Projeto de cozinha com área de 15 m2. m
Em 15 metros quadrados de área, é possível criar uma cozinha para a inveja de todos. Aqui será possível não só equipar a área de trabalho, mas também alocar espaço suficiente para a área de lazer. É necessário tornar o quarto funcional e confortável.
Características do layout
Quinze metros quadrados abrem muito espaço para a criatividade, permitindo que você execute uma variedade de projetos, nem mesmo para organizar a cozinha como tal, mas um estúdio de cozinha completo. Tal quarto ganha se tiver saída para a varanda, que na época quente serve de continuação da área de lazer.
Ao mesmo tempo, graças à grande praça, é fácil realizar o sonho de muitos proprietários de uma geladeira espaçosa ou até duas.
O futuro interior é amplamente determinado pela escolha da configuração do conjunto de cozinha. Cozinha 15 sq. m permite que você escolha entre uma ampla variedade de opções de designs de móveis.
Você pode escolher uma cozinha de canto. Ele se encaixa melhor em uma sala retangular ou quadrada. Os elementos do conjunto de móveis são instalados em duas paredes adjacentes. Nesse caso, um lado do fone de ouvido pode ser mais curto do que o outro.
Essa configuração permite observar o chamado princípio do triângulo, que une funcionalmente a pia, o fogão e a geladeira, entre os quais a dona de casa deve "girar" durante o cozimento.
É conveniente colocar uma mesa de jantar na frente de tal fone de ouvido. O esquadrejamento permite que você não o limite em tamanho. Há espaço suficiente não apenas para organizar o número necessário de cadeiras ao seu redor. Você pode instalar um sofá confortável ou um canto próximo a ele, que geralmente é equipado com locais de armazenamento adicionais.
Os proprietários de uma cozinha em 15 quadrados também podem instalar um fone de ouvido em forma de U. Ele se encaixa bem em uma sala retangular. É indesejável deixar as laterais do fone de ouvido muito compridas. Com eles, o conjunto de móveis parecerá muito grande. Pelo mesmo motivo, é melhor posicionar a parte articulada do kit apenas em duas paredes adjacentes, como em um conjunto de cantos.
O layout linear também é conveniente para uma sala retangular com duas entradas. A unidade da cozinha é instalada ao longo de uma longa parede. Para que durante o trabalho a dona de casa não precise se dobrar de ponta a ponta, a geladeira pode ser instalada na vizinha, obedecendo ao mesmo princípio do triângulo, o que garante a comodidade do cozimento.
Em uma sala retangular alongada, um layout paralelo do fone de ouvido é frequentemente usado, quando os móveis estão localizados contra paredes opostas. Se a largura do corredor for de 1 metro e 20 centímetros a um e meio, isso garantirá a comodidade do uso do móvel.
Girando entre as partes do fone de ouvido, você pode fazer todo o trabalho com segurança. Além disso, se a planta prevê a disposição de uma linha de móveis como mais curta em relação à outra, fica no cômodo um amplo espaço para a sala de jantar. É melhor mobiliar a cozinha de forma que esta parte fique perto da janela.
Para uma cozinha quadrada, pode-se escolher uma suíte com península. Este bloco delimita a área de trabalho e ao mesmo tempo funciona como mesa de jantar, mesa de corte, balcão de bar, fogão. Tal layout é bom para uma família numerosa, quando a dona de casa, trabalhando na cozinha, tem a oportunidade de acompanhar as crianças na parte da sala destinada ao lazer.
Na espaçosa cozinha, o lugar é um fone de ouvido com uma ilha. Facilita o uso e transforma o interior. As ilhas têm uma grande variedade de configurações - redondas, quadradas e assimétricas. Este bloco geralmente é centralizado. Ela pode servir como uma mesa de jantar completa, os aparelhos são instalados nela e carregados com outras funções de cozinha.
Opções de zoneamento
A cozinha de 15 metros pode acomodar:
- uma zona de cozinha com todos os elementos de mobiliário e electrodomésticos necessários ao trabalho;
- área de jantar;
- um local de descanso tranquilo que inclui um sofá e uma TV, e em uma casa de campo, por exemplo, uma lareira.
Cada zona pode ser distinguida fisicamente ou visualmente:
- cores diferentes de áreas individuais;
- luz, quando é fornecida iluminação especial para cada local;
- decoração de paredes, teto e chão;
- divisórias, cortinas ou telas;
- mobiliário.
Para uma combinação harmoniosa de cores de zonas individuais, tons quentes adjacentes são usados, por exemplo, amarelo com bege ou arenoso com marrom claro. Mas você também pode usar cores contrastantes.
Ao dividir com luz, você pode usar lâmpadas colocadas, por exemplo, acima da área de trabalho na cozinha e diretamente acima da mesa de jantar. Ambos os acessórios de iluminação montados na parede e no chão servem.
Um método eficaz de zoneamento é o uso de diferentes materiais de acabamento em certas áreas., bem como os princípios do próprio design. Num local pode utilizar azulejos e noutro gesso decorar o tecto de uma forma especial ou elevar a cozinha ou a zona de refeições no pódio.
Os limitadores naturais deste ou daquele local são os elementos do mobiliário. O mesmo bar ou mesa é a melhor prova disso. Sofás grandes são freqüentemente usados para separar áreas. Recomenda-se para isso usar apenas aqueles que não têm estofamento facilmente sujo.
Uma forma simples e eficaz de designar zonas é usar cortinas de cores diferentes nas janelas da cozinha e da sala (se houver mais de uma na sala).
Acabamento
A cozinha de quinze metros permite combinar uma variedade de materiais de acabamento para renovação em diferentes partes da sala.
Piso
Os materiais mais adequados para o piso são ladrilhos, linóleo, laminado. Todos eles são resistentes à sujeira e à umidade características de tal ambiente. Em alguns casos, pode-se usar madeira, mas para que dure muito tempo terá que ser processada especialmente.
Na zona da cozinha e na zona de refeições, é aconselhável utilizar materiais diversos para delimitar o espaço. Deve-se ter em mente que a sala parecerá mais espaçosa se o desenho no ladrilho ou linóleo for colocado na diagonal.
Paredes
Ao escolher materiais para decorar paredes, é necessário levar em consideração sua resistência aos efeitos não só de contaminantes de cozinha, mas também de produtos químicos domésticos, com a ajuda dos quais esses contaminantes são removidos. As mudanças de temperatura também não devem afetar o acabamento. Essas solicitações correspondem a:
- tijolo;
- telha;
- tinta de alta qualidade;
- gesso.
Considerando que a cozinha é ampla, combinando várias funções, dispõe também de local para aplicação de papel de parede, incluindo papéis de parede fotográficos e laváveis, painéis de bambu e alguns outros materiais.
Teto
A cozinha de 15 quadrados permite a utilização de tectos falsos em gesso cartonado multinível. Você pode fazer esse teto em um tom, bem como combinar tons semelhantes em diferentes partes da cozinha.
Teto falso também resolve o problema de acabamento. Fosco ou brilhante - depende da ideia do design.
Na mesma área, você pode usar, por exemplo, estruturas de ripas e drywall, permitindo manter um certo estilo na decoração.
Soluções de cor
O esquema de cores depende exclusivamente das preferências dos proprietários da cozinha. Em um grande espaço, tudo é aceitável - do preto ao branco.
A maioria das pessoas não gosta de tons escuros, além disso, eles "consomem" luz e espaço. Portanto, o uso de tons escuros é permitido apenas se um especialista experiente lidar com eles.
É mais fácil criar um interior com tons de azul, verde, amarelo, branco.
Decoração e iluminação
A iluminação em uma grande cozinha deve ser equilibrada. Lâmpadas mais potentes são instaladas no local de trabalho do que na área de recreação. Para a área de jantar, é melhor escolher uma iluminação fraca que se ajusta a um ambiente calmo.
É aconselhável instalar um grande lustre no centro da cozinha no teto., fornecer iluminação individual na cozinha definida em todo o perímetro. Separadamente, você pode destacar o avental e as portas de vidro próximas aos armários. É funcional e esteticamente agradável.
Fontes adicionais de iluminação permitem que as pessoas se sintam mais confortáveis em diferentes áreas da cozinha, além de realçar fachadas de móveis e elementos decorativos.
Graças a uma abordagem cuidadosa da decoração, tornam o avental de cozinha eficaz. Em vez de azulejos, aqui você pode usar vidro com impressão de fotos, focando nesta parte da sala.
A parede livre pode ser decorada com fotografias ou até discos de vinil. Se a sala for decorada no espírito minimalista ou retro, isso será muito útil.
Prateleiras com pratos e lembranças também servem como decoração da cozinha. Um armário com portas de vidro, que contém livros, principalmente os antigos, não é apenas uma coisa prática, mas também uma excelente decoração para uma sala onde as pessoas podem relaxar em paz.
As decorações em forma de placas na parede têm um aspecto original. Podem ser elementos decorativos projetados pelo próprio e pratos de lembrança comprados durante a viagem.
Idéias de design
A cozinha de estilo escandinavo é leve e cheia de luz. Transições suaves de tom para tom criam uma atmosfera calma em que é agradável trabalhar e relaxar.
A competente combinação de um headset branco com elementos de decoração e mobília no interior, onde é fornecida uma grande janela, dá a impressão de que a cozinha é mais espaçosa do que realmente é.
Graças às duas janelas, é possível delimitar de forma simples o espaço da área de trabalho e da área de lazer. A iluminação suspensa e lateral desempenha um papel nisso. O interior parece muito moderno.
A cozinha em tons de verde claro e uma mesa de madeira rústica, por um lado, parece moderna e funcional, por outro - em tal interior há uma simplicidade rústica deliberada. Este projeto parecerá organicamente em primeiro lugar em uma casa de campo.
Uma grande cozinha permite que você use madeira escura ou materiais para ela no design. A iluminação sofisticada compensa suas desvantagens. Mas a beleza e a impressão estão à vista.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.