Geladeira em um nicho
Normalmente, o refrigerador se destaca contra o fundo de outros itens do interior da cozinha, o que não afeta da melhor forma a harmonia do design do ambiente. Mas você realmente deseja que ele não saia do quadro geral do design da sala. Se você deseja resolver este problema, mas não está pronto para mover a unidade para uma sala ou corredor, sugerimos que você coloque-a em um nicho especial. Esse refrigerador parcialmente embutido tornará a aparência da cozinha mais agradável esteticamente, o que significa que será mais agradável estar nela.
Vantagens e desvantagens
Se houver um local adequado em sua cozinha, você poderá equipá-lo com um nicho especial. É aconselhável fazer antes de terminar. Para começar, um perfil de metal adequado é selecionado e, em seguida, é coberto com drywall. Também é permitido arranjar uma porta para um nicho, que pode ter uma aparência deslizante ou outra. Se você colocar essa ideia em prática corretamente, terá um design que se parece com uma cozinha embutida.
Ao organizar um nicho, geralmente são escolhidos refrigeradores metálicos. Esta cor parece elegante e seu tom é fácil de combinar com um forno de metal, fogão, lava-louças e outros eletrodomésticos. Geladeiras brancas também ficam bem em nichos. Existem muitas soluções de interiores semelhantes usando armários brancos.
Uma solução de design como instalar uma geladeira em um nicho tem suas vantagens e desvantagens. Vamos considerar os profissionais com mais detalhes.
- O arranjo externo da cozinha ganha de imediato. Mesmo que a porta da geladeira permaneça a mesma, ela parecerá muito mais orgânica. E se houver também uma prateleira ou armário acima dela, feito no estilo de armários de cozinha, então a sala mudará irreconhecível.
- Após a instalação em um nicho, o refrigerador fará menos ruído.
- A influência de fatores prejudiciais no mecanismo do refrigerador é minimizada - poeira, raios solares, poluição.
- Esta técnica contribui para um uso mais racional do espaço livre em uma pequena sala.
Também existem desvantagens.
- Esta opção de design de cozinha exigirá custos financeiros adicionais.
- Freqüentemente, os refrigeradores com um elemento de resfriamento adicional e maior isolamento térmico (e para embutir em um nicho é melhor escolher tais refrigeradores) são menos econômicos no consumo de energia.
- Perda de espaço útil. Para evitar o superaquecimento da geladeira em um nicho, é necessário deixar espaços entre ela e as paredes da caixa - 5 cm nas laterais e a mesma quantidade na parte traseira. E para abrir a porta, bastam alguns centímetros de pelo menos um dos lados. Em cozinhas Khrushchev de pequeno porte, esse momento pode impossibilitar a organização de um nicho.
Dimensões e design do nicho
O nicho da placa de gesso deve ser maior que a geladeira. É melhor fazer a altura do nicho igual à altura dos armários da cozinha. Se a altura do frigorífico não atingir esta marca, pode colocar aqui armários com o mesmo design do conjunto de cozinha principal. O drywall pode ser utilizado para decorar todo o móvel da cozinha, ou seja, também cobrirá o espaço entre os armários e o teto. Então, o tamanho do nicho também atingirá o teto.
Se houver uma parede traseira no nicho, um orifício deve ser feito para ventilação e os fios que conectam a unidade à tomada.
Lembre-se de que os modelos de duas câmaras às vezes têm dois fios: do compartimento da geladeira e do freezer. O nicho deve deixar espaços de pelo menos 5 cm nas laterais e na parte traseira da geladeira.
Como escolher uma geladeira?
Ao escolher um modelo de geladeira que deseja colocar em um nicho, é preciso levar em consideração algumas de suas características:
- tamanhos;
- qualidade do compressor;
- isolamento térmico;
- sistema de degelo;
- tipo de controle.
Claro, ao escolher um refrigerador, você deve primeiro levar em consideração suas dimensões. Este indicador deve ser 10-20 cm maior que o tamanho do nicho. Também deve haver pelo menos 5 cm da parte traseira do refrigerador até a parede, caso contrário, se houver um compressor fraco, ele superaquecerá e quebrará.
Nos refrigeradores clássicos de dois compartimentos, onde o freezer fica na parte inferior, o compressor funciona constantemente. Quando a temperatura na câmara atinge o nível desejado, ela atua com menos intensidade e, com isso, preserva a vida útil do equipamento. Ao atingir a temperatura desejada, reduz sua potência, o que contribui para a duração do funcionamento do refrigerador. Seu compressor inversor é mais simples do que as versões mais sofisticadas, o que também tem um efeito positivo na vida útil do refrigerador.
Um elemento de resfriamento adicional e isolamento térmico reforçado devem ser fornecidos não apenas para refrigeradores embutidos em móveis, mas também para refrigeradores de nicho.
Modelos com sistema antifrost são sempre melhores do que aqueles que precisam ser descongelados manualmente. E se a geladeira está em um nicho, ainda mais, porque você a cria de forma que a geladeira seja o mais visível possível. Se você tiver um sistema de controle eletrônico, é melhor que ele esteja localizado na parte superior da geladeira.
Regras de instalação
Ao decidir a escolha e encontrar um local adequado para um nicho, a parede precisa ser nivelada e rebocada. Antes de instalar a moldura de gesso, marque o teto. Em uma das paredes, marque a profundidade da futura estrutura e, na outra, sua largura. Em seguida, faça marcas no chão. Usando um fio de prumo, transfira os pontos de intersecção das linhas e conecte-os.
Em seguida, prossiga com a instalação do perfil na parede sobre os pregos. Os perfis UW 50 (50 x 40 mm) são adequados para isso. Instale-os no chão e no teto. Recorte os postes e insira-os nos trilhos UW fixados ao chão, usando um nível de construção para montar os postes de canto. Os perfis são fixados uns aos outros com parafusos auto-roscantes. A base do nicho está pronta.
Na hora de fazer um blank de gesso cartonado da parte inferior, acrescente meio centímetro na sua largura, e retire o excesso após fixá-lo no chão com uma plaina. Agora faça as peças laterais. Embainhe a estrutura de metal com gesso cartonado por dentro e por fora. Aparafuse a peça do teto nas extremidades superiores dos perfis laterais.
Exemplos no interior
A disposição dos eletrodomésticos durante as reparações da cozinha é um processo bastante importante e responsável. Você pode diversificar e decorar o interior da cozinha de diferentes maneiras, e um nicho para uma geladeira é uma dessas soluções. O principal é pensar em todo o interior como um todo e, talvez, um designer experiente o ajude nisso. Ou use nossas dicas, estude exemplos e sinta-se à vontade para incorporar suas ideias você mesmo.
- A cozinha branca facilmente se relacionou com o nicho de gesso cartonado da mesma cor. Uma prateleira foi feita acima da geladeira de forma que o tamanho total do nicho correspondesse à altura dos armários.
- Freqüentemente, a geladeira é colocada perto da entrada e não parece muito agradável esteticamente. Se você fizer um nicho, poderá esconder a geladeira, encaixando-a organicamente no fone de ouvido adjacente a ela.
- Neste exemplo, vemos que o espaço da cozinha tornou possível selecionar um canto inteiro da sala para um nicho. Depois que a parede foi "movida" para mais perto com a instalação de um canto de gesso, uma cozinha foi instalada e uma geladeira montada com armários bem organizados em cima. Esse nicho, é claro, é feito antes de terminar as instalações.
- Nesta foto, o nicho tem paredes bastante densas, o interior parece holístico e harmonioso. O nicho não apenas esconde as laterais da geladeira, mas também a protege da luz do sol que entra pela janela e da sujeira.
O comentário foi enviado com sucesso.