Ideias para cozinha: truques de decoração e dicas de design
A cozinha pode parecer interessante e extraordinária, independentemente do seu tamanho e outras nuances. Mesmo assim, essas nuances devem ser levadas em consideração para que o objetivo seja alcançado com mais facilidade. Vamos ver como a área da cozinha afeta a disposição da cozinha e o que precisa ser feito nos vários casos.
Opções de renovação interessantes para quartos grandes
Em uma sala espaçosa, você pode facilmente fazer uma renovação verdadeiramente original e única. Organizar o espaço ao seu gosto também é simplificado. Um conjunto de móveis pertencentes a estilos diferentes ficará muito interessante. Nesse caso, o ambiente fica descontraído e todos os membros da família vão gostar de alguma coisa. Outra vantagem da grande área é a facilidade de divisão em zonas com designs diferentes.
Mas deve ficar claro que a cozinha ainda é uma. Portanto, os elementos de cores semelhantes são usados em todas as zonas. Ao equipar uma cozinha em uma casa de madeira, você precisa maximizar seu sabor, e não ignorá-lo. Qualquer que seja a abordagem usada, o conceito de design deve ser simples e direto. Então, todos os movimentos de design serão bem percebidos.
Soluções prontas para aumentar a área
Soluções prontas para aumentar a área
Mas nem sempre com tanta sorte, em muitos casos é necessário resolver o problema da área insuficiente. Existem muitas idéias de design para lidar com esse defeito. Tal como acontece com outras salas, recomenda-se o uso de cores claras e neutras. Eles irão separar o espaço instantaneamente, as paredes parecerão mais distantes umas das outras.
Às vezes, um interior puramente claro, no entanto, parece enfadonho e inexpressivo.
É o suficiente para introduzir elementos habilmente escuros na composição para obter um enredo interessante. Outra maneira fácil de melhorar a aparência de uma pequena cozinha é maximizar a luz natural e elétrica. Portanto, é aconselhável abandonar totalmente as cortinas ou usar cortinas feitas de tecidos translúcidos. Os especialistas recomendam colocar muitas lâmpadas LED locais em lugares diferentes.
Também entre as melhores soluções de interiores está a combinação visual da cozinha e dos quartos contíguos.
Sim, tal recomendação parece ser um tanto estereotipada, mas com uma aplicação habilidosa, tal pensamento desaparece. Quanto aos móveis, o uso de objetos transparentes torna-se uma escolha totalmente original. Graças à leveza visual, eles e todo o interior serão claros. Aconselha-se a utilização de pelo menos 1 ou 2 móveis alongando-se visualmente para cima. Padrões e designs devem ser aplicados com moderação, ou pelo menos feitos em um intervalo mais escuro.
Permutação
Mas nem sempre há dinheiro, hora de refazer radicalmente o espaço da cozinha. Em seguida, você pode simplesmente reorganizar o que já está na sala. Como mostra a prática, o posicionamento habilidoso permite que você use efetivamente 8 a 10 metros quadrados. m. Por outro lado, é fácil sobrecarregar uma sala com uma área de 12-14 m². m, arrumando sem pensar móveis e eletrodomésticos.
Parece que há muito espaço, mas na verdade não há nem onde colocar a chaleira.
O problema deve ser resolvido pensativa e sistematicamente.O primeiro passo é preparar o diagrama no papel. Ao compilá-lo, deve-se prestar atenção a:
- as menores irregularidades nas paredes, piso, teto;
- cantos;
- estruturas de formas complexas;
- comunicações técnicas;
- furos de esgoto;
- saídas de abastecimento de água.
Tanto um conjunto de cozinha quanto uma geladeira, uma máquina de lavar e outros itens devem ser cuidadosamente medidos com uma fita métrica. Se não é mais um planejamento usual no papel, mas sim o uso de um software especial, isso é exatamente o que você deve fazer. É importante ter em mente também as considerações de segurança. Assim, ao fazer um cano de esgoto muito longo ou puxar uma mangueira longa, eles correm o risco de danificá-los com qualquer descuido.
Não aproxime as placas das janelas mais de 0,5 m. Isso pode apagar o fogo com uma corrente de ar acidental. Além disso, lembre-se de que a colocação de um canto é altamente impraticável. Respingos de graxa são extremamente difíceis de remover da parede de canto. Por uma razão semelhante, pias e pias raramente são colocadas nos cantos.
Normalmente, esse método é usado quando não há mais nada.
Deve haver uma distância de 0,9 m entre a mesa e a área de trabalho. Caso contrário, será difícil andar pela cozinha com os utensílios nas mãos. Com toda a variedade de cozinhas, a disposição dos móveis divide-se em 7 tipos universais. O circuito linear é usado apenas nas salas menores. Implica sempre a convergência das zonas nas quais os alimentos são armazenados, cortados e preparados.
Se a área do espaço for um pouco maior, os móveis e eletrodomésticos são exibidos em duas faixas. Mas devemos lembrar que quando a distância entre as partes individuais da composição é superior a 1,3 m, o trabalho se torna muito mais complicado. O arranjo na forma da letra "L" permite que você forme "triângulos" confortáveis - uma mesa, uma pia, uma geladeira. A mesa pode ser colocada onde houver mais espaço livre.
No entanto, em uma cozinha estreita, o arranjo em forma de L dos móveis é inaceitável.
O esquema em forma de U é apropriado apenas para uma grande área. Uma tentativa de colocar móveis perto de três paredes em uma pequena cozinha só resultará em inconvenientes. Normalmente, as paredes são os dois planos principais, e o terceiro, o menor, é o espaço sob as janelas. Os designers acreditam que a parte superior deve ser ocupada apenas em uma parede, e não em todas de uma vez. É importante prever que, mesmo em uma sala desordenada com todos os móveis necessários, haja pelo menos 3 m de piso livre de parede a parede.
Ampliação visual
Sem a necessidade de reorganizar móveis e eletrodomésticos, é perfeitamente possível ampliar visualmente a cozinha. Técnicas adequadas ajudam mesmo em apartamentos "Khrushchev", onde sempre há falta de espaço. Tradicionalmente, a melhor solução para uma área pequena é usar branco. Não é recomendado o uso de móveis escuros, a menos que seja absolutamente necessário, apesar de sua maior praticidade. Os menores arranhões, costuras visíveis externamente e assim por diante são estritamente proibidos.
Mas a execução perfeita do branco implica uma quantidade razoável. Não deve dar a impressão de um quarto de hospital ou laboratório. Definitivamente, você deve pensar em inclusões brilhantes. Esta regra deve ser observada mesmo em uma sala baixa.
O principal é que esse acréscimo seja mais leve, então a aparência geral melhorará.
Se a cor branca padrão parecer opaca e desbotada, ela é simplesmente substituída por creme, bege e, às vezes, leitoso. Mas não é uma boa ideia diluir a cozinha em três ou mais tons. Na hora de escolher um desenho, é melhor dar preferência à versão menor, que externamente distanciará a superfície. Se não houver experiência no uso de ornamentos geométricos e uma compreensão competente deles, é melhor escolher outras técnicas de design.
O uso de blocos de vidro também pode ser de grande benefício. Junto com o aumento da iluminação e a expansão do espaço, eles são necessários como um meio de zonear uma sala. Os produtos de vidro modernos podem ser decorados com desenhos e ornamentos.Para preencher os vazios, são utilizados detalhes decorativos, escolhidos a seu critério. Você pode escolher blocos de vidro das mais diferentes formas geométricas.
Nas cozinhas, costumam ser usados para substituir a divisória que adorna o balcão do bar ou a área da ilha.
Técnicas não padronizadas
Uma maneira atípica de preparar uma cozinha é pendurar um secador de pratos no espaço entre a pia e os armários suspensos. Além de economizar espaço, essa solução protege os móveis da umidade excessiva. Também é recomendável pensar em transformar o volume da pia em um local de trabalho improvisado.
Algumas pessoas, para ampliar a área útil, colocam uma tábua de cortar no fogão.
É aconselhável fornecer uma prateleira separada para livros de receitas, telefones e e-books. Então você pode cozinhar com segurança, verificando constantemente a receita. Outra técnica original é transformar as portas do armário da cozinha em um espaço de armazenamento auxiliar. Normalmente as prateleiras são penduradas ou simplesmente os ganchos são aparafusados. No entanto, essas idéias podem ser combinadas.
Uma mesa de peitoril merece atenção especial. A prática mostra que economiza espaço útil e, ao mesmo tempo, torna a cozinha mais original. É importante ressaltar que uma mesa instalada em um peitoril de janela pode ter uma função funcional diferente. Se você planeja usá-lo para cortar alimentos, o tampo da mesa é uma continuação lógica do fone de ouvido. Mas você também pode construir uma pia lá, se apenas pensar em como estabelecer as comunicações.
Armazenamento de utensílios
Existem muitas maneiras de colocar os pratos na cozinha. Em um espaço pequeno, complexos de armazenamento verticais são uma boa solução. Agora, os designers aprenderam a criar prateleiras compactas. Cestos pendurados costumam ser uma boa ideia para guardar pratos. E os chamados trilhos de teto permitem que você organize as mesmas xícaras, pratos e outros itens horizontalmente.
Normalmente, eles tendem a esconder utensílios de cozinha de olhos curiosos. Mas se você não pode colocar panelas e frigideiras em uma gaveta, você pode fazer exatamente o oposto. Os utensílios de cozinha são pendurados em painéis perfurados fixados no exaustor ou na própria porta. Para aproveitar ao máximo os cantos das cozinhas, utilizam estantes retráteis e gavetas especialmente concebidas.
E será muito mais fácil e rápido manter as caixas limpas se você delimitá-las com divisórias especiais.
Segredos úteis para decorar cozinhas com varanda
Quando a cozinha tem saída para a varanda, amplia-se imediatamente as possibilidades de design. Mas eles devem ser implementados corretamente e habilmente. O momento mais importante ao encaixar o ambiente da varanda na composição geral é a escolha cuidadosa das cortinas. Na maioria das vezes, estruturas translúcidas de enrolamento são usadas agora.
Para poder colocá-los, a saída é reparada com o maior cuidado possível, caso contrário não será possível fechar a porta, deixando a janela aberta.
Junto com a imitação de telas maciças, as portas da varanda podem ser decoradas de outra forma. Tule e cortinas serão bastante apropriados. Na maioria das vezes, esses elementos decorativos são usados em cozinhas clássicas. Quanto às persianas, é preferível escolher as de madeira, estarão especialmente bem incluídas na situação ecológica. Ao substituir uma porta típica por uma francesa, a própria abertura já se transforma em elemento decorativo.
Brincando com a luz
O princípio fundamental da iluminação da cozinha é diferenciar os níveis. Normalmente são distinguidas três áreas funcionais:
- para lavar louça;
- segmento de trabalho;
- área de jantar.
O nível de iluminação é escolhido com cuidado. Não deve haver cantos escuros ou muito iluminados. Isso é inconveniente e aumenta os custos de energia. Portanto, existe uma regra simples: ao aumentar o número de lâmpadas, cada uma delas se torna mais fraca. Essas abordagens de design moderno parecem muito boas, como:
- Faixa de LED ao longo do avental;
- iluminação pontual do segmento de trabalho;
- pendurar uma arandela ao lado da mesa de jantar.
É necessário determinar a potência da luz de fundo levando em consideração a cor da cozinha como um todo e suas superfícies individuais. A diferença na quantidade de luz refletida entre os elementos claros e escuros pode ser de 4 a 5 vezes. Recomenda-se experimentar, pensar em diferentes formas de arranjar as lâmpadas. Se você estiver criando um interior de estilo clássico, pode usar um lustre de teto tradicional. Em uma cozinha alongada, você pode complementar a luminária principal com cortinas suspensas.
Os próprios plafonds são direcionados para baixo (para iluminar um círculo estritamente definido) ou para cima (para uma luz dessaturada aconchegante). Holofotes em quartos modernos são usados como o principal recheio. E na cozinha clássica, eles desempenham um papel subordinado, concentrando-se em zonas individuais. A área de trabalho geralmente está localizada sob os gabinetes - então, as fontes de luz são conectadas a eles por baixo. Pensando na direção dos feixes de luz, eles nunca são direcionados diretamente aos olhos.
Tendo se familiarizado com os requisitos básicos para iluminação de cozinha, é fácil entender que a iluminação se ajusta ao fone de ouvido, não o fone de ouvido à iluminação... Isso também determina a ordem de seu design. A luminária geral deve ser equipada com um dimmer para que a intensidade do fluxo luminoso possa ser ajustada. Um switch de alta qualidade é muito caro. Os dimmers mais baratos quebram rapidamente.
É muito bom que as luzes em diferentes partes da cozinha possam ser acesas separadamente. Juntamente com a economia de energia, isso permite o máximo conforto. Na cozinha, em qualquer caso, eles escolhem lâmpadas com um branco neutro e, de preferência, com um brilho quente. As lâmpadas mais baratas, emitindo uma luz azulada brilhante, provocam uma vaga ansiedade, distorcem a cor natural dos alimentos.
Portanto, ao selecionar os componentes, preste atenção à temperatura da cor.
Aposta de decoração
Os itens decorativos são tão importantes quanto a iluminação de qualidade. Podem ser usadas peças de vários tamanhos. Apesar de todas as diferenças entre os designers, eles acreditam que os elementos de design devem ter a mesma aparência de dia e de noite. Uma opção clássica impecável é o uso de pinturas. Por vários séculos, eles podem ser encontrados nos interiores mais luxuosos e solenes.
Um conjunto de pequenas telas ou um lote está pendurado na cozinha. Claro, eles também levam em consideração as especificidades das próprias instalações. O que parece bom em um lugar, parece ruim em outro.
Não se deve sobrecarregar o espaço da cozinha com pintura, e seu melhor enredo é tudo que está relacionado com o tema culinária.
Junto com fotos de arte, letras de parede também podem ser usadas. Sua vantagem é uma vista igualmente boa em qualquer sala. Os espelhos irão simultaneamente expandir o espaço e torná-lo exclusivo. Será muito bom usá-los para substituir parte da parede. A solução mais original acaba sendo o uso de espelhos com geometria atípica ou cores não padronizadas.
Dicas de design para realizar seus sonhos
De acordo com qualquer designer experiente, você pode usar com segurança espelhos com bordas convexas. Sim, a figura humana não se reflete totalmente neles. Mas a sala ficará decorada com "coelhinhos" e brilho; a julgar pelos comentários, eles parecem muito bons. Itens decorativos incomuns também podem ser:
- Foto;
- colagens;
- seleções de porcelana;
- padrões de gesso.
Tudo isso pode ser feito com as próprias mãos e é muito simples. Os murais de parede originais ajudarão a transformar até mesmo a cozinha mais elaborada. Pontes, vistas panorâmicas das cidades e vistas isoladas das ruas são quase uma opção vantajosa para todos os papéis de parede de fotos.Nas cozinhas de estilo clássico e ecológico, as paredes são decoradas com paisagens e naturezas mortas. Uma solução completamente moderna e não muito enfadonha é o papel de parede de giz, que parece o mais descontraído possível.
Flores em vasos ou vasos são atraentes em qualquer estilo de cozinha, exceto em alta tecnologia. Eles geralmente são exibidos em prateleiras rasas ou em racks. Em caso de falta de espaço aguda, as panelas são penduradas ou colocadas no chão. Se você escolher um estilo japonês de decoração de cozinha, você pode usar bonsai.
Independentemente do estilo, você não deve usar um grande número de itens puramente decorativos.
A saída da situação são os hacks práticos para toda a vida. Assim, tábuas de corte aprimoradas podem ser decoração e algo útil ao mesmo tempo. Alguns deles são até capazes de pesar os alimentos dispostos. É conveniente levar recipientes de aquecimento com pegadores de panela, cuja forma é determinada pelas preferências pessoais. Propriedades decorativas e práticas são harmoniosamente combinadas em bases para copos modernas para potes ou panelas.
Existem outros itens decorativos interessantes para a cozinha:
- pratos com pinturas;
- mosaico de cerâmica quebrado;
- guardanapos e toalhas de mesa bordados;
- CDs cobrindo o avental da cozinha.
Por toda a importância dos elementos decorativos, existem outros pontos aos quais os designers prestam atenção. Eles sempre apontam que qualquer recomendação deve ser considerada criticamente. Se até mesmo algum componente parece não natural em um ambiente específico, mas você realmente gosta dele, pode usá-lo com segurança. Uma janela saliente, um nicho, uma coluna, uma viga - tudo isso pode se tornar uma vantagem sobre uma desvantagem.
É útil dar uma olhada mais de perto nas combinações não padronizadas de materiais, sem medo de experimentos radicais.
Exemplos interessantes de interiores modernos
O "frescor" do ambiente na cozinha pode ser enfatizado pela técnica de imitação de um gramado gramado. Esta foto mostra como uma ideia semelhante pode parecer na prática. Combina harmoniosamente com um tampo em madeira clara.
E aqui está uma harmoniosa cozinha de canto nas cores branco e rosa. Um piso rico e escuro é usado para realçar o efeito visual.
Alguns designers de espírito original preferem superfícies ladrilhadas. A foto mostra a aparência de um interior semelhante. Nesse caso, os especialistas escolheram um desenho em mosaico. Injustamente, pouca atenção é dada às composições de "xadrez" nas cozinhas. As figuras correspondentes podem ser usadas tanto no design do piso quanto em almofadas decorativas.
Dicas práticas para organizar uma cozinha no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.