Projeto da cozinha 10 sq. estou com sofá

Contente
  1. Layout
  2. Zoneamento
  3. Sofá para cozinha
  4. Como escolher?

Cozinha com área de 10m2. m tem suas próprias características e vantagens. Não pode ser chamado de pequeno, como em edifícios típicos, mas também não é necessário contar com espaço livre. No entanto, conhecendo alguns segredos do design, é perfeitamente possível colocar todos os móveis necessários nesta praça, para realçar as áreas funcionais da divisão.

Layout

Antes de encomendar um conjunto de cozinha e móveis estofados e de jantar adequados, você precisa decidir sobre o futuro local. O layout depende de dois fatores.

  1. Formato da sala: quadrado ou retangular. Além disso, saliências, nichos, arcos, janelas de sacada são importantes, o que deve ser levado em consideração.
  2. Prioridades de zoneamento. Se a maior parte do espaço será destinada a superfícies de trabalho e utensílios de cozinha ou a parte principal será ocupada por um canto de descanso - você precisa decidir com antecedência.

Arranjo de móveis para 10 sq. m pode ser qualquer coisa, mas para obter o máximo conforto, é aconselhável levar em conta algumas das nuances.

O layout em forma de L se encaixa perfeitamente em salas retangulares e quadradas. Este layout padrão oferece uma experiência culinária conveniente quando tudo que você precisa está ao seu alcance. Além disso, nesta versão, a maneira mais fácil é criar um triângulo funcional "fogão - pia - geladeira".

A opção de colocação linear é adequada para uma cozinha alongada, onde uma das paredes é estreita e não pode ser funcional, uma vez que inclui uma janela ou uma porta.

No entanto, aqui você também pode usar a versão em U, então uma mesa adicional aparecerá na janela, e embaixo dela haverá caixas para guardar utensílios ou produtos.

A disposição da ilha é conveniente para uma sala quadrada, onde a distância de uma parede a outra é igual. A parte da ilha passará a ser um separador natural de duas zonas (trabalho e descanso), podendo também servir como mesa de jantar ou balcão de bar.

Zoneamento

O zoneamento tornará o interior mais confortável e visualmente organizado. Assim, a área de trabalho da cozinha pode ser representada pelo predomínio de superfícies brilhantes, azulejos, estores, e a área de lazer pode incluir tecidos, móveis estofados, cortinas.

Priorize a funcionalidade das zonas com antecedência. Se você planeja usar a maior parte do cômodo para cozinhar, a ênfase principal deverá ser colocada na disposição dos armários, superfícies de corte e eletrodomésticos necessários. Outra opção é a cozinha como local de descanso, sala de estar. Neste caso, um mínimo de espaço é alocado para utensílios de cozinha, sendo que o espaço principal é ocupado pelo conjunto de jantar e espaço para acomodação de famílias e convidados.

É importante que as diferentes áreas funcionais sejam executadas na mesma direção de estilo. O zoneamento é feito por meio de decoração, cores e iluminação, sem violar o estilo uniforme do interior.

Iluminação

O espaço da cozinha requer uma abordagem especial à iluminação, especialmente se a cozinha estiver dividida em áreas funcionais. Idealmente, cada uma das zonas deve ter sua própria fonte de luz principal na forma de uma grande luminária de teto e várias luzes adicionais. Mas para uma pequena cozinha de 10 sq. m, um lustre de iluminação central é bastante adequado, e lâmpadas embutidas na área de trabalho e arandelas de parede na área de recreação também serão adequadas.

Os holofotes são instalados sobre as superfícies de corte, pia e fogão. Estão embutidos quer na superfície do tecto falso quer na parte inferior do móvel. Arandelas de parede na área de jantar iluminarão adicionalmente a superfície da mesa, o que é importante ao comer, e criarão visualmente a atmosfera de uma sala aconchegante separada.

Vale lembrar que um grande número de luminárias, assim como eletrodomésticos, vai impor uma carga significativa na rede elétrica. Portanto, antes de iniciar o reparo, você deve ter o cuidado de substituir ou reparar toda a fiação.

Acabamento

A iluminação do espaço da cozinha, principalmente se for dividida em zonas, já é uma espécie de decoração. As fontes de luz acentuam partes da sala, criam sombras e realces, destacam vantagens e escondem desvantagens. No entanto, a decoração das paredes, teto e chão também desempenha um papel importante. Se uma reforma completa estiver planejada, para transformar a sala, você pode pensar em tetos falsos em várias camadas, decoração de parede incomum e escolher um revestimento de piso adequado. Portanto, para uma divisão mais clara em zonas, você pode usar piso laminado na área de jantar e ladrilhos nas áreas de cozinha.

A decoração da parede pode ser feita de materiais resistentes à umidade e fáceis de limpar. Isso será importante no fogão e na pia.

Para a zona de relaxamento, é preferível utilizar materiais mais quentes nas paredes: gesso decorativo, papel de parede hidrorrepelente.

Soluções de cor

Os tons em que o desenho será feito dependem muito do estilo escolhido. No entanto, existem algumas nuances que permitem escolher elementos de decoração, decoração e cores:

  • as cores claras aumentam visualmente o espaço;
  • escuro ou saturado - dê aconchego e crie uma atmosfera caseira;
  • uma combinação de sombras claras e escuras delineia visualmente as zonas;
  • jogar no contraste adicionará uma sofisticação única ao ambiente;
  • realces brilhantes em cores suaves dos aviões atrairão atenção adicional.

Decoração

Qualquer que seja o estilo de execução do projeto da cozinha, é importante seguir os princípios da harmonia e não desorganizar o espaço. Grandes elementos decorativos, como painéis volumétricos, pinturas panorâmicas e papel de parede, macro desenho sobre um azulejo, ficarão mais vantajosos em uma única cópia e apenas em uma das zonas.

Para manter a direção do estilo, os móveis devem estar em harmonia entre si em textura e desempenho, mas podem diferir em tons.

Assim, se se opta por um estilo high-tech para a cozinha, envolvendo superfícies lustrosas e tecnologia moderna, então não será apropriado arranjar um recanto no exuberante estilo barroco na área de lazer ou instalar um conjunto no estilo da antiguidade rural em. o estilo provençal.

Sofá para cozinha

O volume da cozinha em 10 quadrados permitirá não só colocar comodamente utensílios domésticos e eletrodomésticos, mas também equipar um canto macio para almoços e jantares diários.

Nesse caso, o foco principal da área de relaxamento será o sofá.

Instalar um sofá na cozinha tem uma série de vantagens inegáveis:

  • o espaço é liberado da maioria das cadeiras, que devem ser empurradas e empurradas constantemente;
  • famílias e convidados podem sentar-se no sofá, liberando assim a abordagem da mesa para a anfitriã;
  • um sofá em combinação com eletrodomésticos montados na parede tornará a cozinha confortável para assistir TV ou filmes todas as noites;
  • um sofá na cozinha resolve o problema de uma pernoite repentina quando não há quartos de hóspedes adicionais.

Das desvantagens de instalar um sofá na cozinha, podem ser notadas as dimensões deste móvel. No entanto, os produtos de móveis modernos oferecem uma grande variedade de móveis de cozinha e permitem que você escolha a opção que mais lhe convier. Pode ser um modelo de canto compacto, um sofá dobrável ou um sofá conversível.

Como escolher?

Ao escolher um sofá, a principal atenção deve ser dada aos seguintes fatores:

  • forma: angular, semicírculo, retangular;
  • construção: dobrável, com gavetas;
  • material de estofamento;
  • cores para combinar com a sala.

Deve-se observar imediatamente que você não deve escolher sofás grandes para salas de estar em uma cozinha de 10 metros.

Mesmo que inicialmente pareça que o sofá volumétrico vai "caber bem" ao longo da parede, então, depois de instalar todos os móveis, certamente vai descobrir que "não há para onde se virar" na cozinha.

A forma

Existe uma vasta gama de sofás compactos à venda para todos os gostos. Além disso, esses modelos estão equipados com todos os tipos de dispositivos funcionais: de gavetas para roupa de cama e toalhas a uma cama dobrável.

Uma das opções mais confortáveis ​​é o sofá de canto. Ocupa um canto vazio da cozinha, economiza espaço e é muito espaçoso. Os sofás semicirculares têm as mesmas qualidades - podem ser colocados perto da janela ou até mesmo separar áreas funcionais com eles. Por exemplo, você pode ter uma ideia de virar o sofá de volta para a área de trabalho da cozinha.

Projeto

Pelo design, é preferível escolher os móveis mais espaçosos, mas com elementos decorativos mínimos. Quanto mais simples e leve for a mobília, menos desordenado será o espaço. Para a cozinha, são adequados sofás-bancos sem braços, com encosto estreito, mas ao mesmo tempo com gavetas mais baixas ou dobráveis ​​para um beliche.

Sofás conversíveis compactos são ideais neste caso.

Material

O material do estofamento é selecionado levando em consideração as peculiaridades da área da cozinha. Mesmo com um bom exaustor, odores de comida, fumaça de fogão, quedas acidentais no estofamento e outros possíveis contaminantes não podem ser evitados. A opção de estofamento ideal para um sofá seria couro sintético ou couro ecológico. Este material pode ser facilmente limpo com produtos convencionais, ao contrário das superfícies têxteis.

Cor

Não se esqueça que o sofá da cozinha, mesmo o mais compacto, será um destaque bastante claro no design de toda a divisão. Portanto, seu esquema de cores deve ser selecionado com especial cuidado para não violar o estilo do interior. A melhor opção, se o estilo não for particularmente indicado, serão os tons neutros: amadeirado, castanho, bege.

Para adicionar brilho e dependendo da direção do estilo, você pode escolher tons mais radicais. Por exemplo, para estilos minimalismo, art déco, clássicos, preto e branco são adequados. O estilo provençal gravita em tons pastéis - lilás, turquesa ou lilás são apropriados aqui. O estilo ultramoderno de alta tecnologia enfatiza a combinação de tons de prata e vermelhos, laranjas ou azuis. Mas para os estilos country, rústico ou chalé, é melhor escolher os mesmos tons neutros com um viés para as cores naturais.

Dica: para que sua ideia de design seja totalmente implementada e, posteriormente, atenda às expectativas, você não deve negligenciar a preparação do projeto. Um plano detalhado, feito antes do início do reparo, evitará erros e economizará muito tempo e orçamento.

Visão geral da cozinha 10 sq. m com um sofá, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário