Mesa de bar para cozinha: características e regras de seleção
A mesa de bar costuma ser colocada na cozinha, pois permite uma economia significativa de espaço. Se necessário, o balcão pode se tornar uma área de trabalho e um local para refeições, e uma seção de armazenamento adicional, e exatamente o mesmo que um bar doméstico. Por fim, a mesa do bar sempre traz entusiasmo ao espaço.
Tipos e recursos
Hoje, existe um grande número de mesas de bar no mercado, entre as quais pode escolher uma opção que se adapta bem a uma sala de qualquer tamanho.
Clássico
A mesa de bar clássica é mais frequentemente usada para decorar espaços de cozinha. É bastante alto, adapta-se organicamente a qualquer interior e cumpre perfeitamente tanto a função decorativa como o zoneamento. A altura deste móvel de cozinha varia de 1,1 a 1,15 metros. A essência do design é que o tampo da mesa é fixado nos consoles do bar. Como regra, o rack clássico é colocado longe do conjunto de móveis principal.
O modelo mais simples pode ser equipado com apoios para os pés ou braços especiais. É comum colocar bancos de bar tradicionais nas proximidades com ajuste, cuja altura pode ser alterada conforme necessário.
Console
Uma versão simplificada de uma mesa de bar cantilever pode ser uma bancada convencional instalada ao longo da parede com seu lado longitudinal a uma altura correspondente a aproximadamente 1,1 metros. O tampo da mesa é feito de qualquer material, adicionalmente tratado contra a umidade e capaz de resistir à interação com objetos quentes. Seu tamanho é escolhido dependendo do tamanho da própria cozinha. Freqüentemente, uma das bordas é arredondada para fornecer proteção adicional. A consola distingue-se de outros modelos modernos pela presença de um rebordo bastante estreito, que permite colocar um elemento interior mesmo em divisões pequenas.
Two-tier
Um balcão de bar de dois níveis é mais frequentemente usado para decorar salas de estar combinadas com cozinhas. Por um lado, tal peça de interior tem uma superfície de trabalho e, por outro, um local onde pode fazer um lanche ou beber um copo de água. Além disso, ambas as zonas estão localizadas em níveis diferentes: normalmente, a área de jantar é mais alta do que a destinada para cozinhar.
Mini mesa
Minimodelos compactos geralmente incluem uma mesa de bar dobrável ou dobrável. No primeiro caso, ela é fixada na parede e, no segundo, é removida de certa forma sob a superfície de trabalho. Uma mesa dobrável é adequada para os espaços mais apertados, pois permite que você use a mesa apenas para cozinhar ou comer, e liberar espaço no resto do tempo para se mover livremente ou fazer outras coisas. Em uma festa, este mini balcão pode ser um ótimo lugar para um lanche ou coquetel.
ilha
Uma mesa de bar em formato de ilha é adequada apenas para cozinhas livres e volumosas, uma vez que ocupa uma grande área. Este móvel, via de regra, combina vários elementos importantes: uma área de trabalho, uma pia, um local para comer e até mesmo um fogão. No andar de baixo, geralmente há um grande número de armários, prateleiras e outras áreas de armazenamento e, às vezes, até mesmo uma máquina de lavar louça. Esta solução é muito prática e permite simplificar muito todas as atividades culinárias, porque tudo está à mão.
É comum fazer estruturas bastante complexas sob encomenda e colocá-las em estúdios ou cozinhas combinadas com salas de estar.
Seleção de material
Os principais requisitos para o material a partir do qual a mesa da barra será feita são resistência à umidade, resistência ao estresse mecânico, bem como à influência térmica. A solução mais comum é fazer este móvel em aglomerado. Este material é muito acessível e fácil de processar. Além disso, permite criar um revestimento cuja tonalidade se adapta perfeitamente a qualquer interior. Além disso, as variedades de plástico, vidro, pedra e madeira são populares. As opções incomuns incluem concreto, cerâmica e aço.
Madeira
Uma mesa de bar de madeira é uma excelente solução para decoração de cozinha. Esse material tem longa durabilidade, é altamente resistente e não traz nenhum dano à saúde humana e ao meio ambiente. Infelizmente, o rack pode falhar rapidamente se for regularmente exposto a líquidos e produtos químicos. Móveis de madeira parecem muito decentes, o que justifica seu custo bastante alto. Como uma alternativa à madeira verdadeira, são frequentemente usados aglomerados e MDF. Essas superfícies devem ser tratadas adicionalmente para aumentar a resistência à umidade e a capacidade de suportar os efeitos das flutuações de temperatura.
É importante mencionar que o poste de madeira deverá ser restaurado periodicamente, mesmo que haja um revestimento especial. Além disso, é importante garantir que a madeira não fique exposta ao fogo e tentar evitar arranhões.
As mesas de bar feitas com este material são mais frequentemente encomendadas para a decoração de cozinhas no estilo clássico e escandinavo, bem como no campo e na Provença.
Copo
Os balcões de vidro não são usados com frequência no interior, mas sempre dão um toque especial. Além disso, em pequenas cozinhas, ampliam visualmente o espaço. O vidro utilizado deve ser reforçado para garantir maior resistência e longa vida útil. Via de regra, é levado para as prateleiras um material resistente a impactos, onde os riscos não serão visíveis. As superfícies de vidro não sofrem com produtos químicos, temperaturas extremas ou exposição a líquidos. Para a limpeza, basta usar uma esponja macia comum.
É muito fácil cuidar deles, e mesmo a limpeza mais básica manterá o item inalterado por muitos anos. Para quem não gosta da clássica versão transparente, será possível decorar a superfície com várias técnicas - desde a impressão fotográfica até os tons convencionais. É mais apropriado pedir uma bancada de vidro para uma cozinha de alta tecnologia ou variações de estilo moderno.
Pedra
A pedra natural é a opção mais confiável para fazer uma mesa de bar. Este material não está sujeito a influências e tem uma vida útil prolongada. O mobiliário é adequado para qualquer interior. As desvantagens da pedra são, obviamente, seu alto preço, assim como o complicado processo de processamento. Portanto, uma pedra artificial chamada acrílica é freqüentemente usada como uma alternativa mais barata.
Plástico
A principal vantagem do plástico está na variedade de cores e até texturas. Sem muita dificuldade, você pode escolher um design universal adequado para um conjunto de cozinha existente. O suporte de plástico não se deteriora com o tempo, nem é danificado por líquidos ou produtos químicos. Além disso, é bastante barato. No entanto, o plástico se quebra rapidamente ao interagir com altas temperaturas - é importante entender isso e evitar o refluxo de todas as maneiras possíveis.
Para cuidar, basta utilizar um agente de polimento especial. Vale ressaltar que este material pode parecer muito barato para algumas pessoas.
O que é importante considerar ao escolher?
Ao escolher uma mesa de bar para a cozinha, é importante considerar muitos fatores, o principal deles é o tamanho da sala. Por exemplo, uma ilha é adequada para uma cozinha-sala, que irá, entre outras coisas, desempenhar a função de zoneamento do espaço. Para uma cozinha pequena, você deve escolher modelos de duas camadas que são usados para cozinhar e comer. Adequado para uma pequena sala e objetos de transformação, como dobrar, deslizar ou girar. Grandes estruturas também são adequadas para estúdios, onde, novamente, são capazes de desempenhar várias funções.
Além disso, é dada atenção ao tamanho do item interior, a presença ou ausência de armários, estandes e outros detalhes, bem como o método de instalação. Por exemplo, a altura de uma mesa de bar pode afetar não apenas a conveniência de seu uso, mas também toda a imagem de toda a cozinha. Estruturas muito altas não terão sucesso para famílias com crianças pequenas, e estruturas muito grandes arruinarão uma cozinha muito pequena. Seria lógico equipar um rack destinado ao uso por um grande número de pessoas com armários, prateleiras e outros locais de armazenamento adicionais.
Além disso, uma boa solução seria comprar um modelo com a capacidade de ajustar a altura da superfície - assim, mesmo ao trocar de cadeira, não haverá necessidade de trocar o estande.
O método de instalação é determinado pelo próprio projeto e pelo tamanho da sala. Em uma sala pequena, é mais sensato escolher uma opção de montagem na parede, colocar a mobília perpendicular à parede ou torná-la uma extensão do peitoril da janela. No caso de a instalação ocorrer em estúdio, o local é escolhido de forma a efetuar o zoneamento pretendido. Além do mais, é importante deixar espaço livre para colocar as cadeiras, caso contrário, toda a ponta da barra se perderá.
A altura padrão de um móvel é de 120 centímetros, e a largura e o comprimento variam conforme a necessidade. Os especialistas não recomendam escolher uma largura que não chegue a 30 centímetros, pois neste caso a operação será difícil. Se a cozinha for pequena, a altura da mesa do bar pode ser reduzida em até 90 centímetros, tornando-se uma extensão do fone de ouvido compacto. A altura do poste de parede geralmente varia de 110 a 130 centímetros. O comprimento é selecionado de forma que haja aproximadamente 60 centímetros por pessoa sentada.
Exemplos no interior da cozinha
Atualmente, existem inúmeras soluções de design incomuns para o design do balcão do bar e sua localização. Desenhos feitos de madeira clara são considerados muito elegantes e bonitos. Continuando a subir pela parede, o tampo da mesa vai até o teto. Dispositivos de iluminação são colocados nele. No fundo, outro nível é formado, permitindo, por um lado, usar a grade para cozinhar e, por outro, aproveitar o resultado resultante. O desenho desta construção invulgar implica também a utilização de uma peça especial para pendurar os vidros.
Os interiores minimalistas modernos requerem o uso da mesa de bar mais lacônica. Pode ser uma placa de madeira escura comum com uma das pernas da placa coberta com um material reflexivo. Nenhum detalhe adicional é usado neste caso. Acresce que ao colocar a prateleira perpendicular ao móvel da cozinha, será possível poupar espaço, uma vez que não será perdido o acesso aos sistemas de arrumação.
Proprietários de grandes espaços podem combinar um rack clássico com uma ilha. Neste caso, as pessoas poderão acomodar-se em espaços amplos na área de jantar sem sofrer qualquer inconveniente na área das pernas.Ao mesmo tempo, a cozedura será efectuada nas proximidades devido à presença de uma placa de fogão e até de um exaustor.
Para saber como fazer com as próprias mãos um balcão de bar com paletes de maneira fácil e rápida, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.