Opções de projeto de cozinha com área de 11m². m
Em casas e apartamentos modernos, a cozinha costuma ser o cômodo mais versátil da casa. A comida é preparada aqui, serve de sala de jantar onde toda a família se reúne. Nos layouts das casas antigas, as cozinhas eram pequenas e não davam espaço para design e soluções interessantes. Hoje, uma cozinha de 11 metros é absolutamente comum.
Esta área permite que você torne o ambiente o mais confortável, funcional e eficaz possível.
Layout
Cozinha 11 sq. m com uma varanda permite que você experimente com design e layouts. Em regra, trata-se de uma sala retangular, cujas dimensões são suficientes para equipar o zoneamento das áreas de trabalho e refeitório. Você pode colocar um conjunto de cozinha espaçoso, mesmo se o cômodo for estreito. É bastante realista incluir no projeto um balcão de bar, um sofá, uma mesa tipo ilha. Um projeto com uma saída de varanda deve garantir seu uso conveniente - nada deve interferir na capacidade de acessar livremente a varanda ou loggia.
Independentemente do número de metros quadrados, o projeto da cozinha começa com o layout de toda a sala. Existem 5 tipos principais de layouts disponíveis em salas de 11 metros, cada um dos quais tem vantagens e desvantagens:
- paralelo (em duas filas);
- na linha;
- Em forma de U;
- ilha;
- canto.
Vista linear
Em tal projeto, o fone de ouvido é colocado ao longo da parede, a área de jantar está localizada contra a parede oposta. Entre as vantagens deste esquema:
- facilidade de planejamento, a capacidade de não tocar nas comunicações;
- a capacidade de acentuar a área de jantar, colocando o conjunto em uma parede curta e parte de uma parede alongada.
Também há um sinal de menos:
- você terá que colocar todos os elementos funcionais em uma fileira, o que não é muito conveniente para o processo de cozimento.
Vista de canto
Está disposto em forma de L, é uma opção mais racional, principalmente se a cozinha não for estreita, mas tiver a forma de um quadrado. Vantagens:
- o canto na área de trabalho é extremamente conveniente para cozinhar, permite que você coloque confortavelmente todas as funcionalidades da cozinha;
- há espaço suficiente para a área de jantar. Praticamente não há desvantagens na cozinha de canto.
Vista paralela
O layout em duas linhas assume a localização do fone de ouvido em duas paredes, em paralelo. Deve-se ter em mente que a largura da sala não deve ser inferior a 2,5 metros, caso contrário, a sala ficará apertada.
Vantagem: é possível organizar com sucesso a funcionalidade para o trabalho. Desvantagem: a estreiteza da passagem tornará o ambiente apertado e os móveis podem parecer volumosos.
Para uma área de trabalho mais ergonômica, coloque o fogão, a geladeira e os armários de um lado e a pia, a máquina de lavar e a lava-louças do outro. A área de jantar pode ser colocada perto da janela.
Vista em forma de U
Se a largura da cozinha ultrapassar a marca de 2,5 metros, esta opção pode ser considerada. É bom porque permite maximizar o trabalho dos cantos, é um prazer cozinhar nesta cozinha.
Porém, há desvantagens: se a cozinha tem varanda, é muito difícil incluir uma saída para ela no layout. Além disso, resta muito pouco espaço para a área de refeições.
Vista da ilha
Envolve a combinação de qualquer um dos tipos acima com uma mesa de ilha no meio da sala. Uma mesa é permitida como área de trabalho e uma mesa para comer.A vantagem óbvia desse layout é a conveniência, você pode cozinhar, se comunicar e cuidar das crianças ao mesmo tempo. Se você conectou a cozinha a um espaço próximo como um estúdio, esta é uma ótima opção. No entanto, a principal desvantagem: uma sala de 11 metros não é suficiente para acomodar uma mesa de ilha e um fone de ouvido.
Ao escolher um layout, pense imediatamente em como será seu mobiliário de cozinha. Idealmente, este é um fone de ouvido embutido, no qual você pode encaixar todos os utensílios de cozinha necessários, enquanto oferece muito espaço para guardar alimentos e pratos.
Além disso, os designers de móveis estão constantemente oferecendo algo novo e original. A área de jantar pode ser decorada em uma variação de canto.
É importante que os móveis sejam selecionados no mesmo estilo, não violando a harmonia da composição geral.
Acabamentos e cores
Antes de prosseguir com o reparo, é necessário pensar não apenas nos esquemas de cores, mas também nos materiais. O espaço da cozinha exige uma atenção especial aos materiais, pois estarão expostos ao calor, vapor, água, agentes de limpeza. As flutuações de temperatura são comuns na cozinha, portanto o piso, as paredes e o teto devem ser resistentes a essas influências.
O revestimento do piso deve ser resistente, não sujeito a danos leves, arranhões. É bom que as manchas não sejam muito visíveis na superfície, caso contrário terá que lavar o chão com muita frequência, porque cada gota ficará visível.
- Uma opção ganha-ganha nessa situação é o linóleo de alta qualidade. É muito fácil cuidar dele, sua resistência às influências externas é muito alta. Além disso, o design moderno oferece inúmeras opções de ladrilhos, laminados em todas as cores e estampas possíveis.
- Uma excelente solução são os ladrilhos, mas apenas se o apartamento tiver piso radiante, ou se for possível instalá-los.
- Uma cozinha clássica requer a utilização de materiais naturais, dos quais o melhor é a madeira especialmente trabalhada. Entre as desvantagens está o alto custo.
- Um análogo mais orçamentário da madeira é o laminado, que se parece muito com ele, mas custa muito menos.
Você pode decorar as paredes da cozinha de várias maneiras, inclusive combinando diferentes materiais. O principal é que sejam fáceis de limpar e não sejam danificados por detergentes, nem inflamáveis. Sinta-se à vontade para combinar papel de parede lavável com alvenaria, azulejos, gesso e tinta.
Quanto aos tetos, diferentes opções são possíveis aqui:
- drywall:
- tensão;
- feito de plástico;
- cremalheira e pinhão;
- branqueada.
As mais confortáveis e duráveis são a tensão e a placa de gesso. O drywall pode ser caiado e o tensor pode ser simplesmente lavado.
Um elemento de design muito importante é a abertura da janela. Ele pode ser formatado de diferentes maneiras, dependendo dos dados iniciais:
- unidade de vidro padrão;
- janela com vidros duplos com acesso à varanda;
- design panorâmico.
A última opção tornará a sala especialmente iluminada, mas a temperatura do ar na sala pode cair. Outra solução comum é combinar uma cozinha com uma varanda. Isso aumentará a área, mas exigirá isolamento de alta qualidade e permissão de muitas autoridades. Não há como demolir completamente a parede, uma vez que ela é resistente, no entanto, você pode considerar variações com um arco ou uma porta remota com decoração diferente.
Depois de escolher a qualidade do material, deve-se considerar a composição da cor. A cor desempenha um papel vital no design de qualquer espaço.
Branca de Neve
Esta gama é incrivelmente popular entre os designers, a sua grande vantagem é a capacidade de aumentar o espaço, adicionar ar, espaço. Uma vantagem pode ser considerada a versatilidade do branco, ele se encaixa perfeitamente em quase qualquer estilo e é perfeitamente combinado com outras escalas. O branco não é apenas estético, mas também funcional. Tons brilhantes, cores pastel, preto e cinza ficam ótimos em combinação com o branco. A geometria se destaca entre as estampas, e praticamente não há exceções de estilos.
vermelho
Esta cor pode ser incrivelmente versátil, você não precisa ir para uma opção vermelho sangue. A variedade de frutas vermelhas e vinhos também parece luxuosa. Um excelente dueto para o vermelho será branco ou bege. Uma cozinha vermelha pode ser não apenas brilhante, mas também incrivelmente elegante, mas isso exigirá uma reflexão cuidadosa sobre os detalhes.
O vermelho é muito autossuficiente, é impossível sobrecarregar o interior com outras cores brilhantes. Não escolha o vermelho para móveis volumosos.
Verde
Esta é uma das cores mais populares no interior da cozinha, as donas de casa adoram-na. Não é surpreendente, porque é muito aconchegante, relaxante, alegre. A cozinha verde é muito confortável para a percepção. As melhores combinações de verdes são obtidas com bege, marrom, branco, limão, azeitona. Projetos atraentes e interessantes podem ser criados combinando verdes com roxo, pêssego.
marrom
Esta é uma solução canônica, a mais tradicional e nada enfadonha, se ensinada corretamente. Qualquer cor, mais cedo ou mais tarde, ficará entediada e os tons clássicos da madeira são eternos. Eles não saem de moda. Escolha um café, gama noz, complemente com elementos em tons de bege, verde, cinza.
Se você preferir uma cor marrom escura, pense bem na iluminação para que o ambiente não fique escuro.
Amarelo
Essa cozinha é muito otimista, todos os tons de sol, limão perfeitamente elevar o humor. Além disso, o amarelo pode ser muito suave, pastel. Combina muito bem com outras escamas, principalmente com verde, azul marrom e azul, branco.
Decoração e têxteis
O interior da cozinha não deve ser apenas bonito, mas também prático. O design têxtil, idealmente, não torna a composição mais pesada, então você não deve optar por elementos volumosos. Os designers recomendam levar em consideração as seguintes regras para o uso de elementos decorativos:
- coloque imagens e outros elementos decorativos ao nível do olhar, o mais simetricamente possível;
- o desenho do capô esconde perfeitamente a caixa ou o armário suspenso;
- excluir cortinas escuras se houver falta de luz na sala, além disso, o alcance da luz amplia o espaço;
- belas capas de cadeira no estilo geral da sala darão expressividade e estilo;
- o projeto da cozinha pode ser muito prático: use pratos, pratos, livros, flores como elementos de decoração;
- certifique-se de pensar sobre a iluminação e a iluminação geral da sala, a luz certa é uma grande nuance decorativa.
Iluminação e iluminação
A escolha da iluminação na cozinha não deve ser feita de forma irrefletida, visto que a correta organização da luz é muito importante para o processo de trabalho e para a percepção global da divisão. Experimente combinar a iluminação geral, decorativa e da área de trabalho. Cada um deles requer um poder diferente: luz brilhante no espaço de trabalho, suave e difusa - como decoração.
Observe a distância mínima das lâmpadas à água - mais de 70 cm. As lâmpadas que mudam o ângulo de direção são muito convenientes.
Estilos
Quase qualquer estilo pode ser realizado no interior de uma cozinha de 11 metros com varanda, tudo depende do seu gosto e desejo. Vamos considerar as principais instruções de estilo.
- Moderno - funcional, prático e bastante aconchegante. As tendências de design minimalista são relevantes hoje em dia, preferindo-se materiais naturais, cores lacônicas, pouca ou nenhuma decoração.
- Clássico - sempre na moda, sofisticado e expressivo. Clareza de contornos e formas regulares prevalecem. Em sua maioria decoradas com móveis ecológicos, a decoração e a paleta são naturais, contidas.
- Provença - estilo country aconchegante e romântico. Móveis e decoração semi-antigos, paleta de cores suaves e aconchegantes. A decoração é preferível no estilo artesanal, de barro, de madeira.
- Retro - permitindo entrelaçar elementos de diferentes épocas e épocas. Aparadores, aparadores, armários, estantes de livros, mesas em uma perna são usados como móveis.As cores são profundas, as fotos retro e os elementos de madeira são perfeitos como decoração.
- Eco - design muito criativo, sem agredir o meio ambiente. Móveis e todos os elementos de design devem ser ecologicamente corretos, você pode combinar madeira, metal, vidro.
Ideias de design de interiores
Uma cozinha bem iluminada e confortável em um ambiente aconchegante parece muito aconchegante e atraente.
Branco é uma aposta segura, fazendo com que a cozinha pareça maior e mais arejada. A decoração luminosa anima o quadro geral.
O uso competente do espaço permite que você coloque na cozinha não apenas uma área de trabalho funcional, mas também uma confortável sala de jantar.
Uma cozinha de canto em forma de L é uma solução excelente para essa área.
A combinação de uma loggia ou varanda com uma cozinha permite experimentar com design e aumentar a área.
Projeto da cozinha 11 sq. m. em estilo mediterrâneo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.