A tigela e outras partes da multicozinha podem ser lavadas na máquina de lavar louça e como fazê-lo corretamente?
As máquinas de lavar louça permitem que você lave muitas coisas, não apenas pratos como tapetes de carro. Ao mesmo tempo, há uma lista significativa do que colocar no carro é estritamente proibido, para não estragá-lo. Também inclui tigelas de multicooker.
Consequências de usar uma máquina de lavar louça
Nem todas as peças de uma multicozinha podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Alguns materiais não toleram altas temperaturas e detergentes específicos para tais máquinas (pó e sal).
Na maioria das vezes, a questão diz respeito às tigelas da multicozinha, pois é nelas que se prepara a comida e, portanto, são as mais sujas. O ponto mais fino é o revestimento antiaderente. Normalmente é Teflon ou cerâmica.
O Teflon é extremamente sensível a substâncias abrasivas e altas temperaturas. É fácil danificá-lo. Se uma tigela com esse revestimento for lavada na máquina de lavar louça, ela se descasca completamente após 2-3 ciclos.
Cerâmica mais forte. É suficiente para até 10 ciclos no PMM, mas lascas e rachaduras se formam na superfície.
Romper o revestimento antiaderente faz com que o alimento na tigela queime. Além disso, a liga do utensílio de cozinha fica exposta. Se for feito de alumínio, o metal começa a oxidar, ficar preto e formar placas - a manchar tudo ao redor, incluindo a comida sendo cozida. A parte externa da tigela também começa a ficar turva. A liga de aço inoxidável é menos sensível, mas também escurece e turva com o tempo.
Uma tigela estragada, é claro, pode ser substituída, solicitada ao fabricante, mas o custo total é freqüentemente comparável ao preço de toda a multicasquina. Portanto, é recomendável limpá-lo manualmente com um detergente neutro. Também recomendamos lavar à mão a tampa, as válvulas, a junta e o purgador.
O resto do kit pode ser lavado na máquina de lavar louça. Esses incluem:
-
inserções para cozimento a vapor;
-
fritadeira e redes semelhantes;
-
copos para fazer iogurte;
-
escápulas;
-
copo de medição e colheres;
-
placas e anéis removíveis de silicone e plástico.
É importante notar que é recomendável escolher um modo suave e uma temperatura da água de não mais do que 45 graus Celsius. Isso se deve ao fato de que o plástico fino pode ser deformado em altas temperaturas e algumas peças de silicone podem se deteriorar. É melhor usar um gel como limpador.
Regras para lavagem de tigelas por marca
Cada marca tem suas próprias instruções para o cuidado da multicozinha. Normalmente é proibido lavar a tigela na máquina de lavar louça, mas o progresso não pára. Os fabricantes estão começando a pensar em lançar modelos que possam ser lavados no PMM.
-
Philips. Basicamente, são produzidas tigelas revestidas de teflon, de modo que as instruções prescrevem estritamente a proibição de limpeza em máquinas de lavar louça.
- Moulinex. A proibição também se aplica aqui. Caso contrário, a tigela não só perde o revestimento antiaderente, mas também fica turva.
- Bork. O fabricante permite a utilização de PMM se se tratar de modelos de multicooker de última geração com revestimento cerâmico. Mas mesmo neste caso, um regime de economia é mostrado. Mas os modelos antigos são estritamente proibidos.
- Panasonic. Também é recomendável consultar as instruções aqui. Embora muitos usuários observem a segurança de lavar a panela na máquina de lavar louça, é melhor não arriscar e lavá-la à mão.
- Redmond. Uma marca econômica que usa materiais baratos para produção.Aqui não dá para lavar no PMM não só a tigela, mas também o resto das peças, por exemplo, a tampa.
- Polaris. Outra marca popular e barata. Também não vale a pena experimentar aqui, especialmente porque comprimidos e pós para máquinas de lavar louça são especialmente mal tolerados por componentes de multicasquinas.
Em qualquer caso, independentemente da marca do fabricante, é imperativo estudar as instruções. E para aumentar a vida útil, a lavagem manual continua sendo recomendada.
Como faço para limpar a superfície manualmente?
Para limpar de forma rápida e fácil, recomenda-se lavar a multicozinha imediatamente após o uso. Uma exceção para a tigela. Deve-se deixar esfriar, pois o revestimento antiaderente é muito sensível a temperaturas extremas. Todas as peças são lavadas separadamente.
Lave a tigela, as espátulas, os pratos medidores e as partes removíveis de plástico e silicone com um detergente comum, uma esponja, um pano macio ou trapos. Não use produtos de limpeza ácidos, alcalinos ou abrasivos. E também é proibido o uso de escovas e esponjas de ferro.
Se os restos de comida estiverem secos, é melhor mergulhar os pratos em água morna por meia hora e repetir se necessário, mas não esfregue. Se você riscar a tigela, a comida grudará no fundo e queimará, especialmente o mingau.
A válvula de vapor deve ser desmontada e lavada uma vez por semana. Se ficar entupido, imediatamente, caso contrário, o equipamento pode quebrar. Para a lavagem, você pode usar detergente de louça ou outra substância corrosiva de gordura. Se a válvula estiver limpa o suficiente, você pode simplesmente enxaguar em água morna.
É aconselhável lavar o coletor de condensado com água morna sem detergentes. Mas se for oleoso, você também pode usar detergente para louças.
A placa de aquecimento deve estar sempre limpa e seca. Se partículas de comida entrarem em contato com ele, aparecerão depósitos de carbono. Para a limpeza, basta passar um pano úmido, mas certifique-se de que não escorre água. Se necessário, você pode usar uma solução de refrigerante. Em seguida, seque bem.
O corpo da multicozinha também deve ser limpo por dentro e por fora. Para fazer isso, use também lenços ligeiramente úmidos.
É importante notar que você não pode montar imediatamente uma multicozinha. Todas as peças devem secar bem. Caso contrário, pode desenvolver-se um odor a bolor e até bolor.
O comentário foi enviado com sucesso.