Armários de canto na cozinha: tipos e características de escolha
Um armário de canto na cozinha permite aproveitar uma zona inconveniente e criar espaço para guardar uma grande quantidade de pratos e utensílios. Se você abordar sua escolha com sabedoria, então, além de sua funcionalidade, ele irá deliciá-lo com uma aparência de sucesso que se encaixa harmoniosamente no interior existente.
Características de design
O armário de canto da cozinha difere de outros móveis principalmente na sua utilidade. Um canto é uma área extremamente difícil de usar em quase todas as divisões, mas é um armário de cozinha que pode ter uma configuração que o ocupará de forma ideal. Assim, um espaço bastante grande será totalmente utilizado. É comum colocar armários de canto ao lado da pia, geralmente diretamente acima dela. O design permite armazenar um grande número de coisas úteis em um só lugar, mas ao mesmo tempo não parece volumoso.
É comum equipar os módulos articulados dos armários de canto com prateleiras horizontais comuns, adequadas para guardar pratos, mantimentos e outros itens pequenos. Os armários inferiores são complementados por gavetas ou por um carrossel. Freqüentemente, a seção inferior é preenchida com tubos de pia e, portanto, as prateleiras não cabem lá. É possível montar qualquer eletrodoméstico no armário de canto de piso: uma máquina de lavar, uma lava-louças ou um forno. No entanto, neste caso, você deve estar ciente de que parte do canto não será utilizado e o espaço livre será perdido.
Variedades
Em geral, existem três características dos armários de cozinha que são relevantes para o canto.
- Armários suspensos - designs completos com uma porta, geralmente usados para secar ou para a própria louça. Esses móveis são fixados diretamente no teto e são confortáveis - você só precisa estender a mão para pegar o item necessário.
- Armários de chão. No caso de móveis de canto, geralmente é um armário inferior localizado sob a pia. Não é muito conveniente para uso diário, mas é ótimo para armazenar produtos químicos domésticos, uma lata de lixo ou itens raramente necessários. É conveniente colocar pratos volumosos em estruturas retráteis.
- Estojo de lapiseira de uma peçaque ocupará todo o espaço do chão ao teto. Essas estruturas altas podem acomodar um grande número de utensílios, você pode colocar qualquer equipamento nelas, mas ao mesmo tempo elas "tiram" uma quantidade suficiente de espaço livre e parecem muito pesadas. Portanto, a compra de estojos de canto é recomendada apenas para proprietários de grandes cozinhas. Muitas vezes, alguma parte do estojo (ou completamente) torna-se uma vitrine com portas de vidro, onde lindos pratos ou composições de interiores incomuns são exibidos.
Quanto aos materiais, é possível utilizar madeira e MDF com aglomerado laminado e vidro e até metal.
Modelos
Existem muitos modelos de gabinetes de canto diferentes. principalmente por sua forma. O armário de parede é triangular, trapezoidal, radial e em forma de "L". A estrutura em forma de L é muito espaçosa, mas não muito confortável graças à enorme porta curva. A solução para o problema neste caso pode ser uma peça de folha dupla. A instalação de um gabinete triangular é possível se não houver seções adjacentes nas proximidades. Este modelo não é adequado para todos os designs.
Módulos trapezoidais e fique linda e segure o máximo de itens possível.Ao contrário dos mesmos em forma de "L", eles parecerão orgânicos, mesmo sendo a única estrutura articulada. Os armários radiais são os mesmos trapezoidais, mas com uma porta original. Via de regra, seu custo é superior ao de outros modelos. Quanto aos modelos de chão, sua linha repete completamente as capacidades das estruturas articuladas.
O módulo inferior mais simples está equipado com um par de prateleiras horizontais e uma porta "trolley". Os mais complexos têm várias gavetas não padrão ou outras gavetas.
Se considerarmos as amostras atualmente no mercado, usando o exemplo da marca IKEA, então descobriremos apenas armários de parede e piso sem caixas sólidas. Os módulos superiores são equipados com prateleiras horizontais simples, enquanto os inferiores possuem uma prática seção extraível que facilita o acesso aos utensílios armazenados.
Como escolher?
A escolha de um gabinete de canto é amplamente baseada em como ele será usado no futuro. É importante entender quantos e quais itens serão colocados na estrutura, pois disso depende a espessura dos painéis. Normalmente, um grande número de itens corresponde a um indicador superior a 22 milímetros, e para uma quantidade média de carga armazenada, 18 milímetros serão suficientes. Caso a iluminação adicional não prejudique a divisão, vale a pena levar armários de parede, pois será possível equipá-los com lâmpadas.
O tamanho do armário de canto é determinado em função dos parâmetros da sala.
É importante levar em consideração o estilo existente nos demais armários, assim como na própria cozinha. Os armários do piso inferior têm paredes com largura de 60 a 90 centímetros e profundidade de 40 a 60 centímetros. Os especialistas recomendam escolher uma estrutura com profundidade superior a 50 centímetros, caso contrário seu funcionamento será simplesmente inconveniente (principalmente no caso de posterior instalação da pia). A altura do gabinete inferior varia de 75 a 90 centímetros.
A largura dos gabinetes superiores corresponde à largura dos inferiores e a profundidade é reduzida à metade. A profundidade máxima da estrutura articulada é geralmente de 35 centímetros. A escolha dos materiais do gabinete depende do seu orçamento e da função da mobília. O mais barato será usar MDF, aglomerado e metal, e madeira natural e vidro não estão disponíveis para todos. Recomenda-se fazer estruturas de vidro apenas com dobradiças, e as destinadas à lavagem - as de madeira, tratadas com meios especiais com proteção da umidade. Além disso, você deve levar em consideração o design de interiores existente.
As vantagens do aglomerado incluem o baixo custo e a presença de proteção adicional contra filme e verniz. No entanto, sua operação pode ser perigosa devido às emissões prejudiciais resultantes. O MDF é considerado um material mais ecológico. Ele permite que você não apenas experimente formas e revestimentos, mas também faça inserções de vidro ou metal. As placas são freqüentemente cobertas com folhas de plástico com cores incomuns.
Os acessórios adequados para armários de canto incluem gavetas, cestos de rede, prateleiras giratórias, bem como estruturas constituídas por várias gavetas retangulares fixadas umas às outras por mecanismos giratórios. Deve-se prestar atenção suficiente às dobradiças da porta, cujo ângulo de abertura não pode ser inferior a 175 graus.
Montagem e instalação
Montar um armário de canto não é uma tarefa difícil.
Idealmente, um módulo deve ser pedido para uma situação específica e deve ser acompanhado por um esboço desenhado profissionalmente e detalhes de design.
No caso em que o gabinete é criado do zero, é melhor confiar o corte das peças e a laminação das pontas a especialistas. Para a montagem, bastará preparar uma chave de fenda com dois tipos de brocas - para inserir dobradiças de móveis e confirma. Para os armários inferiores, você deve adquirir adicionalmente pés de plástico que protegem os móveis da umidade e de outras deformações.
Ao instalar o gabinete em um canto, é importante garantir que ele não interfira com a ventilação e com o funcionamento de qualquer outro equipamento. Qualquer modelo deve se encaixar perfeitamente com móveis retos em ambos os lados. Além disso, no caso de uma estrutura com dobradiças, você não deve colocá-la de forma que mesmo alguma parte fique acima do fogão. Como a maioria dos móveis de cozinha hoje em dia é feita com plástico, eles irão falhar rapidamente se expostos a uma fonte constante de calor e vapor. Além disso, o cálculo deve ser feito pelo fato de o armário de parede ser de fácil manuseio, o que significa que a instalação deve ser feita em função da altura dos moradores que moram no apartamento.
Quando o móvel da cozinha é complementado por armários de canto superior e inferior, a instalação é feita de cima para baixo. Na maioria das vezes, os fixadores são executados com buchas, que devem ser combinadas de maneira ideal com a estrutura existente. Freqüentemente, o fabricante do gabinete deixa recomendações sobre os tipos de fixadores - é melhor usá-los. Para evitar que a parede porosa rache, você terá que garantir que o diâmetro da broca e o próprio pino tenham dimensões semelhantes. Se você negligenciar essa regra, o resultado será um crack desagradável.
A profundidade do furo deve ser sempre 2 ou 3 milímetros maior do que a profundidade do próprio fixador. Se possível, vale a pena usar o produto "borboleta", que simplifica muito o processo de instalação.
Exemplos de sucesso
Numerosas soluções de design tornam possível tornar as estruturas de canto não apenas elegantes, mas também multifuncionais. Por exemplo, se o armário baixo estiver equipado com gavetas triangulares, todo o espaço livre será aproveitado ao máximo. Normalmente, a altura de construção tradicional permite que três gavetas de tamanhos ligeiramente diferentes sejam acomodadas.
Para uma cozinha pequena, vale a pena comprar armários de chão equipados com portas ou portas sanfonadas, seguidos de uma prateleira para guardar pratos. A propósito, as duas soluções anteriores podem ser combinadas: a parte superior do armário de chão será uma prateleira com uma porta sanfonada e a inferior uma gaveta angular. Quanto aos esquemas de cores, a preferência é dada aos tons pastel dos próprios armários e ao rebordo escuro das bancadas.
Você aprenderá sobre as complexidades da automontagem de armários de canto no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.