Projeto de estúdio de cozinha com área de 15-17 m². m.

Projeto de estúdio de cozinha com área de 15-17 m². m.
  1. Peculiaridades
  2. Nós arranjamos móveis
  3. Exemplos de projetos de design
  4. A segunda camada como forma de aumentar a área
  5. Soluções de cores no interior
  6. Ideias de interiores

Um dos espaços mais significativos em um apartamento ou casa é, obviamente, a cozinha. Em alguns apartamentos, sua área é muito pequena e muitos gostariam de ampliá-la. Seguindo as tendências modernas, a maioria das pessoas decide combinar uma cozinha com uma sala adjacente, transformando assim uma cozinha comum em uma cozinha de estúdio.

Peculiaridades

O conceito de estúdio não é novo. Em um sentido amplo, esta é uma sala espaçosa sem divisórias impressionantes com uma organização especial do espaço. A ideia de combinar a cozinha com a sala de jantar e sala de estar para otimizar o espaço veio da Europa e da América. Hoje, esse layout está ganhando cada vez mais popularidade.

Em tal sala há mais luz e espaço, devido à ausência de paredes e portas. Uma sala em um único estilo é delimitada em zonas separadas, graças ao seu design específico. Cada espaço delimitado contém os atributos de cozinha, sala de jantar e sala de estar.

O interior multifuncional da cozinha-estúdio é utilizado simultaneamente como local para cozinhar e receber convidados.

Nós arranjamos móveis

A disposição competente dos móveis em cada zona do estúdio-cozinha economizará o máximo possível, tornando o ambiente funcional e confortável para todos os membros da família.

O design deve começar com a área de cozimento. Definido o local da pia, fogão, geladeira e área de trabalho, procedemos ao planejamento da cozinha e da área de jantar.

Com uma disposição linear, o conjunto de cozinha encontra-se ao longo de uma parede. Via de regra, esse layout é combinado com uma ilha ou península.

Uma ótima opção para qualquer cozinha é a colocação de móveis no formato da letra G. Essa disposição dos móveis libera espaço suficiente para a área de jantar.

Um layout no qual os móveis são colocados ao longo de ambas as paredes é relevante para uma sala que tem uma forma retangular estreita com uma janela. Alguns dos itens estão de um lado e o outro está do outro. A passagem entre os objetos colocados deve ser de 120 cm a 150 cm.

Em forma de U - o layout mais conveniente em todos os aspectos. Com esta disposição, é possível utilizar a área próxima à janela, onde a área de trabalho será iluminada devido à penetração da luz do dia. A distância entre móveis paralelos deve ser de no mínimo um metro, de preferência 1,2 m.

Com uma disposição peninsular, um dos módulos de mobiliário de cozinha é instalado com a sua extremidade voltada para a parede, sendo uma continuação do auricular. Isso permite que você divida claramente o espaço na cozinha-estúdio.

O layout da ilha prevê a disposição dos elementos principais do guarda-roupa da cozinha na forma da letra P ou G, sendo um elemento separado. Pode ser usado como mesa de jantar ou como superfície de trabalho com utensílios de cozinha embutidos.

Na colocação de móveis, é necessário observar a distância entre pia, fogão e geladeira - não deve ultrapassar um metro.

A área de jantar é normalmente usada diariamente e deve estar localizada o mais próximo possível da área da cozinha. A área de jantar está sempre equipada com mesa e cadeiras. Se o espaço permitir, é melhor instalar uma mesa grande, mas se a sala não for muito grande, você pode instalar uma mesa dobrável.

Exemplos de projetos de design

Este ou aquele layout dependerá da forma da sala destinada ao uso multifuncional, do número e da localização das aberturas de portas e janelas. Em espaços estreitos e alongados, os móveis ficam paralelos às janelas. Em salas cuja forma tende para um quadrado, os móveis para três zonas podem ser colocados perpendicularmente às janelas.

Iluminação uniforme separada é instalada no estúdio para delimitar cada zona. Lâmpadas direcionais são instaladas na área da cozinha. A área de jantar está localizada acima da mesa. Um lustre ou vários holofotes são usados ​​para iluminar toda a sala.

15 sq. m

Para conseguir aconchego e conforto em um cômodo tão pequeno, é necessário aproveitar ao máximo cada centímetro de sua área. Não será possível delinear claramente uma área tão insignificante, mas uma transição suave é perfeitamente possível. Melhor dividir o espaço em seção transversal. Coloque a área da cozinha em formato de L ou U no canto mais afastado, coloque a parte central da área de jantar e coloque a área de lazer mais próxima da janela.

Numa divisão pequena, para expandir visualmente o espaço, o conjunto de cozinha é seleccionado quer na cor das paredes, se quiser esconder a cozinha, quer num tom semelhante.

Para economizar espaço, é melhor selecionar móveis de transformação. Uma mesa dobrável e cadeiras na área de jantar seriam uma solução muito boa neste pequeno espaço. A área da cozinha deve ser equipada com os eletrodomésticos embutidos necessários: um pequeno forno, uma máquina de lavar louça estreita, um fogão compacto e um bom exaustor. Em vez de uma mesa e cadeiras, você pode usar um balcão de bar dobrável e bancos altos.

16 sq. m

Para uma cozinha de 16 m². m, mais soluções de planejamento estão disponíveis e o equipamento técnico de tal área será mais diversificado em comparação com uma área de 15 m². m.

A disposição da zona da cozinha pode ser complementada com balcão de bar, instalação de aparador ou pequena despensa. A disposição dos móveis para uma determinada área está disponível de qualquer maneira e depende da forma da sala e dos métodos de divisão do espaço.

A divisão longitudinal da divisão envolve a colocação do móvel da cozinha ao longo da parede em forma de L ou linear. O sofá e a mesa de centro estão do lado oposto. A área de jantar fica no centro. Neste caso, a TV está pendurada na parede acima do local de trabalho, algumas das caixas superiores estão faltando neste caso. Em vez de uma mesa de jantar fixa com um layout em forma de L, você pode usar um balcão de bar.

Quando a divisão está transversalmente dividida em zonas, a melhor opção para uma cozinha-estúdio de 16 metros seria colocar a cozinha num canto. Neste caso, pode-se organizar o conjunto de cozinha de forma peninsular ou insular.

17 sq. m

Uma sala com tal área pode acomodar um grande número de elementos de cozinha em comparação com um espaço de 16 metros. Para a área da cozinha você precisa: um grande refrigerador, uma máquina de lavar, um fogão completo e um aparador.

O conjunto de cozinha pode ser posicionado de forma insular ou peninsular. A área de jantar tem uma grande mesa oval ou redonda e seis cadeiras. A sala de estar está equipada com um sofá de canto espaçoso, mesa de centro e TV.

A cozinha e a área de jantar podem ser divididas em um arco ou uma pequena divisória, ou podem ser elevadas em um pódio.

A segunda camada como forma de aumentar a área

A tarefa de cada designer é criar um interior bem pensado de um pequeno estúdio que permita o aproveitamento mais eficiente destes metros quadrados. Para resolver este problema, é necessário conceber e implementar projetos interessantes e por vezes ousados. Graças a eles, é possível não só utilizar com competência a área disponibilizada, mas também aumentá-la devido aos tectos altos.

Esta ideia pode ser concretizada com a ajuda da construção da segunda camada, acrescentando alguns metros adicionais à área. A segunda camada pode ser usada como um lugar para dormir. E no primeiro nível, arrume a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar.

Soluções de cores no interior

No interior de uma cozinha de estúdio, a cor é de grande importância. Ao decorar um estúdio, é melhor não usar cores brilhantes. Como regra, os designers se limitam a um máximo de dois tons principais, adicionando 2 a 3 outros. Projecto de cozinha-estúdio com área superior a 30m2. m, possivelmente em qualquer cor. Em uma sala tão espaçosa, tons claros e escuros são adequados. A decoração de interiores em cores totalmente escuras só é permitida em janelas grandes.

Em um pequeno estúdio de cozinha, é melhor limitar-se a uma decoração de parede leve e monocromática. É melhor escolher elementos decorativos individuais como um acento claro ou escuro. Podem ser cortinas, abajures, estofamento de móveis estofados na sala de estar e outros elementos.

Para ampliar visualmente o espaço, as fachadas do conjunto de cozinha são melhores para escolher tons claros (branco, leitoso, bege claro) com uma superfície brilhante.

Ideias de interiores

Estúdio em forma de L com grande mesa de jantar e seis cadeiras.

O arranjo de ilha do conjunto de cozinha. A ilha, por um lado, serve de balcão de bar e separa a cozinha da sala e, por outro, é utilizada como caixa para guardar os utensílios de cozinha.

Conjunto de cozinha peninsular com um número mínimo de gavetas de cima e uma barra dobrável.

Separação da cozinha e sala de jantar com um arco.

Zoneamento da área da cozinha usando um pódio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário