Opções de design de interiores para a cozinha-sala de estar
A remodelação da cozinha e da sala tem muitos aspectos positivos. Para quem gosta de reunir convidados, organizar festas, ampliar o espaço vai parecer uma benção. O número de convidados pode ser aumentado várias vezes ao mesmo tempo, e a comida e as bebidas estarão "à mão", não havendo necessidade de correr para a cozinha todas as vezes. Existem outras vantagens para essas transformações também, e há muito mais do que desvantagens.
As vantagens de quartos combinados
Pequenas cozinhas são encontradas em muitas casas construídas durante a União Soviética. Para organizar a festa de Ano Novo, as pessoas geralmente se reuniam em uma grande sala. Se você demolir a divisória entre a cozinha e o cômodo grande, surge uma área visivelmente mais utilizável. As vantagens dos quartos combinados são óbvias:
- quando você precisa de muita área para zoneamento;
- numa casa privada existe uma grande cozinha, que permite ampliar a divisão se retirar a divisória entre a cozinha e a pequena sala.
A popularidade dos layouts com cozinha-sala de estar em apartamentos e chalés privados cresceu significativamente na última década. A moda veio de países europeus, onde na década de 80 do século passado surgiram apartamentos onde, em geral, não havia divisórias.
Esta tendência tem vantagens indiscutíveis: a cozinha conectada ou a sala de jantar e o hall proporcionam mais espaço livre. Você poderá equipar sua casa com alta qualidade, o que o torna, de fato, confortável e requintado.
desvantagens
Se a parede entre as salas for resistente, todos os projetos terão que ser colocados em segundo plano. Paredes de suporte de carga são um tabu inatingível; tocá-las é categoricamente proibido sob pena de processos severos e multas monetárias gigantescas. Se o proprietário persistir em suas aspirações ilegais (isso também acontece), ele simplesmente pode perder o apartamento.
A ausência de uma divisória entre a cozinha e a sala significa que todos os odores de cozimento entrarão no quarto. Este problema só pode ser resolvido com a instalação de um bom equipamento de ventilação. Mas também o trabalho dos utensílios de cozinha, a saber: batedeira, moedor de café e liquidificador, pode distrair e atrapalhar quem assiste TV na sala ou se dedica à elaboração de monografias.
Seleção de estilo
Pode haver um grande número de soluções de design para a disposição da cozinha e da sala.
Os materiais modernos permitem que você crie qualquer interior da sala de estar ao mais alto nível. Mais frequentemente usado para isso:
- papéis de parede bonitos;
- drywall;
- telha.
Freqüentemente, uma paleta é usada em que o branco está presente em grandes quantidades, o que é uma jogada ganha-ganha para dar ao ambiente facilidade, leveza e graça.
Mas o uso excessivo do branco também traz consigo a "perda de forma", a transformação de uma sala de estar em uma filial da sala de cirurgia ou de um consultório dentário.
Por vezes os limites da divisão são assinalados por ladrilhos pretos ou castanhos escuros no chão, o avental de cozinha é feito em contraste, estendendo-o até ao tecto. Freqüentemente, um fundo branco e vários elementos amadeirados de uma cor amarela clara se alternam. Além disso, os acentos de cores são feitos usando:
- lâmpadas;
- bancadas;
- balcões de bar.
Combinações contrastantes nunca saem de moda, sempre há uma demanda por elas. A razão é muito simples - eles fornecem:
- dinâmica e significância da composição;
- gerar uma imagem original.
Um dos estilos mais populares em nosso tempo é o de alta tecnologia, a moda para isso não passou nas últimas duas décadas. O segredo de tal popularidade está nas seguintes características:
- simplicidade e dinamismo;
- democracia;
- criatividade de soluções de design;
- baixo custo de trabalho.
Os jovens com menos de 40 anos ficam muito impressionados com este estilo, especialmente se trabalham na área da alta tecnologia. É aqui que as ideias "revolucionárias" e o desenvolvimento dinâmico da indústria surgem com mais frequência.
A alta tecnologia é caracterizada pela simplicidade do design, dinâmica das formas, não há excessos e sibarismo. Placas de gesso e revestimento de metal são usados ativamente. As paredes podem nem ter acabamento adicional. Os aposentos costumam estar lotados até a borda com uma variedade de computadores e eletrodomésticos.
Apesar do desenvolvimento ativo de alta tecnologia, o estilo clássico não saiu de moda por vários séculos. Ele pode adquirir diferentes "faces", falando em um estilo temático diferente.
Em nossa época, a tendência é a época do Renascimento dos tempos de Catarina de Médicis e Leonardo da Vinci. O estilo excessivo cria um excesso de conforto, criando luz natural abundante na sala.
O charme e a vitalidade do estilo clássico é que ele é criativo, constantemente alimentado por novas ideias, capaz de mudar dinamicamente, mantendo suas características "genéricas".
A realização de um interior no estilo Barroco ou Império é um empreendimento que exige muito dinheiro. Uma sala para a concretização das ideias dos clássicos também é necessária bastante grande, a partir de 35 metros quadrados. Esse fato pode explicar por que os clássicos são encontrados com mais frequência em grandes casas de campo, onde há espaço para "manobra".
Regras de zoneamento
Para o zoneamento correto de uma sala, existem vários métodos comprovados. Em primeiro lugar, os pisos são revestidos com materiais diversos. Por exemplo, na cozinha o chão pode ser em grés porcelanato e na sala pode ser revestido em linóleo ou parquet. E também muitas vezes a cozinha é elevada em 8 centímetros, fazendo com que pareça uma pequena plataforma. Tetos de dois níveis podem ser feitos na sala, que também é um elemento de zoneamento.
Usando esse método, você também pode expandir o tamanho da sala de estar o máximo possível, deixando a cozinha com apenas alguns metros quadrados. O zoneamento é eficaz, realmente ajuda. Gesso e pintura de paredes, instalação de papel de parede - tudo isso pode ser uma ferramenta de zoneamento eficaz. Às vezes, nos quartos ou na cozinha, as paredes e o teto são revestidos de espelhos.
Esse método ajuda a "ampliar" o espaço da sala, com uma abordagem profissional, o efeito pode ser eficaz.
Um lugar importante na ideia de zoneamento é dado às lâmpadas LED. Se os tetos forem superiores a três metros, você pode fazer tetos em vários níveis. Com a ajuda da luz dos leds, é possível fazer diferentes iluminações, “estreitando” ou “expandindo” o espaço. Em alguns casos, são feitas persianas deslizantes (ou cortinas), que podem isolar a cozinha e a sala no momento certo. Esses dispositivos podem "funcionar" tanto verticalmente quanto horizontalmente.
Seleção e colocação de móveis
Tecnicamente, não é difícil remover a parede entre a cozinha e a sala, as dificuldades começam quando é necessário equipar dois quartos. Antes de começar a trabalhar, você deve entender o que, de fato, deve ser feito. É melhor focar em projetos concluídos: quando há um "ponto" ao qual se deve se esforçar, então será muito mais fácil ainda. Pessoas que conhecem construção geralmente implementam seus próprios projetos por conta própria. Esta abordagem tem o direito de existir:
- é importante aderir a uma combinação orgânica de luz natural e elétrica na sala;
- é necessário que o móvel esteja combinado com o papel de parede e a cor do piso;
- é importante decidir desde o início de que material serão as paredes e o piso, que tonalidades serão.
Conhecendo todos esses parâmetros, você pode escolher as combinações certas de móveis, eletrodomésticos e tudo mais.
Você pode decorar uma nova área em uma única gama de cores, muitas vezes a diferenciação é feita, a cozinha pode ser, por exemplo, em tons de amarelo claro, e a sala de estar pode ser verde claro. Em qualquer caso, existe um procedimento uniforme para a implementação do projeto. Primeiro, um diagrama de plano é desenhado no computador. Você deve marcar imediatamente onde este ou aquele móvel será localizado.
Para separar a cozinha da sala sem erguer paredes, existem muitos truques. Usado com mais frequência:
- racks de bar;
- várias aberturas de drywall crespos;
- coloque banheiras com plantas;
- o pavimento da cozinha é feito com uma elevação.
A "ferramenta" necessária no negócio de zoneamento também é o uso de uma paleta de cores diferente. A conformidade com o princípio do "meio-termo" é muito apropriada aqui.
No caso em que a remodelação ocorre em uma nova casa, então esse trabalho é muito mais fácil de realizar. Seu preço de custo será visivelmente mais baixo.
Os programas de computador permitem criar um projeto volumoso na tela “como se estivesse vivo”, escolhendo as sombras necessárias e “colocando” os móveis em um espaço virtual. Uma imagem nítida pode ser obtida com grande ampliação. Em casas antigas, você tem que fazer uma desmontagem preliminar cara, então aqui os custos de criação de um projeto podem ser visivelmente mais elevados.
Mas também deve-se ter em mente que existem certas regras, tais como:
- os móveis são colocados ao longo das paredes;
- os aparelhos de cozinha só podem ser em pequenas quantidades para não "desordenar" o espaço;
- a cozinha e a sala muitas vezes são feitas no mesmo tom, o que aumenta a área da sala;
- as partes salientes dos armários da cozinha combinam com a cor geral da sala de estar.
Drywall é importante, o que permite que você resolva muitos problemas na remodelação de instalações:
- fazer tetos de dois níveis;
- ocultar comunicações;
- nichos podem ser criados com ele.
A colocação correta da geladeira, pia e fogão perto da janela tornará o cozimento muito mais fácil, ao mesmo tempo que menos produtos de cozinha entrarão na sala de estar. Você pode realizar o trabalho por relativamente pouco dinheiro implementando uma opção de orçamento.
Exemplos de sucesso
- Uma variante da solução da ideia com flores bege. Vários tons de bege sempre criam uma atmosfera alegre e festiva e tornam o ambiente mais volumoso.
- Estilo parisiense: disposição da sala e cozinha no sótão. A capital da França possui um grande número de instalações localizadas "sob o teto". Com a ajuda do drywall, você pode equipar qualquer espaço, enquanto realiza um zoneamento competente.
- Um exemplo de zoneamento correto usando um aquário e também um piso. O uso ativo de acessórios adicionais, materiais no chão e nas paredes torna possível o zoneamento adequado da cozinha e da sala. Nesta divisão, a cozinha “ganha” um espaço mínimo, não superior a 2 metros quadrados.
Para 5 dicas para uma cozinha-sala, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.