Mesas dobráveis de cozinha: tipos, materiais e dicas para escolher
Uma mesa é uma peça de mobiliário necessária na cozinha. Se a sala for tão pequena que não há onde colocá-la, há muitas idéias de design com as quais a bancada pode ser transformada literalmente do nada: paredes ou um fone de ouvido.
Peculiaridades
A mesa dobrável da cozinha é de dois tipos: de trabalho e de jantar. Superfícies de cozimento adicionais são dispostas a partir dos módulos de fone de ouvido e estão localizadas na área de trabalho. As mesas de jantar são ligeiramente removidas do local de trabalho. Para não ocuparem espaço extra na cozinha, são compactos, mas com função de dobragem.
Não pense que transformar móveis é tarefa apenas de pequenos cômodos. Mesas bonitas e robustas de várias formas e tamanhos podem ter elementos dobráveis para se tornarem ainda maiores e mais espaçosas.
Cada tipo de mecanismo dobrável tem o direito de existir, pois é confiável, simples e fácil de operar.
As mesas podem ser dispostas, estendidas, afastadas, reclinadas. Ao longo dos séculos trabalhando com mecanismos de transformação, a indústria os trouxe à perfeição.
Vantagens e desvantagens
Escolhendo uma mesa, as pessoas estão tentando resolver dois problemas opostos ao mesmo tempo - elas querem espaço e invisibilidade dela. Para entender como essas tarefas são viáveis, considere as vantagens e desvantagens das mesas dobráveis.
As tabelas de transformação têm muitas vantagens:
- a compactação permite que sejam quase invisíveis, mas, se necessário, se transformem em uma mesa completa;
- muitos tipos de produtos são bastante funcionais, têm gavetas e prateleiras adicionais;
- apenas materiais de alta qualidade são adequados para a fabricação de mesas, uma vez que devem ser dispostas de forma reutilizável, para que os produtos sejam confiáveis e duráveis;
- alguns modelos de mesa dobrável não só ocupam pouco espaço, mas também escondem cadeiras dobráveis em seu design;
- uma grande variedade de tipos com diferentes mecanismos, formas, de todos os tipos de materiais, permitem-lhe escolher uma mesa numa cozinha específica, tendo em consideração o local e o estilo que lhe são atribuídos.
As desvantagens incluem a dificuldade de escolha de um local, principalmente para produtos retráteis e dobráveis. Quando montados, eles são invisíveis, mas quando a mesa é instalada e "coberta" de cadeiras, ela requer uma certa quantidade de espaço. Nota-se o custo dos modelos dobráveis, superior ao das mesas convencionais, pois para sua confecção são utilizados materiais adicionais.
Visualizações
Os transformadores são muito diversos, eles diferem uns dos outros em tamanho, forma, cor, material. Mas a principal diferença está no mecanismo de dobramento, o que leva a um aumento do tampo da mesa. Vamos examinar mais de perto cada método de transformação.
Mesa de livro, ou "borboleta"
As tabelas de livros são conhecidas há muito tempo e são muito populares devido à sua forma simples e confiável de configuração. Essa mesa era uma das peças de mobília favoritas dos Khrushchevs soviéticos. Em condições apertadas, é ideal ter um pedestal estreito contra a parede, não ocupa quase nenhum espaço. Se houver convidados, os proprietários colocam o meio-fio no sofá e levantam as superfícies laterais que estavam penduradas nas dobradiças um minuto antes.Uma perna de apoio elegante, mas forte, está escondida atrás das paredes laterais, é instalada diagonalmente e a superfície lateral fica por cima.
Então, em um instante, um pequeno meio-fio se transforma em uma mesa enorme. Se poucos convidados vierem, basta levantar uma das paredes laterais.
Na época soviética, a mesa de borboletas tinha poucos tipos. Um armário mais pesado foi equipado com prateleiras e até portas. A versão leve, quando dobrada, era um armário vazio, em cuja superfície apenas algumas fotos ou estatuetas podiam ser colocadas. As tabelas de livros modernas são mais diversificadas:
- as opções leves executam apenas a função de tabelas que não possuem espaço de armazenamento adicional;
- uma mesa de meio-fio completa com um sistema de armazenamento funcional escondido atrás das portas;
- o meio-fio da mesa dobrável está equipado com gavetas;
- livro-mesa unilateral com prateleiras abertas;
- pequena mesa de cozinha com pequenas asas;
- as mesas têm diferentes tipos de suportes: um de cada lado ou dois, dispostos diagonalmente, no centro, ao longo das bordas.
Giratória dobrável
O mecanismo giratório é simples e direto. Com base nisso, eles criaram várias opções de tabelas.
- O método de desdobramento da estrutura é extremamente simples. A mesinha tem tampo duplo. Para desdobrá-lo, primeiro gire a superfície 90 graus e, em seguida, abra-o como um livro.
- Um gabinete funcional completo contém uma mesa leve em sua superfície, que tem apenas uma mesa e uma parede lateral com rodízios. Basta puxar e a mesa se soltará, se desdobrará e você terá um balcão de bar.
- Existem tipos caros de mesas com rotação mecânica. Basta puxar levemente o tampo da mesa e ele se desdobrará, fixando-se no lugar.
Deslizante
O tampo da mesa consiste em duas metades. Para expandir a estrutura, é necessário separá-la em diferentes direções.
Há uma seção sob a superfície da mesa, que deve ser removida e colocada no centro. É assim que a bancada de três peças forma uma unidade única.
Dobrando
As mesas dobráveis são um design engenhoso para cozinhas pequenas. Quando dobrados, eles formam um painel na parede. Na hora do jantar, a mesa é simplesmente abaixada. Os designers desenvolveram muitos modelos de mesas dobráveis, cada um pode escolher a melhor opção para sua cozinha.
- Um painel estreito é preso à parede, no qual apenas algumas xícaras podem ser colocadas. O tampo da mesa pende.
- Uma opção ainda mais compacta que nem sequer possui um painel estreito. Uma perna giratória é montada na parede e uma pequena mesa é fixada nela. Quando dobrada, essa estrutura é uma mesa, montada verticalmente na parede.
- Para quem acredita que um radiador ocupa uma perda de espaço em uma pequena cozinha, foi inventado um modelo de mesa dobrável, "absorvendo" a bateria. Design conveniente multifuncional dois em um. Mas há uma desvantagem - quando dobrada, essa mesa interfere na circulação de ar quente.
- Para estilos minimalistas, foi inventado um design na forma de um armário de parede muito estreito, que inclui um tampo de mesa. O painel do guarda-roupa é decorado com um esquema de cores, ou eles escolhem um tom que combine com a parede e se dissolvem completamente no espaço, ou são pintados em uma cor cativante e transformados em uma decoração simples ascética na forma de um ponto brilhante no sala.
- Possui um design prático que combina um prático armário suspenso com uma bancada. O modelo é adequado para estilos de minimalismo, modernidade, tendências urbanas, já que quando montado é uma caixa na parede, fechada por todos os lados.
- As cozinhas com espaço suficiente também usam modelos dobráveis. Mas eles podem se dar ao luxo de fixá-los não na parede, mas no centro da sala na instalação. A estrutura parece uma ilha extremamente estreita com dois painéis articulados.
Retrátil
A mesa é disposta pelo método pull-out, ou seja, ela se move para fora do móvel fixo. Ao mesmo tempo, a dobragem telescópica ou a rotação sobre um eixo nem sempre estão prontas.
- O balcão do bar com rodízios rola para fora do gabinete lateral. Com a ajuda de uma ranhura de rack fixada ao fone de ouvido, o tampo da mesa pode se deslocar pela cozinha, mover-se a qualquer distância.
- Às vezes, um tampo de mesa sai da parede de trabalho, o que quebra a ideia de espaço. É difícil acreditar que ela poderia caber no espaço alocado a ela.
- A mesma impressão é deixada por estruturas telescópicas quando uma mesa espaçosa surge de uma gaveta comum de cozinha.
- Às vezes de forma telescópica, a mesa deixa uma pequena caixa na parede, representando a maquete de um transformador.
- Para aumentar a área da bancada escondida em móveis fixos, ela é puxada e colocada como um livro, ou de outra forma.
- As mesas extensíveis não ficam escondidas apenas no fone de ouvido. Às vezes, eles são mascarados em um elemento de ilha.
Materiais (editar)
Para uma mesa, especialmente transformadora, é importante que seja forte, estável e durável. O desdobramento frequente pode afetar sua durabilidade. Para que o design não falhe, qualquer material selecionado deve ser de excelente qualidade.
A mesa da cozinha na área de jantar é uma peça de mobiliário bastante notável no interior. A inconsistência do material com o estilo geral trará desarmonia para a situação. Portanto, ao escolher uma mesa, você definitivamente deve levar em consideração o design da sala. Com uma variedade de materiais, é fácil fazer a escolha certa.
Copo
As mesas de vidro nas nossas cozinhas não podem ser consideradas uma ocorrência frequente, muitos consideram-nas impraticáveis. Mas há situações em que tal material se justifica. Em salas pequenas, com o design certo, uma mesa transparente deixará o espaço passar por si mesma, não só não o reduzirá, mas até mesmo aumentará o volume.
As mesas de vidro combinam perfeitamente com alguns estilos, como fusão, moderno, minimalismo.
Mas vale lembrar que o uso diário da superfície de vidro para alimentação exigirá manutenção frequente e cuidadosa. Portanto, essas mesas permitem-se solteiros que raramente comem em casa. Ou os proprietários de grandes salas de jantar, que possuem várias mesas no interior.
Para a confecção da mesa, é adequado o vidro temperado de alta resistência, coberto com uma camada protetora transparente que protege contra arranhões e outros danos. É uma estrutura repelente de água em várias camadas que responde bem às mudanças de temperatura, o que significa que o café quente derramado não a prejudicará. Os fechos são escolhidos elegantes, mas especialmente fortes, capazes de suportar desdobramentos frequentes.
As mesas de vidro são produzidas na forma geométrica correta. Além das opções de transparentes, produzem revestimentos coloridos, estampados, brilhantes, decorados com foil e verniz.
Madeira
Um século atrás, móveis de madeira eram algo comum para todas as famílias, independentemente do status material e da classe. Hoje, os produtos de madeira sólida são caros, portanto, os produtos de fibra de madeira (MDF) são amplamente usados.
A madeira é um material natural amigo do ambiente. Cada raça dá seu próprio tom e padrão único. Com o contato tátil, você pode sentir o quão agradável é a madeira, ela exala calor e conforto. Portanto, os estilos rústicos confortáveis preferem ver apenas madeira em seus interiores.
Antes de fazer os móveis, a madeira é tratada com impregnações antifúngicas. As mesas dobráveis são feitas de madeira maciça: freixo, carvalho, nogueira, faia. Rochas de dureza média menos utilizadas: bétula, amieiro, cereja. Produtos feitos de material macio são facilmente suscetíveis a danos mecânicos. As mesas têm um aspecto muito bonito, mas têm medo do contacto com a água e requerem uma manutenção mais cuidada.
Folheado
Hoje, o maior percentual de móveis é feito de MDF e aglomerado, eles pertencem ao orçamento de materiais.O folheado são folhas finas de madeira (0,1-10 mm) que são coladas em placas prensadas, criando uma imitação de madeira real. As mesas feitas desta forma são bastante duráveis, contêm o padrão e a cor de qualquer madeira, mesmo exótica. Podem ser lavados, são resistentes a arranhões, mas, como a madeira maciça natural, não gostam do contato prolongado com a água.
Além disso, o contato frequente do folheado com pratos quentes pode causar cola seca e deformação da superfície da mesa.
Metal
Mesas feitas inteiramente de metal são difíceis de imaginar em cozinhas domésticas. Eles são usados para equipar cantinas, oficinas de produção e um interior aconchegante que só pode resistir a fragmentos de metal frio. Na maioria das vezes, as pernas e uma base sob a bancada são feitas a partir dele. A resistência do material permite que você crie suportes finos, mas confiáveis, e o próprio tampo da mesa é feito de vidro, madeira ou MDF. A graça e o brilho do vidro são especialmente combinados com sucesso com as sofisticadas formas frias do metal.
Plástico
Para a fabricação de mesas corrediças, são utilizados tipos de plástico duráveis, que suportam altas temperaturas, não perdendo a aparência ao entrar em contato com objetos quentes. As mesas de plástico não têm medo de água, são fáceis de cuidar. Os tipos de produtos modernos são bem lavados com produtos químicos domésticos, sem prejuízo deles. Essas mesas são baratas, leves e podem ser movidas para qualquer lugar todos os dias.
Os aspectos negativos incluem as costuras, que muitas vezes são visíveis no produto, por vezes exalam um odor desagradável, são tóxicas durante um incêndio e não têm um aspecto tão elegante como os materiais naturais.
Pedra
Devido ao seu alto peso, a pedra natural não é utilizada para a fabricação de mesas dobráveis. É utilizado para produzir ladrilhos finos de revestimento, que servem para revestir o produto. As mesas de pedra são bonitas, duráveis e resistentes às mudanças de temperatura. Mas o material poroso absorve líquido. Se, por exemplo, o café for derramado sobre uma superfície de mármore e não for removido a tempo, a mancha permanecerá nele para sempre. A pedra não gosta dos efeitos dos produtos químicos domésticos e é muito cara.
Você pode comprar uma mesa dobrável feita de pedra artificial (quartzo ou acrílico). É feito de resina de polímero e lascas de pedra natural. Este material não tem problemas de porosidade, repele a água. A pedra artificial é resistente a diferentes temperaturas, fácil de manter e tem uma aparência bastante decente.
Cerâmica
Os tampos de mesa de cerâmica para mesas dobráveis são feitos usando várias tecnologias. Em um caso, a camada de cerâmica é simplesmente colocada sobre o substrato preparado. Os requisitos para cuidar de tal mesa serão os mesmos que para ladrilhos comuns - ela reage normalmente a produtos químicos domésticos, mas tem medo do uso de abrasivos. A segunda maneira é combinar cerâmica e vidro.
Os tampos das mesas costumam ser instalados em pés de metal, mas às vezes a madeira também é usada como base.
Como escolher?
Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o tamanho do produto. Três fatores afetam o tamanho da mesa: o espaço alocado para ela, o número de membros da família e a frequência com que os convidados estão na casa.
As características de design do modelo dependem muito do local. A mesa pertence a produtos dobráveis, o que significa que tem que aumentar na direção em que o espaço é fornecido para ela.
Se houver uma pequena área em frente a uma seção livre da parede, você pode comprar uma mesa dobrável para parede. O layout em forma de U do fone de ouvido não deixa as paredes abertas; aqui, você precisará de uma opção retrátil que sai da seção de móveis.
Para uma cozinha ou sala de jantar mais espaçosa, você pode pagar uma mesa de jantar completa com função dobrável.
Ao escolher um produto, você deve prestar atenção à sua funcionalidade. A mesa pode ser com prateleiras, gaveta ou armário fechado. A forma, cor, textura e material de construção dependem não só do gosto do proprietário, mas também do estilo do interior.
Tamanhos e formas
As formas das mesas são geralmente quadradas, retangulares, redondas e ovais. Ao escolher uma mesa na cozinha, é preciso levar em consideração que a versão redonda ou oval não é adequada para ambientes pequenos. Eles não podem ser colocados em um canto, além disso, o círculo implica a disposição das cadeiras de todos os lados. Se o estilo de uma cozinha minúscula exige linhas suaves, compra-se uma mesa semicircular, que é colocada contra a parede com um corte.
Modelos redondos e semicirculares são instalados no centro da sala, são lindos e solenes. Devido à falta de cantos, um grande número de convidados pode ser acomodado atrás deles.
Mesas quadradas e retangulares são adequadas para qualquer tamanho e estilo. Eles são fáceis de desdobrar, sua forma tradicional é mais familiar para os usuários modernos.
O tamanho do modelo selecionado depende diretamente do espaço alocado para ele. Os produtos padrão não ultrapassam 75 cm de altura e as dimensões das bancadas são 70x70 cm ou 70x100 cm.
O fabricante moderno freqüentemente desvia dos padrões pretendidos em favor de uma variedade de designs e satisfação do cliente.
Cor e design
A variedade de mesas dobráveis permite integrá-las em qualquer design de interiores. Eles têm uma rica paleta de cores. Se pegarmos madeira, cada produto tem seu próprio padrão e tonalidade especial. Mesmo as bancadas de vidro têm variedade. Além das opções transparentes, vêm em uma cor esfumada calma ou com uma impressão fotográfica brilhante.
Os transformadores se adaptam a qualquer estilo, você só precisa escolher o material e a cor certos. Por exemplo, os estilos rústico e étnico preferem madeira, enquanto os estilos industriais não se importam com estruturas de vidro e metal. Vamos dar uma olhada mais de perto nos modelos estilizados.
Shibby chic
Esta tendência é caracterizada por tons claros, quase desbotados e representa o "esplendor envelhecido". Móveis caros parecem ter ficado de pé por séculos. A mesa dobrável deve ter formas não modernas, e sua superfície deve ser branqueada e envelhecida por diferentes técnicas.
A foto mostra como você pode restaurar uma mesa de serviço dobrável no estilo shabby chic com suas próprias mãos.
Provença
Móveis no estilo de uma vila francesa também têm um aspecto quase antigo, mas ao contrário do shabby chic, não precisa dar ênfase ao luxo, basta restaurar a mesa da avó, desde que seja de madeira natural.
Hi-tech, minimalism
Esses estilos preferem geometria clara, o brilho frio do vidro e do metal, ao mesmo tempo que são práticos e funcionais.
Loft
O estilo originou-se nas vastas instalações de corredores de fábricas abandonadas. Seu interior usa tijolo, madeira e muito metal. A foto mostra o produto, cujas pernas refletem o tema industrial.
Uma mesa dobrável é indispensável nas cozinhas modernas, pois resolve o problema de receber convidados de forma civilizada. Caso contrário, para acomodar todos, seria necessário mover várias estruturas diversas.
Para obter informações sobre como fazer uma mesa dobrável com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.