Mesas de madeira para cozinha: tipos e regras de seleção
As mesas de cozinha de madeira são populares por sua durabilidade, beleza e conforto em qualquer decoração. A escolha do material para esses móveis está associada aos requisitos de durabilidade e propriedades decorativas do produto acabado.
Variedades de material
A estrutura de suporte é na maioria das vezes de madeira, mas as bancadas são feitas de madeira maciça e de placas de aglomerado, polidas ou decoradas com plástico. Ao fazer uma mesa por conta própria, vale a pena considerar que as madeiras duras são mais duráveis e as macias são mais fáceis de processar, como o aglomerado, o que é muito conveniente para iniciantes em marcenaria.
Carvalho
O material mais adequado para a mesa da cozinha é o carvalho. Forte, pode-se dizer, eterno, será resistente a choques e arranhões e durará muito tempo. E as tecnologias modernas tornam possível decorar este material confiável de várias maneiras.
Pinho
Fácil de manusear devido à sua suavidade natural. É bom para iniciantes, mas para proteger o material de danos mecânicos, precisa de várias impregnações com verniz.
Linden
Sua estrutura é macia e possibilita a fabricação de diversos produtos, inclusive bancadas. Ao mesmo tempo, também precisa de impregnação múltipla, inclusive para proteção contra insetos.
Porca
Uma mesa de cozinha de nogueira também terá propriedades de resistência e confiabilidade. Além disso, a noz permite decorar o produto de forma bonita e organizada com entalhes. A estrutura de carvalho e nogueira é muito densa, as mesas feitas com esses materiais são muito pesadas, mas estáveis.
Variedade de formas e designs
Devido às características de design ou à economia de espaço na cozinha, modelos de mesa como barra, dobrável, deslizante, dobrável, mesas transformadoras são frequentemente relevantes. O balcão do bar ajuda a delimitar o espaço da cozinha entre as áreas de trabalho e de jantar, sendo também conveniente para lanches. Feita de madeira natural, essa mesa terá uma aparência original e também terá propriedades ambientais e de segurança.
Uma mesa dobrável de madeira tem um design bastante sólido e funcional. Essas mesas podem ser dispostas usando um mecanismo de mesa rotativo ou como uma mesa de livro. São convenientes porque, quando dobrados, ocupam pouco espaço e, quando desdobrados, permitem acomodar mais pessoas. A mesa dobrável de madeira é confiável e ecológica. A moldura de madeira da mesa deslizante de madeira tem maior resistência, o que aumenta sua vida útil.
É verdade que a própria estrutura, sendo mais frequentemente sujeita a transformações, provavelmente terá uma vida útil mais curta.
Em salas muito pequenas, é aconselhável instalar uma mesa dobrável de madeira. Quando dobrado, não ocupa espaço nenhum e pode servir como um elemento decorativo da sala, e quando desdobrado servirá como uma área de jantar original para uma pequena família de 2 a 4 pessoas. As mesas dobráveis, deslizantes e transformadoras têm vários formatos: redondo, oval, retangular.
Mesas com design autossuficiente, ou seja, não precisam de transformação e têm seu lugar permanente, permitem ainda mais variação no formato do tampo. Eles podem ser ovais, retangulares ou de alguma forma curvos para um gosto especial e feitos sob encomenda. Essas tabelas precisam de amplo espaço, como uma espaçosa sala de estar.Esses modelos são bons para grandes espaços e famílias numerosas e anfitriões hospitaleiros. Base da mesa: as pernas e moldura de madeira costumam ser maciças e resistentes, o que confere ao produto maior resistência e durabilidade.
O que é importante considerar ao escolher?
Material de base e bancada
A primeira coisa a se observar na hora de escolher uma mesa de madeira é o material utilizado para fazer a base e a tampa. A mesa pode ser inteiramente feita de madeira. Esta é uma coisa sólida e cara, a qual você pode ter certeza de que servirá por muitos anos.
Se o orçamento for limitado e seu principal requisito para a mesa da cozinha for confiabilidade, você deve prestar atenção à mesa com pernas fortes e cintas feitas de madeira, e um tampo de fibra de baixo custo. Tal mesa pode ser de uma variedade de cores, incluindo imitação de madeira. Desta forma, você obtém uma mesa de cozinha robusta, economizando seu orçamento familiar.
Ao escolher o tipo de madeira com que a mesa é feita, lembre-se de que espécies como carvalho, bétula, nogueira são as mais fortes e resistentes a danos, mas também as mais severas: uma grande mesa de cozinha feita de nogueira ou carvalho maciço é difícil para uma pessoa (especialmente uma mulher frágil) mover. Produtos de pinho e tília são muito mais leves, mas também mais suscetíveis à deformação devido a danos mecânicos.
Embora a segurança da mesa seja ainda mais dependente da observância das regras e da finalidade de seu uso.
Impregnação
Um ponto importante: na hora de comprar móveis de madeira, você precisa se certificar de que a madeira está impregnada de acordo com a tecnologia. Devem ser compostos e vernizes especializados que protejam a árvore de influências externas: solavancos, arranhões, produtos químicos domésticos, bem como de insetos. Os insetos trituradores adoram pinho, tília, por isso essas variedades são impregnadas com agentes protetores especiais.
Ergonomia
Ao escolher uma mesa para uma cozinha específica, considere seu tamanho e forma. É necessário que sua nova compra esteja localizada o mais convenientemente possível na cozinha. Para isso, estime a distância que restará para a passagem à mesa, deixando a pessoa sentada capaz de movimentar a cadeira. Recomenda-se que seja de pelo menos 1m. Também é importante a que distância a mesa ficará contra a parede (é desejável que essa distância seja de cerca de 0,8 metros).
Dependendo desses parâmetros, o tamanho e a forma da mesa da cozinha são selecionados.
Tamanho e forma
Se você tem uma cozinha pequena, a mesa de madeira deve ser compacta ou dobrável. Esses móveis podem caber confortavelmente no canto da cozinha e, se necessário, estender-se ou desdobrar-se. As mais ergonômicas serão as formas retangulares e quadradas. Mas para não tocar nos cantos da mesa, se houver uma passagem estreita, é melhor olhar os modelos com cantos ligeiramente arredondados.
Ajude a economizar espaço na cozinha e a transformar mesas que ocupam pouco espaço e podem ser dobradas se necessário. O balcão do bar também ajudará a resolver o problema de uma pequena cozinha ou dividir o espaço da cozinha. É verdade que é conveniente para um adulto em tal mesa, mas não para uma criança. Portanto, se você tem filhos pequenos, é melhor procurar outras opções. Se você tem uma cozinha ou sala espaçosa, pode escolher uma grande mesa redonda, oval ou retangular, que se tornará um lugar favorito para reunir toda a família e convidados.
Cor
A peculiaridade da mesa de madeira é que ela se encaixa facilmente em qualquer interior. Por isso, ao escolher uma cor, guie-se pelo tom e estilo em que se sustenta a sua cozinha: claro, escuro, neutro. A cor da mesa pode combinar com o tom da cozinha, ou pode contrastar e se destacar como destaque do interior, se combinar no mesmo tom e estilo com as cadeiras.
A mesa branca complementa perfeitamente o estilo clássico e mediterrâneo da sua cozinha. A cor branca irá certamente decorar uma sala de jantar em estilo provençal ou rústico. O interior de uma cozinha assim terá sempre um aspecto festivo. A cor castanha da mesa de madeira é uma escolha frequente.Ele se encaixa no interior do estilo árabe clássico ou rústico. Uma mesa preta é adequada para quase todos os projetos.
Esta mesa vai dar um aspecto moderno à sua cozinha e será uma peça versátil se decidir mudar o estilo da sua cozinha.
Como fazer isso sozinho?
Fazer uma mesa de cozinha de madeira caseira é um prazer especial para quem preza pelo conforto e praticidade. Fazer você mesmo uma mesa exige um pouco de paciência e perseverança, bem como alguns materiais e ferramentas. Para uma mesa oval, redonda ou retangular, você precisará de:
- quatro pernas prontas;
- placa polida para o quadro;
- Aglomerado, cartão de madeira colada (é melhor ordenar de imediato pelo tamanho) ou cartão de madeira maciça;
- cantos de metal para a moldura;
- rebordos de plástico para aglomerado;
- verniz para madeira;
- parafusos auto-roscantes;
- Chave de fenda;
- serra ou quebra-cabeças;
- escovar.
Procedimento de fabricação
Monte a moldura com tábuas lixadas do tamanho que você precisa (levando em consideração que o tampo da mesa ficará saliente de 10-15 cm). Para tal, serre primeiro 4 tábuas (2 para o comprimento e 2 para a largura da moldura). Em seguida, aparafuse os cantos de metal ao longo das bordas das placas, conectando de forma que as placas finais se sobreponham às placas laterais.
- Usando os cantos, prenda as pernas à estrutura inserindo-as nos cantos formados. Se o material para as pernas tiver aspereza, é preciso lixá-las com lixa para segurança e dar uma aparência caprichada.
- Em seguida, a moldura pode ser coberta com uma tampa e fixada. Mas é ainda mais conveniente prender a bancada colocando-a voltada para baixo e, em seguida, colocando uma moldura invertida sobre ela. Alinhe a estrutura com o tampo da mesa. Marque os pontos de fixação para os cantos e aparafuse com parafusos autoatarraxantes e uma chave de fenda.
- Agora, se a sua bancada for de aglomerado, é necessário decorar sua borda com uma orla de plástico, que é simplesmente colocada após a aplicação do selante. Em seguida, as bordas são fechadas com tampões especiais e os restos do selante são removidos.
- Resta decorar o produto acabado com tintas. Para pintar a madeira, uma mancha (se quiser dar uma cor diferente) e verniz funcionam bem. Para dar ao produto um brilho brilhante, é necessário envernizá-lo várias vezes, secando cuidadosamente cada camada.
- Um modelo dobrável é feito com aproximadamente a mesma tecnologia, com a única diferença de que são utilizadas duas telas para o tampo da mesa, que são interligadas por laços secretos e presas à moldura por um mecanismo de pivô.
Regras de cuidado
O cuidado de uma mesa de madeira é feito da seguinte maneira.
- A árvore não gosta de umidade e altas temperaturas, por isso o local onde fica a mesa deve ser seco e não quente.
- É permitido limpar a superfície envernizada com um pano úmido macio. Uma superfície de madeira não revestida deve ser limpa com um pano macio e seco.
- Não use substâncias abrasivas para limpar esses móveis, pois a madeira pode se deteriorar.
- É melhor proteger seus móveis de influências externas do que consertar os danos posteriormente. Para isso, agora existe uma variedade de filmes densos transparentes. Você pode escolher qualquer padrão ou incolor. Você também pode comprar ou solicitar um vidro especial que protegerá a mesa de madeira de maneira confiável.
Uma mesa de madeira para cozinha é uma compra prática e ecológica, além de ajudar a criar aconchego e conforto em sua casa.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.