Prateleiras de cozinha: tipos, materiais e exemplos no interior
Nas áreas de estar padrão, a cozinha é um dos cômodos mais compactos. Apesar disso, um grande número de coisas e eletrodomésticos são recolhidos nesta parte da casa. Às vezes, não há espaço suficiente para armazenar itens. As prateleiras ajudarão a lidar com esta situação.
Existem muitos modelos diferentes de prateleiras de cozinha, diferindo não apenas no material de fabricação, mas também no design e na finalidade. Este artigo discutirá a variedade de prateleiras de cozinha, as características desses produtos e as regras para escolhê-los.
Variedades
As marcas oferecem uma ampla gama de prateleiras para uma variedade de interiores. Todas as opções disponíveis comercialmente podem ser divididas em várias categorias separadas, cada uma das quais com certas características de desempenho.
Abrir
Os modelos pertencentes a esta classe são elementos decorativos e funcionais no interior. Como regra, eles são usados para pratos e acesso conveniente a ele. Devido ao tipo de mobília aberta, os objetos colocados nela ficam expostos. Pratos claros atuam como tons claros no design da sala.
Essa opção é ótima para salas compactas devido à falta de barreiras para o espaço interno. Seus tamanhos e formas podem ser muito diversos.
Articulada
As prateleiras articuladas do tipo fechado distinguem-se pela presença de paredes laterais e traseiras. Além disso, os fabricantes completam cada prateleira com portas. Dependendo do modelo, podem deslizar, balançar ou elevar.
Essas prateleiras são ótimas para especiarias que têm um aroma forte e persistente. Eles também são ótimos para mantimentos e outros produtos a granel.
Canto
As prateleiras de canto nas paredes são consideradas a melhor escolha para salas pequenas, onde é importante manter o máximo de espaço livre possível. As características deste projeto permitem o uso mais competente do espaço livre para acomodar os itens necessários.
Na maioria das vezes, essas prateleiras são fixadas sobre sofás de canto, criando simetria entre as formas ou na área do tampo da mesa. À venda você pode encontrar modelos multiníveis que permitem organizar convenientemente os pequenos itens necessários para cozinhar.
Nas lojas, você também pode encontrar opções de prateleiras de mesa. Eles são instalados em superfícies horizontais e fornecem espaço adicional para acomodar tudo o que você precisa. No entanto, eles não são tão práticos quanto os modelos montados na parede.
Produtos de decoração
Se os móveis de cozinha são excelentes para colocar alimentos, pratos e outras coisas, as prateleiras são usadas como elementos decorativos. Neste caso, são escolhidos modelos de design que se distinguem por uma aparência expressiva.
Prateleiras incomuns e originais custarão mais do que produtos padrão. Materiais de qualidade são usados para sua fabricação. Os modelos podem ter uma variedade de formas e aparências. Você pode solicitar uma produção individual da prateleira. Este é um serviço caro, mas no final você obterá uma bela estrutura que combina perfeitamente com seu design de interiores.
Produtos forjados decorados com elementos volumétricos de metal são populares. Isso é ideal para o estilo country. Muitas coisas não são colocadas em prateleiras decorativas, geralmente são pequenos itens de interior.
Recentemente, as prateleiras equipadas com ganchos estão ganhando popularidade, que são usadas para toalhas, porta-panelas e outras coisas semelhantes.
Quanto às prateleiras extraíveis, são frequentemente utilizadas em conjuntos de cozinha modernos. São modelos fáceis de usar e práticos. A maioria dos produtos do tipo pull-out são barras de ferro, emolduradas por plástico.
Métodos de colocação
Existem muitas opções de localização de prateleiras na cozinha. O mais popular e comum deles é pendurar a estrutura acima da superfície de trabalho. Neste caso, você terá acesso rápido a pratos e outros utensílios de cozinha de que possa precisar enquanto cozinha.
Se for para decorar uma sala espaçosa, você pode organizar prateleiras ao redor da abertura da janela ou colocá-las perto. Esta opção terá uma aparência original e atraente. Pelo fato das estantes praticamente não ocuparem o território da sala, é possível dispor essas estruturas até mesmo ao longo das janelas.
A opção de colocar prateleiras acima da porta que dá para a área de jantar é considerada funcional. Neste caso, recomenda-se a utilização de uma estrutura para acomodar alimentos enlatados, além de frutas ou vegetais frescos. Esta opção de instalação é muito trabalhosa, mas no final você economizará o máximo de espaço possível.
Materiais de produção
Atualmente, diversos materiais são utilizados na produção de prateleiras de cozinha. São utilizadas matérias-primas naturais e sintéticas. Mais frequentemente, os materiais são combinados. Antes de comprar prateleiras, certifique-se de se familiarizar com suas características individuais e externas.
As estantes de madeira são escolhidas para decorar uma sala em estilo clássico, bem como country ou provençal. Artesãos talentosos são capazes de criar verdadeiras obras de arte em madeira, decoradas com entalhes e detalhes figurativos expressivos. Opções simples de venda também são encontradas. O custo desses modelos será várias vezes superior ao dos produtos de plástico.
Para prolongar a vida útil das prateleiras, a madeira é envernizada ou pintada. A primeira opção parece mais natural devido à preservação da cor natural. A segunda opção pode ser decorada com pinturas e vários padrões.
Os produtos de metal possuem resistência, durabilidade e confiabilidade. Produtos de qualidade são feitos de aço inoxidável, que não tem medo de umidade e umidade. Os fabricantes também usam aço com uma camada protetora galvanizada. Prateleiras desse tipo são ótimas para tendências de interiores modernas, como alta tecnologia, loft e minimalismo. Se você escolher um modelo para o primeiro estilo, dê preferência às opções cromadas.
Praticidade e conveniência podem ser encontradas em modelos projetados para serem colocados em sistemas de corrimão. Os trilhos são colocados em um plano horizontal, eles desempenham o papel de um suporte. As prateleiras são freqüentemente usadas para detergentes.
Modelos de metal combinam perfeitamente com eletrodomésticos modernos. Devido às suas propriedades especiais, o material é capaz de suportar cargas prolongadas e grandes pesos.
Apesar de frágeis, as prateleiras de vidro são escolhidas pela atratividade. Eles parecem leves e elegantes. Se você deseja adicionar estética ao interior, preste atenção aos produtos de vidro. As superfícies lisas refletem os raios de luz, tornando a sala visualmente espaçosa.
Na maioria das vezes, o material é combinado com metal. Prateleiras de vidro podem ser usadas para decorar um ambiente em estilo minimalista ou de alta tecnologia.
Prateleiras de pedra são raras hoje em dia, mas ainda são utilizadas por designers. Para a confecção dos modelos, utiliza-se tanto material natural quanto sua imitação artificial. Em qualquer uma das opções, esses designs são fortemente recomendados para serem usados apenas em quartos espaçosos.
Estruturas pesadas precisam de fixação forte e confiável.Perfis do material acima são adequados para direções de loft e etno.
O material mais comum na produção de estantes é o plástico. As prateleiras de plástico diferem dos produtos feitos de outros materiais por seu preço acessível e baixo peso. Além disso, é conveniente trabalhar com eles. Não será necessário muito esforço para anexar a estrutura.
Apesar dos benefícios, esses produtos não suportam muito peso e carecem da atratividade que as opções listadas acima têm.
Características de escolha
A gama de prateleiras de cozinha é muito grande, por isso é muito importante fazer a escolha certa. Há uma série de dicas a serem consideradas ao comprar esses móveis.
- Defina inicialmente a tarefa da prateleira. Você deve saber exatamente quais coisas e produtos irá colocar e armazenar nele.
- Certifique-se de considerar o tamanho. Prateleiras estreitas são ótimas para paredes de cozinhas pequenas, mas você não pode colocar muitos utensílios nelas. Esta é uma opção conveniente para especiarias e temperos.
- Para tornar as prateleiras de vidro atraentes, é necessário limpá-las periodicamente para que brilhem. Além disso, não se esqueça das peculiaridades de cuidar de madeira, metal e outros materiais.
- Para acomodar um grande número de itens, é aconselhável pegar prateleiras de vários níveis.
- Se você deseja exibir belos utensílios de mesa, escolha prateleiras abertas.
- Certifique-se de considerar a opção de anexar produtos de suspensão.
Para obter informações sobre como fazer uma prateleira na cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.