O uso do vidro no interior da cozinha
O vidro é um dos materiais que tem a capacidade de trazer uma sensação de espaço e ar ao interior. É por isso que é freqüentemente usado na disposição de instalações residenciais. Neste artigo, examinaremos mais de perto as formas de alterar visualmente o espaço por meio de inserções de vidro na composição interior de uma cozinha moderna.
Peculiaridades
O vidro pode ser independente e um elemento auxiliar do arranjo da cozinha. Por exemplo, ele é capaz de proteger materiais nobres como pedra e madeira, sem esconder sua beleza. Para o interior das cozinhas, utilizam-se vidros temperados (estalinite), laminados (triplex), plexiglass e policarbonato. Em cada caso, é obtida uma atmosfera especial, que pode ser apoiada por acessórios ou outros elementos de design.
Esse material combina bem com fachadas de móveis foscos e brilhantes, bem como revestimentos de cromo de eletrodomésticos. Na instalação de pastilhas ou painéis de vidro, via de regra, poucas costuras são obtidas, o que simplifica a instalação e manutenção das superfícies.
O vidro se destaca por um custo aceitável, pois é fácil de remover sujeira, umidade e graxa. A refletividade do material é capaz de aumentar visualmente o espaço disponível.
O material é caracterizado pela super resistência, pode ser transparente ou colorido, possui um tipo de superfície lisa. Graças à introdução de tecnologias modernas, o vidro pode ser muito diversificado hoje. No entanto, deve-se notar que é usado principalmente em estilos modernos de decoração de interiores, uma vez que não pode se encaixar harmoniosamente em todos os fundos de interiores. Você pode usar vidro em estilos como art déco, moderno, minimalismo, loft, oi-tech, gzhel, biônico.
Dependendo da área de uso, o vidro pode ser embutido na iluminação interna, criando assim um efeito especial em uma das áreas funcionais da cozinha. No entanto, vale a pena considerar que as manchas são visíveis nessa superfície, por isso você deve cuidar delas constantemente. Por isso, muitas vezes o cliente opta por um material com impressão (do catálogo ou de acordo com um esboço individual), levando em consideração o estilo de sua cozinha. Por exemplo, pode ser uma imagem de frutas, pratos e até mesmo uma colagem de fotos de família.
Prós e contras das variedades
Dependendo do tipo de vidro utilizado no interior da cozinha, suas características podem variar.
- Vidro temperado ou silicato várias vezes mais forte do que o material convencional. Não sofre deformação e, portanto, pode ser instalado próximo a um fogão a gás. O material endurecido é resistente a arranhões, manchas, abrasivos, mas é mais caro que todos os análogos, e também não prevê redimensionamento, se já for feito.
- O material laminado é colado com um filme de polímero. Este vidro tem 8 mm de espessura. É seguro, durável, resistente ao calor e com design variável. As desvantagens são alto custo, peso considerável e menos transparência. É feito dentro de 14-30 dias.
- Acrílico é um produto acrílico. Seu preço é pequeno. As melhores características são resistência a danos mecânicos, leveza, flexibilidade. Além da facilidade de instalação, o autocorte é fornecido. O material é variável em design, resistente à umidade.Existem também muitas desvantagens: impraticabilidade, instabilidade a arranhões, medo de altas temperaturas e produtos químicos domésticos, deformação.
- Policarbonato ligeiramente melhor que o plexiglass: é resistente a altas temperaturas e é considerado mais durável em comparação com o vidro temperado. Além disso, o material é flexível, mas perde para as duas primeiras opções em aparência e é instável a arranhões.
Textura material
O vidro também difere na textura da superfície. Ela pode ser:
- brilhante, devido ao qual é possível aumentar visualmente o quadrado existente da cozinha;
- fosco, que permite suavizar o tom básico de um conjunto de cozinha brilhante ou teto tenso com uma superfície brilhante;
- com gravura, pela qual é possível diversificar as enfadonhas fachadas monocromáticas dos móveis;
- com impressão fotográfica, que permite trazer um determinado estado de espírito para o interior da cozinha, tendo em conta o conceito geral de estilística.
O vidro fosco fica especialmente bonito no interior da cozinha, tanto com desenhos quanto sem eles. Os desenhos são aplicados à superfície usando duas tecnologias: jato de areia ou serigrafia.
Quanto à impressão de fotos, hoje esse material é considerado o mais caro. A tecnologia de vidro duplo envolve a inserção da imagem desejada entre duas folhas de vidro. O filme de vinil é considerado a opção mais orçamentária e, por isso, esse vidro é comprado para o arranjo de cozinhas mais muitas vezes do que outros materiais.
Onde você pode usar isso?
O vidro pode ser usado de diferentes maneiras, dependendo da ideia do design. Por exemplo, podem ser inserções de vidro nas fachadas de um conjunto de cozinha. O vidro pode ser uma ótima bancada de trabalho e também pode ser usado como backsplash. Ao mesmo tempo, em cada caso, pode-se obter uma atmosfera especial se a escolha da tonalidade, a transparência do material e o método de sua decoração forem corretamente abordados.
Uma das opções para o uso do vidro na cozinha é proteger uma parte da parede forrada com papel de parede. Este método permite aumentar significativamente a vida útil do papel de parede. Além disso, a parede de vidro permite que diferentes texturas pareçam mais expressivas sem se fundir em um único ponto. Isso elimina o congestionamento do interior com superfícies diferentes.
Quando se trata de fachadas de vidro, o apelo estético é apenas um dos critérios importantes. Além disso, praticidade, durabilidade e resistência à abrasão são importantes. A textura deve ser selecionada de forma a não sobrecarregar o interior. Por exemplo, um brilho altamente reflexivo dobrará a quantidade de pequenas coisas que vêm com cada cozinha. Portanto, a maioria deles terá que ser removida em armários de parede ou de chão.
Quanto aos aventais de cozinha, esse uso do vidro é muito popular e justificado. Junto com as fachadas monocromáticas do conjunto de cozinha, os painéis de vidro podem se tornar uma decoração de interiores, sugerindo a ideia de um estilo específico. Ao mesmo tempo, os tamanhos, assim como o formato dos painéis, podem ser muito diversos. Por exemplo, skins da cidade noturna, equipados com iluminação embutida, bem como esboços, ficam ótimos no interior da cozinha.
É um erro escolher um avental de vidro com uma imagem de flores grandes ou frutas para uma pequena cozinha. Essa abordagem cria um desequilíbrio visual: neste caso, o vidro não pode ampliar o espaço, e grandes elementos do padrão apenas aumentam a inadequação da quadratura existente. Além disso, flores grandes na cozinha são inadequadas.
A bancada de vidro pode ser mais uma decoração do espaço da cozinha. Além disso, pode ser colocado não só na sala de jantar, mas também no local de cozedura. Vale ressaltar que o desenho da bancada dependerá da localização. Por exemplo, sua principal tarefa no local de preparação pode ser uma função protetora (proteção de uma superfície de pedra ou madeira). Aqui, o tampo da mesa será transparente e o mais simples possível.
A mesa da sala de jantar pode ser o que você quiser. As opções são variadas tanto em termos de forma como de decoração. O vidro não pode ser apenas transparente: uma mesa com tampo colorido será uma opção chique. Este tipo de móvel fica bem no interior, aumentando seu status.
Além disso, o tampo da mesa pode combinar uma mesa para cozinhar e um balcão de bar. Nesse caso, o projeto também pode prever a presença de pia, e os móveis podem ser de um ou dois andares.
Junto com grandes inserções, o vidro pode ser usado como um elemento decorativo no interior da cozinha. Por exemplo, podem ser acessórios menores (vasos, vasos de flores, painéis de proteção de pinturas ou fotos). Além disso, o vidro pode ser usado em luminárias. Por exemplo, lâmpadas de teto lacônicas com cortinas de vidro ficam lindas no interior da cozinha. Com um grande quadrado, você pode decorar a cozinha com um lustre de vidro suspenso.
Se não houver espaço suficiente, você pode designar uma das áreas funcionais com uma luminária, realizando assim uma técnica de zoneamento.
Para um avental de vidro no interior da cozinha, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.