Projeto de cozinha com área de 18m². m
Na maioria das vezes, as cozinhas têm 18 m². m são encontrados em casas construídas individualmente ou no projeto independente de seu próprio apartamento, adquirido na versão de plano aberto. Em apartamentos típicos, esse número de metros quadrados de cozinha é quase impossível de encontrar. A opção mais comum é um estúdio com uma variedade de opções de zoneamento. Se você comprou uma casa que permite alocar tantos quadrados para a cozinha, então será fácil equipá-la. Não importa o formato da futura cozinha, ela pode ser retangular ou quadrada, mas na maioria das vezes tem 6 por 3 metros.
Iniciando uma reforma em uma cozinha tão espaçosa, você terá a oportunidade de realizar todas as suas idéias, fantasias em design de interiores. É importante que o projeto seja pensado de forma competente, funcionalmente organizado e que o estilo seja moderno, eficaz e estético.
Peculiaridades
Infelizmente, uma abordagem desajeitada pode arruinar até mesmo uma área tão grande. Se os proprietários de pequenas cozinhas se deparam com uma tarefa difícil - expandir o espaço, então o principal objetivo de qualquer projeto de cozinha grande não é desordená-lo, colocar tudo o que é necessário, mas não sobrecarregá-lo com detalhes. Porque mesmo essa cozinha pode se transformar em um depósito. Primeiro, pergunte a si mesmo uma série de perguntas e encontre as respostas para elas:
- quantas zonas serão alocadas;
- como organizar eletrodomésticos de forma compacta e uma superfície de trabalho;
- que estilo preferir.
Certifique-se de considerar os seguintes pontos:
- 18 quadrados é uma área considerável, mas ainda está longe de ser grande, então não deve ser visualmente reduzida;
- eletrodomésticos, os equipamentos devem estar localizados o mais confortável possível, caso contrário, você terá que caminhar muito;
- o design não deve ser apenas espetacular, mas também prático, confortável, não se deve transformar a cozinha em um museu;
- a iluminação correta é uma nuance muito importante, mesmo que haja grandes janelas na sala, elas não serão suficientes, então você terá que pensar sobre fontes de luz adicionais na área de trabalho, um grande lustre.
Estúdio
Esse tipo de layout é independente, mas nos últimos anos tornou-se cada vez mais popular. 18 quadrados são suficientes para acomodar a área de trabalho, área de jantar e área de relaxamento em um quarto. Uma vantagem óbvia - não há necessidade de combinar instalações próximas, mas se você está considerando essa oportunidade, então preste atenção às opções de conexão:
- com varanda;
- do corredor.
Essa opção tem prós e contras, portanto, pense em todos os detalhes.
Desvantagens:
- é difícil em termos de custos de reparo e obtenção de licenças das autoridades;
- um capuz muito poderoso é necessário, caso contrário, todos os cheiros "caminharão" pela casa;
- não haverá oportunidade de se aposentar na cozinha;
- a bagunça vai chamar sua atenção imediatamente.
Prós:
- a oportunidade de estar com toda a família no processo de cozimento;
- crianças na frente de seus olhos quando você está ocupado com negócios;
- grande espaço;
- soluções de design interessantes.
Você pode zonear corretamente o estúdio da seguinte maneira:
combinar dois paletas de cores diferentes, dividindo visualmente as zonas;
usar diferentes texturas, materiais, ecletismo de estilos;
partições sob a forma de sofás, mesas, armários e outros móveis;
- diferentes alturas de piso, pódios, degraus.
Em forma de L
Este é um dos layouts mais versáteis e funciona muito bem para um retângulo de 18 quadrados.Especialmente se você está planejando fazer uma grande área de jantar e não quer economizar espaço de trabalho. O layout G permite equipar funcionalmente o fone de ouvido com todo o equipamento necessário, zonear a sala com um balcão de bar, colocar um sofá ou um aparador se necessário. As seguintes soluções serão ergonômicas:
- a localização da pia, geladeira e fogão em um triângulo, e não em uma linha muito próxima um do outro;
- pia de canto permitirá que você organize adequadamente o espaço no canto.
Linear
Se preferir colocar os móveis alinhados, terá que enfrentar vários inconvenientes, pois terá que andar bastante. Uma península ou uma ilha, na qual uma parte de eletrodomésticos ou uma pia é montada, ajudará a tornar o arranjo linear mais confortável. A península ocupará menos espaço, além disso, poderá ser adaptada exclusivamente para armazenamento e como balcão de bar, o que facilitará os reparos.
É muito importante nesta versão interior calcular corretamente a distância entre os módulos, idealmente deve ser de 1,2 metros.
Paralelo
Esta é uma ótima opção para um formato retangular. Ao mesmo tempo, os móveis são colocados ao longo de duas paredes paralelas. A área de jantar pode ser colocada no meio, se a cozinha for ampla, ou na parte de trás, por exemplo, perto da janela.
Ao colocar o fone de ouvido nas proximidades das portas, leve em consideração que eles não interferem no uso dos módulos de armazenamento. É preferível preferir o modelo deslizante ou retirar totalmente a porta. Você pode organizar eletrodomésticos importantes em um lado do fone de ouvido para sua conveniência e, em seguida, o segundo será usado como um aparador.
Em forma de U
Este é um layout muito conveniente. Se você cozinha muito, esta opção certamente será adequada para você. A principal desvantagem desta disposição é a pequena quantidade de espaço para a área de jantar. Considere a opção com uma península que sirva de balcão de bar, ou prive uma das laterais da fileira superior de armários. Isso tornará o quarto mais espaçoso e arejado.
A distância de uma parede lateral à outra não deve ser inferior a um metro. O arranjo em forma de U fica ótimo em cozinhas de estúdio combinadas.
Ostrovnaya
Uma opção de layout muito original que é impossível em um espaço pequeno. Ele permite que você posicione os utensílios da cozinha de maneira funcional e mova-os rapidamente ao mesmo tempo. O arranjo da ilha, infelizmente, não deixará quase nenhum espaço para a área de jantar, então só pode ser muito compacta.
Se sua casa tem uma sala de jantar separada, essa opção é ideal. Lembre-se de que a passagem entre o fone de ouvido e a ilha não pode ser inferior a um metro.
Escolhendo uma cor
Este é um ponto muito importante ao criar um projeto de cozinha. Em primeiro lugar, é necessário basear-se no estilo escolhido, a iluminação natural. Pense nas opções de zoneamento por cores, não é necessário fazer com que as áreas de trabalho e refeitório sejam iguais.
Você pode criar a ilusão de dois cômodos em um, tornando o fone de ouvido em uma paleta neutra e discreta e a área de jantar em cores mais brilhantes e saturadas. Opção luxuosa - diferentes tons da mesma paleta em duas áreas diferentes da cozinha.
Definindo o estilo
Clássico
Características típicas do estilo clássico: calma de cores e texturas, suavidade, conforto, linhas claras, simetria. Além disso, os clássicos se distinguem por materiais naturais e luxo discreto. Na maioria das vezes, madeira, couro, pedra ou suas imitações são usados na decoração. O plástico está excluído, escolha eletrodomésticos em estilo retro ou cobertura com fachadas. O esquema de cores também é natural, as janelas podem ser decoradas com cortinas. Ao zonear, considere a presença de colunas, uma lareira, um arco.
Provença
O estilo rústico da província francesa é extremamente popular. Uma grande cozinha oferece muitas possibilidades para tal projeto. A gama de cores é natural, suave e leve, discreta: branco, pastel, celestial, verde, lavanda, menta.Uma das características distintivas do estilo são os móveis claros envelhecidos.
A impressão geral da Provença é amplitude, ar, sol. Portanto, evite cortinas pesadas, elementos volumosos. A Provença permite uma abundância de decoração: flores, pinturas, estatuetas.
País
Nesta direção de estilo, materiais e cores não naturais não podem ser usados. Características distintivas: luz natural e estruturas, paredes estucadas, móveis rústicos, pisos de madeira, várias vigas, placas brutas com bom aspecto. Na maioria das vezes, a música country é tocada em madeira escura, portanto, um grande espaço é necessário. Um toque verde na forma de tecidos, leitoso como um tom adicional ficará ótimo em combinação com madeira. Um grande abajur e uma luminária de chão cabem organicamente em uma cozinha de 18 metros.
Alta tecnologia
Esta tendência moderna é caracterizada por linhas claras, formas rígidas, design minimalista funcional e muito pouca decoração. Cores contrastantes ficam ótimas, o esquema de cores é calmo: preto, branco, cinza, prata, todos os tons de metal.
Elimine madeira natural, cortinas divertidas e acabamentos intrincados para móveis. Tudo deve ser lacônico, discreto. A aposta é colocada na técnica, decorada em metal brilhante com sensor de brilho. Os electrodomésticos deste estilo não ficam escondidos, pois este é um dos elementos mais importantes da cozinha.
Loft
Outra solução de estilo popular que fica bem em uma grande cozinha. Características distintivas: falta de decoração, acabamento em bruto ao estilo de uma instalação industrial abandonada. Boa alvenaria, vigas de madeira, gesso. O esquema de cores é calmo, mas elementos brilhantes são permitidos. As janelas podem não ser decoradas, mas é desejável que sejam grandes o suficiente. Comunicações abertas, tubos, válvulas, tomadas são adequados como decoração.
O zoneamento do loft não é recomendado; quartos grandes no mesmo estilo são preferidos.
Visão geral da cozinha 18 sq. m, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.