Projeto de cozinha e sala de estar com bar

Projeto de cozinha e sala de estar com bar
  1. Tipos de racks e opções de posicionamento
  2. Layout
  3. Seleção de estilo
  4. Zoneamento do espaço
  5. Exemplos de interiores de sucesso
  6. Dimensões e materiais

Tentando melhorar o interior de seu próprio apartamento e tornar a estadia nele o mais confortável possível, cada vez mais nossos compatriotas dão preferência a espaços combinados. A opção mais popular é a cozinha-sala de estar. Nesses casos, geralmente há dificuldade no zoneamento do espaço. O balcão do bar cumpre perfeitamente esta tarefa, cuja função é discutida neste artigo.

Tipos de racks e opções de posicionamento

Surpreendentemente, esta peça de mobiliário veio do Ocidente, onde sempre foi usada para o fim a que se destinava. Coquetéis são preparados nele e bebidos na companhia de amigos, sentados em banquetas altas. Em nosso país, esse elemento na maioria das vezes desempenha o papel de uma mesa ou superfície de trabalho, mas não de um balcão de bar em seu entendimento original.

Você pode classificar toda a variedade de opções disponíveis para balcões de bar por sua localização. Isso permite que você entenda suas principais funções e possíveis métodos de colocação. É interessante notar que mesmo pequenos apartamentos podem adquirir tal elemento sem perder nada do ponto de vista funcional ou estético.

Existem vários tipos de racks.

  • Arqueado. Opção quando o rack estiver localizado diretamente no arco. Pode ser uma parte dele ou um elemento separado que divide o espaço. Os melhores exemplos surgem quando os proprietários (ou designers) encontram soluções exclusivas para tratar esses 2 elementos como um todo. Mas, mesmo que sejam independentes um do outro, o suporte e o arco devem ser bem combinados um com o outro e enfatizar a dignidade da sala. A iluminação desempenha um papel importante nisso.
  • Na porta. Este tipo é freqüentemente usado pelos proprietários de apartamentos com um layout padrão. Quando dois quartos (hall e cozinha) são combinados, uma abertura é formada. Ele contém um elemento tão necessário como um rack. Neste caso, desempenha o papel de uma pequena mesa de jantar, uma vez que o quadrado não permite colocá-la na cozinha, e os restantes móveis necessários ao descanso e ao trabalho encontram o seu lugar no hall.
  • Montado na parede. Uma opção interessante que permite apreciar a vista desde a janela enquanto se senta ao balcão com uma chávena de café aromático. Você pode colocá-lo ao longo de uma das paredes, mas então descobrirá que você pousará seu olhar neste plano. Considerando que a largura da barra não é grande, a imagem não fica muito bonita. Ao colocá-lo ao longo da janela, você economizará espaço e adquirirá uma superfície de trabalho completa, atrás da qual, se desejar, poderá jantar.
  • Combinado. Se a área permitir, você pode desenvolver um layout do futuro conjunto de cozinha, combinado com um balcão de bar. Esses modelos podem ser em forma de L ou de U. A conveniência reside no fato de você zonear corretamente a sala. Embora a divisão se denomine cozinha-sala (ou estúdio), é necessário destacar as áreas funcionais. Isso contribui para a correta percepção do espaço e facilidade de uso.
  • Ostrovnaya. Esta modificação requer muito espaço. Ajuste-o em modestos 6 ou até 9 metros quadrados. m. será simplesmente irreal. Para comodidade da dona de casa, um fogão ou até mesmo uma pia podem ser colocados nele. Você também pode ver a fusão de funções aqui. Para o fim a que se destina, o rack, se usado, é extremamente raro.Os russos não estão acostumados a se limitar a um coquetel, gostam de organizar banquetes suntuosos e será muito difícil colocar toda a comida cozida em um balcão modesto.

Por isso, antes de encomendar um conjunto de cozinha (ou comprar um pronto), pense em todas as opções. Talvez a barra combinada seja exatamente o que você precisa. Sua peculiaridade reside na conexão com a superfície de trabalho do fone de ouvido. ou seja, a estrutura é um todo único, tem a mesma altura, revestimento idêntico (tampo da mesa), design. A conveniência de tal modelo é inegável. Você pode preparar o jantar com calma e observar o que está acontecendo no salão ou conversar com os convidados.

Layout

Ao desenvolver um layout para o projeto de um futuro estúdio, é necessário entender claramente quais funções ele desempenhará. Por exemplo, se o hall também for usado como quarto (um sofá ou uma poltrona são colocados para a noite), então é necessário trabalhar com iluminação e divisórias adicionais. Ao acordar cedo de manhã, você não deve interferir com quem ainda está dormindo na sala. Nesse caso, é mais aconselhável posicionar o rack ao longo da janela.

Alternativamente, quando há crianças pequenas em casa, o balcão que separa esses dois cômodos funciona bem. Assim, uma jovem mãe poderá ver as crianças brincarem na sala e preparar o jantar. A localização adequada da TV com o layout da sala acima também será uma vantagem definitiva. Você pode sentar no balcão com uma xícara de café da manhã e assistir as últimas notícias.

O clássico bar alto é perfeito para quem gosta de fazer festas e reunir amigos. Parece que foi feito apenas para um apartamento de solteiro.

Seleção de estilo

Loft

Paredes de tijolo, vigas maciças em bruto, falta de tule rendado nas janelas e objetos maciços são parte integrante deste estilo. O balcão do bar se encaixa perfeitamente nele. Ao mesmo tempo, seu design deve ser lacônico e simples. Sem linhas curvas intrincadas ou enfeites decorativos. Que seja o mais brutal possível. Isso dará ao interior um toque especial de elegância e respeitabilidade. Pode ser feito de madeira, fibra e outros materiais semelhantes. Além disso, pode ser aberto (ou seja, ter um tampo de mesa e pernas) ou fechado. A última opção parece especialmente interessante no interior.

Minimalismo

O uso de toalhas de mesa com orifícios e mesas de carvalho entalhado é inaceitável aqui. Eles não se encaixam neste tópico de forma alguma. Mas o balcão do bar com a forma correta irá enfatizar a singularidade e originalidade do interior. Nesse caso, será possível não pensar em onde colocar a mesa de jantar. Sua função será perfeitamente executada pelo rack. Uma profusão de cores é inaceitável para o minimalismo. Portanto, é escolhida a cor principal, que é diluída em tonalidades semelhantes ou tonalidades correspondentes. As opções clássicas são preto e branco, bege e marrom, cinza e verde.

escandinavo

Esse interior se distingue pela funcionalidade e por uma atmosfera especial de conforto doméstico. Para que o balcão se encaixe organicamente neste estilo, você pode usar o método de dividir o espaço, ou seja, colocá-lo na linha entre a cozinha e o hall. Limites claros de zonas individuais são inerentes ao estilo escandinavo. Portanto, para contraste, você pode fazer o chão da sala em cores claras, e na cozinha - em cores escuras. Ao mesmo tempo, o balcão de barras desempenhará o papel de elemento de separação sem sobrecarregar o espaço.

Mediterrâneo

Este estilo é particularmente leve. A decoração é feita em cores naturais claras. Com o design certo, você tem a impressão de estar em uma casa à beira-mar, e as cortinas transparentes são facilmente balançadas pela brisa do mar. E embora você não possa mudar a paisagem fora da janela, um ambiente de calor e conforto reinará por dentro. Este estilo é caracterizado por grandes áreas e pela ausência de móveis volumosos ocupando o espaço. Uma cozinha-sala de estar com balcão de bar será a solução ideal para este tipo de interior.Para o acabamento da estante, pode-se utilizar pedra natural ou artificial, além de madeira (aglomerado laminado, DPV).

Zoneamento do espaço

Vários arcos e divisórias reduzem visualmente a quadratura. Ao mesmo tempo, são de pouca utilidade. O balcão do bar é um verdadeiro achado para quem pretende destacar zonas distintas do seu apartamento, mas sem perder a funcionalidade e a sensação de amplitude. Experimente colocar o balcão do bar na borda da cozinha e da sala de estar.

Nisto você encontrará várias vantagens ao mesmo tempo:

  • uma superfície de trabalho adicional aparecerá;
  • não haverá necessidade de uma mesa de cozinha;
  • o espaço terá áreas funcionais claras;
  • você criará um interior original sem gastar muito dinheiro.

Ao mesmo tempo, você não deve considerar o balcão do bar como um elemento autônomo. Deve encaixar-se laconicamente no interior e no complemento existentes, e não entrar em conflito com ele.

Exemplos de interiores de sucesso

É difícil dizer qual opção será mais adequada para o seu apartamento em particular. Tudo depende da quadratura, do estilo escolhido e das suas preferências. Os estúdios em estilo loft parecem muito interessantes. Mas nem todo mundo os ama por causa da sensação de frieza e aparente incompletude. As opções clássicas são sempre relevantes. Ao escolher este estilo, você pode ter certeza que o design lacônico e calmo não o incomodará em alguns meses ou mesmo anos.

A atmosfera de liberdade e descuido pode ser sentida decorando a cozinha-sala com um bar ao estilo mediterrâneo. Imagine como será agradável sentar-se ao balcão em uma noite quente, curtindo a tranquilidade e a serenidade. E não importa em absoluto que a metrópole esteja zumbindo do lado de fora da janela.

Dimensões e materiais

A escolha dos materiais para a fabricação e decoração do bar é limitada apenas pela sua imaginação e capacidades. Vamos considerar as opções mais populares.

  • Madeira (cartão, aglomerado). Esta é uma opção clássica que encontrará o seu lugar em quase todos os estilos. Além disso, as estruturas de madeira são muito práticas e duráveis.
  • Mármore. Tal rack parecerá muito caro e respeitável. A propósito, o material em si não é barato.
  • Gispokarton. Com sua ajuda, você pode realizar as idéias mais ousadas. Qualquer que seja a forma planejada para o futuro rack, este material prático e acessível pode facilmente lidar com essa tarefa.
  • Decoração em pedra. Esta opção fica bem no estilo mediterrâneo. Também vai caber no loft. Este acabamento irá atendê-lo nos próximos anos. Não é necessário usar pedras naturais caras e pesadas. Seu irmão artificial não parece menos digno.
  • Revestimento. A variedade de designs desse material de acabamento é incrível. Ao mesmo tempo, é acessível e fácil de limpar.
  • Estruturas metálicas e forjadas. Eles são práticos e duráveis, ideais para espaços estilo loft.
  • Plástico. Oferece a possibilidade de uma variedade de designs. Embora muitos ainda prefiram materiais naturais a ele.
  • Copo. Um material bastante caprichoso que requer cuidado ao trabalhar com ele. As tecnologias modernas tornam possível a produção de vidro resistente a impactos. Mas não se esqueça de que isso exigirá cuidados especiais.
  • Tijolo. Um material de construção brutal e durável pode atuar como principal de uma estrutura ou servir de acabamento. Em qualquer caso, o interior vai adquirir sabor e singularidade.
  • Concreto. Material pesado e sólido. Ao utilizá-lo, é necessário levar em consideração a carga que exerce sobre o solo. Vale a pena considerar que se você realizar a estrutura inteiramente com este material, ficará pesado.

O balcão do bar está se tornando um item cada vez mais popular usado para decorar cozinhas e salas de estar. É funcional, capaz de adicionar um toque especial até mesmo ao ambiente mais modesto. E embora sua função original tenha sido ligeiramente expandida, isso apenas o torna mais relevante no design de interiores de um apartamento moderno e elegante.

Para uma visão geral do design de cozinha com balcão de bar, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário