Buffet de cozinha: tipos e regras de seleção

Buffet de cozinha: tipos e regras de seleção
  1. Compromisso
  2. Variedades e suas características
  3. Projeto
  4. Seleção de estilo
  5. Como organizar?
  6. Como escolher?
  7. Lindos exemplos no interior

No planejamento de uma cozinha, a criação de um espaço funcional individual é de particular importância. É importante que não apenas alivie as superfícies de trabalho, mas também apresente a conveniência dos sistemas de armazenamento. Um dos elementos de decoração que atende a esses critérios é o buffet. O material deste artigo irá familiarizar o leitor com as características de tais móveis e as principais nuances de sua escolha.

Compromisso

Um armário de cozinha nada mais é do que uma mobília para guardar vários itens. Você pode armazenar nele:

  • conjuntos e cristal;
  • pratos;
  • cereais e especiarias;
  • toalhas de cozinha;
  • Detergentes para a lavagem da louça;
  • pequenos eletrodomésticos (por exemplo, um moedor de café).

Este móvel pode fazer parte de um conjunto de cozinha. Pode ser instalado na cozinha-sala, onde, para além da sua função principal, pode também ter uma carga decorativa. É lindo, moderno, estiloso. Além disso, o aparador indica que o design pertence a um determinado estilo de interior. Este é um detalhe significativo ao traçar um determinado estilo.

Variedades e suas características

Hoje, o mercado de produtos móveis está repleto de ofertas, entre as quais os armários de cozinha das mais variadas configurações. Considere a classificação dos produtos de acordo com vários critérios.

Materiais de manufatura

Pelo tipo de material, eles podem ser feitos de diferentes matérias-primas, o que afeta a durabilidade dos modelos. As opções mais comuns são produtos de madeira, MDF, aglomerado. Com menos frequência à venda, você pode encontrar opções feitas de metal e plástico durável. O aço inoxidável pode ser usado como metal; dependendo do projeto, as superfícies de metal podem ser pintadas.

Os melhores produtos são os modelos de madeira tratados com impregnações especiais resistentes à umidade e ao fogo. Eles parecem sólidos e caros, elevando assim o status do interior da cozinha. Os produtos derivados da madeira são projetados por 5-7 anos. Durante a operação em alta umidade na cozinha, eles podem delaminar.

Metal e plástico são freqüentemente usados ​​como inserções. O mesmo se aplica ao vidro: graças a ele, os aparadores têm um aspecto esteticamente atraente. Esse tipo de mobília enche a sala de espaço, o que é especialmente importante em uma cozinha. O vidro pode ser usado para prateleiras e fachadas, e a textura do material pode ser diferente (brilhante, fosco, matizado, plano ou com padrão em relevo).

Projeto

Estruturalmente, os modelos podem ser classificados em duas categorias: lineares e angulares. Nesse caso, os produtos lineares, via de regra, têm uma largura grande, enquanto os análogos do tipo angular podem ser muito estreitos. Dependendo do design e do volume de armazenamento, esses modelos possuem de uma a três faces, sendo que a forma de alguns deles tende a ser arredondada. Outros modelos mostram linearidade: eles se assemelham a um hexágono cortado em dois.

Os produtos podem ser aparadores monolíticos ou assemelhar-se a armários de parede e piso conectados por paredes laterais. Outras variedades têm portas cegas através das quais não é visível o que se armazena no interior. Isso é bom do ponto de vista da ordem: quanto menos pratos à vista, mais espaçoso e arrumado o ambiente parece. Outras modificações são realizadas como vitrines, cujo objetivo é mostrar o conteúdo interno.Esses produtos são mais frequentemente instalados em cozinhas combinadas com uma sala de estar, decorando o espaço de jantar da sala de jantar.

Dependendo do projeto, as estruturas podem ou não ter pernas. Os suportes podem ser esculpidos, ornamentados e até pretensiosos. Se o estilo exige minimalismo, as pernas são simples. Freqüentemente, eles são altos, o que é conveniente para limpeza. O número de apoios depende da largura do aparador: pode ser 4 ou até 6. Ao mesmo tempo, as modificações de canto podem ter 4 na frente e 2. As contrapartes lineares têm pernas estritamente simétricas.

Estruturalmente, é possível classificar os produtos pelo número de módulos. Por exemplo, um aparador pode ser de uma estrutura, ou pode consistir em duas ou mesmo três partes. Neste caso, o produto pode ser clássico tradicional ou embutido na parede. No segundo caso, o comprador costuma tentar utilizar os nichos disponíveis na cozinha. A estrutura pode ser constituída por um móvel superior e um inferior, semelhante a uma cómoda de cozinha, equipada com três ou mais filas de gavetas.

Por formulário

Os armários da cozinha podem diferir em largura, comprimento e linhas retas. Por exemplo, eles podem ser estreitos, o que é especialmente importante para cozinhas em apartamentos pequenos. Esses produtos não ocupam muito espaço, embora não prejudiquem sua funcionalidade. Sua largura pode ser de 40-45 cm. Ao mesmo tempo, a largura do elemento superior e inferior pode ser diferente para modificações. Por exemplo, as gavetas superiores podem ser muito estreitas (30 cm).

A profundidade das contrapartes mais espaçosas pode ser cerca de 50 cm. Neste caso, a profundidade dos armários superiores pode ser igual ou inferior a 10 cm. O tampo da mesa pode sobressair para além dos armários, aumentando assim o tamanho. Outras variedades diferem em profundidade até 60 cm. A forma dos modelos pode ser linear, aerodinâmica, arredondada e às vezes ondulada. Alguns produtos possuem uma borda superior em forma de escada, outros possuem uma gaveta em forma de arco.

Por tipo de armazenamento

Convencionalmente, todas as variedades podem ser divididas em 3 grupos: tipo aberto, fechado e combinado. Cada variedade tem suas próprias diferenças, que se refletem nos sistemas de armazenamento e na praticidade do próprio produto. Os modelos podem diferir em design, mas suas principais diferenças, pelas quais são classificados, são sempre as mesmas. Vamos considerar os recursos de cada categoria.

Tipo aberto

Um representante de qualquer projeto deste modelo se distingue pelo fato de não ter portas. Essas modificações são mais como prateleiras. Possuem uma moldura única que une todas as prateleiras e também a parede posterior.

É impossível chamar essas variedades de convenientes para as condições da cozinha: a poeira rapidamente se instala sobre elas e, portanto, a dona de casa é forçada a escová-la não só das prateleiras, mas também dos itens que estão armazenados nelas.

Tipo fechado

Essas cômodas de cozinha diferem de suas contrapartes porque os sistemas de armazenamento são fechados aqui. Podem ser ambos os tipos de portas e gavetas, sistemas com abertura tipo deslizante e basculante. Esses modelos são convenientes: além de poderem esconder muitas coisinhas dentro, a poeira não se deposita nos itens armazenados, a umidade não os atinge. Claro, se as fachadas são de vidro, os itens de armazenamento serão visíveis, mas sua praticidade será um ponto indiscutível.

Combinado

Essas modificações são bastante convenientes e permitem que você transforme o aparador da cozinha em um elemento completo de um conjunto modular. Por exemplo, as modificações podem ter uma bancada que a dona de casa pode usar para preparar comida. Na verdade, o elemento unificador de tais produtos são três paredes (traseira e duas laterais). Além disso, os sistemas de armazenamento podem ser combinados. Por exemplo, algumas das prateleiras podem ser abertas, enquanto o modelo pode ter gavetas.

Clássico

O aparador clássico é de um tipo combinado.Uma característica distintiva de tal produto é sua altura: ele se assemelha a um guarda-roupa. Possui uma disposição simétrica de portas, podendo ser duas ou três. O aparador em si pode fornecer portas separadas para abrir os armários superior e inferior e portas individuais que abrem tudo de uma vez. A configuração dos modelos pode variar, mas contam sempre com 4 apoios fiáveis, um tampo envidraçado e um fundo vazio.

Seleção de estilo

A aparência moderna da disposição da cozinha tem muitos recursos. Por exemplo, hoje é importante que todos os móveis, assim como os acessórios do quarto, sejam projetados no mesmo estilo de interior. Não é apenas bonito, mas também cria uma atmosfera interna especial, envolvendo os membros da casa e convidados da família. O aparador para cada direção de projeto será diferente em forma, acessórios, decoração e também cor. Aqui terá de partir do recurso de um estilo específico, tomado como base para a elaboração de uma composição interior. Considere alguns dos estilos atuais que são favoritos hoje em dia no arranjo de cozinhas.

Clássico

Na verdade, no estilo clássico, vários estilos antigos ou mesmo antigos que são relevantes fora do tempo estão interligados. O buffet da cozinha de estilo clássico distingue-se pelas cores claras e pela presença obrigatória de estuque ou dourado. Alças, ornamentos nas fachadas podem ser de ouro. O desenho dos móveis pode ser arqueado, a escala real deve ser sentida, a prioridade é o branco e tons pastéis da paleta de cores.

Um aparador para pratos deve ser necessariamente de madeira, feito de valiosa madeira maciça, exclusiva, possivelmente antiga.

Retro

Tal mobiliário implica a presença de cores vivas e ricas. O aparador deve parecer antigo, mas moderno. A compra de móveis novos deve refletir a visão dos tempos que se planejam para serem recriados (anos 50, 60 ou 70). O guarda-roupa pode ser simples e claro com uma geometria estritamente rastreável. Se a preferência for dada à época dos anos 60, é possível adquirir um produto com estampa floral nas fachadas. Uma versão inspirada nos anos 70 seria intrincada, talvez em madeira laqueada. Além disso, os móveis podem ser envelhecidos artificialmente.

Provença

A moda do interior da França atualmente está no auge da popularidade do design. Esses móveis devem parecer antigos, com um toque de história familiar. São necessariamente pernas esculpidas, a presença de monogramas como decoração do aparador, talvez a compra de um produto com inserções de orifícios forjados. O desenho pode ser aberto, pintado nas cores claras da paleta de cores. A prioridade são os tons de marfim, branco e neve.

O material do aparador deve ser madeira, embora seja desejável que seja envelhecido artificialmente.

País

O design deste estilo não aceita cores chamativas e seu contraste nítido. O aparador em estilo country não deve ter inserções de acrílico ou plástico. Como os pratos precisam ser destacados, a cor do produto deve ser diferente. Por exemplo, a prioridade é a paleta de cores naturais. Os móveis devem indicar as características étnicas da área, cujo interior você deseja recriar.

É importante que características nacionais específicas sejam rastreadas em seu design. A textura do aparador deve ser fosca, o recurso de cor é madeira, tons de bege claro, esverdeado, azul e terracota pálida.

Moderno

Os requisitos deste estilo são a abundância de madeira cara, a plasticidade das formas, a curvatura das linhas. Para que o aparador tenha uma aparência harmoniosa em uma cozinha como essa, ele deve ser compacto, de madeira, com uma forma lisa e um tanto incomum. O embutimento de móveis é bem-vindo, assim como o entalhe. A tonalidade do bufê deve ser clara (por exemplo, rosa cinza, azul, lavanda branqueada, pêssego). No entanto, tons de madeira escura também são bem-vindos.

O modelo deve ter uma forma aerodinâmica: cantos e arestas agudos são inaceitáveis.

Alta tecnologia

Ao contrário de outras direções de design, é extremamente importante destacar o componente artificial do mobiliário. Um aparador de alta tecnologia deve ser feito de material artificial. Aqui, como em nenhum outro lugar, a presença de fachadas de vidro é importante, é possível utilizar elementos de aço inoxidável. Deve haver o mínimo de decoração possível. O guarda-roupa pode ser quase todo de vidro, enquanto o seu sistema de arrumação deve ser tão cómodo que reduza o número de movimentos da anfitriã na procura do necessário.

Como organizar?

A instalação de um armário para guardar pratos vai depender das especificidades da própria cozinha. Por exemplo, se for combinada com a sala de estar, colocar móveis na área de jantar seria uma excelente solução. Por exemplo, você pode colocar o guarda-roupa perto da mesa de jantar, em frente à entrada da cozinha. Quando o produto é composto por módulos lineares e angulares, um deles é instalado em um canto, o segundo pode ficar a uma certa distância, estando localizado em uma das paredes adjacentes.

Ao mesmo tempo, você pode colocar uma mesa, uma cômoda, bem como um sofá compacto ou uma poltrona entre os módulos. Em uma pequena cozinha, o produto é instalado de forma que não atrapalhe o equilíbrio do triângulo de trabalho com as tampas da geladeira, fogão e pia.

Se houver um lugar oposto à disposição linear do fone de ouvido, você pode usá-lo especificamente para instalar o buffet. Em qualquer caso, os móveis não devem interferir nos movimentos da cozinha, podem ser embutidos na parede oposta à sala de jantar ou na lateral dela.

Como escolher?

Escolher este ou aquele produto para organizar uma cozinha ou sala de estar, há vários critérios de compra importantes a serem considerados.

  • O tamanho do aparador não deve sobressair no fundo das dimensões do móvel existente.
  • A cor da mobília pode estar relacionada com a tonalidade do fone de ouvido, mesa de jantar, cadeiras. A tonalidade do aparador da loiça não deve misturar-se com a tonalidade do revestimento do pavimento.
  • É necessário adquirir um produto que seja prático do ponto de vista de funcionamento e limpeza, dando preferência à versão fechada.
  • Se as paredes da casa não são porosas, você pode dar uma olhada no produto com vitrines suspensas.
  • O formato do produto deve estar em harmonia com o formato do móvel existente.
  • É importante prestar atenção aos arranjos de todos os móveis e até mesmo à iluminação do teto, isso criará o efeito de unidade da composição dos móveis de cozinha. A temperatura da sombra também importa: deve ser a mesma em toda a sala.
  • O guarda-roupa não deve parecer solitário: vale a pena dar uma olhada nos acessórios disponíveis (por exemplo, floreiras), atentando para a semelhança de linhas, contornos, acabamentos.
  • O produto deve ser confortável e funcional, é preciso cuidar para que o mecanismo de abertura e fechamento funcione corretamente e sem emperrar.

As dimensões das prateleiras e o número de compartimentos são selecionados com base no que exatamente está planejado para ser armazenado dentro.

Lindos exemplos no interior

Sugerimos consultar vários exemplos de galerias de fotos, demonstrando claramente as possibilidades de mudança funcional de espaço através de armários de cozinha.

  • A combinação de cores do aparador e do estofamento das cadeiras da sala de jantar cria o efeito de um conjunto de móveis.
  • Modelo retroiluminado, composto por módulos de piso e de parede.
  • Uma versão compacta do aparador com uma bancada, embutida em um nicho.
  • Uma variante em madeira, a condizer com a mobília da zona de refeições.
  • Modelo branco que traz uma sensação de luz e ar ao interior.
  • Uma bela vitrine para pratos que podem se tornar a decoração da cozinha.
  • Uma solução original para organizar um espaço de cozinha.

Para obter informações sobre como fazer um aparador para a cozinha ou sala, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário