Como escolher uma mesa dobrável para a cozinha?
Comprar uma mesa dobrável para a cozinha é uma medida necessária. É o caso quando há muito pouco espaço na cozinha para a colocação do mínimo de mobiliário necessário. Por ser um design do tipo dobrável, esta mesa permite organizar racionalmente o espaço de jantar. Vale a pena considerar os principais critérios para sua seleção, com base nas informações sobre suas características, vantagens e desvantagens.
Características e tipos de estruturas
Uma mesa dobrável para a cozinha é chamada de mobiliário com um sistema de transformação. Quando fechada, não ocupa muito espaço, em geral é ergonômica e compacta. Além disso, o sistema de transformação pode ser muito diversificado. Depende das características de design do próprio mobiliário. Na maioria dos casos, esse produto tem um suporte estável. No lado oposto, a mesa é montada na parede ou faz parte de um móvel suspenso, desempenhando a função de mesa na forma aberta, e na forma fechada como fachada surda.
Os produtos podem ser classificados de acordo com o princípio de fixação. Estas são as opções de parede e parede. Eles diferem das contrapartes dobráveis pelo mecanismo de transformação: ao abrir, a tampa se inclina para a frente. Neste caso, as mesas dobráveis podem ter prateleiras de cozinha, armários de parede. O sistema de transformação pode ser representado por duas seções do mesmo tamanho, uma das quais, ao ser desdobrada, torna-se a perna de apoio da mesa.
O tampo das mesas dobráveis pode ser maciço ou em duas partes (um pequeno painel com um mecanismo de transformação e uma superfície de trabalho localizada no interior).
Quando fechado, é um painel conectado a um mecanismo de transformação. Dependendo do projeto, o mecanismo pode ser diferente. Ao mesmo tempo, os modelos dobráveis não se movem: a tampa se inclina para a frente, o que é uma característica fundamental desses produtos e os distingue das contrapartes dobráveis, removíveis e estendidas.
Além das opções de parede, as marcas produzem mesas dobráveis com quatro pés. Na verdade, esse princípio de sua transformação lembra a todos o conhecido livro de mesa. A parte dobrável sobe, enquanto para estabilidade, as pernas de apoio são giradas por meio de um mecanismo especial. Essas modificações são do tipo dobrável, que muitas vezes são fixadas na parede, aumentando a superfície de trabalho se necessário.
Vantagens e desvantagens
As mesas dobráveis para a cozinha têm as seguintes vantagens:
- economizam significativamente espaço na cozinha quando não são necessários;
- os modelos são compactos, mas suficientes para a localização da quantidade mínima de pratos para comer;
- os produtos têm design variável, são feitos de materiais diversos, pelo que pode escolher uma opção tendo em conta os móveis já disponíveis na cozinha;
- os modelos podem ser um elemento independente da área de jantar ou fazer parte de um conjunto com uma cadeira dobrável de design semelhante;
- dependendo do tipo de produto, diferem na instalação, mas é simples, cada chefe da família pode instalar tal mesa;
- os produtos diferem no formato do tampo da mesa: a parte dobrável pode ser retangular, semicircular ou até semi-oval;
- tais mesas podem ser instaladas não apenas ao longo das paredes: ficam bem perto da janela, quando fechadas, representando um painel lacônico de pequena largura e comprimento igual à abertura da janela;
- tais produtos podem ser comprados em lojas ou feitos de forma independente; não levará muito tempo e o processo de fabricação em si não requer uma grande quantidade de materiais e custos de mão de obra;
- as soluções de cores desses produtos podem ser variadas, devido a isso, as mesas dobráveis podem se tornar um suporte para um avental de cozinha ou fachadas de um conjunto de cores;
- tais produtos podem substituir as mesas infantis em pequenos apartamentos;
- quando houver espaço suficiente na cozinha, essas mesas podem ser utilizadas como mini-estufa, montadas sob a janela da sala;
- Estas peças de mobiliário podem ser colocadas na cozinha como uma prateleira adicional para pequenos electrodomésticos, por exemplo, um forno de micro-ondas ou uma máquina de café.
No entanto, além das vantagens, as mesas dobráveis também apresentam desvantagens. Por exemplo, a carga nos fixadores para tais produtos é maior. Considerando que devem ser abertos e fechados constantemente, isso afrouxa o mecanismo de transformação. Além disso, a montagem e desmontagem constantes podem ficar entediadas com os membros da família, eles vão querer comprar uma mesa estacionária. Quanto ao material de fabricação, os painéis de aglomerado não são projetados para operação de longo prazo. Com o tempo, as fixações de tais estruturas tornam-se fracas.
Materiais (editar)
Hoje, diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de mesas dobráveis para cozinha. Pode ser madeira, seus produtos processados, plástico e também metal. Os fechos, o suporte e, às vezes, os elementos decorativos são feitos de metal. Quanto ao tampo da mesa, seu material de fabricação depende do modelo da mesa. Raramente é feito de vidro: isso é impraticável, pois transformações frequentes podem encurtar a vida útil do material.
Nas variedades em que a mesa é parte integrante, por exemplo, uma estante com frente em branco, a madeira não é utilizada devido ao seu peso perceptível.
Para não aumentar a carga de peso na parede, materiais leves são usados na produção, por exemplo, MDF, aglomerado ou plástico. Em relação às opções de plástico, é importante notar que são os produtos de menor sucesso, uma vez que o plástico se deforma com o tempo. Não foi projetado para entrar em contato com objetos muito quentes, não corrige quando aparecem arranhões.
Nuances de escolha
A escolha de uma mesa dobrável para a cozinha obedece a vários critérios fundamentais.
Para dimensionar
Para encontrar a opção certa, é necessário inspecionar a cozinha: via de regra, os móveis compactos são instalados em um espaço limitado. Portanto, a mesa deve ser tão compacta. Se o produto permanecer aberto com mais frequência, o espaço restante para movimentação na cozinha não deve ser inferior a 1 m... Ao mesmo tempo, o tamanho da própria bancada deve ser suficiente para que pelo menos dois usuários possam caber atrás dela. Esse produto também pode ser colocado na casa de um solteiro.
Quando há mais residências, é mais aconselhável olhar mais de perto as mesas tradicionais, liberando espaço para elas na compra de armários de parede para um conjunto de cozinha.
Por formulário
Em um espaço de cozinha limitado, é preferível usar mesas simples. Não possuem cantos, portanto, em caso de contato mecânico acidental, o usuário não sofrerá hematomas. Se, ao mesmo tempo, o resto dos móveis da cozinha apresentarem ângulos retos estritos, a mesa deverá ser escolhida semelhante, montando-a em um local onde haja mais liberdade de movimento. Nesse caso, é preciso prestar atenção no formato das cadeiras, pois deve haver harmonia em tudo. Por exemplo, se um fone de ouvido em forma de L com a borda ondulada de uma bancada de canto for instalado na cozinha, é bastante apropriado complementá-lo com uma mesa redonda.
Por cor
As soluções de cores para mesas dobráveis podem ser variadas. Porém, ao comprar ou solicitar, é necessário levar em consideração a tonalidade do móvel existente. Ao mesmo tempo, você pode pegar uma mesa, não necessariamente tom sobre tom: um subton, semelhante à cor principal, também serve.A cor da mesa é preferível à luz, o que permite adicionar um ponto de luz ao interior de uma pequena cozinha, reduzindo visualmente a severidade do espaço limitado.
Uma mesa de cozinha branca parece boa, mas essa opção é impraticável. Como a contaminação não pode ser evitada durante a operação, a superfície de trabalho amarelará com o tempo, mesmo com uma limpeza regular.
Por configuração e praticidade
Uma mesa dobrável para a cozinha pode ser montada na parede (montada na parede) ou fixada. Qual opção é melhor, cada um decide por si. A mesa dobrável de parede do tipo lado a lado é boa porque não precisa ser aberta e fechada constantemente. Isso economiza tempo e esforço, bem como evita o desgaste do mecanismo de trabalho. Um solteiro não pode revelá-lo todos os dias: basta fazê-lo uma vez.
Se você planeja adquirir uma pequena mesa para pequenos eletrodomésticos, é preferível adquirir uma opção com um suporte confiável: ela proporcionará menos carga na superfície de trabalho. Neste caso, a forma da mesa do produto pode ser retangular ou semicircular. Esses produtos são mais confiáveis do que as contrapartes articuladas fixadas na parede. Quem quiser comprar uma mesa dobrável de parede deve levar em consideração: não se pode colocar muito nela. Além disso, essa compra é impossível se as paredes do apartamento forem porosas. Eles simplesmente não serão capazes de segurar a estrutura com carga adicional.
Por design
Ao escolher este ou aquele modelo, é importante ter em consideração: deve corresponder ao estilo do interior em que é feita a cozinha. Isso pode ser refletido na forma, cor, tipo de material usado.
- Para o estilo provençal é importante usar material natural, por isso é melhor que a mesa seja de madeira. Além disso, esse estilo também é exigente quanto à cor: o produto deve ser pintado de branco ou claro. Além disso, ao contrário de outros ramos do design de interiores, essa mesa pode ser decorada com colchas ou guardanapos de tecido.
- Considerando direção de design moderno, aqui é importante apostar na exclusividade da textura do material utilizado. Por exemplo, para o estilo Art Nouveau, a presença de texturas cromadas no interior é importante, o que permite encaixar com sucesso uma mesa de cozinha feita de plástico e suportes de metal com brilho. E você também pode tomar a versão de derivados de madeira como base, complementando-os com fixadores e suportes de metal.
- Para os clássicos, uma mesa de madeira é desejável. É problemático encaixar móveis no interior com elementos da solenidade de um palácio, cujo objetivo principal é economizar espaço. Os clássicos primam pela solidez do mobiliário, pela sua naturalidade obrigatória e pelo seu elevado custo.
Se você realmente aceita tal mesa, é necessário selecionar uma opção com grandes dimensões, feita de madeira. A presença de talha ou douração realçará a pertença da mesa a esta direção estilística.
Para aprender a fazer uma mesa de cozinha em bancada com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.