Projeto de cozinha com área de 8m². m: ideias interessantes de design de interiores

Projeto de cozinha com área de 8m². m: ideias interessantes de design de interiores
  1. Regras de layout
  2. Esquema de cores
  3. Seleção e colocação de móveis
  4. Estilos
  5. Iluminação
  6. Ideias de design de interiores

A maioria das casas construídas nas décadas de 80 e 90 tem um layout típico com pequenas cozinhas de até 8 m2. Há pouco espaço livre neles, mas a correta distribuição dos metros quadrados e o design original podem transformar uma pequena sala em um recanto multifuncional e aconchegante. Antes de prosseguir com o projeto dessas cozinhas, você deve considerar cuidadosamente seu layout, escolher o estilo do interior e decidir o tipo de reparo.

Regras de layout

Pequena cozinha de 8 sq. m para muitos proprietários pode parecer um problema real, uma vez que é difícil fazer reparos e criar um interior nele. Mas com projetos modernos, esses metros quadrados são suficientes para acomodar não apenas uma área de trabalho, mas também uma sala de jantar.

No planejamento de cozinhas cujas dimensões são de 2 por 4 m, é importante levar em consideração as seguintes nuances.

  • O objetivo funcional da sala. Você deve saber com antecedência o que planeja fazer na cozinha - apenas cozinhar ou até mesmo organizar reuniões com parentes e amigos. Para expandir o espaço, a cozinha é frequentemente combinada com a sala de estar. Você também pode aumentar a área da sala devido aos quadrados da loggia ou varanda.
  • O estilo da sala. O tamanho da área de trabalho e espaço de descanso dependerá do projeto. Assim, por exemplo, se remover a parede entre a varanda e a cozinha, poderá equipar com sucesso um canto confortável com um sofá.
  • Conjunto completo com eletrodomésticos. Basta que algumas donas de casa coloquem na cozinha um conjunto mínimo composto por fogão e geladeira, enquanto outras preferem instalar equipamentos técnicos complementares na forma de micro-ondas, lava-louças, cafeteira e processador de alimentos.

Nesse caso, a economia de metros quadrados é realizada por meio de modelos de equipamentos embutidos.

Qualquer layout de cozinha deve começar com um projeto. Para isso, uma planta baixa é desenhada no papel. Para evitar erros, os designers são aconselhados a seguir essas regras.

  • No caso em que a sala é quadrada, é melhor planejá-la na forma da letra "P", a forma de L também é adequada. Com este projeto, todos os móveis de cozinha são instalados junto às paredes. O layout em forma de U parece interessante ao combinar a cozinha com a sala de estar ou ao colocar o balcão do bar. Ao mesmo tempo, o fone de ouvido deve ser equipado com o número máximo de gabinetes e prateleiras.
  • Para salas retangulares, layouts de duas fileiras e lineares são ótimos. Ao escolher esta opção para cozinhas com área de 8 m2, é necessário ter em consideração a localização da “zona húmida”. É desejável que esteja localizado próximo ao ralo. Dependendo da localização da pia, é escolhido um local mais adequado para o fogão e a geladeira.

Deve ser lembrado que todos os objetos do "triângulo de trabalho" devem estar próximos uns dos outros.

Depois de resolvido o problema com o layout da cozinha, resta pensar com cuidado o zoneamento com iluminação e fazer os reparos, já que é a próxima etapa do planejamento. Como a construção é sempre considerada cara, mesmo no processo de projeto vale a pena calcular todos os custos de aquisição de materiais de acabamento e pagar pelos serviços das construtoras. Se as oportunidades financeiras forem limitadas, você precisará investir o máximo possível no orçamento alocado. Ao mesmo tempo, é importante notar que os reparos econômicos podem ser não menos práticos e bonitos. Quanto à renovação de qualidade europeia, destina-se a proprietários com bons rendimentos e abre grandes oportunidades para a implementação de quaisquer ideias de design.

Independentemente do tipo de reparo, as seguintes obras devem ser executadas na cozinha.

  • Projete uma área de trabalho. Para tal, o avental de cozinha é decorado com ladrilhos de lavagem ou revestido com vidro resistente à humidade e painéis laminados. A área de trabalho decorada com mosaicos tem um belo design moderno, a partir do qual composições originais podem ser dispostas.
  • Instale um revestimento de piso de qualidade. Se as oportunidades financeiras forem limitadas, o linóleo é adequado, enquanto os ladrilhos são considerados uma opção ideal para pisos. É durável e fácil de manter. Além disso, o zoneamento pode ser executado usando ladrilhos coloridos.
  • Decore a entrada. Uma cozinha de 8 sq. m, a instalação de portas deslizantes ajudará a expandir visualmente; a instalação de um arco também é considerada uma boa escolha.
  • Termine as paredes. Para salas pequenas, é melhor escolher gesso texturizado em cores claras.

A área de jantar, se desejar, pode ser decorada com papel de parede.

Esquema de cores

As cozinhas pequenas, cujo tamanho não ultrapasse 8 m2, devem ser decoradas preferencialmente em tons de branco, cinza, bege e laranja. Como essas salas exigem multifuncionalidade, os designers recomendam evitar cores muito brilhantes e contrastantes em sua decoração. As cores monocromáticas parecem interessantes em quartos pequenos. Ao mesmo tempo, o branco é considerado a cor mais favorável para cozinhas em miniatura, é idealmente combinado com outros tons e é capaz de aumentar visualmente o espaço, criando o efeito de leveza. Uma solução incomum também é uma combinação de branco com uma tonalidade leitosa e rosa.

A combinação de um fundo branco com detalhes metálicos é muito popular no design moderno.portanto, os especialistas aconselham o uso das cores do grupo amarelo-laranja (bronze, latão, ouro vermelho) no projeto de pequenas cozinhas. As cozinhas ficam lindas em preto e branco, onde predominam os tons não escuros (antracite, grafite). Se você deseja obter um design incomum, é melhor dar preferência ao cinza.

Pode funcionar como pano de fundo, bem como o destaque principal no interior.

Os tons castanhos não são adequados para cozinhas pequenas, visto que os estreitam visualmente. Nesse caso, os tons chocolate e marrom claro podem ser substituídos por bege. Para diversificar um pouco a paleta, uma combinação de bege com cinza ou areia é permitida.

O bege agradável está em harmonia com os tons creme, nude e carne.

Seleção e colocação de móveis

O conjunto de cozinha é considerado a peça principal do móvel, portanto, para que se enquadre harmoniosamente no interior de uma divisão com área de 8 m2 e ocupe um espaço mínimo, é aconselhável fazer à sua medida . Uma vez que a disposição de uma pequena cozinha envolve o uso racional de metros quadrados, os especialistas recomendam a compra de fones de ouvido com um grande número de dobradiças e gavetas. Eles devem ser espaçosos e fáceis de usar. Para colocar mais utensílios de cozinha nas gavetas inferiores, deve ser escolhida uma pia de tamanho pequeno (50 × 40 cm), retangular ou redonda.

Ao mesmo tempo, é aconselhável substituir os armários retos comuns por estruturas deslizantes compactas.

As cozinhas retangulares e baixas são geralmente equipadas com móveis até o teto. Neste caso, as prateleiras superiores são utilizadas para guardar conservas, taças de vinho e utensílios diversos, enquanto as gavetas inferiores são utilizadas para colocar os utensílios de cozinha que estão frequentemente em uso. Para equipar bem a cozinha é importante equipá-la com todo o equipamento necessário.É necessário adquirir modelos embutidos. Eles não só ocupam pouco espaço, mas também permitem que você crie um único estilo. Assim, por exemplo, uma placa com forno embutido parece perfeita em um design moderno, ao lado da qual você pode colocar armários modulares espaçosos.

Um grande papel no design da cozinha é desempenhado pela disposição da área de jantar, onde os familiares e convidados podem jantar e se divertir. No caso de a família ser pequena, pode instalar um balcão de bar. Isso geralmente é adequado para solteiros e casais jovens. Para famílias com crianças, você precisa comprar uma mesa, mas não deve escolher modelos volumosos.

Para cozinhas de 8m². m apto para transformar estruturas deslizantes equipadas com prateleiras adicionais para armazenar vários itens de cozinha.

Parece elegante em pequenas cozinhas e sofás, mas na hora de colocá-los é importante levar em consideração que esses móveis ocuparão muito espaço utilizável. Para economizar espaço, você deve comprar cantos compactos e macios, que também são projetados para guardar utensílios de cozinha. Se o projeto prevê a presença de um grande sofá, então é necessário adquirir modelos na cor do conjunto de cozinha com gavetas e prateleiras espaçosas.

Uma boa opção para cozinhas de 2 × 4 m é considerada a instalação de uma mesa com cadeiras leves e confortáveis, caso pretenda pode optar por dobradiças. Isso vai economizar espaço e, com a chegada dos convidados, será possível aumentar o número de assentos.

Quanto à colocação de móveis, a opção mais popular é instalá-los junto a uma das paredes. Às vezes, um layout de duas fileiras é usado no projeto, onde as fachadas estão localizadas ao longo de duas paredes paralelas.

Para ampliar a sala, os especialistas recomendam colocar móveis no formato da letra "L".

Estilos

Apesar de a cozinha com uma área de 8 m2 ser pequena, o estilo certo na concepção da cozinha vai permitir-lhe obter uma divisão bonita e multifuncional. Para essas cozinhas, os designers recomendam a escolha do minimalismo, que se caracteriza por tons claros, uso racional do espaço e pouca quantidade de móveis.

Graças ao minimalismo, a divisão aumenta visualmente de tamanho e o conjunto mínimo de móveis confere-lhe uma sensação de leveza e conforto.

Uma excelente escolha para uma pequena cozinha seria provençal, de estilo clássico e ecológico. Essas instruções combinam de maneira ideal funcionalidade, concisão, moderação e decoração moderna. Para dar ao ambiente um toque aconchegante, móveis de madeira natural devem ser usados ​​em sua disposição. Ao mesmo tempo, tons claros e arejados e motivos paisagísticos, muitas flores de interior e o uso de elementos forjados na decoração são bem-vindos na Provença.

As cozinhas clássicas estão sempre na moda, distinguem-se pelas linhas claras, decoração cuidada e materiais naturais. Nesse ambiente, prevalecem as cores pastéis suaves, todos os tons de marrom e bordô. A textura, forma e cor de todos os itens de decoração devem estar em harmonia entre si. O item principal na cozinha é considerado uma bela bancada feita de madeira cara ou pedra natural.

Quanto ao estilo ecológico, é na maioria das vezes escolhido pelos proprietários que estão cansados ​​da agitação da cidade e querem criar um ambiente aconchegante no apartamento. A paleta de cores dos móveis e materiais de acabamento é escolhida em tons naturais. As cores pérola, creme e branco funcionam bem para isso. A arrumação da cozinha é efectuada apenas com os móveis mais necessários.

O material para a produção das fachadas deve ser natural - de madeira maciça ou pedra.

A modernidade merece atenção especial, que se apresenta ao mesmo tempo pela multifuncionalidade e pelo conforto. Muitos proprietários de apartamentos preferem a Art Nouveau, pois permite encher a cozinha com peças de mobiliário de várias cores com elementos fresados. Para não sobrecarregar o espaço limitado com detalhes, é necessário escolher fachadas com ligeiro brilho em tons claros e monocromáticos. O estilo moderno é caracterizado por uma geometria consistente, linhas limpas e ângulos retos.

Todas as prateleiras da cozinha devem ser fechadas e os eletrodomésticos escondidos de olhares indiscretos.

Iluminação

A iluminação adequada desempenha um papel importante no design das instalações, e a cozinha não é exceção. As divisões com área de 8 m2 devem ser dotadas de iluminação de alta qualidade de vários tipos. Um lustre de teto geralmente está localizado no centro da sala e acima da mesa de jantar; ele distribui bem a luz por todas as áreas e torna a cozinha mais confortável. Além disso, com a ajuda de um lustre elegante, você pode realizar o zoneamento.

Além disso, em uma sala pequena, é necessário prever a iluminação da área de trabalho, que fica instalada acima dos armários.

Pequenos arandelas na parede também ajudam a expandir visualmente a área e destacar cada zona de uma maneira especial., Tiras de LED ou holofotes. As lâmpadas em forma de xícaras e bules têm uma aparência requintada no design de cozinhas modernas. Eles se encaixam em qualquer estilo de forma original. Antes de instalar o sistema de iluminação, é necessário planejar com precisão a colocação das fontes de luz de forma a evitar sombras.

A iluminação insuficiente faz com que a cozinha pareça menor.

Ideias de design de interiores

Hoje em dia existem muitos tipos de designs para cozinhas elegantes com uma área de 8 m2, graças às quais uma pequena divisão se torna prática e cómoda. A maioria das cozinhas tem um layout com varanda, o que permite ampliar significativamente a área e tornar o interior aconchegante. Antes de aplicar racionalmente os metros quadrados da varanda, deve-se isolá-la bem. Depois disso, a varanda pode se transformar não só em um local para guardar os vazios para o inverno, mas também em uma elegante área de jantar, equipada com eletrodomésticos, armários e um conjunto.

Neste caso, o vão da porta deve ser decorado com uma estrutura deslizante, por ser seguro e fácil de usar, ocupa pouco espaço.

Não menos interessante é o interior, no qual a área da cozinha é aumentada pela disposição de uma loggia. As opções de design com geladeira são especialmente populares. Este, junto com outros equipamentos, é retirado da cozinha e uma sala de jantar é feita a partir do cômodo principal. Para conferir ao ambiente um ambiente acolhedor, recomenda-se uma atenção especial à decoração, escolhendo os tecidos adequados. Lindos porta-panelas, guardanapos, toalhas de cozinha e toalhas de mesa servirão como um complemento elegante para qualquer interior. Você também pode reviver o ambiente na cozinha com a ajuda de cortinas elegantes.

Sua cor deve estar em harmonia com a decoração de paredes e móveis.

Muitos proprietários de apartamentos também preferem combinar cozinhas com salas de estar., que é uma opção de layout moderna e conveniente. Mas tal projeto só pode ser implementado se for possível demolir paredes não estruturais. Como resultado, o espaço da cozinha aumentará e permitirá a implementação de várias ideias de design. Os layouts combinados funcionam bem para famílias com crianças, já que os pais podem cozinhar e assistir os movimentos agitados na sala ao mesmo tempo. Neste projeto, você precisa usar muitos elementos decorativos e flores frescas.

Ao mesmo tempo, não se deve encher a sala com vasos grandes, basta colocar várias plantas com flores no parapeito da janela ou pendurá-las na parede.

É interessante destacar a área de lazer utilizando o balcão do bar. Divide a divisão com estilo, ocupa pouco espaço e pode ser facilmente instalada em qualquer zona da divisão. Na maioria das vezes, o interior com bar é escolhido por jovens casais que utilizam a cozinha para lanches leves e encontros de convidados.Uma vez que o balcão zona a sala, o local de descanso pode ser complementado com um sofá e resolver o problema com um local de dormir, que muitas vezes falta em apartamentos pequenos. Nesses interiores, a jardinagem vertical é bem-vinda, que é colocada em uma das paredes livres, transformando o teto em um verdadeiro recanto do paraíso.

Independentemente do estilo da cozinha, o seu interior deve ser complementado com belos pratos. Recomenda-se colocar copos, taças de vinho de cristal e jogos de chá em prateleiras abertas. Os pratos de barro feitos à mão também vão decorar o ambiente de uma forma original.

Recomenda-se combinar vasos e pratos pintados com guardanapos bordados.

Para obter informações sobre como escolher um lustre e lâmpadas para uma pequena cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário