Idéias de design de cozinha 12 sq. m

Contente
  1. Princípios gerais de planejamento
  2. Opções de acabamento
  3. Soluções de cor
  4. Seleção e arranjo de móveis
  5. Decoração e têxteis
  6. Iluminação
  7. Exemplos de design

A ideia principal do design da cozinha é a ergonomia e a atratividade do interior criado. Para ficar totalmente satisfeito com o resultado, você precisa conhecer as regras de planejamento, qual acabamento é melhor usar para piso, teto e paredes e qual esquema de cores escolher.

Princípios gerais de planejamento

Cozinha com área de 12m2. m. oferece muitas possibilidades, o principal é seguir os princípios básicos do planejamento, a fim de obter o espaço ideal, do ponto de vista estético e funcional. Na verdade, não é difícil planejar o espaço sozinho; você precisa cumprir os seguintes requisitos.

  • Triângulo de trabalho, cujos pontos se limitam a pia, bancada e geladeira, devem ser compactos o suficiente para permitir chegar aos utensílios necessários, movimentar-se com calma entre as zonas. Foi pensado para pelo menos duas pessoas que pudessem estar presentes simultaneamente no mesmo espaço e ao mesmo tempo não causar desconforto uma à outra. O triângulo de trabalho também não deve se cruzar com a ilha ou os armários da cozinha. Via de regra, a soma dos três lados deve ser de pelo menos 15 metros, ou seja, três metros de zona a zona, mas não mais do que 25 metros.
  • Sala de jantar e bar após a reforma, deve ser independente do triângulo de trabalho para que os hóspedes possam comer lanches, desfrutar de bebidas e observar o chef sem interferir no preparo dos alimentos. Ao mesmo tempo, é conveniente que a área de trabalho esteja localizada de forma que o chef possa se comunicar com tranquilidade com os convidados, e eles próprios estejam sempre em seu campo de visão.
  • Layout da cozinha do futuro deve incluir aparelhos elétricos, uma vez que você não pode prescindir de tecnologia. Mas vale a pena considerar sua posição com cuidado. Uma opção ganha-ganha são os "ajudantes" embutidos embutidos no conjunto de cozinha.
  • É importante considerar a posição das portas da geladeira, forno e lava-louças aberto, assim como o resto da mobília principal. O principal é garantir que os eletrodomésticos não interfiram uns com os outros.
  • Pia, lixo e lava-louças devem estar localizados linearmente entre si. O projeto da cozinha deve levar em consideração a sequência de limpeza dos alimentos e sua posterior preparação.
  • A disposição da cozinha deve levar em consideração a localização da geladeira e da despensa., que ficam melhor colocados perto da entrada, de preferência perto da bancada, muito mais fáceis de colocar os sacos.

Existem opções para projetos de 12 metros quadrados com varanda, quando a cozinha é interligada a ela ou separada apenas por uma porta de compartimento. Um refrigerador e armários para guardar os aparelhos raramente usados ​​podem ser colocados na varanda.

Na verdade, não é tão fácil equipar de forma independente a área da cozinha para tal número de quadrados, você precisa levar em consideração muitos detalhes, adivinhando com o tamanho do fone de ouvido, as dimensões do equipamento.

Opções de acabamento

Vamos considerar vários acabamentos que podem ajudar na apresentação da cozinha do futuro.

Piso

Existem dezenas de materiais para pisos de cozinha no mercado, por isso nem sempre é fácil para o usuário fazer a escolha certa. Entre os mais populares estão as seguintes opções.

Ladrilhos cerâmicos são um dos materiais mais comumente usados ​​para pisos de cozinha. A principal razão de sua popularidade é a resistência à água e manchas. Ladrilhos cerâmicos podem ser lavados, podem ser usados ​​produtos de limpeza, eles são altamente resistentes à umidade, muito duráveis, por isso não vão rachar se algo cair de suas mãos. Mesmo se um dos ladrilhos estiver quebrado, ele pode ser substituído sem danificar o resto do mosaico. Além de sua funcionalidade, os ladrilhos de cerâmica têm uma aparência decente. São inúmeras as opções disponíveis no mercado, uma paleta interessante e até combinações prontas.

As únicas desvantagens deste material são sua dureza, peso e custo. É por isso que nem sempre é uma boa ideia usar ladrilhos para decorar o piso do último andar.

Os ladrilhos de porcelana são semelhantes aos de cerâmica, tem durabilidade incrível, podendo até ser utilizado em ambientes onde o piso se desgasta rapidamente, por exemplo, em restaurantes. Pode suportar forte impacto, melhor resistência à umidade do que cerâmica. Seu coeficiente de absorção de água é inferior a 0,5%. O piso dessas telhas não requer manutenção constante - para limpar a superfície, basta varrer e caminhar com um pano úmido. Como a versão anterior, ele pesa muito, é caro, não é tão fácil de instalar, você deve ter a experiência adequada.

O travertino é um material de deck que está se tornando cada vez mais popular nas cozinhas. É um tipo de calcário, disponível nas cores marrom, vermelho. Este piso oferece padrões únicos que tornam cada ladrilho individual. Embora os azulejos de travertino precisem de manutenção e cuidados regulares, eles podem durar décadas.

Ladrilhos de ardósia criam um estilo contemporâneo, cada elemento individual é diferente do outro, esta é a singularidade. O piso de ardósia totalmente revestido é diferente de qualquer outro no mundo. É forte e durável, resistente a rachaduras, arranhões, lascas. Embora o material seja impermeável à umidade e manchas, é melhor selá-lo para estender sua vida útil. A maior desvantagem dessas telhas é o alto preço, já que o piso pertence à categoria premium.

O mármore torna possível criar um design elegante e moderno. Os ladrilhos de mármore são incrivelmente bonitos, vêm em uma ampla variedade de cores e têm um brilho lustroso único. Embora o piso de mármore seja resistente à umidade, é muito escorregadio e alguns modelos polidos podem ser traumáticos mesmo quando secos. As telhas de mármore também não são resistentes a arranhões e manchas. O custo de instalação de tal piso é alto, o que reduz a popularidade do material.

O grés porcelânico está disponível em uma ampla variedade de cores. O material geralmente tem um padrão natural e variado. A durabilidade é outra vantagem dos ladrilhos de granito para cozinha. É resistente a manchas e pode suportar até impactos fortes. A desvantagem é uma superfície muito escorregadia.

Onyx é outro tipo de pedra naturalque parece ótimo como um ladrilho de cozinha. Parece chique, mas menos comum do que granito ou mármore. No design, é usado para dar a uma sala uma aparência exótica. O material é bastante macio e arranha rapidamente. A manutenção adequada ajuda a estender a vida útil, mas requer muitos custos adicionais, é cara e apenas produtos especiais podem ser usados ​​para manutenção.

Poucas pessoas usam arenito para pisos de cozinha. No entanto, também pode se tornar uma alternativa válida para outros materiais. Este azulejo destaca-se pela sua beleza natural. Não parece luxuoso, mas funciona muito bem para designs rústicos ou modernos. A maior parte da superfície tem a mesma cor do arenito natural: dourado, vermelho ou marrom. Os ladrilhos geralmente contêm uma bela mistura dessas cores. Outra característica deste elemento de design é sua textura.É um revestimento ultradurável que não é facilmente arranhado, manchado ou lascado. A principal das poucas desvantagens dos ladrilhos de arenito é sua porosidade. O material absorve mais água do que outras pedras naturais.

O laminado é um material exclusivo e barato, fácil de manter, durável e oferece muitas opções. O aumento do nível de umidade não é terrível para ele, mas especialistas devem cuidar da instalação.

O revestimento de cortiça é uma bela escolha para uma cozinha, pois tem um aspecto único. Essa cobertura não é comum. Para além do seu aspecto deslumbrante, o pavimento em cortiça é macio, tornando-o ideal para lares com crianças e simplesmente para quem valoriza o conforto. Outra vantagem do pavimento em mosaico de cortiça são as suas propriedades isolantes. Infelizmente, a cortiça não é o material de pavimentação mais durável. Quando usado na cozinha, é vulnerável a arranhões e umidade.

Paredes

Se você quiser adicionar um pouco de cor à sua cozinha, você pode trabalhar com a tinta à base de água que é freqüentemente usada nas paredes da cozinha. Possui a resistência necessária à umidade e está disponível em uma ampla variedade de tons. Além disso, esse material seca rapidamente, é fácil de limpar e é ideal para uso na cozinha.

Se esta não for bem a opção que você gostaria de ver na decoração, e o quarto precisa receber uma aparência mais respeitável, então você deve usar um painel de pedra. Esta opção é feita de pedra natural e artificial. É uma opção diferente, arrojada e moderna para cozinhas. Os ladrilhos são elementos verticais estreitos que são montados em uma sequência caótica.

As paredes de pedra natural tornaram-se muito populares porque resistem facilmente ao uso prolongado, criam uma aparência incrível, são duráveis ​​e têm uma textura e cor nobres.

Dos acabamentos típicos, gostaria de destacar o papel de parede. Na cozinha, a opção lavável é utilizada para facilitar a limpeza da superfície. Uma boa alternativa ao aço é o papel de parede líquido, que é aplicado na parede como uma mistura e depois seca. A única desvantagem é o design monocromático. Se uma pessoa procura uma opção simples e económica para a cozinha, então pode escolher um dos tipos de vinil. Esse acabamento é fácil de usar, manter, você encontra modelos para qualquer orçamento, às vezes o usuário até personaliza o pedido.

A madeira não perde popularidade como material para decorar paredes de cozinhas. Ela parece natural, cria conforto e aconchego. No entanto, é bastante sensível à umidade. Portanto, se você decidir usar painéis de parede de madeira na cozinha, você deve entrar em contato com um especialista experiente que irá instalá-los. Você precisará tratar regularmente a superfície para protegê-la da umidade.

E, por último, o "prego" de todas as estações são os ladrilhos de cerâmica, que continuam a ser muito populares quando se trata de revestir paredes de cozinhas. É fácil de cuidar, há uma grande variedade de opções possíveis no mercado, graxas e outras manchas não são terríveis, pode-se limpar com produtos especiais. Além disso, há uma escolha quase ilimitada de designs, cores e formas.

Teto

A caiação e a pintura são considerados acabamentos tradicionais de tectos, embora estejam entre os mais baratos e cada vez mais fora de moda. Com o tempo, é necessário restaurar o revestimento, pois devido à umidade, o gesso começa a cair, a tinta racha e cai, da gordura essa superfície adquire um amarelo pouco atraente.

Falando especificamente sobre a cozinha, é melhor usar um teto falso nessa sala., como não tem medo de umidade, pode ser enxugado com um pano, mesmo que haja vazamento dos vizinhos na parte superior, a estrutura suportará uma grande quantidade de água. Uma das vantagens de um teto falso pode ser considerada a versatilidade.Possui também um aspecto estético, já que tal acabamento pode ocultar eventuais irregularidades.

Freqüentemente, são utilizadas estruturas com dobradiças, que são feitas de drywall. Você pode fazer um acabamento de nível único ou multinível, ligue a luz de fundo. É verdade que apenas profissionais devem estar envolvidos na instalação das duas últimas opções, daí os custos impressionantes dos trabalhos de reparo.

Na versão mais barata, os painéis plásticos são utilizados como acabamento, têm baixo custo, são instalados rapidamente, mas parecem baratos, por isso nem sempre se encaixam no projeto que está sendo criado.

Soluções de cor

Existem muitos esquemas de cores que ficariam bem em uma cozinha de 12 metros quadrados, as idéias descritas abaixo são especialmente populares.

  • Cor de asfalto úmido. Adequado para cozinhas com muita luz natural e tetos altos. Depois de várias demãos terem sido aplicadas, o revestimento deve ser lixado com cera para tornar a textura ligeiramente farinosa e irregular.
  • Cor cinza esverdeada. Uma cor muito versátil, mas ao mesmo tempo suave e fresca. Pode ser tocado com muitas combinações com outros tons.
  • Bege acinzentado. Ideal para armários e paredes. Parece muito incomum com acessórios de latão e bancadas de mármore. É brilhante e é considerada uma alternativa agradável ao branco.
  • Azul, independentemente da tonalidade. Adiciona um pouco de personalidade ao espaço e combina bem com detalhes em preto e latão.
  • Vermelho terroso. Sempre desperta o apetite, cria uma atmosfera de conforto.
  • Versátil azul esverdeado. Ele combina bem com tons quentes e frios, tornando-se um bom companheiro para a maioria das outras cores.
  • Gelo branco. Essa tonalidade muda de percepção ao longo do dia, dependendo da intensidade da luz do dia, luz de fundo.

Seleção e arranjo de móveis

Um belo conjunto de cozinha não é suficiente para tornar o espaço confortável para os hóspedes e para cozinhar. Para uma cozinha de 12 m². m. O arranjo em forma de U dos móveis é considerado universal. Você pode imaginar um projeto com um balcão de bar, geladeira ou até mesmo uma vaga. A localização do triângulo de trabalho nesta versão é considerada ideal, o ambiente permite que várias pessoas trabalhem em um espaço ao mesmo tempo. O resto dos elementos funcionais necessários, por exemplo, armários e prateleiras, podem ser distribuídos em dois lados longos, colocar um exaustor, um fogão em um pequeno lintel, e colocar uma pia em um canto.

Uma sala retangular ou uma cozinha alongada é o lugar ideal onde caberia tal conjunto. Um modelo com uma ilha é freqüentemente usado, uma vez que há espaço livre suficiente para encaixar organicamente esse elemento no design.

A opção de canto tem uma disposição conveniente de móveis e geralmente é decorada com uma área de estar. Armários e outros locais para guardar utensílios de cozinha podem ser integrados ao espaço para benefício dos moradores. Às vezes é até possível colocar uma pequena mesa de jantar, que também pode ser usada como balcão de bar.

Decoração e têxteis

A decoração e os têxteis desempenham um papel importante no design da cozinha. Este não é apenas um relógio que deve estar na cozinha, mas também outros elementos úteis. Pratos de temperos, bases para copos e toalhas podem ser funcionais e puramente decorativos.

Atenção especial é dada aos têxteis, incluindo cortinas, pois podem mudar completamente a percepção do design. São muitas as opções possíveis nas prateleiras das lojas modernas, além disso, você pode costurar cortinas, toalhas de mesa, guardanapos por conta própria.

Os materiais com textura e cor únicas são populares. Se o espaço da cozinha for decorado com cores claras, então vale a pena usar tons claros, eles não vão estragar a percepção, mas vão tornar o ambiente mais animado e interessante.As cores vermelha e amarela despertam muito o apetite.

Vale lembrar que as cortinas, independente do estilo escolhido, não devem ser intrusivas, pois sua principal função é apenas enfatizar o interior, e não atrair toda a atenção para si. Escolher as cores e texturas certas para os têxteis pode mudar a aparência até mesmo da cozinha mais escura.

Iluminação

Ao projetar iluminação na cozinha os seguintes fatores devem ser considerados:

  • o tipo de piso escolhido;
  • o layout dos móveis, os materiais utilizados e sua sequência.

Ao organizar um sistema de iluminação de dois níveis, grandes fontes devem fornecer a mesma quantidade de luz e, ao mesmo tempo, complementar-se. As áreas de trabalho devem ser iluminadas mais do que a outra parte da cozinha, para a qual você pode usar iluminação adicional ou holofotes.

Se a cozinha for iluminada por duas fontes, a primeira deve ser colocada acima da área de jantar e a segunda acima da superfície de trabalho. Esta opção pode ser considerada a melhor solução para instalações de grande e médio porte.

Você pode usar duas fontes de luz principais e adicionais. Por exemplo, a parte superior ilumina a área de trabalho, paredes e piso, enquanto a iluminação adicional deve permitir alterar o ângulo de direção dos raios. Assim, é possível expandir visualmente o espaço, mas a luz deve ser suave e discreta.

Exemplos de design

O interior moderno pode ser variado, feito no mesmo estilo, ou ser uma combinação de várias direções. Armários azuis ou verdes, usados ​​em todos os lugares, ajudam a esconder a geladeira contra o fundo do tom de luz principal da cozinha. Se você colocá-lo em um nicho, a funcionalidade permanecerá a mesma, mas a estética do interior será preservada.

Para disfarçar também outros aparelhos, vale a pena utilizar um acabamento escuro, enquanto o resto do espaço da cozinha pode ser decorado em tons claros ou pastéis.

Motivos de madeira parecem muito bonitos e modernos - não apenas madeira clara, mas também escura. As paredes podem ser monocromáticas, mas é necessário selecionar móveis que repetirão a textura da madeira natural. Em geral, os detalhes em madeira no teto e nas paredes são muito procurados na decoração moderna. Os motivos ligeiramente rústicos têm um aspecto natural, ajudando a conseguir o conforto necessário.

      A opção de design clássico é uma paleta em preto e branco, só que vale a pena combinar essas duas cores corretamente. Existem muitas opções para a aparência de uma cozinha neste estilo. Por exemplo, um fone de ouvido com portas escuras e moldura branca parece bom e muito rico. Os pisos podem ser feitos na forma de um tabuleiro de xadrez, e o teto é branco brilhante se você quiser expandir o ambiente ou preto se você reduzi-lo.

      Para informações sobre como planejar um projeto de forma independente e fazer uma reforma na cozinha, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário