Mesa deslizante oval de cozinha: características e opções
Uma cozinha moderna em um apartamento na cidade geralmente é dividida em duas zonas: uma área de trabalho e uma área de jantar. Ao organizá-los, preste atenção à facilidade de uso e à criação de uma atmosfera de conforto em casa. Para um cômodo tão pequeno como uma cozinha, uma mesa oval deslizante seria uma boa solução.
Vantagens e desvantagens
A mesa extensível é um mecanismo que pode ser rapidamente reconstruído com alguns movimentos. Uma estrutura forte o protege do desgaste durante o manuseio regular do produto.
A vantagem inegável de móveis dobráveis é sua ergonomia. Se necessário, o item pode ser separado e dobrado para trás após o uso. Ao adquirir um desses modelos, você não precisa pensar em comprar móveis adicionais para a sala de estar: muitas pessoas podem sentar-se livremente à mesa dobrável. E se a área de trabalho for muito pequena como um tampo de mesa, a mesa dobrável também pode ser usada para trabalhos de cozinha. O funcionamento do mecanismo é simples e compreensível mesmo para crianças.
As desvantagens de tais modelos incluem seu alto custo, dependendo da complexidade do projeto e dos materiais utilizados. Em alguns modelos, uma pequena lacuna é visível no meio do tampo da mesa.
Mas esta desvantagem pode ser corrigida cobrindo-o com um guardanapo decorativo ou toalha de mesa.
Características da bancada em formato oval
Você pode experimentar infinitamente com a forma da bancada. Mas os mais populares são três tipos: retangular, quadrado e oval. Este último tem várias vantagens:
- a grande área de jantar permite que você organize livremente todos os pratos necessários;
- uma mesa comprida pode acomodar muitas pessoas sem interferir umas nas outras;
- você pode fazer uma mesa oval de muitos materiais, o que oferece uma ampla escolha;
- o produto parece elegante e pode se tornar um destaque da área de jantar;
- os cantos arredondados do produto tornam-no seguro para as crianças.
Tipos de estruturas
Os modelos de mesas ovais deslizantes são divididos em vários tipos, de acordo com o método de alteração da área de superfície. Aqui estão os mais comuns.
- Modelo deslizante tem uma guia adicional. Se a estrutura for dobrada, a guia está localizada na parte inferior, sob o tampo da mesa. Se você expandir, a superfície ficará ainda mais longa. Existem modelos em que a aba pode ser puxada automaticamente, colocando em movimento mecanismos especiais.
- Para um modelo dobrável o tampo da mesa é dividido em duas metades articuladas que podem ser levantadas e abaixadas conforme necessário. Quando uma das metades é levantada, a mobília ocupa muito pouco espaço - o suficiente para uma pessoa.
- Modelo de transformador também tem peças dobráveis. Quando muitos convidados precisam ser acomodados em tal mesa, usando um mecanismo simples, o tamanho da mesa pode ser aumentado. Para economizar espaço, o produto pode ser montado e movido contra a parede. Mas mesmo quando montado, este modelo parece elegante.
- Outro modelo é um produto com pernas reguláveis, que podem ser alteradas em altura. Assim, tendo um desses itens, você pode obter imediatamente uma grande mesa de jantar e uma pequena mesa de café ou serviço.
Materiais (editar)
Vários materiais são usados para criar um produto de formato oval. Cada um deles possui características individuais que tornam a mesa adequada para um determinado estilo de design.
Vamos considerar os mais populares.
Copo
Os móveis de vidro impressionam muito, conferem originalidade à decoração de interiores. Graças a uma vasta paleta de cores, é possível escolher uma cor viva e inusitada que fará da mesa a decoração principal da cozinha.
Muitas pessoas pensam que o vidro é um material muito frágil para transformadores. De fato, para a produção de mesas dobráveis de vidro, utiliza-se material de alta qualidade de alta têmpera, que não se deteriora com o estresse mecânico e o estresse. Este vidro é capaz de suportar o calor, estando próximo de fogões e fornos.
A desvantagem do material é a dificuldade de cuidar dele. Manchas, marcas de mãos e estrias aparecem muito rapidamente na superfície. Para conseguir a limpeza, você precisa lavar a bancada com detergentes e guardanapos especiais.
Madeira
As estruturas de madeira são generalizadas devido a um conjunto de qualidades positivas. Os móveis de madeira parecem sólidos, muitas vezes a bancada é decorada com desenhos ou entalhes. Um produto feito de tipos de madeira relativamente macios (por exemplo, nogueira, pinho ou amieiro) é relativamente barato. Este material é um dos mais ecológicos, pois não emite substâncias nocivas à saúde humana. Se o produto for bem cuidado, as rachaduras e arranhões na superfície são quase invisíveis. A árvore é durável - pode durar 50 anos.
A desvantagem de uma mesa de madeira é seu volume. Se a mobília é reorganizada regularmente no apartamento, é melhor escolher uma estrutura de material mais leve.
Plástico
Os modelos de plástico são altamente resistentes a choques mecânicos e deformações ocasionais. Tolera bem altas temperaturas - pode colocar pratos quentes na bancada. A mesa de plástico é leve e pode ser facilmente transportada pelo apartamento. Com os devidos cuidados, esse modelo pode durar cerca de 30 anos.
Uma desvantagem significativa dos produtos plásticos em sua toxidade. As substâncias liberadas por este material podem prejudicar a saúde humana.
Folheado
O folheado é uma folha fina de madeira. Combina a leveza do plástico e a aparência respeitável da madeira. Assim como a madeira, o folheado é um material ecologicamente correto.
Infelizmente, este material não é resistente ao estresse mecânico. Você não pode cortar nada em tal mesa - é melhor usar uma tábua para isso.
Para que o modelo escolhido se misture harmoniosamente com o interior da sala, pareça natural e apropriado, é necessário levar em consideração a paleta de cores geral e o design interior. O material do produto e o estilo da cozinha devem estar em harmonia. Por exemplo, uma mesa de madeira é combinada com o estilo clássico e o estilo provençal; o vidro se encaixa bem no estilo de alta tecnologia.
Para criar aconchego, a cor do modelo deve ser combinada com os tons das paredes, piso e cortinas.
Dimensões (editar)
Selecione o tamanho da mesa com base no número de assentos desejado. Quanto mais tempo a mesa ficar no estado estendido, mais pessoas poderão sentar-se livremente. 4 pessoas irão se sentar em uma mesa com comprimento de 110 a 140 cm, de 140 a 180 cm - 6-8 pessoas, de 180 a 210 cm - 8-10 pessoas. Na maioria das vezes, são comprados produtos dos seguintes tamanhos:
- 75 * 160 (montado 75 * 120 cm);
- 100 * 240 (montado 100 * 160 cm);
- 100 * 190 (montado 100 * 190 cm).
Como fazer isso sozinho?
Se desejar, você mesmo pode projetar e fabricar o produto. A mesa é composta por tampo, pés, base, elementos adicionais e mecanismos deslizantes. O principal para a construção é um tampo de mesa sólido e pernas fixas com segurança. A altura média da mesa de jantar é 73 cm. Para se sentar confortavelmente à mesa, uma pessoa precisa de 60-70 cm. Você precisa estimar quantas pessoas vão se sentar à mesa e, com base nesses números, calcular o comprimento do tampo da mesa.
É mais fácil usar madeira de pinho, carvalho ou nogueira como material.Antes de iniciar o trabalho, ele precisará ser seco e tratado com agentes de proteção contra umidade. Em vez de madeira, você pode usar papelão, mas esse material incha quando a umidade entra nele. As pernas da mesa podem ser de madeira ou metal. Para a estabilidade do produto, a área da seção transversal das pernas deve ser diretamente proporcional à área do tampo da mesa.
Um dos produtos mais fáceis de fazer é uma mesa com metades deslizantes. Nesse caso, ele consiste em duas camadas. Sua camada superior consiste em duas partes que não estão presas às pernas e podem se mover separadamente em direções diferentes. A base parece uma moldura que conecta as pernas com finas pontes de madeira. Nos lados adjacentes das pernas, ranhuras são feitas nas quais os jumpers são instalados. O local de sua instalação é colado e fixado com parafusos.
As duas metades da parte superior da mesa são cortadas para corresponder aos parâmetros da base. Nas extremidades das metades, que são conectadas entre si, são feitas ranhuras para a fixação de elementos adicionais.
Para criar um mecanismo de extração, você precisará de dois conjuntos de guias de extração convencionais, que são utilizadas na fabricação de gavetas. O comprimento dos elementos adicionais é igual à largura da mesa principal. Sua largura é definida dependendo da extensão. O design pode conter de um a três elementos, a critério do criador.
A estrutura acabada funciona assim: as metades do tampo da mesa principal movem-se em direções opostas até que parem ao longo dos mecanismos fixados na base da mesa. Um espaço é formado entre as metades, que é ocupado por elementos adicionais.
Conclusão
A mesa oval extensível da cozinha ajuda a economizar espaço e tem uma aparência espetacular. Graças a inúmeras descobertas de design, há muitos modelos ovais à venda. É necessário escolher uma mesa para o esquema de cores e estilo da cozinha, levando em consideração as vantagens e desvantagens do material. Para não obter um produto de matérias-primas de baixa qualidade, é necessário comprar móveis de um fabricante confiável e confiável.
Para obter informações sobre como fazer uma mesa de jantar deslizante com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.