Como fazer prateleiras de cozinha com as próprias mãos?
A funcionalidade da sala é determinada pela presença daqueles componentes que permitem o acesso a todos os itens necessários. Se falamos de cozinha, falamos de uma variedade de prateleiras indispensáveis nesta divisão. A solução mais simples seria pedir um fone de ouvido pronto, mas nem todas as opções são ideais para uma cozinha específica. Para tornar o ambiente o mais confortável possível para uso, você deve começar a fazer as prateleiras você mesmo.
Materiais para fazer
Dependendo da finalidade, as prateleiras da cozinha podem ter diferentes materiais com os quais são feitas. Este fato é especialmente importante levar em consideração no caso de uma criação independente de um produto. Os materiais mais populares são:
- Madeira;
- metal;
- pedra;
- copo;
- plástico.
De madeira
As estantes de madeira são as mais populares, uma vez que se adaptam a qualquer interior e conferem calor, conforto e beleza. É melhor usar madeira natural, mas se isso não for possível, então o aglomerado e o MDF servem. Na maioria das vezes, os produtos de madeira são colocados na parede e servem como local para arranjar pratos ou temperos.
Dependendo da finalidade, é necessário escolher o tipo certo de madeira para o produto, os mais duráveis são carvalho, faia, amieiro e pinho.
Para garantir que as prateleiras de madeira durem o máximo possível, é melhor colocá-las longe de fontes de umidade e calor. Para proteger a camada externa, vale a pena cobri-la com uma argamassa impermeável. Produtos de madeira feitos em casa custarão menos do que produtos comprados e feitos sob medida, mas o material natural em si terá um custo bastante alto.
Metálico
As prateleiras de metal estão ganhando cada vez mais popularidade em interiores modernos, onde a simplicidade e o minimalismo são valorizados. A comodidade dos produtos feitos com esse material é que podem ser instalados próximos à pia e fogão sem a preocupação com a segurança do produto. Na maioria das vezes, são utilizadas estruturas treliçadas, que são fáceis de usar e conferem luminosidade ao ambiente devido ao seu aspecto. Para a maior vida útil possível, os produtos são tratados com um revestimento anticorrosivo e, se necessário, podem ser pintados em qualquer tonalidade que seja necessária para a cozinha.
Pedra
As opções de pedras raramente são utilizadas, mas há quem aprecie a beleza da pedra natural. Dado que o peso dos produtos é bastante grande, é importante saber pendurar bem a prateleira para que possa suportar tanto o seu próprio peso como tudo o que estará sobre ela. Suportes fortes são a base deste projeto, portanto, é importante cuidar da confiabilidade de todos os fixadores. Essas prateleiras de cozinha vão custar muito dinheiro, então você deve pensar com antecedência se vale a pena escolher uma pedra natural, pois ela pode ser substituída por uma artificial, sem perder a beleza externa, mas tornando-as mais leves e menos caras.
Copo
As prateleiras de vidro são consideradas adequadas para as divisões onde é imperativo criar uma sensação de leveza e amplitude. Para que os produtos sejam duráveis, é importante escolher um fluxo com espessura de pelo menos 6 mm. Os estilos mais adequados para o uso de prateleiras de vidro são hi-tech e minimalismo. Com todas as suas vantagens, o vidro tem uma desvantagem óbvia - é de baixa resistência ao impacto; se usado incorretamente, arranhões podem aparecer rapidamente na superfície, que podem se transformar em rachaduras.
Plástico
Um dos materiais modernos para prateleiras de cozinha é o plástico. É barato, fácil de usar e pode ser usado para criar designs interessantes. O material menos tóxico é usado para a fabricação de prateleiras. Devido às peculiaridades do plástico, ele pode ser usado para imitar madeira ou pedra e criar designs de produtos interessantes. A desvantagem do plástico é apenas a sua resistência, uma vez que apenas objetos leves podem ser colocados nas prateleiras, ele não pode suportar os outros.
Tipos de estruturas
Para fazer você mesmo prateleiras de cozinha, você precisa saber quais são os designs de tais produtos. Distribuir:
- clássico;
- canto;
- treliça;
- sair da cama;
- retrátil;
- com uma gaveta adicional;
- complementado por luz de fundo.
As prateleiras clássicas incluem prateleiras abertas e fechadas que são colocadas em um local conveniente na cozinha. Não possuem portas, o que aumenta visualmente o espaço e torna a sua utilização mais cómoda, pois fica mais fácil encontrar o que é certo. Estruturas de canto foram originalmente planejadas para salas pequenas, permitindo que você organize tudo o que precisa em um pequeno espaço.
Agora que podem ser colocados em divisões de qualquer tamanho, o principal é que a prateleira seja adequada e funcional.
As prateleiras reticuladas podem ter diferentes formas, tamanhos e cores, por isso são populares. Graças à estrutura de ar, essas prateleiras tornam-se invisíveis e não sobrecarregam o espaço, ao mesmo tempo que desempenham plenamente as funções que lhes são atribuídas. O design roll-out pode ser colocado na parte superior e inferior do fone de ouvido, na maioria das vezes é feito de madeira ou metal. Para facilidade de uso, ele é colocado em um slide ou rodas pequenas.
A prateleira extraível tem uma parte da estrutura que pode ser puxada se necessário, o que permite poupar parte do espaço da cozinha. Se houver necessidade de equipar a prateleira com uma gaveta adicional, pode-se usar algum dos móveis antigos, onde já existe tal elemento. Ao conectá-lo corretamente ao produto acabado, você pode aumentar sua funcionalidade e adicionar novo espaço de armazenamento para o que precisa.
As cozinhas modernas são frequentemente decoradas com uma variedade de iluminações que podem ser colocadas em prateleiras.
Essa decoração será bonita e funcional, pois permitirá que você encontre o que é certo com mais rapidez, podendo também ser utilizada como fonte de luz adicional no ambiente.
O que você precisa?
Para fazer as prateleiras da cozinha com as próprias mãos, é preciso cuidar dos materiais e ferramentas que serão necessários no trabalho. Entre as principais ferramentas estão:
- Chave de fenda;
- serra;
- martelo;
- lixa;
- Arquivo;
- cortador de vidro;
- uma régua com um lápis;
- pregos, parafusos, parafusos;
- Cola;
- solução para processamento de materiais.
Escolhendo o material para a fabricação da estante, você pode escolher:
- folha de metal ou treliça;
- madeira natural ou aglomerado;
- painel de plástico;
- vidro com espessura superior a 6 mm e cor desejada;
- pedra natural ou artificial.
O tipo de trabalho para fazer uma estante com cada um dos materiais acima será diferente, portanto, vale a pena preparar com antecedência para fazer tudo certo da primeira vez.
Processo de criação
Para que o trabalho de criação de uma prateleira para a cozinha seja rápido e correto, você precisa seguir uma certa sequência de ações:
- criar um desenho de um futuro produto, levando em consideração todas as pequenas coisas;
- comparação do tamanho da prateleira e do local onde está prevista sua colocação;
- montagem de estoque que será útil no trabalho;
- seleção de fechos que combinam com o material selecionado para a prateleira.
Se uma prateleira de madeira articulada for planejada na cozinha, as instruções para sua fabricação serão semelhantes a estas:
- de acordo com o esboço, todas as partes componentes são recortadas de uma folha de madeira ou aglomerado;
- os produtos de madeira são lixados com lixa, o folheado é usado para aglomerado;
- verniz de proteção é aplicado;
- os colchetes são colocados em seus lugares;
- a parede está sendo preparada para a colocação da prateleira, furos estão sendo feitos para as buchas;
- todas as partes estão conectadas;
- a prateleira é montada na parede.
Se houver o desejo de fazer uma prateleira de metal para a cozinha, o processo não será muito diferente:
- criação de projeto para futura estante;
- seleção de materiais para a implementação da ideia;
- aquisição de peças com base no desenho;
- escolha de fixação;
- montagem de uma estrutura, que pode envolver a soldagem de peças ou uma combinação de madeira e metal em uma prateleira;
- preparação da parede;
- instalação da estrutura em seu lugar.
Você pode usar folhas sólidas de metal se for para colocar algo grande e pesado na prateleira, ou uma treliça para utensílios de cozinha mais leves.
Para que as prateleiras de metal não se deteriorem com a umidade e o calor, elas são revestidas com um revestimento anticorrosivo, que precisará ser atualizado de tempos em tempos.
Se você tem pouca experiência com vidro, vale a pena reservar um tempo para aprimorar suas habilidades antes de começar a trabalhar.
O andamento dos trabalhos de criação de um produto de vidro será o seguinte:
- criar um esboço do futuro produto;
- transferir um esboço para uma superfície de vidro e recortá-lo com um cortador de vidro;
- instalação do vidro em superfície plana com borda onde foram traçadas as linhas para romper o elemento desejado;
- lixando as bordas com uma lixadeira de cinta, é importante usar um respirador para proteção;
- marcar os pontos de fixação na parede, verificando-os com um nível e fazendo furos;
- colocação de suportes na parede que não se aprofundem totalmente;
- criar orifícios na prateleira em que o produto será pendurado;
- pendurar a prateleira nos suportes, aparafusando-os.
Se falamos de prateleiras de plástico, então o princípio de sua criação se assemelha a todas as opções acima, já que você precisa fazer um layout da futura estrutura, recortar de forma clara e correta todas as partes, conectá-las em um único todo e instalar a parede. É muito mais difícil fazer prateleiras de pedra, porque são necessárias máquinas especializadas de corte de pedra para criá-las e poucas pessoas as têm em seu arsenal doméstico.
Como fazer uma prateleira de madeira na cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.