Estilos de cozinha / sala de estar modernos
Cada vez com mais frequência, nos apartamentos comuns de nossos compatriotas, você pode ver a cozinha-sala de estar. Ao projetar novas casas, os arquitetos fornecem imediatamente essa composição e, nas casas de painel comuns, os proprietários combinam as duas instalações em um único todo. Essa abordagem tem muitos benefícios. É importante entender como organizar um espaço tão grande e complexo.
Recursos de estilo
Antes de prosseguir com a transformação, você precisa decidir sobre o estilo. Isso afetará o humor e a aparência geral da futura cozinha-sala de estar. Se isso não for feito no estágio inicial, no final você não obterá um interior elegante, mas uma "mistura pré-fabricada".
A consistência em um único conceito ajudará a criar um único espaço com um caráter original pronunciado.
Moderno
Uma sala projetada neste estilo é mais como uma obra de arte. Ela quer olhar e estudar. Mas, ao mesmo tempo, não cria a impressão de um palácio no qual é assustador sentar em uma cadeira de Versalhes ou tocar nas molduras douradas. Pelo contrário, quer ser e viver nele.
O estilo se distingue por linhas suaves, detalhes incomuns, uma abundância de materiais caros naturais: pele, madeira, couro e pedra.
inglês
Comedido e elegante, ele, como um verdadeiro cavalheiro, não se deixa ser supérfluo e pretensioso, enquanto se veste com uma agulha. Uma característica é a divisão da parede em duas partes desiguais. O inferior é decorado com madeira ou painéis, e o superior decorado com papel de parede listrado largo.
É ótimo se você conseguir colocar uma lareira na área da sala (mesmo que seja elétrica). Isso criará uma atmosfera de calor e conforto.
Loft
Você já foi a um canteiro de obras? Já imaginou como ficará o edifício antes do acabamento final? Este é o efeito que os designers estão tentando obter ao criar um interior de cozinha / sala de estar em estilo loft. Suas principais características são os espaços abertos e o acabamento aparentemente incompleto. Ao mesmo tempo, tudo parece elegante e conciso.
Este interior é muito prático. Afinal, o grafite repentino de pequenos artistas pode facilmente ser passado como ideia de um designer.
escandinavo
O branco frio é usado para decoração. É suavizado por acentos brilhantes em verde, vermelho e roxo. Tecidos com uma textura volumétrica interessante também proporcionam conforto. A madeira é o principal material para pisos e móveis. Este último pode estar em harmonia na tonalidade com a cor das paredes ou ser em wengé contrastante.
Mediterrâneo
Estilo leve e fresco, inspirado nos interiores de vilas mediterrâneas. Imagine que você entra em uma sala espaçosa, onde em grandes janelas para o chão (você pode transformar uma porta de varanda) um véu branco balança ligeiramente com a brisa, e as paredes têm uma tonalidade leitosa. Esse idílio pode ser criado mesmo em um apartamento comum na cidade.
Os móveis devem ser de alta qualidade, sem enfeites. A madeira em todas as suas formas desempenha um papel importante na decoração.
japonês
Se você está próximo da filosofia japonesa e de sua atitude especial em relação à vida, pode criar um certo clima em seu próprio apartamento. Com um interior assim, é agradável relaxar e fazer uma pausa da agitação da cidade grande. Para incorporar este projeto, use materiais naturais (madeira, bambu, palha).Desista de enfeites decorativos.
Este estilo não aceita a abundância de vasos, estatuetas e pinturas em todas as paredes. Móveis baixos de forma retangular regular (mesa, sofás, estantes).
oriental
O misterioso leste nos acena com seus segredos. Se não quer transformar o seu apartamento numa tenda oriental, então pode escolher um estilo mourisco mais contido e original. É caracterizada por arcos e nichos em forma de ferradura, a presença do ouro no desenho.
É importante pensar sobre o cenário de iluminação aqui também. Assim, durante o dia pode ser preenchido com luz e à noite pode criar uma atmosfera íntima e misteriosa.
Minimalismo
Para quem não gosta de pretensão excessiva e abundância de elementos decorativos, o estilo minimalista é perfeito. Não é fácil criá-lo. Apesar de toda a sua rotina, deve ser funcional. Aqui, muita atenção é dada aos elementos ocultos. Por exemplo, a cama pode deslizar para fora do pódio existente (no caso de convidados inesperados) ou dobrar.
Alta tecnologia
Estilo contemporâneo, cuja dignidade é inegável. É adequado até mesmo para instalações modestas, uma vez que muita importância é atribuída à funcionalidade dos objetos. A decoração é dominada por soluções monocromáticas. Um diferencial é o uso de metal e vidro no interior.
Este é um interior para uma pessoa moderna, e além de bonito, confortável, pois aqui você encontra aparelhos e eletrônicos de alta tecnologia que facilitam a vida.
Ecostyle
Para os amantes de tudo o que é natural, esta solução é adequada. Formulários simples e concisos. Este interior parece estar protestando contra todas as tecnologias modernas e materiais artificiais. É muito confortável e agradável estar nele. Acabamentos em tons claros de areia, bege e marrom acalmam os nervos e permitem que você relaxe.
País
Para uma cozinha definida neste estilo, a cor de amieiro ou carvalho é adequada. É preferível escolher a fachada pela técnica de torneamento. A abundância de madeira natural é especialmente característica deste estilo. Os têxteis desempenham um papel igualmente importante. É melhor usar tecidos naturais (algodão, linho) em tons claros. Muitas vigas podem ser vistas no teto, e tijolos e pedras são usados para decoração de paredes.
Regras de zoneamento do espaço
Ao criar o interior da cozinha-sala, é necessário prestar muita atenção ao zoneamento do espaço. Por um lado, você terá duas salas funcionalmente diferentes, por outro, eles devem criar uma única imagem.
Os designers usam várias técnicas para isso. A iluminação desempenha um papel importante, mas na ausência de realces na decoração, a imagem completa não pode ser criada.
Teto
Pense com antecedência se será uma única ou duas zonas serão divididas. Isso pode ser feito com vigas, nichos ou rodapés. Se você está planejando um teto suspenso, isso não o limitará na manifestação da imaginação e dos desejos. As tecnologias modernas tornam possível criar estruturas de vários níveis. Você pode brincar com cores e texturas (fosco, brilhante, acetinado) em diferentes zonas.
Piso
É mais aconselhável utilizar ladrilhos de cerâmica ou granito na área da cozinha. Este material é fácil de limpar, não tem medo de manchas de graxa e não absorve odores. Na sala de estar, você pode usar soluções clássicas em forma de parquet, laminado ou linóleo.
Para fazer um espaço tão grande parecer mais confortável, escolha tapetes adequados ou carpetes com estilo.
Decoração de parede
Separar ou combinar dois ambientes é mais fácil ao decorar as paredes. Vigas decorativas e rodapés também podem servir a esse propósito. Se você não quiser uma combinação contrastante, escolha tons neutros, mas use uma textura diferente. Por exemplo, na cozinha, você pode usar papel de parede líquido ou gesso decorativo, e no corredor você pode usar papel de parede clássico.
Em qualquer caso, certifique-se de que eles combinam perfeitamente em tom e estilo.
Balcão de bar
Uma ótima maneira de separar a área da cozinha da sala de estar. Além disso, ele pode descartar várias funções de uma vez:
- superfície de trabalho;
- mesa de jantar;
- balcão de bar;
- divisor de espaço.
Será necessário arranjá-lo de acordo com o estilo de interior escolhido. Os balcões de bar em madeira ou pedra são soluções universais.
Divisórias e arcos
Uma forma universal que sempre funciona. Mas nem todo mundo quer construir paredes adicionais, porque foram eles que se desfizeram para criar um único espaço. Você pode considerar opções para partições transparentes. Desenhos de aberturas leves ficarão ótimos (se eles se encaixarem no estilo).
As estruturas arqueadas podem ter qualquer formato e tamanho. Eles não precisam estar na abertura. Se a sala de estar e o cômodo formam um retângulo regular, então você só pode marcar a borda com colunas e uma saliência no teto. Será o suficiente.
Espelhos
Eles têm poderes verdadeiramente mágicos. Com a disposição correta no interior, ampliam e ampliam visualmente. Se você adicionar um jogo de luz aqui, poderá criar uma geometria complexa em uma sala comum. À primeira vista, será impossível compreender as verdadeiras dimensões da sala.
Hoje, existem espelhos especialmente duráveis que não quebram com o primeiro golpe. Isso é especialmente valioso para famílias com crianças pequenas.
Escolha de móveis e iluminação
A área combinada requer um arranjo especial de móveis e iluminação. Não se esqueça da unidade de estilo. Se o conjunto de cozinha for feito em estilo art déco, então os móveis estofados da sala devem corresponder a ele.
Móveis de sala de estar
Os personagens principais aqui são móveis estofados e uma área de jantar. Cada um deles deve ser funcional e elegante. O tamanho depende inteiramente do número de membros da família. Para um apartamento de solteiro, é perfeitamente aceitável usar um balcão de bar como mesa de jantar, mas para uma família com crianças, esta opção é inaceitável.
É melhor instalar a TV na área da sala, mas apenas para que possa ser vista da cozinha. Afinal, você não conseguirá ligar duas TVs ao mesmo tempo (o som será interrompido).
Móveis para cozinha
Mais e mais famílias estão escolhendo cozinhas feitas sob medida. Isso permite que você escolha não apenas o tamanho desejado, mas também defina o estilo e a cor. O enchimento interno também irá satisfazer todos os seus desejos e solicitações.
Na versão da cozinha-sala de estar, a área de jantar costuma estar localizada no corredor. Isso ajuda a integrar funcionalmente os dois espaços. Ao mesmo tempo, há espaço suficiente na própria cozinha para colocar todos os eletrodomésticos e fazer uma área de trabalho completa.
Iluminação
Os designers prestam atenção especial a este elemento. Na cozinha da sala, basta fornecer vários cenários de iluminação. Você não precisa incluí-los juntos. Durante o dia, haverá luz do dia suficiente entrando pelas janelas. As fontes de luz artificial são indispensáveis de manhã e à noite.
- Lustres. Fonte de luz brilhante. Utilizado quando toda a família está montada e é necessário que todas as áreas estejam uniformemente iluminadas.
- Holofotes. Eles podem ser instalados acima da área de cozimento e acima da barra. De manhã, você não precisa acender uma grande luz (e acordar a casa) para fazer uma xícara de café.
- Arandelas e lâmpadas de assoalho. Eles criam um ambiente aconchegante e tranquilo. É bom ler um livro embaixo delas ou simplesmente sentar-se confortavelmente no sofá e assistir ao seu filme favorito.
- Luzes LED. Além de sua função principal, pode desempenhar o papel de elemento de zoneamento. Prateleiras iluminadas ou pinturas também parecem atraentes e incomuns.
- Iluminação de teto e parede com vitral. Cria uma luz suave e difusa. É muito difícil construir você mesmo essa estrutura no teto, portanto, use a ajuda de profissionais. A ideia principal é criar a ilusão de um teto brilhante. Ou a sensação de que os raios do sol estão rompendo os vitrais do teto.
Exemplos de interiores de sucesso
Cada um de nós tem suas próprias preferências, prioridades e gostos. Portanto, é impossível imaginar um interior que fosse apreciado e adequado para absolutamente todos.Ainda existem bons exemplos. Olhe para a foto do interior das cozinhas-salas em diferentes estilos e decida qual deles é mais adequado para você.
Ao equipar uma cozinha-sala, é necessário compreender que se trata de um espaço único, embora seja utilizado para finalidades diferentes. Ao escolher um estilo, você terá a garantia de um interior holístico e elegante. Sinta-se à vontade para experimentar e dar vida às suas ideias mais loucas.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.