Projeto de cozinha com área de 7m². m
Uma cozinha de sete metros não é um espaço onde uma família poderá organizar encontros aconchegantes com os convidados em uma mesa farta. Para tornar este quarto cómodo para a anfitriã e membros da família que aqui se reúnem para pequenos-almoços, almoços e jantares, bem como para expandir visualmente o espaço, terá que experimentar.
Características do layout
Layout da cozinha hoje é feito de muitas maneiras diferentes:
- o conjunto de cozinha é colocado ao longo da parede em uma disposição linear;
- os elementos do fone de ouvido são colocados em duas paredes opostas - duas linhas;
- em formato de letra P - em forma de U;
- no formato da letra L - em forma de L;
- com uma ilha.
Em uma área de 7 metros quadrados, é possível usar apenas as opções mais simples entre as oferecidas.
A solução mais adequada seria mobiliar esta sala com móveis de canto - em forma de L. Este é um dos melhores projetos para encontrar um lugar para um equipamento de cozinha tão importante como uma geladeira. No entanto, deve-se ter em mente que os armários frigoríficos de modelos superdimensionados dificilmente cabem em uma pequena cozinha.
Se a sala for estreita, uma saída para a situação ao reparar e organizar tudo o que você precisa em uma área insignificante pode ser encontrada usando um fone de ouvido do tipo linear. Todos os seus elementos são colocados ao longo da longa parede e em frente - o grupo de jantar.
Se a configuração da sala for quase quadrada, o fone de ouvido linear se encaixará nela com sucesso se houver lugares para equipamentos embutidos. Se esses nichos não forem fornecidos, tudo o que você quiser nesse quadrado não caberá, ou o uso de muitas coisas será difícil.
Às vezes, a cozinha é de 7 m². m instalar um fone de ouvido em forma de U. Esta é uma opção para famílias numerosas que jantam em outro lugar. Uma sala alongada para a instalação de um fone de ouvido é inconveniente. Mas isso é ideal se a cozinha for combinada com uma sala de estar (estúdio).
Opções com uma ilha, duas linhas de elementos de unidade de cozinha não são adequadas para um espaço tão apertado.
Opções de zoneamento
Qualquer que seja a opção de layout escolhida, você precisa levar em consideração que na cozinha, é necessário alocar zonas para os seguintes componentes:
- Armários e armários para armazenar alimentos e utensílios diversos;
- bancada para cozinhar;
- forno, incluindo placas e forno;
- lavando;
- geladeira;
- mesa de jantar e cadeiras.
Para alguns proprietários também é importante colocar uma máquina de lavar roupa e uma máquina de lavar loiça na cozinha, embora seja muito difícil encontrar um lugar para estas coisas em 7 metros de área.
Se um nicho é fornecido na cozinha, que era encontrado em casas construídas nos anos 70-80, ele pode ser usado na vida da sala dando-o para colocar um armário, geladeira ou a mesma máquina de lavar louça.
Para que tudo de que você precisa caiba na cozinha, o fone de ouvido em si deve ser compacto. Móveis que envolvem a instalação de eletrodomésticos geralmente são feitos sob encomenda.
Apesar de a implementação de um tal conjunto de móveis exigir muito trabalho e custos adicionais, os esforços são justificados, uma vez que a disposição de uma determinada cozinha beneficia com isso.
Além disso, os especialistas aconselham o uso ativo do peitoril da janela para o funcionamento da cozinha. Pode funcionar como bancada adicional ou principal.
Se o grupo de jantar tiver que ser colocado na cozinha, é importante encontrar o lugar certo para colocar a mesa e as cadeiras.Normalmente, é atribuído um lugar para a área de alimentação no canto ou na parede oposta ao fone de ouvido. É conveniente usar uma mesa quadrada. Os designs dobráveis são benéficos.
Se a mesa for colocada no meio, é desejável que seja pequena e redonda.
Cada vez mais, os balcões de bar estão se tornando parte de pequenas cozinhas. Eles estão incluídos no conjunto de cozinha ou simplesmente instalados contra a parede ou perto do peitoril da janela.
Para não sobrecarregar o espaço, ao equipar uma peça de mobiliário deste tipo, é frequentemente fornecido um mecanismo que permite dobrar ou empurrar a prateleira.
Acabamento
O acabamento afeta a usabilidade da cozinha de sete metros e sua percepção visual. Dependendo dos materiais e cores usados para a decoração, pode parecer completamente apertado e livre, como se estivesse cheio de ar.
Piso
O material de piso mais adequado, neste caso, são os ladrilhos de cerâmica. É durável e confiável. É fácil de instalar e lavar. Além disso, as soluções de design desse material são suficientes para se adequar ao estilo geral.
Em vez de tal ladrilho, você pode escolher um revestimento de grés porcelânico para uma pedra. Muitas pessoas optam por marcas caras de linóleo.
Pisos de madeira para cozinhas também são usados, mas em tais condições, a madeira pode ser facilmente estragada pela exposição à umidade e contaminantes específicos. A situação é resgatada por um verniz que protege a árvore. Porém, se você decidir pela escolha, ainda é melhor dar preferência ao laminado. Obviamente, vai durar mais e manter sua aparência original por muito tempo.
Paredes
Em uma cozinha pequena, papel de parede lavável é apropriado. Na área de jantar, você pode usar não tecido com um enfeite modesto ou tinta.
Às vezes, as paredes são simplesmente pintadas para que se possa lavar essa superfície mais tarde. Onde for mais provável o aparecimento de manchas (na área do avental e próximo a ele), pode-se usar ladrilhos de cerâmica. Você não deve cobrir todas as paredes com este material: a sala se parecerá com uma sala de cirurgia. Ao escolher os ladrilhos, é melhor dar preferência a pequenos elementos em um tom.
Na hora de decorar, é importante evitar a variegação para não “engolir” visualmente o espaço já limitado.
Teto
Para uma cozinha com pé-direito alto, a solução mais simples seria instalar um tecto falso branco. Ele irá esconder as falhas do presente, permitindo que você crie iluminação com luzes embutidas. Se o teto for baixo, basta nivelá-lo e pintá-lo.
Soluções de cor
Ao escolher materiais para decoração, deve-se prestar atenção às opções de iluminação. Cores "dançantes" podem levar a um efeito indesejável na percepção da cozinha. A paleta de cores de luz é bem percebida pelo olho humano, principalmente em um espaço confinado. É desejável tornar o tom principal branco. Pode ser complementado com tons amadeirados ou com a cor metálica presente nas caixas dos eletrodomésticos.
O uso de cores brilhantes (como verde e vermelho) também é aceitável, mas requer extremo cuidado.
O piso deve ser vários tons mais escuro que as paredes, e o teto deve brilhar com a brancura. Todas as superfícies são fáceis de limpar. Assim, não haverá listras em itens de cores claras após a limpeza.
Decoração e têxteis
Para equipar bem uma pequena cozinha, convém abandonar a textura volumétrica dos elementos interiores. O número de cores não deve exceder quatro. As fachadas de móveis são as mais simples.
Os elementos decorativos (têxteis, vasos e serviços) devem ser usados com moderação. Isso ajudará a evitar a impressão de estar apertado.
As ideias de design podem ser encontradas nos requisitos para estilos específicos usados na criação de interiores.
Para essa cozinha, o estilo minimalista, que envolve o uso de um número limitado de detalhes, é o mais adequado. Para resistir a tal sala com esse espírito, você precisa adotar apenas formas e linhas simples, cores naturais.Todos os elementos devem ser práticos.
O minimalismo também é inerente ao estilo escandinavo. A paleta de brancos predominante é diluída com detalhes brilhantes em utensílios de mesa e tecidos (cortinas e toalhas de mesa).
O design de cozinhas de alta tecnologia envolve o uso de materiais avançados, mecanismos que facilitam a abertura de portas, sistemas de iluminação sofisticados, móveis embutidos de tom predominantemente metálico.
Há também um mínimo de têxteis e elementos decorativos originais.
Em uma pequena cozinha, o uso de decoração no espírito da Provença será muito útil. Este estilo combina simplicidade e sofisticação em seus recursos. A decoração da sala torna-a bastante arejada e acrescenta amplitude.
Você pode usar móveis de luz, como se fossem surrados, de madeira. Tecidos de linho, algodão, cetim com motivos florais irão enfatizar a impressão desejada.
Qualquer que seja o estilo escolhido para criar um interior, tais decisões não devem ser permitidas:
- escolha elementos grandes, por exemplo, lustres pendurados ou papel de parede com um padrão grande;
- mobiliar a sala com móveis escuros e criar decoração em cores escuras - somente designers experientes podem fazer isso com competência;
- use cortinas pesadas;
- organizar um teto em vários níveis.
Iluminação
Apesar de a cozinha ser bastante pequena, não se deve limitar a instalar um lustre. É melhor fazer iluminação especial para cada zona. Você vai precisar de lâmpadas na área de bancada para cozinhar, fogão e pia. Iluminação individual também deve ser fornecida para a área de jantar.
Luzes embutidas serão preferidas.
Exemplos de design de interiores
Em cozinhas pequenas, geralmente há um problema com o posicionamento do refrigerador. Além disso, os modelos padrão às vezes parecem ser algo estranho em tal ambiente. Se você usar um conjunto de canto e colocar uma geladeira da mesma cor em um canto, a cozinha não parecerá apertada.
Se a sala for retangular e estreita, um local para comer pode ser colocado perto da janela, adaptando um peitoril sob o tampo da mesa.
Para uma família grande, essa solução não é adequada, mas para um casal que raramente recebe convidados, é bastante.
Uma cozinha de sete metros com acesso à varanda dá vantagens, pois alguns dos itens pouco utilizados também podem aí ser colocados. Então será possível alocar mais espaço para a área de jantar.
Mesmo um pequeno espaço permite que você jogue com os contrastes com habilidade. A combinação de luz e escuridão no próprio fone de ouvido, o acabamento do piso e das paredes, um avental espetacular que complementa o mobiliário com seu esquema de cores, criam a impressão de uma cozinha moderna e confortável.
Combinando harmoniosamente a cor das paredes com a cor dos móveis, bem como linhas fluidas e pouca iluminação em uma pequena cozinha, você pode criar um ambiente aconchegante e íntimo.
Esse lugar se torna um centro de atração para todos os membros da família.
O design competente e a cozinha "microscópica" tornam-no fácil de usar. Neste há um lugar para um sofá espaçoso ao lado da mesa de jantar.
O nicho sob o peitoril da janela permite a colocação conveniente de eletrodomésticos e pratos.
O design da cozinha de sete metros em cores ensolaradas torna-a espaçosa e cheia de luz. Nada chamativo, apenas tons naturais. Em tal ambiente, não se sente o espaço limitado da sala.
Quando a cozinha serve apenas como um espaço de trabalho e não como um lugar para comer, isso simplifica muito a tarefa de planejamento e design. Tornou-se possível instalar um fone de ouvido espaçoso nesta sala, no qual caberá exatamente tudo o que você precisa.
Dar vida a uma cozinha com toques de cores vibrantes é uma tarefa difícil, mas factível. Um conjunto que combina as cores leitosa e rosa choque anima o espaço.
Devido às portas cegas nos armários, os móveis não parecem pesados e "não ocupam espaço".
Visão geral da cozinha de 7 sq. m. veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.