaço para outro torna-se mais suave e precisa.
- Você pode colocar um sofá (com uma cama embutida), que funcionará como um divisor de espaço. Os hóspedes e membros da família serão capazes de se acomodar o mais confortavelmente possível e cozinhar não os distrairá da comunicação. Assim, atrás do sofá, pode ser equipada uma cozinha e, na frente dela, uma área de estar com TV e mesa de centro.
- Uma passagem em arco para a cozinha também pode servir como um excelente meio de dividir o espaço em áreas funcionais. Além disso, pode ser não apenas um departamento de sala de estar, mas também uma varanda ou loggia.
- A divisão do território com a ajuda de uma ilha revela-se muito atrativa, cómoda e discreta.
- Podem ser usados diferentes revestimentos de piso. Por exemplo, na sala de estar ou na área do hall, aplique parquete / laminado e decore a área de jantar e cozinha com ladrilhos claros. O resultado será uma divisão de espaço sutil, mas tangível.
- Você pode fazer o mesmo com a decoração de parede. Na cozinha, as paredes devem ser recortadas com um material e na área de estar com sofá - com outro, à sua escolha.
- O zoneamento também pode ser feito com materiais tecidos - cortinas. Porém, para a cozinha, esta não é a melhor solução, pois aí a cortina pode sujar rapidamente. Freqüentemente, terá de ser enviado para lavagem ou simplesmente perderá sua aparência original em breve.
- É permitido referir-se a tetos de vários níveis ou diferentes acabamentos de teto. Esta é uma técnica muito interessante, mas nem todas as suas opções podem ser atendidas se os tectos do apartamento já não forem os mais altos.
- Freqüentemente, várias partições são usadas para zonear um espaço. Por exemplo, podem ser belas estruturas de vidro ou madeira. Claro, você deve começar a corrigi-los se o espaço livre disponível permitir. Caso contrário, você não vai dividir a área, mas desordená-la.
- O zoneamento do espaço pode ser feito usando a sala apropriada. Por exemplo, você pode instalar várias luzes suspensas em uma fileira acima da área de trabalho da cozinha. Assim, você poderá separar a área de cozimento.
- Se o espaço livre permitir, você pode fazer o zoneamento usando racks ou prateleiras.Essa técnica de divisão da área é clássica.
A melhor opção de zoneamento do espaço disponível deve corresponder à área das instalações, bem como sua carga de trabalho.
O estilo de decoração dos quartos ou móveis da cozinha também deve ser levado em consideração.
Espectro de cores
O esquema de cores em que a pequena cozinha de 9 m². m, desempenha um papel importante na organização deste espaço. São as cores que criam um certo clima, conferem ao interior um aspecto mais estético e hospitaleiro.
Ao decorar uma kitchenette, deve primeiro escolher a gama dominante.
Nesse caso, algumas nuances devem ser levadas em consideração:
- as especificidades do layout;
- a nomeação das áreas funcionais presentes no espaço;
- os requisitos e preferências dos proprietários.
Se a reparação for efectuada numa kitchenette bastante estreita, deve ter cuidado com a sua ampliação visual. As cores claras certamente ajudarão os proprietários nisso. Isso também se aplica ao acabamento e à cor do fone de ouvido. O esquema de cores especificado tem um aspecto suave, não causa irritação e enche o espaço de aconchego. Para pessoas que amam soluções contrastantes, contra esse fundo, você pode expor móveis escuros bem distintos (mesa, cadeiras).
Nesse caso, é melhor deixar a luz do fone de ouvido.
Ao configurar uma pequena cozinha, muitas pessoas param nos tons de azul, verde claro, amarelo claro e bege. Eles tornam possível formar um interior discreto, mas de aparência cara, não incomodando com variações desnecessárias. É muito agradável e calmo estar em um ambiente assim. Além disso, não devemos esquecer a cor branca permanentemente na moda. É mais frequentemente usado em móveis de cozinha, porque não só atualiza e ilumina o espaço, mas também pode torná-lo visualmente mais espaçoso. Um interior desenhado nesta cor é uma opção vantajosa para todos.
É permitido referir-se à formação de duetos bonitos e discretos. Por exemplo, um tom neutro e discreto bege parece harmonioso em conjunto com muitas outras paletas. Assim, acabará por formar um interior hospitaleiro e original se combinar o bege com o amarelo ou o branco na cozinha.
Para tornar o ambiente aconchegante, você pode combinar as cores cinza e azul na cozinha.
Uma pequena cozinha não deve parecer "enfadonha" e enfadonha, caso contrário, os hóspedes e as famílias não terão o devido prazer em estar nela. Acentos brilhantes e ricos que atraem muita atenção serão úteis. Por exemplo, pode ser uma bela pintura com ricas paisagens ou cortinas coloridas. Mas não devemos esquecer que também não deve haver supersaturação com acentos brilhantes, caso contrário, a situação será desarmônica.
Ao escolher um ou outro esquema de cores para uma pequena cozinha, é muito importante levar em consideração a influência das diferentes cores na psique humana. Portanto, o azul pode ter um efeito calmante em uma pessoa, e os tons de verde e esmeralda têm um efeito positivo no humor. Para tornar o ambiente mais dinâmico e "animado", é permitido adicionar detalhes de cores cativantes - vermelho, rosa brilhante. Mas não deve haver muitos desses elementos.
Acabamento
Ao organizar uma cozinha de 9 metros, é necessário selecionar materiais de acabamento de alta qualidade e confiáveis. O seu design também é muito importante, uma vez que disso dependerá a escolha do mobiliário adequado e o estilo do interior em geral. Vamos dar uma olhada mais de perto em quais materiais são mais adequados para o projeto de uma pequena cozinha.
Teto
Para terminar o teto da cozinha os seguintes materiais populares são adequados:
- gesso;
- cal;
- teto suspenso;
- madeira (raramente usada, pois não gosta de umidade excessiva);
- ladrilhos de revestimento de alta qualidade;
- teto falso;
- Painéis de PVC;
- pintura e papel de parede.
O material pode ser absolutamente qualquer coisa, mas deve atender a uma série de requisitos importantes, sem o qual não durará muito em uma cozinha.
- Resistente à umidade. A umidade refere-se a vapor quente, umidade elevada, água fria e respingos de água. Os materiais que você selecionar para o acabamento do teto da cozinha não devem ter medo da influência desses fatores, já que você simplesmente não pode prescindir deles em tal ambiente. Você não deve escolher revestimentos de madeira, como forro. Sob a influência da umidade e da umidade, eles se tornarão rapidamente inutilizáveis e terão que ser substituídos.
- Resistente às mudanças de temperatura. E você não pode prescindir de mudanças de temperatura na cozinha. Assim, a combinação de uma janela aberta com líquidos fervendo no fogão em panelas forma um salto significativo de temperatura, mesmo que se trate de uma sala espaçosa, e mesmo em condições de 9 quadrados e ainda mais. Um acabamento que não foi projetado para tais influências não durará muito em uma pequena cozinha. Aqui, um ladrilho de alta qualidade será a solução ideal - as flutuações de temperatura não são terríveis para ele.
- Resistente à sujeira. Vapores gordurosos, fuligem, tinturas, poeira e sujeira são companheiros comuns na cozinha (qualquer - grandes e pequenas). Portanto, os materiais com os quais o teto é planejado não devem ser sujos e caprichosos demais. Quanto melhor e mais fácil de lavar o revestimento selecionado, mais adequado é para uma cozinha de 9 metros.
- Higiene. A alta umidade e não menos altas temperaturas são um excelente ambiente para a reprodução ativa de vários tipos de bactérias patogênicas. As coberturas de teto devem minimizar esse fator. Esse requisito é melhor atendido por acabamentos como ladrilhos ou vidro.
- Segurança ambiental. A cozinha não deve conter materiais tóxicos que possam prejudicar a saúde humana. É importante adquirir apenas revestimentos ecológicos e de alta qualidade que, mesmo em altas temperaturas, não emitam substâncias perigosas no ar.
- Projeto. Procure por belos materiais de teto que se encaixem no estilo que você escolheu para sua pequena cozinha.
Felizmente, hoje a gama de materiais de acabamento para decorar o teto da cozinha agrada pela sua diversidade.
Você pode encontrar a opção perfeita para todos os gostos, cores e bolsos. É aconselhável dar preferência aos produtos de marca, pois muitas vezes são de alta qualidade e não contêm compostos perigosos em sua composição.
Piso
O design do piso da cozinha deve ser tratado com tanta responsabilidade quanto a decoração do teto. Existem vários dos revestimentos mais adequados e populares que podem ser usados para organizar o espaço em uma pequena cozinha. Vamos conhecê-los. Muitas vezes, as pessoas na cozinha espalham um material tão conhecido e comum como o linóleo. É bom porque não sofre abrasão rápida, não tem medo de umidade ou vapor, é facilmente lavado e não quebra se um objeto pesado cair sobre ele.
Este material de acabamento é bastante barato e muito fácil de ajustar.
Linoleum é apresentado em uma grande variedade - é possível escolher um revestimento adequado para qualquer interior. Além disso, nas lojas você encontra opções interessantes que imitam pedra, madeira, parquet e laminado. Mas é preciso entender que, devido à presença de móveis pesados sobre linóleo, permanecem marcas perceptíveis, que não podem ser endireitadas. Claro, se você não planeja reorganizar a cozinha ou mudar o equipamento existente nos próximos anos, então isso não é um problema. Além disso, esse acabamento pode começar a aumentar com o passar dos anos em certas áreas. Dificilmente será possível livrar-se das "ondas" emergentes. Teremos que substituir o linóleo.
Outro material adequado são os ladrilhos de cerâmica.
É diferente por ter uma superfície bastante durável e resistente ao desgaste. Não sofre abrasão, não tem medo dos efeitos dos produtos químicos domésticos agressivos. Sob a influência da alta umidade e umidade, tais ladrilhos não se deformam e não perdem sua beleza original.As opções de ladrilhos modernos são apresentadas na mais ampla gama. Hoje é possível decorar o chão da cozinha em qualquer estilo e cor. Os revestimentos que imitam outros materiais também são muito populares. Por exemplo, pode ser um azulejo bonito e espetacular com imitação de pedras preciosas ou alvenaria - há muitas opções. Os especialistas aconselham a compra de ladrilhos para cozinha que tenham uma superfície mate ou áspera. Esses materiais não serão escorregadios e as famílias ou convidados não escorregarão sobre eles.
Quanto às desvantagens dos tiles, os seguintes pontos podem ser atribuídos a eles:
- quando objetos pesados caem sobre este material, podem permanecer rachaduras ou lascas;
- o ladrilho danificado não pode ser reparado de forma alguma - terá que ser trocado;
- o ladrilho tem sempre uma superfície bastante fria, que não é muito confortável para caminhar se o sistema de "piso quente" não estiver instalado em casa.
Os pisos de madeira ficarão nobres e elegantes na cozinha. Este acabamento pode demonstrar não só o gosto impecável dos donos da casa, mas também o seu bem-estar material. Além disso, o parquet ou os ladrilhos de madeira especiais têm um aspecto muito bonito e rico. Com esses detalhes, o interior ganha um charme e um estilo especial. Os especialistas aconselham a compra de materiais de madeira nobre para pisos de cozinha, porque são mais confiáveis, resistentes ao desgaste e duráveis.
Se você encontrar um parquete ou ladrilho feito de um termowood especial, poderá comprá-lo sem hesitar.
Materiais de acabamento como laminados são muito populares. Normalmente é feito de aglomerado ou de fibra. No topo dessas bases, um papel especial é fixado com um padrão específico, geralmente repetindo a estrutura da madeira. Também pode encontrar à venda laminado que imita pedra ou cerâmica.
O laminado tem as seguintes vantagens:
- É fácil de limpar;
- não se suja facilmente;
- fácil de instalar (você mesmo pode fazer o layout, sem entrar em contato com os mestres);
- apresentado em uma grande variedade;
- você pode encontrar uma opção barata, mas bonita.
No entanto, o laminado não é isento de deficiências. Esses incluem:
- medo da umidade, imprescindível na cozinha (se os vizinhos inundarem você, o laminado simplesmente se deforma e incha - terá que ser trocado);
- é impossível restaurar a superfície danificada do laminado;
- este chão pode ser facilmente arranhado.
Os pisos de cortiça são frequentemente escolhidos para a cozinha. Muitos consumidores têm certeza de que esses materiais não têm apenas medo da umidade, mas também são frágeis. Na verdade, esse é um grande equívoco. Os pavimentos de cortiça modernos não têm medo da água e da humidade, não apodrecem, não incham nem deformam. Os poluentes domésticos também são totalmente seguros para esses pisos.
Pisos autonivelantes ultra-modernos ficarão bem na cozinha.
Esses materiais parecem chiques, mas são caros. O piso autonivelante é resistente ao desgaste, durável, muito bonito, resistente à umidade e despretensioso. Uma variedade de imagens são aplicadas em tais revestimentos. Por exemplo, pode ser uma impressão na forma de seixos do mar, areia e outros materiais semelhantes.
Paredes
A decoração das paredes da cozinha deve receber igual atenção. Em lojas modernas de materiais de construção e acabamento, apresenta-se uma grande variedade de materiais, ideais para qualquer ambiente e interiores. Vamos conhecer a lista de revestimentos adequados que podem ser usados para decoração de paredes em uma pequena cozinha de 9 metros.
- Papel de parede. O papel de parede pode ser usado para decorar as paredes da cozinha. Felizmente, existe uma grande seleção desses materiais. Você pode comprar lisos e revestimentos com padrões ou padrões diferentes. Para cozinhas, compre apenas opções resistentes à umidade de alta qualidade. É aconselhável levar roupa de cama lavável.
- Corante. Este material é mais acessível e fácil de trabalhar.Se desejar, você pode experimentar um pouco com a textura, mas principalmente você precisa escolher uma cor adequada que não incomode ou estrague o estilo do interior. Deve-se ter em mente que as paredes pintadas são muito vulneráveis a todos os tipos de danos mecânicos, por isso é necessário tratá-las com muito cuidado.
- Folhas de PVC. Esses materiais podem reduzir um pouco a área da cozinha, uma vez que na maioria das vezes são instalados em bases de caixilhos (ripas). Mas esses revestimentos são bons porque micróbios perigosos não se multiplicam neles e os painéis de PVC são lavados com muita facilidade e rapidez. Freqüentemente, eles são instalados apenas na área do pátio.
- Madeira. Alguns proprietários escolhem revestimento de parede de madeira para a cozinha. Essas soluções não são encontradas com tanta frequência, porque a madeira ainda tem medo da umidade e da umidade. Mesmo o vapor normal do fogão pode afetar adversamente o estado de tal decoração de parede. Faz sentido recorrer a este revestimento apenas se estivermos falando de uma cozinha grande e espaçosa. Em uma área pequena de 9 metros, é improvável que tal acabamento dure muito.
- Gesso decorativo. Este é um acabamento muito bom e sólido. Não é tão prático como todos os exemplos descritos acima, mas tem uma textura excelente.
- Debaixo da pedra. Essa decoração de parede parece muito interessante, mas é bastante cara, por isso não é escolhida com frequência. É por isso que a pedra decorativa geralmente é comprada apenas para o projeto de cantos ou encostas ou para zonear o espaço.
- Telha. Ladrilhos ou ladrilhos de cerâmica são ideais para decorar paredes na cozinha. Esses materiais não têm medo de umidade, umidade ou temperaturas extremas, e os danos mecânicos para eles não são a maior ameaça. A gama desses revestimentos é simplesmente enorme - você pode escolher não apenas opções monocromáticas, mas também opções multicoloridas ou ladrilhos que imitam outros materiais naturais.
Seleção de estilo
Ao projetar uma pequena cozinha de 9 metros, você deve aderir a um determinado estilo de sua escolha. Felizmente, hoje as lojas têm tudo que você precisa para fazer o interior das instalações no mesmo tom estilístico. Vamos examinar mais de perto quais direções são adequadas para organizar uma cozinha e como elas diferem.
- Clássico. O estilo clássico popular assumiu as posições de liderança por muitos anos consecutivos. Ele é discreto, discreto, mas nobre. É aconselhável usar materiais naturais e de alta qualidade, por exemplo, madeira (com detalhes esculpidos) nos fones de ouvido. As cores em tal interior devem ser calmas e discretas.
- Alta tecnologia. Esses interiores são dominados por materiais como metal (cromo e fosco), vidro, plástico ou madeira maciça (geralmente preto ou branco). Todas as cores são freqüentemente mantidas em tons futuristas estritos. Acentos brilhantes são aceitáveis. Madeira entalhada não vai caber aqui, como outras notas clássicas.
- País. Nesse estilo, podem haver detalhes grosseiros de madeira mal processada, detalhes têxteis (guardanapos, toalhas) em uma gaiola ou uma pequena flor. É aconselhável usar apenas materiais naturais com sua textura e aroma característicos.
- Minimalismo. Tal interior deve conter apenas todos os detalhes mais necessários. Sem frescuras. Não há necessidade de supersaturar o interior com decorações.
- Rococó, barroco, estilo império. Estilos extravagantes. Eles devem conter apenas materiais de acabamento caros e itens internos feitos de materiais sólidos naturais. A presença de decorações aristocráticas atraentes e douradas é aceitável.
Exemplos de design de interiores
Em uma pequena cozinha de 9 sq. m. você pode colocar uma luz em forma de diamante azulejo, as paredes são acabadas com gesso branco, e o avental - com imitação de pedra ou tijolo. Contra esse fundo, um fone de ouvido branco como a neve com bancadas escuras e gavetas verdes penduradas terá uma aparência harmoniosa.Em frente à área de trabalho deve ser colocada uma mesa de vidro bem organizada com pernas cromadas e um par de cadeiras de estrutura de metal com assentos de tecido verde.
Contra o fundo de paredes creme, você pode colocar um conjunto bege claro com armários de parede brilhantes. Folhas de PVC com a imagem de uma cidade à noite são adequadas como avental. Um grande ladrilho marrom-bege com textura fosca deve ser colocado no chão. Em frente aos armários, há uma mesa neutra brilhante e cadeiras estofadas em pêssego.
Em uma cozinha clara, um conjunto de cozinha roxo claro, impressão de fotos decorativas na parede oposta, uma mesa e cadeiras cor de café com estofamento acolchoado vão ficar bem. Você pode diluir os tons claros com luzes pendentes escuras.
Uma visão geral do projeto da cozinha com uma área de 9 metros quadrados, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.