Mesas de cozinha de madeira: prós, contras e sutilezas de escolha

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Formas e tamanhos
  4. Como escolher?
  5. Conselhos sobre cuidados

Na disposição do interior de uma cozinha, é muito importante escolher uma mesa de jantar de forma a que se enquadre harmoniosamente no design da divisão e ao mesmo tempo desempenhe todas as funções que lhe são atribuídas. A maioria das donas de casa prefere móveis de madeira - são de alta qualidade, praticidade e durabilidade. Vamos nos deter nas características das mesas de jantar de madeira.

Vantagens e desvantagens

A mesa da cozinha é um dos elementos essenciais do conjunto de móveis, que não só reúne toda a família para o jantar, mas também permite à dona de casa fazer alguns dos trabalhos de cozinha. Na maioria das vezes é feito de madeira, uma vez que esta matéria-prima natural tem muitas características úteis.

  • Segurança ambiental. A madeira não contém substâncias nocivas e tóxicas, além disso, tem a capacidade de encher o ar com óleos essenciais e resinas, o que torna o microclima da sala favorável e confortável para todos os residentes.
  • Força. Móveis de madeira mantêm sua aparência original por muitos anos, causando um longo período de seu funcionamento. Com os devidos cuidados, essa madeira servirá fielmente por 50 ou mais anos, enquanto quaisquer pequenos defeitos podem ser restaurados de forma fácil e rápida.
  • Fácil de usar. A superfície de uma mesa de jantar de madeira é geralmente quente, agradável ao toque e também bastante funcional e muito prática.
  • Conformidade com qualquer projeto. A escolha correta do tamanho, forma e cor de uma mesa de madeira pode se encaixar harmoniosamente em uma variedade de interiores, decorados em estilos que vão da Provença à alta tecnologia.

E, claro, entre as vantagens indiscutíveis de móveis de cozinha feitos de madeira pode ser atribuída à aparência extremamente cara e luxuosa, bem como a possibilidade de talhar, embutir, criar todos os tipos de elementos decorativos.

Entre as deficiências, deve-se destacar que a mesa de madeira não é adequada para as famílias que sonham com uma cozinha em cores vivas e contrastantes, já que a tonalidade da madeira, mesmo não processada, não pode ser chamada de saturada. Nesse sentido, os modelos de plástico são, sem dúvida, mais coloridos. Outra desvantagem significativa dos móveis de madeira é seu custo. As mesas de madeira têm um preço muito mais caro do que as de plástico ou de MDF, por isso não estão à disposição de todos. Os móveis de cozinha feitos de madeira costumam ser bastante maciços e pesados, sendo adequados apenas para ambientes espaçosos, por isso tome cuidado ao escolher o modelo de produto desejado.

Visualizações

Cada espécie de madeira se distingue por seus tons exclusivos e padrões estruturais. A árvore de cores claras é representada por pinheiros, amieiros, freixos, lariços, macieiras, pereiras e bétulas. Se você quiser móveis escuros, deve optar por variedades de ameixa ou wengé.

Na maioria das vezes, as mesas de jantar são feitas de carvalho ou pinho branqueado.

Pinho

Apesar do pinho ter uma estrutura macia, ainda é muito utilizado para fazer mesas de cozinha - os produtos são baratos e, portanto, têm uma procura consistentemente elevada. Para melhorar as características operacionais do material, a madeira é tratada adicionalmente com compostos especiais, em regra, com vernizes.

Móveis feitos com este material parecem muito nobres e qualquer defeito que apareça com o tempo pode ser facilmente eliminado. Para a fabricação de tais mesas, a madeira é selecionada com muito cuidado - quaisquer nós, lascas e rachaduras são completamente excluídos.

A vantagem indiscutível de tais móveis é que não se formam mofo em superfícies de pinho, não estão sujeitos ao apodrecimento mesmo quando utilizados em ambientes úmidos. O pinho é hipoalergénico, não emite substâncias tóxicas e, por isso, não faz mal aos habitantes do apartamento.

Móveis de pinho maciço podem servir por várias décadas sem alterar sua aparência. O pinho tem uma cor única que varia consoante o tipo de árvore conífera, mas em qualquer caso, a tonalidade e a textura parecem sofisticadas, frescas e ricas.

Carvalho

No segmento mais caro, as mesas de carvalho estão na liderança. As vantagens desse material incluem facilidade de acabamento, durabilidade, alta resistência à umidade, bem como resistência aos processos de degradação. Com os devidos cuidados, os móveis de carvalho não ficam mofados e não são afetados por fungos, mesmo em condições de operação em um ambiente úmido. A madeira de carvalho distingue-se pela sua aparência sofisticada, fica bem em quartos espaçosos decorados em estilo clássico. A textura desta raça possui um ornamento único e, assim, enfatiza o status de seu dono, seu gosto impecável e estilo de cozinha.

As mesas de carvalho são preservadas de maneira ideal por várias décadas, sem alterar seus parâmetros técnicos e operacionais, enquanto para manter o revestimento em sua forma original, nenhum esforço é necessário.

Deve-se ter em mente que o carvalho não gosta de umidade excessiva, por isso não deve ser lavado, mas apenas enxugado. Além disso, a madeira desta espécie pode rachar com o tempo devido às mudanças de temperatura, portanto, uma mesa de carvalho geralmente não é instalada próxima a radiadores de aquecimento central.

As mesas da cozinha também são feitas de alguns outros tipos de madeira.

  • Porca. Um material bastante durável que não se quebra nem racha com o tempo, tem uma bela textura e um tom agradável. A árvore pertence a variedades bastante caras, respectivamente, as mesas feitas com ela têm um preço alto.
  • Linden. Possui madeira macia, bem cortada e bem processada. É suscetível à infestação de pragas, portanto necessita de tratamento especial com compostos protetores.
  • Wenge. Um material excepcionalmente duro e durável com uma textura única, que se distingue pela resistência à umidade e estresse mecânico, e é bastante caro.

Formas e tamanhos

De acordo com a forma, os tampos das mesas são divididos em retangulares, quadrados, ovais e redondos. As opções retangulares e quadradas geralmente são instaladas ao longo da parede, facilitando a economia de espaço significativa. Todos os tipos de transformadores se encaixam harmoniosamente nessa forma.

O modelo mais popular é uma mesa retangular com bordas arredondadas. A largura ideal da mesa é de 80-100 cm - se for mais estreita, pode haver dificuldades para servir e, se for mais larga, para sentar as pessoas. A versão padrão para uma cozinha russa típica é de 80x120 cm. Se tal mesa for instalada perto da parede com seu lado largo, 4 pessoas podem caber livremente atrás dela, e se for estreita - 5. Se tal mesa for movida para no centro da sala, então será possível acomodar 6 x pessoas.

Nos últimos anos, as mesas ovais têm se tornado cada vez mais populares; esse formato fica bem mesmo em pequenas salas de jantar. Via de regra, eles são combinados com cantos de móveis estofados. A vantagem indiscutível de tais mesas está na suavidade dos contornos, portanto, o funcionamento desses móveis é o mais seguro possível, o que é especialmente importante em casas com crianças pequenas.

As mesas ovais são consideradas mais confortáveis ​​do ponto de vista psicológico.Eles parecem confundir os limites entre as pessoas reunidas, os convidados começam a se sentir mais relaxados e confortáveis. Além disso, a ausência de cantos permite, se necessário, caber um maior número de comensais à mesa.

As mesas redondas são muito convenientes no uso diário - o formato permite que toda a família se sente à mesa. No entanto, tais peças de mobiliário requerem espaço, por isso o modelo é adequado apenas para uma grande cozinha.

Acredita-se que a mesa redonda une as pessoas, as equipara - não é por acaso que todas as negociações importantes acontecem na mesa redonda. Normalmente, eles são instalados no centro da cozinha para que todos tenham uma abordagem desobstruída de ambos os lados. Mesas de jantar redondas ficam bem em qualquer ambiente, você só precisa escolher o tamanho e a tonalidade certos dos móveis.

Do ponto de vista da construção, as mesas de madeira podem ser inteiriças não desmontáveis ​​e transformadoras. A primeira opção pressupõe móveis fortes e estáveis, que permanecem inalterados durante todo o período de uso. No segundo caso, um tampo de mesa em miniatura pode ser convertido em um plano de formato muito maior, via de regra, são mesas deslizantes e dobráveis. Esta opção é ideal para uma pequena cozinha.

O mecanismo de deslizamento envolve o deslocamento de duas partes do tampo da mesa em um plano e a instalação de outro elemento plano no espaço resultante. Por exemplo, desta forma você pode obter uma mesa oval para 6-8 pessoas de uma mesa redonda para 4 pessoas.

A mesa dobrável é mais popularmente conhecida como mesa de livros. Quando dobrado, parece mais um meio-fio regular, mas se necessário, as paredes laterais articuladas rapidamente se transformam em elementos de mesa e são fixadas com pernas adicionais. Normalmente, quando dobrada, essa estrutura tem menos de 50 cm de largura, mas quando desdobrada chega a 2 metros.

Como escolher?

Escolhe-se uma mesa de madeira para a cozinha, em primeiro lugar, tendo em conta os requisitos de ergonomia do espaço. Os especialistas recomendam manter uma distância aproximada da parede à mesa de 80 cm, e deve haver corredores de pelo menos um metro perto do grupo de jantar - só neste caso, os usuários poderão sentar-se confortavelmente, levantar e mover as cadeiras.

A forma da mesa deve necessariamente corresponder ao conceito geral de design da sala e levar em consideração o número de pessoas que irão jantar aqui todos os dias. Assim, produtos redondos e ovais são mais frequentemente escolhidos para uma cozinha espaçosa, e os proprietários de quartos pequenos preferem modelos quadrados ou retangulares.

Se o design envolve uma abundância de transições suaves, então aqui vale a pena parar nos produtos com bordas arredondadas. Se o design da sala for baseado em geometria lacônica, uma mesa retangular será a escolha certa.

Se recebe convidados com frequência, então é melhor adquirir um modelo de transformador para aumentar a área de jantar a qualquer momento. Em famílias com crianças pequenas, é importante que as bordas dos móveis sejam lisas, caso contrário, o risco de ferimentos aumenta drasticamente. Quanto ao número de pernas, pode ser qualquer (de 1 a 4) - funcionalmente esses modelos não diferem, a diferença se resume à percepção estética.

Conselhos sobre cuidados

Em conclusão, daremos várias recomendações, que irá prolongar a vida útil de sua mesa de jantar de madeira.

  • Mantenha um microclima na cozinha onde o nível de umidade seja de 40-60%. Para isso, use umidificadores no inverno e ventile o ambiente no verão, caso contrário, podem ocorrer deformações e rachaduras. Pelo mesmo motivo, após qualquer limpeza úmida, certifique-se de limpar a mesa com um pano macio e seco.
  • Quando exposta à luz solar direta, a madeira pode mudar de cor, simplesmente queimando. Portanto, se a mesa estiver perto da janela, tente escurecê-la com cortinas ou películas especiais.
  • Não use éteres ou produtos à base de álcool para limpar a mesa. Eles ressecam a madeira e danificam o verniz, é aconselhável usar líquidos à base de silicone, óleos ou cera.

Em separado, deve ser feita menção à necessidade de processar periodicamente a bancada com óleos comestíveis - isto irá protegê-la da deformação e exposição a micróbios. Para fazer isso, esfregue a superfície limpa e bem seca com um pano de lã umedecido com óleo.

É aconselhável realizar este procedimento à noite, pois a lubrificação leva pelo menos 5 horas.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário