Prateleiras para cozinha: características, tipos e dicas de escolha

Contente
  1. Para que servem?
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Projeto
  5. Como escolher?
  6. Lindos exemplos no interior

A estante como elemento do arranjo da cozinha torna-se uma solução original na hora de desenhar um interior funcional. Sendo organizador de um certo número de estantes, unidas por uma caixa, enquadra-se perfeitamente nos diferentes ramos do design. No artigo iremos considerar as características, tipos de prateleiras para cozinha e indicar os principais critérios para a sua seleção.

Para que servem?

Esses elementos de mobiliário carregam duas cargas: estética e funcional. O objetivo do rack de cozinha é organizar os diversos itens que a dona de casa utiliza no processo de cozimento. Na verdade, esses são sistemas para armazenar potes de especiarias, garrafas, cereais, pratos, toalhas e itens de limpeza. As estantes foram originalmente concebidas como móveis para descarregar superfícies de trabalho.

Essas prateleiras permitem que você organize as coisas de forma eficaz. Graças a eles, todos os objetos estarão ao seu alcance, têm sua própria sistemática. Você pode armazenar itens usados ​​com frequência nessas prateleiras, bem como pequenos eletrodomésticos, livros de receitas, cestas para frutas e vegetais, guardanapos para pôr a mesa e elementos decorativos do interior (por exemplo, pequenos vasos com flores de interior).

As prateleiras deste tipo substituem os suportes para garrafas e armários de cozinha.

Graças à sua funcionalidade, as prateleiras de cozinha podem colocar vários itens nas prateleiras sem sobrecarregar as próprias prateleiras. Ao mesmo tempo, você pode colocar as coisas pequenas de acordo com uma determinada sistemática, removendo no andar de cima coisas que são usadas com menos frequência. Prateleiras para guardar itens economizam espaço útil na cozinha, enquanto podem dividir seu espaço e liberar espaço para movimento livre ao redor da sala.

Variedades

Hoje, os racks de cozinha são muito diversos, tanto externamente quanto estruturalmente. Ao mesmo tempo, as modificações podem ser divididas condicionalmente em duas categorias: abertas e fechadas. Os primeiros produtos nada mais são do que prateleiras de diferentes alturas. As contrapartes fechadas são convenientes porque menos poeira é depositada sobre elas. Além disso, eles cobrem tudo o que está armazenado dentro.

As modificações podem ser lineares e angulares. No arranjo de cozinhas, as primeiras modificações são utilizadas principalmente. Ao mesmo tempo, o sistema de armazenamento nas prateleiras da cozinha pode ser muito diversificado.

As prateleiras podem ser estendidas, o que é usado em condições de espaço limitado.

Os modelos diferem em seus recursos de configuração. Whatnots pode ser móvel, em forma de escada de mão, muitas vezes parecem pedestais, às vezes são uma espécie de divisórias. Uma opção conveniente para uma cozinha espaçosa pode ser uma estante de canto de várias camadas com um rack de metal. Esse produto pode ser usado para acomodar economicamente plantas vivas de interior. Além disso, uma das prateleiras pode ser definida para celulares, um notebook com caneta, que deve estar à mão na hora certa.

Materiais (editar)

O rack para cozinha pode ser feito de diversos materiais. Via de regra, a escolha da opção desejada depende do material do móvel existente e do design estilístico do interior. A maioria das modificações são feitas de madeira e seus derivados. As molduras, bem como travessas, bem como as prateleiras podem ser feitas de madeira, utilizando pinho, carvalho, mogno, faia para isso.

Quanto à escolha de um ou outro tipo de matriz, deve combinar na cor ou textura com o tom da bancada Conjunto de cozinha ou combinado com mesa de jantar, cadeiras. A madeira é utilizada para a produção de estantes dos estilos clássico, classicismo, escandinavo, provençal, ecológico. Para áreas como alta tecnologia, minimalismo ou moderno, um componente sintético é necessário. É possível usar placas laminadas ou mesmo inserções de plástico. Os modelos pequenos são feitos inteiramente de plástico de alta qualidade.

As opções de orçamento são feitas de aglomerado laminado, OSB e compensado. Além disso, o vidro é usado na produção de estantes: dele são obtidas prateleiras e fachadas esteticamente atraentes. Em combinação com fachadas de madeira pintadas, ficará harmoniosamente nos estilos country e provençal. Se você precisa de um rack para uma cozinha loft, deve dar preferência ao metal (por exemplo, aço inoxidável).

Prateleiras de metal, apoiadas por comunicações e capuzes exibicionistas, terão um visual elegante e eficaz aqui. Eles se parecem harmoniosamente com eletrodomésticos semelhantes (com um forno de micro-ondas, uma máquina de café). Nesse caso, as prateleiras, assim como as paredes, podem ser forjadas, com cercas, ganchos de crochê. As estantes de metal podem ser cromadas ou pintadas.

Projeto

Dependendo da ideia do projeto, bem como dos parâmetros de uma cozinha específica, as prateleiras para armazenar vários itens podem ter um design diferente. Os modelos podem ser embutidos, fixos e móveis, equipados com pernas com rodinhas. Os produtos podem ser pequenos, de mesa, de chão completo com pernas confiáveis ​​e estáveis, bem como grandes, estendendo-se da parte inferior quase até a borda superior dos armários de parede.

Os modelos são feitos em produção e em casa. A pedido do cliente, são efectuadas alterações a um determinado conjunto de cozinha, enquadrando-se no nicho existente. Às vezes, eles são integrados ao fone de ouvido como suportes para garrafas. Essas modificações são as mais estreitas, muitas vezes são do tipo roll-out, localizadas perpendicularmente ao chão ou gavetas suspensas do conjunto de cozinha.

Muitas vezes, sua largura é de cerca de 15-20 cm. No entanto, isso não afeta a funcionalidade: um rack deslizante pode ter várias prateleiras de diferentes alturas no interior e, às vezes, também compartimentos para a conveniência de organizar frascos para temperos e especiarias. Essas modificações são fechadas, o que é muito bom para organizar pequenas cozinhas: livrar o espaço de uma massa de pequenos objetos traz espaço para a sala e torna-a visualmente mais limpa e maior.

As prateleiras não podem ser apenas estreitas: outras variedades atingem uma largura de mais de 45 cm, o que é bom para colocar utensílios de cozinha, incluindo tachos e panelas. Além disso, uma dessas prateleiras pode ser usada para um forno de microondas ou um liquidificador, um processador de alimentos.

Dependendo da variedade e da ideia do design, os modelos podem ser acondicionados em uma única caixa, possuem uma prateleira superior que não é fechada por moldura, pernas altas para facilitar a limpeza e a possibilidade de utilizar este espaço para outros utensílios domésticos.

Como escolher?

A escolha de prateleiras para sua cozinha dependerá de vários fatores. Como a cozinha tem muita umidade, você deverá comprar um produto feito de material com impregnação resistente à umidade. Além disso, o material de fabricação deve ter um grau de proteção contra fogo, e, portanto, será uma versão em metal ou uma estante de madeira tratada com um composto refratário.

A largura do modelo pode variar dependendo das opções de fone de ouvido. Por exemplo, se um arranjo linear de móveis for fornecido, a prateleira não deve se projetar de uma única linha. Quando as prateleiras são instaladas separadamente, a largura pode ser diferente do fone de ouvido existente. Quanto ao design, as opções podem ser muito diversas. Por exemplo, um rack pode consistir não apenas em um, mas também em dois blocos.

Além disso, podem ser isolados uns dos outros, o que, se necessário, permitirá que sejam instalados em diferentes locais da cozinha.

Algumas variedades ainda se assemelham a cómodas semifechadas. Por exemplo, tais modelos podem assemelhar-se a armários de chão de um conjunto de cozinha, têm a sua própria bancada, que pode ser utilizada como superfície de trabalho para cozinhar alimentos. O próprio rack pode consistir em duas caixas verticais com quatro ou cinco compartimentos de alturas diferentes.

Além disso, alguns deles podem ser gavetas com puxadores convenientes.

Por razões práticas, a estante pode ser equipada com prateleiras e base de ripas. Isso é conveniente se a anfitriã planeja usar a prateleira para secar pratos. Para prolongar a durabilidade do produto, e para que a água da louça não seca não entrasse nas outras prateleiras, vale a pena dar uma vista de olhos aos produtos equipados com tabuleiros retrácteis. Ao comprar modificações com sistema de armazenamento retrátil, você precisa observar uma ressalva: tais modelos devem ser estáveis, portanto é melhor que suas pernas não tenham rodas.

Ao escolher este ou aquele produto, é necessário levar em consideração o local de sua colocação planejada. Por exemplo, versões de canto estreitas com prateleiras de um quarto de círculo podem ser instaladas onde há pouco espaço para um armário entre o canto e a janela ou porta. Na cozinha-sala, um rack fechado pode substituir uma cômoda-vitrine, pode ser colocado na sala de jantar ou junto à parede com uma lareira. A cremalheira da escada deve ser localizada onde não seja atingida pelos pés.

O produto deve combinar com a cor do móvel principal ou de qualquer acessório de cozinha. A forma, o alongamento das linhas, ou vice-versa, sua retidão deve ecoar o conjunto de cozinha ou móveis da área de jantar. A tonalidade pode estar relacionada, mas a cor e sua temperatura não devem contradizer o conceito geral de estilística. Por exemplo, para o estilo provençal, você também pode usar uma prateleira de metal, mas pintada em uma cor clara, como o design de fundo principal da cozinha.

Para um estilo loft, a superfície deve ser semibrilhante cromada; para um estilo moderno, o brilho é desejável.

Lindos exemplos no interior

Nada fala sobre a variedade de design e funcionalidade das estantes da cozinha, como exemplos ilustrativos de uma galeria de fotos.

  • O uso de estantes como vitrines.
  • O rack suspenso permite organizar a instalação da TV.
  • Uma estante móvel sobre rodas que combina harmoniosamente com um interior plano.
  • O uso de estantes como elementos de mobiliário modular, sistema de armazenamento combinado.
  • Prateleira em metal estilo loft, voltada organicamente para uma parede de tijolos.
  • Uma solução criativa de metal embutida nos móveis de teto e piso da cozinha.
  • Prateleiras compactas embutidas na parede perto da janela.
  • Um modelo de um tipo add-on em pernas curtas para eletrodomésticos e pratos, uma reminiscência de um enfeite.
  • Produto constituído por dois blocos com um conjunto diferente de prateleiras, em madeira.
  • Rack compacto sobre rodas, que é uma estrutura de três cestos espaçosos para legumes.
  • Uma excelente solução plástica, uma opção para aproveitar a área mínima da cozinha.

Como fazer uma estante de madeira no estilo escandinavo, veja o vídeo abaixo.

1 comentário

Olá pessoal. Artigo legal.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário